A história do 4:20, o dia e o horário da maconha

Hoje é 20 de abril ou dia 20/4, ou também 4:20 day como a maioria dos maconheiros preferem chamar. Conhecido mundialmente como o dia mundial da maconha, o 4:20 day vem da junção desses números que se tornaram parte da cultura cannabica. Afinal de contas, até quem não faz uso da planta sabe que 4:20 é um horário que se tornou o horário oficial de fumar maconha, tanto que o 4:20 aparece até mesmo em filmes de Hollywood.

É certo que ele está espalhado pelos 420 cantos da cultura canábica, dentro e fora da internet. Tem camisetas, chaveiros, bongs, adesivos, sites, bonés, cuecas, calcinhas, músicas, e vários outros produtos podem ser encontrados exibindo o 4:20. Mas embora quase todos os maconheiros utilizem alguns desses itens ou esse horário pra fumar, nem todos sabem a origem desse número, e para muitos essa história ainda é uma incógnita.

 

DESCONTO DE 51% EM CAMISETAS DO GROWROOM

OU UTILIZE O CUPOM Growroom420 PARA DESCONTOS DE 10% EM PRODUTOS DA LOJA

SOMENTE NESSE 420 DAY

 

Então, nada melhor do que o 4:20 day pra aprender mais sobre esse número tão importante da nossa cultura. E se você não ler esse texto no dia não tem problema. Afinal de contas, sempre é 4:20 em algum lugar do mundo.

A história por trás do 4:20

Ao longo dos anos surgiram muitas histórias tentando explicar a origem do horário 4:20. Uma versão é de que seria o código informal usado por policiais na Califórnia para transmitir uma chamada de rádio para a ocorrência “cigarro de maconha sendo fumado”. Outra afirma ainda essa teria sido a hora exata da morte de Jerry Garcia, do Grateful Dead, banda ícone da cultura canábica estadunidense.

Existem muitas outras versões que envolvem Cheech & Chong, outra com Haile Sellassie, e outra sobre o horário de chá na Holanda. Poderíamos passar horas sem nunca esgotar as diferentes teorias sobre o 4:20. Mas a versão mais aceita e considerada na cultura cannabica é de que um grupo de amigos, que estava no ensino médio na Califórnia nos anos 70, encontraram um local para fumar maconha de forma segura, sem serem abordados pelos pais ou pela polícia. Para que ninguém perdesse a hora certa de fazer a session, já que na época não havia WhatsApp pra se comunicar, eles decidiram adotar um horário para se encontrar e tocar fogo: o horário 4:20.

A história foi passando de boca em boca até que o horário 4:20 se tornou o oficial para fumar maconha no mundo todo, e como já falamos anteriormente, passou a fazer parte da cultura cannabica. Até se tornar mais do que um horário, mas sim um dia.

4:20 é hora de fumar. O dia 20/4 é de celebrar a maconha – Créditos Rebloggy

Evolução para o 4:20 day, o dia mundial da Cannabis

Se tornando cada vez mais conhecido ao longo dos anos, se tornando realmente parte da cultura cannabica, o 4:20 ganhou um dia para chamar de seu. Isso porque não existia um dia mundial para celebrar a planta ou para lutar pela sua legalização. E também não tinha dia mais apropriado para abrigar essa celebração do que o dia 20 de abril, ou 20/4 que é 4:20 ao contrário. Assim, esse dia se virou praticamente o feriado dos maconheiros e a data mais importante para os amantes da planta.

 

DESCONTO DE 51% EM CAMISETAS DO GROWROOM

OU UTILIZE O CUPOM Growroom420 PARA DESCONTOS DE 10% EM PRODUTOS DA LOJA

SOMENTE NESSE 420 DAY

 

Tanto que se não fosse o coronavírus, certamente iriam rolar muitos “maconhaços às 4:20, principalmente nos locais onde a planta é legalizada. Entretanto, a proibição não impede que usuários em muitos outros países não comemorem também com muita fumaça. No Canadá por exemplo, antes da erva ser regularizada, em 2016, rolou um grande evento público para celebrar o 4:20 day como dá pra ver no vídeo.

Porque comemorar o dia 4/20

Como citamos acima, o dia 20/4 se tornou o dia mundial da Cannabis. Ou seja: esse é o principal dia em que ativistas, usuários, cultivadores, do mundo todo estão concentrados e unidos em lutar por ela. Mesmo que rolem as marchas da maconha em diversos países, inclusive no Brasil, o 4:20 day tem uma representatividade internacional, além de significar muito para a nossa cultura cannabica.

Por isso tudo esse dia serve para celebrar, soltar fumaça, plantar, e mostrar ao mundo todo amor pela planta. Pois afinal, sempre que vemos o número 420 estampado numa placa de carro, num letreiro de ônibus, ou na fachada de uma casa, lembramos que há uma comunidade de milhões de pessoas em todo o mundo que sentem a mesma paixão por essa planta por esse número, horário, e dia.

 

DESCONTO DE 51% EM CAMISETAS DO GROWROOM

OU UTILIZE O CUPOM Growroom420 PARA DESCONTOS DE 10% EM PRODUTOS DA LOJA

SOMENTE NESSE 420 DAY

Vista a camiseta do ativismo no 4:20 day

Para quem quer celebrar o dia mundial da maconha em grande estilo e ainda por cima ajudar o ativismo pela planta, pode aproveitar o cupom de desconto que está rolando para compra das camisetas do Growroom. É mais de 50% de desconto pra quem quer vestir a camiseta neste 4:20 day.

Camisetas do Growroom com desconto de 51% nesse 4:20 day.

 

DESCONTO DE 51% EM CAMISETAS DO GROWROOM

OU UTILIZE O CUPOM Growroom420 PARA DESCONTOS DE 10% EM PRODUTOS DA LOJA

SOMENTE NESSE 420 DAY