Ir para conteúdo
Growroom

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Edit: vou fazer um diário a partir de 25/10/2020...o texto original está logo abaixo e o diário começa no fim da primeira página, o grow está em processo de produção. Assim que finalizar posto o setup completo

Salve Rapaziada, recentemente tive que me mudar e automaticamente e meu cultivo ta sofrendo muito, pois eu tava cultivando outdoor em casos de 7 litros. Nessa nova casa a incidência solar é muito menor, daí improvisei um grow no guarda roupa (60x100x160) atualmente estou com 3 plantas nesse espaço. as meninas já sofreram no transporte, pq andar com pé de maconha no carro e ser parado numa blitz já pode nos levar pra cadeia nesse país 😕 Maaaas a gente mete a cara e pensa na causa maior, fiz o transporte, eu tava com 7 plantas com uns 60

dias , 3 morreram no transporte, uma das que sobraram se mostrou macho e resumindo eu to com apenas uma planta em um estado digno na pre flora e uma pequena de 30 dias...

nessa improvisação do grow eu usei essas lâmpadas led que fazia parte da decoração de uma parte da antiga casa, atualmente dentro do grow está com 11 lâmpadas dessa, porém eu to sentindo que a planta travou, esse led eu acho que não tá prestando, alguém tem alguma informação mais técnica referente ao led? Por ser esse filamento e não aquele chip, esse tipo de lâmpada não serve? 

640B81E3-F624-4391-965E-CC1039004820.jpeg

AC09ACBA-75DD-48B8-996D-16391425F96D.jpeg

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Usuário Growroom

1 hora atrás, Eduarvore disse:

Salve Rapaziada, recentemente tive que me mudar e automaticamente e meu cultivo ta sofrendo muito, pois eu tava cultivando outdoor em casos de 7 litros. Nessa nova casa a incidência solar é muito menor, daí improvisei um grow no guarda roupa (60x100x160) atualmente estou com 3 plantas nesse espaço. as meninas já sofreram no transporte, pq andar com pé de maconha no carro e ser parado numa blitz já pode nos levar pra cadeia nesse país 😕 Maaaas a gente mete a cara e pensa na causa maior, fiz o transporte, eu tava com 7 plantas com uns 60

dias , 3 morreram no transporte, uma das que sobraram se mostrou macho e resumindo eu to com apenas uma planta em um estado digno na pre flora e uma pequena de 30 dias...

nessa improvisação do grow eu usei essas lâmpadas led que fazia parte da decoração de uma parte da antiga casa, atualmente dentro do grow está com 11 lâmpadas dessa, porém eu to sentindo que a planta travou, esse led eu acho que não tá prestando, alguém tem alguma informação mais técnica referente ao led? Por ser esse filamento e não aquele chip, esse tipo de lâmpada não serve? 

640B81E3-F624-4391-965E-CC1039004820.jpeg

AC09ACBA-75DD-48B8-996D-16391425F96D.jpeg

Boa! bom dia! olha sobre essa lâmpada, o rendimento vai ser realmente baixo, por ser muito fraca (lúmens não se soma, lux é o resultado da relação entre lúmens e o espaço do grow) e pela lâmpada ter uma temperatura mais adequada para a floração(para a vegetação é recomendado uma lâmpada de espectro branco). A lâmpada creio que seja fácil para você trocar (é bom você dar uma estudada antes).

Sobre o Grow, é essencial observar:

uma lâmpada com o espectro e potência ideal (uma hqi 250w acho que ia lindo)

Temperatura e umidade (consegue com um termohigrometro, é bom dar uma estudada sobre e manter elas nos níveis ideais) 

Troca de ar (com 2 entradas passivas e 2 saídas com um microventilador E11 em cada, da conta do seu grow)

Circulação de ar (recomendo um ou dois miniventilador Ventisol com cliper dentro do grow)

Parece muita coisa, mas se não se atentar aos detalhes vai acabar perdendo muito tempo e esforço para pouco resultado.

Abraços! bom trabalho!

• Thanks 1
Link para o post
  • Usuário Growroom
7 horas atrás, skunkshiva disse:

Salve..acredito q teria q ter no mínimo uns 5000 lumens...

Investi num painel de led 200w...pelo fabricante entrega 20000lm ..melhor coisa qfiz

Consome pouco ..rendimento considerável ..esquenta nada

Quanto investiu no painel? Tentei improvisar pq to meio apertado financeiramente 

Link para o post
  • Usuário Growroom
6 horas atrás, Técnico disse:

Boa! bom dia! olha sobre essa lâmpada, o rendimento vai ser realmente baixo, por ser muito fraca (lúmens não se soma, lux é o resultado da relação entre lúmens e o espaço do grow) e pela lâmpada ter uma temperatura mais adequada para a floração(para a vegetação é recomendado uma lâmpada de espectro branco). A lâmpada creio que seja fácil para você trocar (é bom você dar uma estudada antes).

Sobre o Grow, é essencial observar:

uma lâmpada com o espectro e potência ideal (uma hqi 250w acho que ia lindo)

Temperatura e umidade (consegue com um termohigrometro, é bom dar uma estudada sobre e manter elas nos níveis ideais) 

Troca de ar (com 2 entradas passivas e 2 saídas com um microventilador E11 em cada, da conta do seu grow)

Circulação de ar (recomendo um ou dois miniventilador Ventisol com cliper dentro do grow)

Parece muita coisa, mas se não se atentar aos detalhes vai acabar perdendo muito tempo e esforço para pouco resultado.

Abraços! bom trabalho!

Boa tarde! muito obrigado pela aula, eu esqueci de mencionar no tópico que é meu primeiro cultivo...desculpa os erros de digitação pq o corretor mudou vasos pra casos e eu tinha acabado de acordar e não vi.

sobre os leds eu vou ver se consigo continuar o cultivo numa área de claridade  que tem aqui, pra tentar salvar pelo menos uma, eu não suporto ver as plantas morrendo, me sinto culpado, eu to achando que pode ter alguma praga, pq as folhas tão todas manchadas de bolinhas pretas.

vou deixar as fotos do grow, e das plantas (eu não aceitei até agora que as plantas morreram e tirei todas as folhas ruins, no final ficaram ridículas mas eu não tive coragem de acabar de matá-las :/)

ah e como eu to morando em casa alugada, o grow é numa Parte do guarda roupas, eu não sei como vou colocar um exaustor, não posso cortar as portas e o fundo do grow é uma parede, alguma ideia do que fazer? Levar com ventilador a questão do fluxo de ar/exaustão? No guarda roupa tem pequenas fendas mas vai servir só pra diminuir a umidade, pra sair o ar são muito pequenos. Vou upar as fotos de tudo que falei pra ficar mais claro. Novamente muito obrigado pelos ensinamentos passados. Abraço8A246E4D-E84C-45B2-9532-0490D117A8B2.jpeg.2252612c64306c7a99a875ad7bf048af.jpeg

6889E24B-1CB8-439F-8804-68F08C49C379.jpeg

6AFF378A-7F7E-4F66-A31B-652E41239DD7.jpeg

10ED1049-BF73-4A2D-AACF-9A1885348D24.jpeg

859A269E-3A33-4539-B532-120B7FA68C36.jpeg

DADE1B71-FD1D-4240-997E-869E7C8A7806.jpeg

F6FFEF4A-DB26-46B4-8745-AAB3E812C8C9.jpeg

0B5578DA-F744-4FB6-A9B7-A064EB3B20A7.jpeg

7AB44EA3-D924-4ADF-867A-3E2FDF4E4E19.jpeg

FA33BE48-79A0-415D-BFF8-92DAA803AE63.jpeg

E91B9767-B634-433E-8BE0-F10BC017A2D0.jpeg

F241CFBC-552B-4BFF-97B0-39C98D70503A.jpeg

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom
Postado (editado)
49 minutos atrás, Eduarvore disse:

Boa tarde! muito obrigado pela aula, eu esqueci de mencionar no tópico que é meu primeiro cultivo...desculpa os erros de digitação pq o corretor mudou vasos pra casos e eu tinha acabado de acordar e não vi.

sobre os leds eu vou ver se consigo continuar o cultivo numa área de claridade  que tem aqui, pra tentar salvar pelo menos uma, eu não suporto ver as plantas morrendo, me sinto culpado, eu to achando que pode ter alguma praga, pq as folhas tão todas manchadas de bolinhas pretas.

vou deixar as fotos do grow, e das plantas (eu não aceitei até agora que as plantas morreram e tirei todas as folhas ruins, no final ficaram ridículas mas eu não tive coragem de acabar de matá-las :/)

ah e como eu to morando em casa alugada, o grow é numa Parte do guarda roupas, eu não sei como vou colocar um exaustor, não posso cortar as portas e o fundo do grow é uma parede, alguma ideia do que fazer? Levar com ventilador a questão do fluxo de ar/exaustão? No guarda roupa tem pequenas fendas mas vai servir só pra diminuir a umidade, pra sair o ar são muito pequenos. Vou upar as fotos de tudo que falei pra ficar mais claro. Novamente muito obrigado pelos ensinamentos passados. Abraço8A246E4D-E84C-45B2-9532-0490D117A8B2.jpeg.2252612c64306c7a99a875ad7bf048af.jpeg

6889E24B-1CB8-439F-8804-68F08C49C379.jpeg

6AFF378A-7F7E-4F66-A31B-652E41239DD7.jpeg

10ED1049-BF73-4A2D-AACF-9A1885348D24.jpeg

859A269E-3A33-4539-B532-120B7FA68C36.jpeg

DADE1B71-FD1D-4240-997E-869E7C8A7806.jpeg

F6FFEF4A-DB26-46B4-8745-AAB3E812C8C9.jpeg

0B5578DA-F744-4FB6-A9B7-A064EB3B20A7.jpeg

7AB44EA3-D924-4ADF-867A-3E2FDF4E4E19.jpeg

FA33BE48-79A0-415D-BFF8-92DAA803AE63.jpeg

E91B9767-B634-433E-8BE0-F10BC017A2D0.jpeg

F241CFBC-552B-4BFF-97B0-39C98D70503A.jpeg

Boa cara, você ta bem precário, acho que você vai gastar muito tempo e energia mental com isso. Eu aconselho você começar do zero pensando no que é mais possível para você. No indoor se você não puder modificar e adaptar o espaço disponível, dificilmente vai conseguir algo minimamente satisfatório.

Minha dica, procure algum lugar onde você consiga montar seu Grow pensando que ele tem que ter o mínimo de estrutura que é:

Exaustão:

A Cannabis necessita de CO2 para fazer a fotossíntese, se não tiver troca de ar suficiente, o ar dentro do Grow começará a diminuir a concentração de CO2 e irá enfraquecer a planta, impedindo ela de absorver nutrientes deixando-a vulnerável ocasionando até mesmo a morte da mesma. um ambiente saudável tem uma exaustão de pelo menos 60 vezes o espaço cubico do Grow por hora, por exemplo, o seu espaço é de 0,60mx1,00x1,60, você multiplica as medidas entre si e o resultado vai ser 0,96m³, esse é o espaço do seu Grow, agora você precisa retirar no mínimo 60 vezes 0,96m³ de ar por hora do Grow, ou seja, 57,6m³, um micro ventilador do modelo E9(recomendo a marca ventisilva >>https://www.ventisilva.com.br/micro-ventilador-axial-e9-alcd-43p) já oferece uma vazão superior a 80m³. Porém não podemos esquecer o fator aquecimento(no meu caso, como uso iluminação HPS e HQI, sobe muito a temperatura). Por exemplo, meu grow é 0,45mx0,65mx2,00m, ou seja, 0,6m³ aproximadamente, e eu tenho uma exaustão superior a 1000 vezes o espaço do meu Grow, eu retiro 680m³ de ar por hora com meu sistema de exaustão. 

Ventilação:

Bastante importante, pois muitas vezes o fluxo de troca de ar, não movimenta o ar suficiente para estimular o movimento das plantas, isso ajuda muito a fortificação dos caules e ajuda na absorção do CO2 e também ajuda a evitar mofos e pragas.

Iluminação:

Pesquisei muito sobre isso, e o mais aconselhável é investir em LED (SunLike ou QB Samsumg o resto não é aconselhável) ou no bom e velho sistema lâmpada de vapor HQI para o vegetativo e HPS para a floração(muita gente fala mal dessas lâmpadas pelo fato de ter um tempo de vida mais curto e esquentar mais, mas o LED para entregar a qualidade de luz que essas lâmpadas fornecem, iria ter que investir muito dinheiro, eu aconselho o LED em lugares extremamente quentes e pequenos). No geral, HPS e HQI são baratas e de ótima qualidade, nem mesmo as QuantumBoards tem maior eficácia por Watts que as tradicionais lâmpadas a vapor (se for ir de lâmpadas de vapor, aconselho a procurar sobre Cooltube).

Temperatura e Umidade:

é indispensável um termohigrometro Não tem segredo temperatura, é de 20 até 29 graus(varia um pouco de espécie para espécie) enquanto a umidade fica em torno de 60 a 80 por cento de umidade na fase vegetativa e 40 a 60 na floração, tem que dobrar a cautela na floração ficando mais vulnerável a praga e mofo caso haja desequilíbrio na umidade ou temperatura(um investimento legal é um climatizador de ar, comprei  um desse https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1605085486-climatizador-de-ar-cadence-climatize-compact-cli302-110v-_JM?matt_tool=15006356&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=6543360237&matt_ad_group_id=80222567442&matt_match_type=&matt_network=u&matt_device=c&matt_creative=385120127019&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=&matt_merchant_id=247407087&matt_product_id=MLB1605085486&matt_product_partition_id=419241154055&matt_target_id=pla-419241154055&gclid=CjwKCAjwiaX8BRBZEiwAQQxGx2_SXmP2vEafZS-7vyLV8jt6lZyA7D4BRd6JfUNw12HjpoXQgSK4hxoC1awQAvD_BwE)

Dimensionamento:

Na hora de montar seu grow, tenta imaginar um espaço para fora para poder por as coisas excedentes, exemplo, um transformador, um reator, tudo que for possível, deixe para fora do grow, quanto mais vazio for o Grow melhor, e algo indispensável é as paredes serem brancas ou de algum material especifico para refletir luz solar, o único que conheço são as mantas Mylar, eu uso o modelo Mylar 600D, muito boa por sinal(não cometa o erro de por papel alumínio, manta reflexiva, nada que não seja Mylar ou parede branca). As entradas de ar não precisa de ventilador e por via de regra é na parte inferior do grow e a exaustão é necessário o exaustor sendo sempre na parte superior, pois o ar quente sempre sobe. Algo de suma importância é a isolação de luz, a Cannabis na sua floração ela precisa de 12 horas de escuridão absoluta, um mínimo fio de luz que entra no grow nesse momento pode estressar a planta e comprometer todo seu trabalho, podendo regressar ao estado vegetativo ou até mesmo tornar uma planta fêmea em hermafrodita.

Acho que isso vai elucidar algumas dúvidas que tive na construção do meu Grow, que provavelmente vai lhe ajudar. Abraço! Estarei acompanhando.

Editado por Técnico
completar o conteúdo
  • Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

Fotos da área de claridade. To pensando em fazer um teste, na verdade se eu conseguisse cultivar nesse espaço, mesmo que com colheitas médias pra mim já tava ótimo, seria muito melhor, mas to com receio de ser pouco sol

4D0006C4-649B-4910-A71C-8396B2787DF0.jpeg

AB8F1916-AC84-4123-8B74-1670AFA5F30F.jpeg

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom
5 minutos atrás, Técnico disse:

Boa cara, você ta bem precário, acho que você vai gastar muito tempo e energia mental com isso. Eu aconselho você começar do zero pensando no que é mais possível para você. No indoor se você não puder modificar e adaptar o espaço disponível, dificilmente vai conseguir algo minimamente satisfatório.

Minha dica, procure algum lugar onde você consiga montar seu Grow pensando que ele tem que ter o mínimo de estrutura que é:

Exaustão:

A Cannabis necessita de CO2 para fazer a fotossíntese, se não tiver troca de ar suficiente, o ar dentro do Grow começará a diminuir a concentração de CO2 e irá enfraquecer a planta, impedindo ela de absorver nutrientes deixando-a vulnerável ocasionando até mesmo a morte da mesma. um ambiente saudável tem uma exaustão de pelo menos 60 vezes o espaço cubico do Grow por hora, por exemplo, o seu espaço é de 0,60mx1,00x1,60, você multiplica as medidas entre si e o resultado vai ser 0,96m³, esse é o espaço do seu Grow, agora você precisa retirar no mínimo 60 vezes 0,96m³ de ar por hora do Grow, ou seja, 57,6m³, um micro ventilador do modelo E9(recomendo a marca ventisilva >>https://www.ventisilva.com.br/micro-ventilador-axial-e9-alcd-43p) já oferece uma vazão superior a 80m³. Porém não podemos esquecer o fator aquecimento, no meu caso por exemplo meu grow é 0,45mx0,65mx2,00m

Show! Realmente eu preciso estudar muito. E investir também...como vc disse não adianta continuar nessa precariedade. O resultado disso foi a perda das plantas, no outdoor tava funcionando até que bem, aí mudei pra cá, deu ruim. Mas serve de aprendizado pra começar do zero novamente, só agradeço pela atenção!!

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom
38 minutos atrás, Eduarvore disse:

Show! Realmente eu preciso estudar muito. E investir também...como vc disse não adianta continuar nessa precariedade. O resultado disso foi a perda das plantas, no outdoor tava funcionando até que bem, aí mudei pra cá, deu ruim. Mas serve de aprendizado pra começar do zero novamente, só agradeço pela atenção!!

Eu não havia terminado de escrever, da uma olhada de novo que eu completei as informações, e sobre esse outro espaço que você mostrou, tem alguns problemas, a luz solar vai ser muito reduzida, a maconha gosta de luz intensa, e temos também o foto período que você não teria controle, isso dificultaria muito para você ter o mínimo de fruto. 
 O foto período é muito legal você ter o controle, pois no Grow, quando você deixa a luz no ciclo de 18 horas acesa e 6 horas apagada, você predispões a planta para vegetação, agora se colocar a planta 12 horas de luz e 12 horas de escuridão você induz a planta entrar em floração, no caso de plantar a luz da janela, você não terá controle nenhum sobre isso, perdendo muito rendimento. Aconselho a rever todo o conceito básico, para ter certeza do que fazer. 

Link para o post
  • Usuário Growroom
Em 16/10/2020 at 14:37, Técnico disse:

Eu não havia terminado de escrever, da uma olhada de novo que eu completei as informações, e sobre esse outro espaço que você mostrou, tem alguns problemas, a luz solar vai ser muito reduzida, a maconha gosta de luz intensa, e temos também o foto período que você não teria controle, isso dificultaria muito para você ter o mínimo de fruto. 
 O foto período é muito legal você ter o controle, pois no Grow, quando você deixa a luz no ciclo de 18 horas acesa e 6 horas apagada, você predispões a planta para vegetação, agora se colocar a planta 12 horas de luz e 12 horas de escuridão você induz a planta entrar em floração, no caso de plantar a luz da janela, você não terá controle nenhum sobre isso, perdendo muito rendimento. Aconselho a rever todo o conceito básico, para ter certeza do que fazer. 

Vi o post completo, me ajudou muito!!

Eu fiz o teste com a área de claridade, as plantas não tiveram a força necessária pra evoluir minimamente e Continuaram travadas.

comprei 10 lâmpadas leds bulbo, o necessário pra duas plantas em um espaço pequeno, coloquei no guarda roupa, daí resolvi o problema da luz, mas como não tem exaustor, começou a aquecer e só com o ventilador não foi possível diminuir a temperatura. Aí como vc disse, não tenho como ter o mínimo de estrutura se eu não puder modificar o espaço do grow. Desisti do guarda roupas!

Decidi iniciar um novo projeto, consegui uma sapateira e vou usá-la, pintar por dentro de branco, algum sugestão?  Vou comprar exaustor, aparelho pra medir ph temp e umidade. Enfim aos poucos vou investindo até pq não tenho muito dinheiro no momento, vou postando as mudanças aqui

Link para o post
  • Usuário Growroom

Iniciando o processo de “vedação” da sapateira com adesivo, pra alcançar a tal pressão negativa com sistema de exaustão. Escolhi por vedar a porta original, e improvisar uma porta na parte de trás da sapateira, pois se eu usar a porta normal pra ter acesso a parte interna do grow ela estava desalinhada e iria deixar muitas entradas (de ar e claridade) o objetivo é deixar o mais vedado possível...

Obs: não to conseguindo virar as fotos, tão saindo todas deitadas, pelo cel não consigo editar pra girar 180°

A2E9F4D9-44C0-45E7-BD94-13BF8CE1AB10.jpeg

DE6302E0-4F3B-4BF2-911A-72D69DE812C4.jpeg

716970D7-B1DB-49F5-A995-DEABD4AC518C.jpeg

4F4088C2-4577-49A8-847B-C57EC4AE4368.jpeg

9B5A826F-8878-4258-A0EE-A57A480615D6.jpeg

BE61C296-75CD-48E9-B711-5EA6C720440B.jpeg

Link para o post
  • Usuário Growroom
Em 16/10/2020 at 15:06, skunkshiva disse:

Mano peguei um do mestre splinter...procura no insta ...

To seguindo!! eu fiz uma compra de chips pro meu irmão fazer as soldas com os dissipadores etc, vai demorar mas qdo chegar pq comprei no AliExpress, quando chegar vamos fazer o painel...vou postando aqui a evolução 

Link para o post
  • Usuário Growroom
4 minutos atrás, Eduarvore disse:

Iniciando o processo de “vedação” da sapateira com adesivo, pra alcançar a tal pressão negativa com sistema de exaustão. Escolhi por vedar a porta original, e improvisar uma porta na parte de trás da sapateira, pois se eu usar a porta normal pra ter acesso a parte interna do grow ela estava desalinhada e iria deixar muitas entradas (de ar e claridade) o objetivo é deixar o mais vedado possível...

Obs: não to conseguindo virar as fotos, tão saindo todas deitadas, pelo cel não consigo editar pra girar 180°

A2E9F4D9-44C0-45E7-BD94-13BF8CE1AB10.jpeg

DE6302E0-4F3B-4BF2-911A-72D69DE812C4.jpeg

716970D7-B1DB-49F5-A995-DEABD4AC518C.jpeg

4F4088C2-4577-49A8-847B-C57EC4AE4368.jpeg

9B5A826F-8878-4258-A0EE-A57A480615D6.jpeg

BE61C296-75CD-48E9-B711-5EA6C720440B.jpeg

é isso ai, depois de vedar, é bom forrar com um fundo branco opaco ou mylar, pois essa cor da madeira vai absorver muita luz, de resto esse é o caminho, acompanhando a evolução.

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom
Em 16/10/2020 at 15:06, skunkshiva disse:

Mano peguei um do mestre splinter...procura no insta ...

To seguindo!! eu fiz uma compra de chips pro meu irmão fazer as soldas com os dissipadores etc, vai demorar pq comprei no AliExpress, quando chegar vamos fazer o painel...vou postando aqui a evolução 

Link para o post
  • Usuário Growroom
10 horas atrás, Técnico disse:

é isso ai, depois de vedar, é bom forrar com um fundo branco opaco ou mylar, pois essa cor da madeira vai absorver muita luz, de resto esse é o caminho, acompanhando a evolução.

To pesquisando sobre exaustor, vc disse que no seu grow tem saída de 600 e poucos m3...e quanto a entrada de ar? Ela tem que ter esse mesmo valor em m3? 
Minha dúvida é pq por exemplo, se eu colocar um exaustor que joga 350m3 pra fora e na entrada de ar eu colocar cooler não vai “forçar” o exaustor por não ter a mesma entrada de ar na parte inferior?

a medida da sapateira é 0,30 x 0,60 x 1,40 queria colocar esse exaustor: 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1326866046-exaustor-cultivo-indoor-growpro-fan-125mm-240mh-110v-_JM

Link para o post
  • Usuário Growroom
1 hora atrás, Eduarvore disse:

To pesquisando sobre exaustor, vc disse que no seu grow tem saída de 600 e poucos m3...e quanto a entrada de ar? Ela tem que ter esse mesmo valor em m3? 
Minha dúvida é pq por exemplo, se eu colocar um exaustor que joga 350m3 pra fora e na entrada de ar eu colocar cooler não vai “forçar” o exaustor por não ter a mesma entrada de ar na parte inferior?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1326866046-exaustor-cultivo-indoor-growpro-fan-125mm-240mh-110v-_JM

Tenho um grow de 60x60x140 e uso um exaustor desse, só que de 150mm. É ligar e ver a mágica do turbo acontecer, a tenda fica na pressão negativa de forma linda. É silencioso e de baixo consumo.

• Like 2
Link para o post
  • Usuário Growroom

8Salve irmão, dá uma olhadinha no leu diário, comecei beeeem errado, assim como você kkkk, mas fui adaptando e ajustando e ja estou com uma planta m próxima da colheita.

Eu deixei de lado a exaustão no início e me arrependo demais, essa pressão negativa é importantíssima... Depois que instalei o exaustor, elas desenvolveram demais. Eu estou com umas meninas de quase um mês, antes da exaustão, que estão bem pequenas comparadas com outras de 2 semanas que estão com exaustão desde o início

Se tu tá mal de grana, recomendo aqueles refletores de jardim, sabe? Usei boa parte do cultivo apenas dois de 50w, agora estou com 150w desses leds na Vega e uma hps 250w na flora.

Recomendo demais a HPS, o desenvolvimento das meninas da flora está demais!

Segue firme aí e tamo junto.

Se der, cria um diário e posta o link aqui pra galera ir te ajudando conforme você vai evoluindo.

Abração!

Link para o post
  • Usuário Growroom
3 horas atrás, copernico69 disse:

Tenho um grow de 60x60x140 e uso um exaustor desse, só que de 150mm. É ligar e ver a mágica do turbo acontecer, a tenda fica na pressão negativa de forma linda. É silencioso e de baixo consumo.

Tenho dúvida sobre a entrada de ar...teria que ter a mesma potência de exaustão? Como tá no seu grow?

Link para o post
  • Usuário Growroom
50 minutos atrás, Gandiaman disse:

8Salve irmão, dá uma olhadinha no leu diário, comecei beeeem errado, assim como você kkkk, mas fui adaptando e ajustando e ja estou com uma planta m próxima da colheita.

Eu deixei de lado a exaustão no início e me arrependo demais, essa pressão negativa é importantíssima... Depois que instalei o exaustor, elas desenvolveram demais. Eu estou com umas meninas de quase um mês, antes da exaustão, que estão bem pequenas comparadas com outras de 2 semanas que estão com exaustão desde o início

Se tu tá mal de grana, recomendo aqueles refletores de jardim, sabe? Usei boa parte do cultivo apenas dois de 50w, agora estou com 150w desses leds na Vega e uma hps 250w na flora.

Recomendo demais a HPS, o desenvolvimento das meninas da flora está demais!

Segue firme aí e tamo junto.

Se der, cria um diário e posta o link aqui pra galera ir te ajudando conforme você vai evoluindo.

Abração!

Boa irmão! Eu fui lá! Realmente suas plantas estão muito bonitas...to aprendendo ainda...uma hora aprendo hehe...

como que cria diário? Eu sou novo aqui, to meio perdido

Link para o post
  • Usuário Growroom
9 horas atrás, Eduarvore disse:

Boa irmão! Eu fui lá! Realmente suas plantas estão muito bonitas...to aprendendo ainda...uma hora aprendo hehe...

como que cria diário? Eu sou novo aqui, to meio perdido

Salve!

É só criar um tópico na sessão de diários de cultivo indoor, bem tranquilo.
Não sei como funciona com a moderação, mas de repente poderia apenas mover o seu tópico pra lá e alterar o nome, mas não sei se é viável ou se teria que, realmente, criar um novo tópico. Logo alguém com mais experiência pode te situar melhor. 

Sucesso irmão, tmj!

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom
14 horas atrás, Eduarvore disse:

Quanto ao exaustor, eu uso e recomendo esse aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-976516866-exaustor-para-banheiro-micro-ventilador-ventisol-150mm-220v-_JM#position=1&type=item&tracking_id=835111ff-3835-4423-9872-e4148ec81a0e

É bem em conta o valor e funciona bem.

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom
21 horas atrás, Eduarvore disse:

As entradas de ar são passivas, ou seja, não precisão de ventilador, a exaustão da saída já é responsável por puxar o ar pelas entradas, você só vai precisar arrumas uma maneira de não deixar vazar luz nem pelas entradas ou saídas. 

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

Resolvi montar 2 grow com leds bulbo pra aprender a lidar com a planta, não vou investir 1k em led por enquanto...quero pegar as manhas de amarrações, usar o cultivo como terapia ao aprendizado de algo novo, depois pensar em alto rendimento...vou começar com 4 plantas, sendo duas em cada grow. No momento estou apenas com duas, tem mais 3 sementes na terra em copos pequenos que coloquei hoje...

Estava pensando se vale a pena colocar coolers de pc ligados a uma fonte 12v ou se é melhor já colocar um exaustor de uns 150 reais, pois talvez alimentar a fonte 12v pra tocar 2 coolers de pc, a longo prazo, em gasto de energia não compense...e esse mesmo pensamento me fez desistir de adquirir as hps...bom, sigo aqui treinando umas amarras [foto1] e tentando maximizar os led bulbo, alinhando todos no mesmo nível e colocando umas “asas” pra direcionar mais luz em direção a planta[foto2 e 3]...por enquanto a exaustão tá sendo feita com ventilador e grow semi aberto

paz pra todos

27E99C0C-9111-4A46-984C-54A962FD9047.jpeg

529AA8EB-EBA2-41B8-879B-CD866006D211.jpeg

6B52697E-37BA-45F0-B75D-F748D7547DA8.jpeg

Link para o post