Vaporizador e seda: entenda a diferença

Mais saudáveis e discretos, os vaporizadores viraram moda há algum tempo. Entenda o porquê.

Na seda, no bong, no pipe, no balde, na maçã, ou na comida. Todo maconheiro conhece ao menos duas ou três maneiras de consumir sua erva, porém recentemente um produto que torna o ato de fumar mais saudável ganhou espaço no universo canábico: o vaporizador, que ao contrário da seda não tem a combustão, principal responsável pelos danos ao corpo. Mas você sabe o que o vaporizador e a seda tem de diferença?

Os vaporizadores já se tornaram populares fora do Brasil há algum tempo, principalmente nos países e estados americanos onde a maconha está regularizada e onde se tornaram um dos meios mais utilizados para fumar erva,  especialmente por pessoas de mais idade ou pacientes que fazem uso medicinal da planta. Porém, está cada vez mais comum vê-los aqui no país também, já que é uma forma discreta de se fumar em meio à proibição. E como são muitos modelos no mercado, recentemente o Growroom publicou uma lista com os 10 modelos de vaporizadores para começar a cuidar da saúde. 

Mas afinal, o que faz o vaporizador ser tão diferente de fumar cannabis na seda? Existem diferentes respostas para essa pergunta, e portanto vamos desmitificar o famoso vaporizador.

Vaporizador e a sua saúde

O esquema de funcionamento dos vaporizadores, ou vapes, como já são conhecidos é simples: o vaporizador aquece a erva até que ela atinja a temperatura necessária para liberar o THC e outros canabinóides. O vapor que resulta desse processo é livre de substâncias que não foram liberadas pela planta.É como se ele funcionasse como uma espécie de microondas.

A queima tradicional de um baseado na seda libera compostos tóxicos, como o alcatrão e monóxido de carbono, não importa o quão verdinha seja sua erva. Além disso, a fumaça quente aumenta os riscos de câncer de boca e garganta. Veja bem: na seda a maconha queima a uma temperatura quase três vezes acima do necessário. Inclusive nos Estados Unidos, a legislação para o uso medicinal da maconha de Nova York por exemplo desaconselha o uso da versão fumada e sugere que os paciente vaporizem sua ganja.

A discrição do Vaporizador

Outra vantagem do vaporizador é discrição. Em geral, os vapes são pequenos, bonitos e não produzem qualquer barulho e muito pouco cheiro, as vezes quase nenhum ou no máximo um cheiro de mato queimado. Com um desses, acaba o incômodo com os vizinhos por causa da marofa.

Além disso, no método de vaporização não ocorrem perdas de THC causadas pelo excesso de calor, como na combustão de um baseado normal. Ou seja, sua erva rende mais ao vaporizar.

Vaporizador sendo carregado com erva.

Modelos de Vaporizadores

Existem dois tipos de vaporizador: o vaporizador portátil e o de mesa. Os famosos Volcano, por exemplo, são elétricos enquanto os portáteis usam bateria ou gás butano. No Brasil, cada vez mais headshops vendem diferentes modelos de vaporizadores, isso sem falar na Namastê Vapes, por exemplo, que é uma loja especializada totalmente em vaporizadores, dos mais baratos aos mais modernos, para fumar ervas ou concentrados.

E com tantos modelos disponíveis fica fácil escolher o vaporizador ideal, pois basta saber o que está procurando, se vaporizadores maiores,  menores, outros com mais informações e variações de temperaturas, e até mesmo modelos que é possível controlar pelo celular.

Cada vez mais maconheiros estão deixando de lado a desconfiança dos botões e luzes acesas e investindo em um vaporizador pensando na saúde, e também na comodidade de poder fumar em diferentes lugares. Além disso, pra quem é usuário frequente, ou curte variar a brisa, o vaporizador é uma pedida certa, pois tem uma “chapadeira” diferente da seda, ou do bong, por exemplo.

 

As principais vantagens de vaporizar

  • Controle de temperatura.
  • Discrição.
  • Menos fumaça.
  • Menos cheiro.
  • Mais saudável

[/vc_column_text][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/1″][vc_button title=”Discussão sobre vaporizadores no fórum.” target=”_blank” color=”btn-success” icon=”wpb_fire” size=”btn-large” href=”http://www.growroom.net/board/topic/3938-vaporizadores/”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row]