Ir para conteúdo
Growroom

Primeiro cultivo - configuração de solo

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Salve rapazeada, paz a todos !  
      Depois de alguns testes em sementes de prenseeds no outdoor, onde treinei apenas germinação e poda por conta de ser uma guerrilha, eu decidi iniciar  o cultivo no indoor, faz uns meses que venho economizando  e finalmente concluir o objetivo de montar o meus espaço para o cultivo. Após ler alguns tópicos  aqui  do fórum, como:  Tipos De Substratos - BÁSICO ;  10 coisas que você deveria saber antes de iniciar seu cultivo ;  Efeito De Diferentes Materiais No Ph Do Solo ;   Estime O Seu Consumo De Energia;  Eu resolvi então dar inicio a preparação do solo enquanto minhas seeds estão a caminho. Antes de iniciar o meu diário de cultivo, queria compartilhar a configuração do meu solo, pois eu tive que improvisar  algumas coisas. O solo que pretendo levar para o  meu cultivo é um  solo semi inerte, devido aos materiais que conseguir comprar !

• Meu grow:
  • Led COB fullspectrum 300w nominal(60w-90w)
  • Cabine 40x40x120 cm
  • Exaustor 16w. vasão: 160 m³/h. tamanho: 100mm
  • Ventilador mini. ventisol 18w 
  • 2 vasos 7 litros

Vou seguir o conselho que alguns growers mais experientes me deram, que é de levar todos os ciclos no mesmo vaso, os materiais para o solo que eu tenho em mãos são: 10litros de mix(50% turfa + 50% perlita); 30kg de húmus de minhoca; 1kg de torta de mamona; 1kg de farinha de ossos, 1,2kg de argila expandida; e algumas casacas de ovos para compensar a falta do calcário. Resolvi separar assim:

• 60% Turfa + Perlita
  • 30% Húmus de minhoca
  • 4% de farinha de ossos
  • 4% de torta de mamona
  • 2 % de farinha de casca de ovo

Irei deixar descansar por 10 dias , antes de iniciar  a germinação das sementes.  Aqui vão algumas perguntas:

1.  O solo pode descansar no vaso definitivo e ficar dentro do grow fechado ? Ou precisa ficar dentro de um saco ou lugar arejado ?
  2. As minha medidas do substrato estão boas ? Vou utilizar 3 nutrientes da remo nutrients, micro (3-0-1); grow(2-3-5); bloom(1-4-6).(Vieram de brinde junto com um phDown)
  3. A partir de qual estagio eu posso começar com as aplicações semanais do oléo de neem ?
  4. Consigo levar o solo sem adicionar fertilizantes até o inicio da vega ? No caso, levar o estágio da plântula e de mudas só com água, iniciando os fertilizantes junto com a vega.

Desde já agradeço e peço perdão se eu inseri isso no tópico errado, apenas espero poder aprender e compartilhar conhecimento ❤️

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Usuário Growroom

Seja bem vindo bubbles.

Você está fazendo um solo um pouco parecido com o que eu uso.

Como você usa farinha de casca de ovo e turfa, que são ingredientes que não tem no meu, então não posso opinar com relação aos percentuais de cada ingrediente. 

Mas, acredito que você não vai poder fertilizar até o início da flora por já ter bastante humus.

O solo com torta de mamoma e farinha de ossos precisa descansar/curar pelo menos 30 dias.

Coloque sua planta nessa terra só qdo ela já tiver pelo menos uns 10 dias de vida, se não vai queimar ela. E, concordo que, com 10 dias de vida, ela já pode ir p vaso definitivo. Vaso de 7 L está de bom tamanho. 

Você está colocando uma qdade grande de farinha de casca de ovo. Mas, não sei o qto isso consegue alterar o ph do solo. É mais fácil subir o PH do solo do que abaixar. Por isso, cuidado. 

Como você economizou um $ para montar o setup e está começando agora, te indicaria uma receita de solo que uso que não tem erro. Já testei por vários ciclos e com isso, você terá menos chances de ter problema. Pelo menos com relação a nutrição das plantas. Caso se interesse,  tem todas  informações no meu diário. 

Boa sorte no cultivo. Estamos juntos.

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom
Em 21/11/2020 at 05:19, Terraqueo disse:

Seja bem vindo bubbles.

Você está fazendo um solo um pouco parecido com o que eu uso.

Como você usa farinha de casca de ovo e turfa, que são ingredientes que não tem no meu, então não posso opinar com relação aos percentuais de cada ingrediente. 

Mas, acredito que você não vai poder fertilizar até o início da flora por já ter bastante humus.

O solo com torta de mamoma e farinha de ossos precisa descansar/curar pelo menos 30 dias.

Coloque sua planta nessa terra só qdo ela já tiver pelo menos uns 10 dias de vida, se não vai queimar ela. E, concordo que, com 10 dias de vida, ela já pode ir p vaso definitivo. Vaso de 7 L está de bom tamanho. 

Você está colocando uma qdade grande de farinha de casca de ovo. Mas, não sei o qto isso consegue alterar o ph do solo. É mais fácil subir o PH do solo do que abaixar. Por isso, cuidado. 

Como você economizou um $ para montar o setup e está começando agora, te indicaria uma receita de solo que uso que não tem erro. Já testei por vários ciclos e com isso, você terá menos chances de ter problema. Pelo menos com relação a nutrição das plantas. Caso se interesse,  tem todas  informações no meu diário. 

Boa sorte no cultivo. Estamos juntos.

Olá Terraqueo, muito obrigado cara ! Principalmente pelas boas vindas, haha ! Vou seguir seu conselho,  vou preparar a terra e deixar descansar enquanto a semente germina e alcança a vega, ai no caso eu vou levar a planta somente com a turfa e perlita enquanto ela não está preparada para receber os fertilizantes.

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom
1 hora atrás, tknpedrotti disse:

Estou pensando em fazer uma mistura como a sua, como que faz pra calcular essas porcentagens?

Eai tknpedrotti, tudo bom ? Então cara, eu calculo a divisão dos componentes baseado em como quero meu solo: inert, semi-inerte ou orgânico, a medidas vão de cultivador para cultivador. Quanto ao cálculo eu realizo dessa maneira:

Em um vaso de 7 litros:

1. Realiza a regra de  3:
    100% - 7 litros
    10% - x (são quantos litros)

100x = 70
    x = 70 / 100
    x = 0,7 litros (700ml)
  • 60% Turfa + Perlita = 4,2 litros   
  • 30% Húmus de minhoca = 2,1 litros 
  • 4% de farinha de ossos =  280 ml
  • 4% de torta de mamona  = 280 ml
  • 2 % de farinha de casca de ovo = 140ml  

*Eu uso uma garrafa de 2 litros e  um medidor para marcar a quantidade ! 

Link para o post
  • Usuário Growroom
Em 22/11/2020 at 18:25, bubbles-grower disse:

Eai tknpedrotti, tudo bom ? Então cara, eu calculo a divisão dos componentes baseado em como quero meu solo: inert, semi-inerte ou orgânico, a medidas vão de cultivador para cultivador. Quanto ao cálculo eu realizo dessa maneira:

Em um vaso de 7 litros:

1. Realiza a regra de  3:
    100% - 7 litros
    10% - x (são quantos litros)

100x = 70
    x = 70 / 100
    x = 0,7 litros (700ml)
  • 60% Turfa + Perlita = 4,2 litros   
  • 30% Húmus de minhoca = 2,1 litros 
  • 4% de farinha de ossos =  280 ml
  • 4% de torta de mamona  = 280 ml
  • 2 % de farinha de casca de ovo = 140ml  

*Eu uso uma garrafa de 2 litros e  um medidor para marcar a quantidade ! 

Poxa obrigado mesmo

Link para o post