Fotoperíodo da maconha: estágios Vegetativo e de Floração

Cultivar maconha muitas vezes exige apenas que relembremos alguns conteúdos que aprendemos na escola, no ensino fundamental ainda. Mas como a memória, muitas vezes, não é o forte de quem faz uso da planta, nós estamos aqui para lembrar o que é o fotoperíodo da maconha, e que ele também existe nas outras espécies.

Entendendo que isso não acontece só com a Cannabis fica mais fácil compreender os estágios vegetativo e de floração da planta, conhecimento essencial para um bom cultivo.

Compreender o fotoperíodo da maconha irá ajudar na hora de acelerar ou apenas controlar o crescimento de um cultivo, e isso vale para quem tem um cultivo indoor tanto quanto para quem tem um cultivo outdoor, e você já vai entender o motivo.

Afinal, o que é o fotoperíodo da maconha?

O fotoperíodo das plantas, e isso inclue as de maconha, é o tempo em que elas ficam expostas à luz nas 24 horas que formam um dia. Cada strain, ou seja, cada genética diferente de maconha, tem necessidades distintas de fotoperíodo. Porém o mais comum é que elas necessitem de até 18 horas de luz no período vegetativo e 12 horas na floração.

No caso do cultivo outdoor, o fotoperíodo da maconha é determinado pelo momento e quantidade de tempo em que as plantas  receberam a luminosidade do sol, ou apenas a luz do dia. Se você cultiva ao ar livre é possível que o fotoperíodo seja de cerca de 12 horas, contando das 6h30 da manhã até 18h30 da tarde, embora no verão o período aumente por conta do horário que muda e também da luminosidade do sol.

 

Timer com fotoperíodo da maconha.

Já no cultivo indoor, o fotoperíodo da maconha é o tempo que as plantas ficam com as lâmpadas ligadas dentro do grow, ou seja, recebendo uma luminosidade semelhante a do sol, muitas vezes até mais forte. Internamente fica mais fácil controlar esse fotoperíodo, pois as plantas recebem uma quantidade igual de iluminação todo o tempo que a luz estiver acesa dentro do grow.

O Guia de Cultivo do Growroom que pode ser baixado gratuitamente, explica melhor sobre isso e muito mais para quem está começando a cultivar.

Período Vegetativo

O fotoperíodo vegetativo da maconha é a infância e adolescência da planta. É quando ela mais necessita se alimentar para crescer e isso inclui luz muita luz.

Foi aumentando a exposição das plantas à luminosidade que os cultivadores descobriram a importância de ter até 18 horas de luz durante esse estágio das plantas para que elas cresçam e desenvolvam seus ramos, galhos o máximo possível antes de começarem a florar.

Para quem cultiva outdoor é impossível manter as plantas durante 18 horas na luz, o que acaba fazendo com que muitos cultivos ao ar livre demorem mais e se desenvolvem menos muitas vezes do que cultivo indoor controlado.

18 horas de luz / 6 horas de escuridão = 24 horas do dia

Maconha no fotoperíodo Vegetativo

Período de floração

Quando as plantas já cresceram e se desenvolveram, elas começam a querer entrar na fase adulta, que é o fotoperíodo da maconha conhecido como floração. Esse estágio é o mais aguardado, já que é neste momento que as flores nas plantas fêmeas começam a aparecer, engordam e ficam resinadas e repletas de THC na maioria dos casos.

Na floração o tempo de exposição à luz reduz para 12 horas por dia. Em um cultivo indoor isso representa a mudança no horário de ligar/desligar as lâmpadas internas do grow, mas ao ar livre é provável que não se tenha necessidade de mover a planta de lugar já que provavelmente ela vai estar recebendo cerca de 12 horas também.

12 horas de luz / 12 horas de escuridão = 24 horas do dia

Maconha na floração.

VÍDEO: Fotoperíodo da maconha explicado

 

Nutrientes para cada estágio

A maconha é uma planta que gosta da combinação entre os nutrientes NPK (Nitrogênio, Fósforo, Potássio). E isso vale para todos os estágios, porém, se for utilizar alguma fertilização extra ou quiser melhorar o rendimento de forma específica existem os elementos certos para cada fase.

  • Vegetativo

Nitrogênio, Potássio regulado, magnésio e cálcio na medida certa.

  • Floração

Potássio e Fósforo

Temperatura e umidade em cada estágio do crescimento da maconha

Em cada estágio da planta ela também exige condições diferentes para crescer de forma adequada. Isso exige dos cultivadores observar temperatura, umidade, o p.H e o E.C.  Veja as diferenças entre essas e outras siglas que precisam ser medidas no cultivo.

  • Vegetativo

Temperatura: 20º C a 28º C

E.C: 1,3 a 1,7

Umidade: 40% a 60%

  • Floração

Temperatura: 26º C dia / 18º C a 22º C noite

E.C: 1,2 a 1,5.

Umidade: 40% a 50%

O que fazer para controlar o fotoperíodo da maconha

Depende como está cultivando. Como falamos acima, uma das vantagens de se cultivar indoor é que é possível controlar corretamente o fotoperíodo dando a quantidade total de luminosidade para as plantas que elas precisam em cada uma das vezes. A maioria dos growers investem em timers para ligar/desligar as lâmpadas de forma programadas, e também investem é claro em estufas ou armários para controlar que nenhuma luz de fora entre no grow quando ele deve estar desligado.

Já quem cultiva outdoor não tem como fazer o dia durar mais para oferecer às plantas as horas de luz que elas necessitam. Porém, é possível aproveitar ao máximo a luz do sol e depois, quando anoite, colocar as plantas em um local com iluminação para complementar o fotoperíodo e não deixar ela florir antes da hora.

Quando e como mudar a planta do vegetativo para a floração

Isso vai depender do espaço que a planta tem para crescer. Se ela tem muito espaço você pode deixar ela crescer bastante para daí então forçar a floração dela. Isso se faz colocando a planta na escuridão por mais tempo, interrompendo aquele ciclo de 18/6 que passa a ser de 12/12 para ela começar a florar. Como a maconha é uma planta de fotoperíodo ela vai entender essa mudança e vai naturalmente começar a florar.

Quem cultiva em estufas de cultivo costuma deixar as plantas 2 meses no vegetativo e 2 meses na floração antes de colher, mas isso vai depender do espaço. Quem cultiva outdoor vai ter que levar as plantas para dentro de casa pelo menos até elas entenderem a mudança, ou apagar aquela luz que estava complementando o fotoperíodo apenas.

O que acontece se a planta florar antes

Se a planta florar antes da hora, ela provavelmente não vai ter crescido o máximo que poderia e consequentemente vai render menos flores por conta da quantidade menor de ramificações. Mesmo assim, se isso acontecer, cuide bem dos buds que vierem porque certamente eles vão ser melhores do que o prensado, embora não tão potentes por não terem passado pelo período vegetativo por completo. Isso é mais comum em cultivos outdoor pela falta do controle da luminosidade.

Plantas automáticas ou autoflorescentes

Existem ainda plantas de maconha que são que vem de sementes automáticas, e que portanto não dependem de fotoperíodo algum para começar a florar. Isso quer que elas podem receber poucas horas de iluminação muitas vezes que mesmo assim vão crescer, mesmo que pouco, mas vão. Mesmo assim é recomendado fornecer a elas 18 horas de luz diárias no vegetativo.

A principal diferença é que na hora de entrar na fase adulta, ou seja, na floração, ela fará isso por conta própria e não vai necessitar de 12 horas de luz/escuridão como as demais, pois independente disso ela vai fazer seu processo de flora. Muitas vezes em pouco mais de um mês de estágio vegetativo elas já começam a querer mostrar seus primeiros brotos.

Cannabis automática – Créditos Royal Queen Seeds

O que achou de aprender mais sobre o fotoperíodo da maconha? Aqui no Growroom você encontra todo o conteúdo que precisa para aprender a plantar sua própria Cannabis!