Em debate, Gabeira e Paes afirmam que já fumaram maconha

Em debate nesta quinta-feira (16), os candidatos à Prefeitura do Rio Eduardo Paes (PMDB) e Fernando Gabeira (PV) afirmaram já ter fumado maconha.

Paes disse já ter experimentado e não ter gostado, e Gabeira disse que não fuma há muito tempo em respeito à lei.

“Fumei, traguei e não gostei”, disse Paes, que, à tarde, divulgou nota à imprensa para esclarecer a declaração.

“Eu tenho uma droga que uso muito que, que é H2O (água). Não fumo atualmente porque há muito tempo trabalho com deputados e não é razoável desrespeitar a lei no Brasil. A outra questão é que para o relaxamento semelhante da droga hoje uso a meditação”, afirmou Gabeira.

As declarações foram dadas durante debate promovido pelo jornal “Folha de S. Paulo”, nesta quinta-feira (16).

Para Paes, a descriminalização das drogas é um “mal”. “Acho que a droga está na raiz dos problemas dessa cidade, a origem dessa violência. A descriminalização e a apologia às drogas são um mal”, disse.

Fernando Gabeira afirmou que a descriminalização é uma questão para “o futuro”. “Sobre o problema das drogas, sou uma referência, um dos poucos políticos que estudou o assunto. Acho que a descriminalização pode dar certo no futuro, mas depois que tivermos uma polícia competente e bem articulada. (…) Nós conseguimos, pelo menos, fazer com que os usuários não sejam presos. Hoje, são submetidos a uma multa.”