Chá de banana: usar ou não usar ao plantar maconha

O universo do cultivo de Cannabis é repleto de lendas, mitos, e histórias das mais variadas. Uma delas é a do uso do chá de banana no cultivo de maconha para melhorar o rendimento na floração. Essa informação passou a de boca em boca ao longo dos anos, tendo sido colocada em prática por cultivadores  no mundo todo e no Brasil não é diferente. O chá de banana é muito conhecido e recomendado em diferentes grupos sobre cultivo e acaba sendo a solução imaginária para growers de primeira viagem que só querem ver suas plantas se desenvolvendo ao máximo, mesmo sem ter muito conhecimento sobre o assunto.

Mas isso quer dizer que o chá de banana não funciona então? Bom, não é exatamente isso, mas a verdade é que somente o uso de chá de banana não vai fazer um cultivo “bombar” sozinho. Não vai ser só o chá de banana com algumas cascas que vai fazer com que o grower tenha aquelas flores resinadas ou aqueles buds gordinhos. Esse resultado só se alcança com a utilização de outros elementos que vão muito além do chá de banana, como um substrato ideal para o cultivo de maconha, um fotoperíodo adequado, uma fertilização correta, entre outros fatores que são determinantes para a qualidade final.

Se fosse tão fácil, muitos outros growers iriam utilizar somente chá de banana para melhorar os rendimentos, e não iriam gastar com fertilizantes específicos para cultivo que são comercializados por aí.

Como o chá de banana é feito

Para fazer o chá de banana é muito fácil e é por isso muitos cultivadores utilizam essa mistura que se tornou popular na cultura cannabica. Basta esperar uma água ferver e colocar as cascas de banana picadas para fazer um chá como qualquer outro adicionado um pouco de açucar. Depois, é só esperar esfriar, coar, e aplicar nas plantas diluindo a mistura em água utilizada para regar.

Vale lembrar que o chá de banana é utilizado também em outros espécies de plantas e também por pessoas, e por isso provavelmente se tornou tão comum e presente também na cultura cannabica, embora não exista comprovação oficial da sua eficácia. Tem quem faz uso simplesmente para tratar de insônia, que convenhamos poderia ser tratada com Cannabis. Brincadeiras à parte, existem motivos que levam à falta de certeza sobre eventuais benefícios do chá para a maconha.

Chá de banana e o Potássio necessário para a floração

Na hora da floração, a Cannabis precisa bastante de dois nutrientes fundamentais para que os Tricomas se desenvolvam e as flores fiquem maiores: Potássio e Fósforo. É o Potássio, o K do NPK, quem dá densidade e volume para as flores. E a verdade é que realmente a banana é uma fonte de Potássio, e por isso muitas vezes é considerada ótima para resolver esse problema durante um cultivo de maconha que está florando. Mas os níveis de Potássio disponíveis em um chá de banana não vão ser suficientes para fazer um cultivo render mais e nem menos.

Isso porque os níveis de Potássio da banana não são altos para fazer promover algo assim. Além disso, o potássio degrada com o calor, algo que deve acontecer na hora da produção do chá. Sem falar que muitas outras propriedades naturais ricas da banana que também se perdem nesse processo. Resumidamente, é como se a banana perdesse sua principal razão de ser utilizada, que é por conta do Potássio, quando o chá é feito.

Entendendo o Potássio no cultivo de maconha e no chá de banana – Créditos Genehtik

Usar ou não usar o chá no cultivo maconha?

Como já vimos acima, o chá de banana oferece pouquíssimo Potássio necessário e importante para a fase da floração de um cultivo de maconha. Só isso por si só já seria um bom motivo para não utilizá-lo. Mesmo assim, talvez a falta de verba para comprar fertilizantes melhores ou ter visto um caso de sucesso envolvendo a receita o motive a fazer a aplicação do chá também. Neste caso é melhor saber que existem outros compostos orgânicos ricos em Potássio e até mesmo Fósforo para quem não tem como gastar muito na fase da floração, como é o caso do Humus de minhoca por exemplo. assim como existem fertilizantes próprios para o cultivo de Cannabis que têm muito mais propriedades para promover um rendimento maior e melhor do que o chá.

Por conta disso tudo é importante reforçar que além de não ter efeitos positivos comprovados, o chá de banana pode causar até mesmo problemas em algumas plantas, já que a preparação armazenada pode fermentar ou até mesmo demorar para se decompor trazendo fungos e outros pragas. Ou seja: o chá não vai ser a solução para um rendimento maior.