Uruguai pode liberar venda de maconha para turistas

Uma boa notícia para os brasileiros e demais turistas que querem desfrutar da legalização com ainda mais facilidade. O Uruguai, país vizinho que já regularizou o cultivo, o comércio, e o consumo da planta para seus cidadãos, pode liberar também a venda de maconha para turistas. A ideia está sendo ventilada pelo novo Ministro de Turismo do país, Germán Cardoso, que parece ver como positiva a ideia de transformar o Uruguai em um destino turístico cannábico regularizado e oficial, semelhante ao que é Amsterdam, na Holanda.

Embora hoje somente uruguaios possam cultivar e comprar Cannabis legalmente no país, é comum e até fácil o acesso para turistas. Além disso, a quantidade de eventos como a Expocannabis, cursos, copas cannábicas, e outros relacionados à planta têm feito com que o país seja cada vez mais frequentado por usuários e empreendedores desse novo mercado cannábico que inclusive já tem muitos investimentos no Uruguai.

Então, já que parece ser impossível se livrar da fama de país legalizado, o Uruguai estuda maneiras de lucrar ainda mais com isso, e a permissão da venda de maconha para turistas seria uma das formas de fomentar ainda mais visitas e impulsionar o turismo verde uruguaio. As declarações do ministro Cardoso foram dadas em uma entrevista para um rádio local e alguns trechos sobre o assunto foram publicados no portal de notícias Montevideo.

Ministro viu procura de turistas por maconha

Além das declarações sobre a venda de maconha para turistas no Uruguai, o ministro disse foi ver isso de perto com um amigo e ex-colega de escola que tem uma loja que comercializa produtos relacionados ao consumo da planta na Ciudad Vieja, em Montevidéu. Esse amigo teria lhe convidado para aprender sobre a experiência do turismo de cruzeiros que desce no porto da capital uruguaia.

“Eu estava lá. Em meia hora, contamos 27 ou 28 estrangeiros que entraram para procurar maconha”, afirmou o ministro Cardoso. “Depois que uma decisão foi tomada pelo governo, considero absolutamente contraditório a norma que um uruguaio pode comprar e um estrangeiro não. Estamos forçando-o à ilegalidade”, acrescentou.

Cardoso disse que se um estrangeiro vai ao Uruguai e quer comprar para consumir, ele precisa recorrer à ilegalidade e entende que isso “não está certo”. “Se for tomada a decisão de que uma substância é legal e pode ser adquirida por uma pessoa, qual a diferença de ser brasileira, holandesa ou uruguaia?”, perguntou.

Venda de maconha para turistas no Uruguai – Créditos Istoé

Como funciona a lei uruguaia de Cannabis para turistas atualmente

  • Somente cidadãos uruguaios ou com cidadania no país podem comprar maconha nas farmácias.
  • Os uruguaios podem comprar até 10g por semana.
  • Todos, inclusive turistas, podem fumar Cannabis em qualquer lugar público do país.
  • A venda de maconha para turistas no Uruguai atualmente é feita ilegalmente por cultivadores caseiros e até mesmo clubes. E também por revendedores de prensado.
  • Em eventos como a Expocannabis e as copas canábicas, ou até mesmo cursos realizados no país todos podem fumar maconha e adquirir qualquer produto relacionado à ela. Menos a erva.

Expocannabis 2020 e o impacto da venda de maconha para turistas

Se a Expocannabis é hoje um dos principais eventos canábicos da América Latina, justamente por ser realizado no único país realmente legalizado, a tendência é que com essa mudança o evento cresça ainda mais globalmente. A edição da Expocannabis 2020 que acontece em dezembro deve superar a versão 2019 que já foi a maior de todas. Isso porque o Uruguai se consolida cada vez mais neste mercado e como um país de turismo para maconheiros.

Com uma eventual liberação da venda de maconha para turistas, o número de interessados certamente aumentaria e o retorno financeiro para eventos como esse que lotam hóteis, restaurantes, aeroportos, e rodoviários, seria ainda maior para um país que depende tanto do turismo e de novos negócios para crescer economicamente.

E-BOOK: Guia do Uruguai para maconheiros

Se você está planejando uma viagem para o Uruguai legalizado, o Growroom tem um o guia do Uruguai para maconheiros. É um e-book totalmente gratuito que serve como um guia pra você aproveitar e saber tudo o que precisa saber para turistas no país. Tem dicas de lugares para matar a larica, experiências cannábicas pra fumar e aprender muito, praias para curtir a brisa, quais documentos necessários, e muito mais. Faça agora o download do seu guia clicando na imagem abaixo.

Faça download gratuitamente do guia clicando na imagem.