Aprovado primeiro medicamento com Cannabis do Brasil

Boa notícia para quem necessita fazer uso medicinal da Cannabis no Brasil. Foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 20 de abril, a autorização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) do primeiro medicamento com Cannabis do Brasil. Embora anteriormente o Mevatyl, também conhecido como Sativex, também tenha sido registrado no país, esse é o primeiro medicamento com Cannabis fitofármaco.

Isso significa que o remédio é produzido com o princípio ativo isolado de planta medicinal, sem passar por qualquer alteração molecular. Neste caso, a substância é o Canadibiol, o famoso CBD. O medicamento também conta com menos de 0,2 % de THC, conforme determina a legislação que liberou a produção e comercialização de remédios com maconha no Brasil.

Quem entrou com o pedido de registro e conseguiu autorização do primeiro fármaco de Cannabis foi a indústria de medicamentos genéticos Prati-Donaduzzi, que está com sua produção localizada na cidade de Toledo, no Paraná. A empresa já havia conquistado em 2019 o direito de produzir insumos de Cannabis para outras do ramo que desejam fazer produção de medicamentos.

Segundo o consultor de negócios do Growroom, Fernando Goltl, a autorização mostra que a Anvisa está cada vez mais favorável ao uso medicinal da Cannabis, sendo cada novo registro mais um importante passo para consolidação do mercado de Cannabis medicinal no país. “Temos muito pelo que continuar lutando, inclusive por formas mais acessíveis, mas já é algum passo”, avalia.

Para que doenças esse medicamento com Cannabis serve?

Embora se saiba que a Cannabis pode auxiliar no tratamento de diferentes doenças, em várias partes do corpo, determinados medicamentos com Cannabis podem ser mais recomendados para algumas enfermidades. Mas então em quais doenças esse novo fitofármaco brasileiro pode ajudar? A ANVISA ainda não explicou isso, e vale lembrar que também vai depender da prescrição do médico, que pode acabar optando por outros remédios.

Passo a passo para conseguir autorização para comprar medicamentos com CBD no Brasil

1- Acesse o portal gov.br 
2 – Na barra de buscas, digite ‘canabidiol’
3 – Clique no resultado de busca: “Solicitar autorização para importação excepcional de produtos à base de Canabidiol
4 – Acesse o botão ‘Solicitar’, que está no canto superior direito da página
5 – Agora, é só preencher o formulário.
6 – Após finalizar o preenchimento, clique em ‘Gravar”.

Cultivar ainda é a opção mais barata

Apesar da produção e comercialização dos medicamentos com Cannabis já estarem liberadas no Brasil, o custo continua sendo alto e a burocracia pode ser demorada. Por conta disso, muitos pacientes usuários da maconha medicinal têm preferido cultivar a própria maconha. Isso porque além de ser um hobby prazeroso, essa é a maneira mais barata para ter o próprio medicamento sabendo tudo sobre ele, já que foi cultivado por si próprio.

Clique aqui para baixar o ebook gratuito sobre cultivo caseiro.

E clique aqui para baixar o guia de Cannabis Medicinal do Growroom, também gratuito.

Assista a LIVE que rolou com o Gilberto Castro, paciente de Cannabis medicinal que passou a cultivar o próprio medicamento