Câmara uruguaia vota hoje projeto de regulamentação do mercado da canábis

Montevidéu amanhece verde-maconha! Com o projeto de lei que regulamentará o mercado de canábis no país prestes a ser votado, um grupo de cerca de 200 pessoas realizaram diversas intervenções urbanas em apoio à aprovação do texto.

Dezenas de monumentos, postes e semáforos amanheceram envoltos em panos e tecidos verdes. A intervenção foi impulsionada pela Organização ProDerechos, que se define como “um punho único contra o Uruguai conservador”.

Entre as iniciativas, a organização apoia os direitos sexuais e reprodutivos, a diversidade sexual e de gênero, projetos pela verdade e justiça e a regulação do mercado da erva. Eles ainda se colocam contra a diminuição da maioridade penal, que irá a consulta popular no próximo ano.

Votação

O projeto de lei que pretende regulamentar o mercado de maconha no país será votado nesta quarta-feira, 31/07. O texto já foi aprovado pela Comissão de Drogas e Dependência da Câmara e agora depende da aprovação dos deputados para chegar ao Senado. A aprovação é praticamente garantida nas duas casas, e assim sendo, será sancionado pelo presidente José Mujica.

Conheça a Semana do Grower!