Relatório do FBI divulga números exorbitantes relacionados a erva

O FBI divulgou um novo relatório mostrando que, em todo os EUA, a polícia realizou uma apreensão de drogas a cada 20 segundos e uma apreensão de maconha a cada 42 segundos. O LEAP – Agentes da Lei contra a Proibição, na sigla em inglês – um grupo de policiais, promotores, juízes e outros agentes da lei que se opõem à guerra contra as drogas, apontam para os números que mostram quase 750 mil detenções por maconha e mais de 1,5 milhões de prisões por drogas em geral em 2012 como prova de que não importa o quão agressivamente ela é conduzida, esta é uma guerra que não pode ser vencida.

“Esses números representam uma enorme perda de potencial humano. Cada uma das prisões é a história de alguém que pode sofre de uma variedade de efeitos adversos de sua interação com o sistema de justiça”, disse o Diretor Executivo da LEAP Neill Franklin, policial há 34 anos. “Cometa um assassinato ou um assalto e o governo ainda vai lhe ceder um empréstimo de estudante. Seja condenado por fumar um baseado e é provável que você perca esse e qualquer outro direito. É isso o que vai ajudar as pessoas a superar seu vício em drogas?”.

“Toda vez que um policial faz uma detenção por drogas, são várias horas de seu dia que ele perdeu não indo atrás de criminosos reais. Como o país tem investido cada vez mais seus recursos para punir os crimes de drogas, a taxa de crimes violentos sem solução vem aumentando. Quais são nossas prioridades?”, perguntou o tenente comandante aposentado Diane Goldstein, também membro do LEAP.

O relatório do FBI mostra que 82,2% de todas as prisões por drogas em 2012 foram somente por posse para consumo pessoal, sendo 42,4% de todas as apreensões por posse de maconha – 88% de todas as detenções estavam relacionadas a erva.

As apreensões de maconha de 2012 foram ligeiramente mais baixas que as de 2011 , mas prisões por violações da lei das drogas aumentaram. Talvez isso seja um reflexo do crescente número de comunidades que têm legalizado e regulado de maconha para uso médico e recreativo.