Ir para conteúdo
Growroom

Sugestão para problema com o crescimento (Primeiro Cultivo)

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Opa pessoal, estou com um problema aqui relacionado com o crescimento da planta. Hoje faz 26 dias desde a plantação da semente germinada no vaso (12-08-2020), porém ao comparar com outras plantas com essa mesma idade percebi que a minha está muito pequena. Pelo que li isso pode ter ocorrido por diversos fatores que só percebi posteriormente. Primeiramente vou passar algumas informações que acredito ser importantes:

• Composição do solo: 40% vermiculita, 50% terra e 10% húmus;
  • pH: Variando de 4.5 a 5.5
  • Temperatura: 21°C a 26°C
  • Iluminação: LED branco frio, 24000 lúmens, ? PPFD. Inicialmente a 45cm das plantas, agora a 30cm.
  • Sementes: Prensado

Na início da segunda semana eu acabei cometendo o erro de dar muita água, e até então as folhas ficaram meio caídas. Pelo que li isso pode ser um dos motivos para o retardo do crescimento, então deixei o solo secar bem e agora só estou molhando, com uma quantidade bem pequena, de 3 em 3 dias.

Outros problemas que percebi é em relação a composição do solo e os níveis de pH. Fiz a composição desse jeito porque vi que já deu certo antes para um outro cultivador e também para eu fazer um teste. Porém o outro cultivador utilizava terra autoclavada e fertilizante, sem húmus. Meu plano era começar a utilizar fertilizante apenas depois de transplantar a planta para um vaso maior, até porque pelo que li nessa fase ela conseguiria utilizar tranquilamente os nutrientes da terra + húmus.  O próximo vaso vai ter uma composição de 60% solo, 30% vermiculita e 10% húmus.

Só recentemente que consegui obter o medidor de pH, então percebi que a faixa está menor do que o indicado, outro motivo pelo qua o crescimento pode estar lento. Com pH muito baixo a planta não consegue absorver os nutrientes de forma eficiente. Eu tenho calcário aqui e planejo fazer uma solução com água para irrigar nas próximas semanas para tentar estabilizar o pH em 6.

Uma das coisas que me preocupam também é o amarelamento nas folhas inferiores de uma das plantas.

A minha pergunta é a seguinte, será que é possível salvar essas plantas se eu fizer essas coisas que mencionei? Existe algo que eu deveria fazer que eu não falei aqui?

Muito obrigado.

Algumas fotos do desenvolvimento (a posição dos vasos muda com o tempo):

19-08-2020

Ph1bWpp.jpg

23-08-2020

dkt2acm.jpg

27-08-2020

ed7FRSS.jpg

01-09-2020

XIrZJ33.jpg

06-09-2020

Lf7fjyk.jpg

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Usuário Growroom

Cara, quanto tempo faz desde que tu deu a afogada nas raízes? Se for menos de uma semana, pode ser isso, elas ainda estão se recuperando desse baque. A luz tu deixa esses 30cm de distância mesmo. No mais, eu acho que é só esperar. Eu machuquei as raízes de uma que eu transplantei e ela demorou pra voltar, mas voltou. Aconselho e não mexer muito mais nelas. Acrescenta o calcário e mantém a resgas deixando secar o substrato antes de regar novamente.

Espero ter ajudado.

• Thanks 1
Link para o post
  • Usuário Growroom
14 minutos atrás, agroemcasa disse:

Cara, quanto tempo faz desde que tu deu a afogada nas raízes? Se for menos de uma semana, pode ser isso, elas ainda estão se recuperando desse baque. A luz tu deixa esses 30cm de distância mesmo. No mais, eu acho que é só esperar. Eu machuquei as raízes de uma que eu transplantei e ela demorou pra voltar, mas voltou. Aconselho e não mexer muito mais nelas. Acrescenta o calcário e mantém a resgas deixando secar o substrato antes de regar novamente.

Espero ter ajudado.

Afoguei ali pelo dia 25/08, depois disso só reguei com esses espaçamentos que eu mencionei, a próxima rega é amanhã já com a solução de calcário. Obrigado pela atenção!

Link para o post
  • Usuário Growroom

A planta que eu machuquei as raízes voltou a ter folhas verdes depois de 1 semana, mas só voltou a crescer depois de duas. Cada planta e ambiente é diferente um do outro, então acho que você só precisa esperar mesmo. O que pode ser bom é fazer um enraizador de lentilha ou feijão. Nada de fertilizante ainda, só quando ela voltar a crescer.

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom
8 minutos atrás, agroemcasa disse:

A planta que eu machuquei as raízes voltou a ter folhas verdes depois de 1 semana, mas só voltou a crescer depois de duas. Cada planta e ambiente é diferente um do outro, então acho que você só precisa esperar mesmo. O que pode ser bom é fazer um enraizador de lentilha ou feijão. Nada de fertilizante ainda, só quando ela voltar a crescer.

Não tinha pensando nisso ainda, vou providenciar hoje mesmo pra comprar as lentilhas e fazer. Qual a quantidade desse enraizador que você indica para regar?

Link para o post
  • Usuário Growroom
6 minutos atrás, Critical Lemon disse:

Nessa fase você tem duas opções: esperar ou partir pra outras sementes.

Mudas são sensíveis e demoram a recuperar, se você ficar jogando um milhão de coisas na terra tem mais chances de bagunçar ainda mais as coisas. Esse solo realmente secou? Fez o teste do palito?

Acho que vou com a opção de esperar mesmo, no momento não tenho tantas sementes, estou levando esse primeiro cultivo mais como uma experiência de aprendizado, já imaginava que aconteceria alguns imprevistos.

Eu fiz o teste do palito sim e utilizei também o medidor de umidade que vem junto com o medidor de pH. Utilizo um desse tipo:

medidor_de_ph_digital_solo_4_em_1_umidad

Essa questão do enraizador é válido nessa etapa? Até hoje não foi adicionado nada na terra, apenas reguei com água desde a germinação.

Link para o post
  • Usuário Growroom
2 horas atrás, Critical Lemon disse:

Eu acredito que pela idade e pelos cotilédones amarelados ela está é com fome, então eu buscaria uma maneira de servir nitrogênio pra ela

Entendi, eu tenho um fertilizante 20-10-20 aqui, posso misturar uma quantidade dele com a solução de calcário na próxima rega, assim já regula o pH e faz a nutrição da planta, o que você acha?

Link para o post
  • Usuário Growroom
6 horas atrás, GreenSpirit disse:

Qual a quantidade desse enraizador que você indica para regar?

Substitui a água de alguma rega que tu for fazer que não seja a rega com fertilizante. Se tu rega com 1L, faz 1L de enraizante. O importante é só dar uma ajuda pra ela, não vai achando que quanto mais melhor.

Link para o post
  • Usuário Growroom
11 minutos atrás, agroemcasa disse:

Substitui a água de alguma rega que tu for fazer que não seja a rega com fertilizante. Se tu rega com 1L, faz 1L de enraizante. O importante é só dar uma ajuda pra ela, não vai achando que quanto mais melhor.

Perfeito, eu acabei de ler algo sobre isso. Muito obrigado!

Link para o post
  • Usuário Growroom

Já percebi uma mudança significativa em uma das plantas depois da aplicação da solução de calcário com nutriente. Pela primeira vez em duas semanas ela reergueu as folhas (planta da esquerda):

09-09-2019

ue8r7cu.jpg

Agora de manhã as folhas estão ainda mais erguidas. Acredito ser um bom sinal. A outra planta não teve mudanças significativas, mas acredito que precisa de mais tempo. Vou esperar o solo secar até sábado e vou aplicar uma dose do enraizador de lentilha. Depois seguirei regando com essa solução de calcário e nutriente, verificando o pH em seguida até estabilizar.

Em relação a essa folha que está amarelada, é interessante remover ou devo deixar?

Link para o post