Ir para conteúdo
Growroom
Ptc4h20

Montando Solo Ideal

Recommended Posts

Fala Pessoal, todos na paz?

Ja fiz alguns cultivos com solos prontos e inclusive estou com um em andamento.

Resolvi que nos próximos cultivos gostaria de preparar meu próprio solo orgânico e montei o mesmo a 7 dias:

20% fibra de coco

25% perlita

25% turfa

10% humus

10% torta de mamona

5% farinha de osso

5% bat guano

Um pouco de calcario

Vou deixar descansando 2 meses até o próximo ciclo.

A ideia é levar só na agua ate a floração e depois ver o que a menina ia pedir.

Porem, percebi que a turfa e a fibra de coco vieram muito umidas. É normal?

Ainda assim fiz a mistura e depois de 1 semana a umidade é tanta que está saindo água por debaixo do vaso. Deixei a mistura descansando em um vaso de feltro de 15 litros. É bom descansar o solo assim?

Com tanta umidade resolvi tacar agua no solo direto com ph controlado e ver o que ia dar pois ainda não havia regado.

Como nunca tinha preparado solo antes fiquei com algumas duvidas:

O cheiro ta meio forte. Tipo de mofo. Ou amonia, sei la. Mas nao tenho certeza se é por causa do mofo ou por causa do bat guano.

Até vi uns pontos meios claros no solo, mas parecia o calcario que tinha "subido".

Depois de 2 dias que reguei mexi bem o solo e agora estou deixando secar. Será que é isso mesmo? Fiz alguma coisa errada? Deveria secar a turfa e a fibra de coco no sol antes de misturar? Ainda consigo recuperar esse solo?

Observação: Quando fui mexer no solo, algumas regiões estavam quentes! Alguém tem ideia do que pode ser?

Agradeço a ajuda ai e tudo dando certo vou começar meu diário com esse solo logo mais.

Abraço e paz!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salve amigo!

A temperatura alta é sinal de atividade biológica, coisa boa, estão decompondo a matéria orgânica e tem muita matéria orgânica ai, o cheiro forte também é por conta disso!
A ideia é deixar parado mesmo um tempo, deixe a temperatura baixar e antes de semear a erva, faça uma adubação verde, plante um pouco de aveia com feijão e deixem crescer no vaso. O feijão irá trazer Nitrogênio através das rizobactérias, o que vai ajudar a equilibrar um pouco o balanço (C/N) e a aveia irá dar uma boa estruturada no solo. Depois é só corta-las e deixa-las no vaso mesmo.
Enquanto deixa as folhas da aveia/feijão secarem no vaso, faça as mudas em outro substrato/recipiente, deixe-a pegar um pouco de força antes de transferi-las.

Quanto aos pontos brancos podem ser sim o calcário, ele tem a mobilidade lenta no solo, mas também podem ser fungos, nada com que se preocupar, no caso seriam fungos decompositores atuando na matéria orgânica, seus amigos. 

Edit: Fico preocupado é com a drenagem do seu solo, talvez seria bom depois aumentar a quantidade de perlita, ou acrescentar um pouco de carvão e/ou areia. Mas por ora o foco é deixa-lo "descansar", entre aspas pois na realidade a atividade estará altíssima no vaso, descansando mesmo só o grower. kkkkk

Editado por Hipponga
  • Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
18 horas atrás, Hipponga disse:

Salve amigo!

A temperatura alta é sinal de atividade biológica, coisa boa, estão decompondo a matéria orgânica e tem muita matéria orgânica ai, o cheiro forte também é por conta disso!
A ideia é deixar parado mesmo um tempo, deixe a temperatura baixar e antes de semear a erva, faça uma adubação verde, plante um pouco de aveia com feijão e deixem crescer no vaso. O feijão irá trazer Nitrogênio através das rizobactérias, o que vai ajudar a equilibrar um pouco o balanço (C/N) e a aveia irá dar uma boa estruturada no solo. Depois é só corta-las e deixa-las no vaso mesmo.
Enquanto deixa as folhas da aveia/feijão secarem no vaso, faça as mudas em outro substrato/recipiente, deixe-a pegar um pouco de força antes de transferi-las.

Quanto aos pontos brancos podem ser sim o calcário, ele tem a mobilidade lenta no solo, mas também podem ser fungos, nada com que se preocupar, no caso seriam fungos decompositores atuando na matéria orgânica, seus amigos. 

Edit: Fico preocupado é com a drenagem do seu solo, talvez seria bom depois aumentar a quantidade de perlita, ou acrescentar um pouco de carvão e/ou areia. Mas por ora o foco é deixa-lo "descansar", entre aspas pois na realidade a atividade estará altíssima no vaso, descansando mesmo só o grower. kkkkk

Salve @Hipponga !

Muito obrigado pela ajuda cara. Ja me tranquilizou bastante em relação a temperatura e ao odor. Inclusive ambos ja diminuiram bem. Meu grande receio era em relação a quantidade que coloquei de torta de mamona, batguano e farinha de osso. Segui um pouco o livro do Sérgio Vidal que fala para colocar entre 5 e 10% desses adubos. Porém, lendo bastante aqui no fórum, vejo o pessoal colocando apenas algumas colheres. Será que posso ter problema de overfert pelo solo?

Supondo que eu não plante nada no solo até semear a cannabis, você aconselha eu regar ele periodicamente? E quando vocês falam em descansar o solo é deixar ele parado mesmo certo? Vale a pena revirar esse solo periodicamente? E vocês costumam deixar na sombra ou coloca no sol também? 

Uma última dúvida, esse solo está atraindo bastante mosquinhas pretas. Talvez com o tempo diminuindo o cheiro pare. Mas tem algo que posso fazer para diminuir essas moscas? Torta de neem talvez?

Desculpa a série de perguntas mas esse é um tema que achei poucas infos aqui no fórum.

Abraço e paz!

Compartilhar este post

Link para o post

fala mano blza? no intuito de responder suas perguntas ai de cima eu peço licença! lentilha, painço, trevos, são todos muito bons pra vc ir cultivando no solo descansando pra fixação de nitrogenio e rotação de aminoacidos e tal, quando tiver maiorzinho os brotos tu corta e usa de mulch, o solo está descansando certo? deixa ele em lugar arejado e com sombra, nao deixa direto no sol não, procura SEMPRE deixar uma cobertura nem q seja de folha seca por cima, pra manter umidade e proteger a vida microbiótica q ta se proliferando ali! Sobre o excesso da torta, cultivando outras coisas antes da erva tu vai ver como o solo tá, como elas reagem! Sobre as moscas, tu pode aplicar torta de neem pra prevenir qualquer praga no SOLO, mas elas voam né, chegam por cima, o ideal é uma boa cobertura seca pra proteger!

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

@Ptc4h20 Segue a dica que o @jaucastor lhe passou e que eu também tinha lhe dado, plante alguma adubação verde por agora...além delas te darem um panorama de como o solo está ficando, elas vão ajudar a condiciona-lo. Não precisa revolver ele não, mas eu acrescentaria a perlita/areia/carvão que eu tinha falado antes de você transplantar.

Eu aproveitaria esse tempo "parado" e utilizaria torta de neem também, mas o principal, como o amigo acima disse, é a cobertura morta ('Mulch"), arranja uns capins secos, picote e cubra o solo.

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, jaucastor disse:

queima umas madeira boa ai tb e mistura a cinza, é show eu uso aqui

boa!

As cinzas de plantas lenhosas possuem boas quantidades de K.

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post

Fala pessoal! Valeu mesmo @Hipponga e @jaucastor pelas dicas!

Vou seguir a orientação de vocês e plantar algo para ir dando mais vida neste solo! Vou acrescentar torta de neem, alguma sugestão de quantidade? 5%?

E devo colocar mais um pouco de perlita também,  vou sentir a aeração dele.

Tirei uma foto para verem a aparência dele. Parte de cima ta mais seca, mas o fundo tá com uma umidade aparentemente boa. A cor dela ficou mais puxada para o "cinza", acho que pela torta de mamona.

Se tiverem qualquer outra sugestão será bem vinda!

Abraço e paz!

WhatsApp Image 2020-08-13 at 10.28.30.jpeg

WhatsApp Image 2020-08-13 at 10.28.30 (1).jpeg

Compartilhar este post

Link para o post

aerado ele parece em! eu nao sei quantidade de nada mano, eu jogo tudo no olho =( mas c vc for nuns diarios organicos ai tu consegue achar proporção! vai que vai irmao! Depois de montar o solo nao esquece de deixar descansar pelo menos 1 mes hein!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, pegando o embalo no tópico do amigo 

Quando estava preparando um solo aqui ( já a tempos atrás) passei pelos mesmos problemas ( odor forte, e moscas)  

E minha dúvida é quanto ao mulch (cobertura) 

Ando frequentando também o Téonanacatl forum, que é sobre cultivo de cogumelos. E vi que o pessoal usa bastante um "selo de vermiculita" por cima, pra evitar o contato com pragas e infecções. 

Sabem dizer se neste caso de preparo e descanso do solo, uma camada de vermiculita por cima pode impedir as moscas de pousarem no substrato ? 

Vlw pessoal tmj

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando o gancho da atividade desse tópico:

alguém sabe dizer se juntar só palha com terra já dá uma mistura de solo aerado? No caso aqui é quintal e é dificil de conseguir esses materiais tipo torta de mamona, perlita etc porque moro no interior, só se comprasse pela internet mesmo. No máximo tenho as outras plantas que crescem aqui e os estercos que consigo dos pastos com gado aqui da região.

Preparei uma terra aqui abrindo uma cova e preenchendo com camadas de palha + terra, intercalados. No final ainda consegui juntar uma palha de coco também. Seguem imagens:

2034848518_WhatsAppImage2020-08-14at21_02_26.thumb.jpeg.7f86034c764835085aa95054be90cfb0.jpeg

1959875059_WhatsAppImage2020-08-14at21_02.26(2).thumb.jpeg.df2beb819b41553866a9f4c25eb060c7.jpeg

121459151_WhatsAppImage2020-08-14at21_02.26(3).thumb.jpeg.83858a00eb02c39a5df601bb8673e970.jpeg

To esperando as seeds chegarem, mas ja adiantei isso dai. Nunca testei isso com nenhuma outra planta aqui, então to com receio de nao dar muito certo e estar fazendo algo de errado. Queria saber se alguem ja fez ou viu algo parecido

E desculpa se for muito escroto eu jogar dúvida minha em tópico alheio. Tentei 3x no Novatos e Iniciantes e nao tive resposta. Fiquei com receio de criar tópico e tomar uma ignorada la tbm

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post
Em 15/08/2020 at 10:57, thehardcorewolf disse:

Aproveitando o gancho da atividade desse tópico:

alguém sabe dizer se juntar só palha com terra já dá uma mistura de solo aerado? No caso aqui é quintal e é dificil de conseguir esses materiais tipo torta de mamona, perlita etc porque moro no interior, só se comprasse pela internet mesmo. No máximo tenho as outras plantas que crescem aqui e os estercos que consigo dos pastos com gado aqui da região.

Preparei uma terra aqui abrindo uma cova e preenchendo com camadas de palha + terra, intercalados. No final ainda consegui juntar uma palha de coco também. Seguem imagens:

2034848518_WhatsAppImage2020-08-14at21_02_26.thumb.jpeg.7f86034c764835085aa95054be90cfb0.jpeg

1959875059_WhatsAppImage2020-08-14at21_02.26(2).thumb.jpeg.df2beb819b41553866a9f4c25eb060c7.jpeg

121459151_WhatsAppImage2020-08-14at21_02.26(3).thumb.jpeg.83858a00eb02c39a5df601bb8673e970.jpeg

To esperando as seeds chegarem, mas ja adiantei isso dai. Nunca testei isso com nenhuma outra planta aqui, então to com receio de nao dar muito certo e estar fazendo algo de errado. Queria saber se alguem ja fez ou viu algo parecido

E desculpa se for muito escroto eu jogar dúvida minha em tópico alheio. Tentei 3x no Novatos e Iniciantes e nao tive resposta. Fiquei com receio de criar tópico e tomar uma ignorada la tbm

Valeu

Salve amigo, boa tarde

A professora Ana Maria Primavesi , no livro "Manual do Solo Vivo", nos alerta sobre os problemas de enterrar compostos em profundidades superiores a 10 cm, pois a decomposição anaeróbica gera metano, que é prejudicial para o desenvolvimento de raízes. Ela sempre recomenda que imitemos a natureza, que não enterra matéria orgânica e sim sempre adiciona por cima do solo.

Ela recomenda também, que caso tenha enterrado o composto para tornar disponível nutrientes em profundidade, que se espere entorno de 3 meses para estabilizarem melhor um pouco.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
43 minutos atrás, Hipponga disse:

Salve amigo, boa tarde

A professora Ana Maria Primavesi , no livro "Manual do Solo Vivo", nos alerta sobre os problemas de enterrar compostos em profundidades superiores a 10 cm, pois a decomposição anaeróbica gera metano, que é prejudicial para o desenvolvimento de raízes. Ela sempre recomenda que imitemos a natureza, que não enterra matéria orgânica e sim sempre adiciona por cima do solo.

Ela recomenda também, que caso tenha enterrado o composto para tornar disponível nutrientes em profundidade, que se espere entorno de 3 meses para estabilizarem melhor um pouco.

Boa tarde, irmão

Cara, eu já tinha feito algumas covas com esse esquema das palhagens la pela época de fevereiro, pra plantar aipim e quiabo aqui no terreno. Duas das covas não vingaram o que eu coloquei e ficaram lá "desativadas". Fui inventar de cutucar uma delas hoje por curiosidade e, pra minha surpresa, não tinha mais nenhum sinal das palhas e nem das bolotas de esterco que enterrei. Parece que desmanchou tudo. No máximo encontrei alguns fumachos da palha de coco, mas nada das palhadas de capim/mato. E a terra tava bem fofa, mesmo lá pelos 30cm de profundidade. Aparentemente rolou isso que voce falou delas se decomporem, e vai ver foi o metano que prejudicou o aipim que tava lá e não vingou (fui desenterrar a maniva e ela nem tinha sinal de raiz). Ainda nao dei uma olhada na outra, vou deixar pra amanhã

MUITO obrigado pela luz. Acho que o único jeito é correr atrás de uma perlita, calcular o volume que vou fazer com a nova cova e tentar chegar o mais próximo dos 50% terra/50% perlita. Eu to com 3 côcos de molho e vou tirar semana que vem pra deixar secar pra daí então esterilizar. Já vão dar pouca fibra, entao nao teria como misturar com todo o volume de terra que pretendo usar nas covas, mas levando em conta o que voce disse, já me deu a certeza de usar elas só na cobertura. Talvez até misturar com a terra, mas usando o mix só na superfície

Ah, e falei da perlita porque li uma enxurrada de comentários no tópico Perlita x Fibra de Coco defendendo a perlita, porque ela tem uma densidade muito baixa, não deixa a terra compactar de jeito nenhum etc etc etc

Aqui o problema maior é esse: compactação. Moro próximo de alvenaria, daí parece que o solo aqui do terreno ja foi usado pra descarregar entulho de barro/tijolo. As partes menos endurecidas são aonde eu já plantei algo, como se as raízes das plantas abriram o caminho e afofaram a terra. Impossível usar o solo puro aqui, vou ter que dar uma caprichada com algo mais "sofisticado" mesmo. No mínimo, usar MUITO esterco, que pelo que tenho reparado aqui, ajuda bastante a afofar a terra

Pesquisei esse livro pra dar uma lida. Tá 30 pratas, baratinho. Foda é só esperar ele chegar, mas acho que dá tempo. Fiz o pedido sexta, provavelmente o hipersemillas me responde amanhã e, quem sabe, germino até o final de setembro.

Muito obrigado novamente, desculpa o textão e um forte abraço

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

@thehardcorewolf

Olá, não sei como é o teu mérito de fazer a tua própria terra vegetal, mas para mim eu achei muito bom. Em vista como você comentou ai acima, você tem um terreno, certo? O que eu fiz aqui foi fazer uma cova, coisa básica e e simples mesmo, nisso eu fui retendo tudo do dia-a-dia em vários baldes (cascas: frutas, cenouras, batatas, ovos, folhas de alface, couve, uma infinidade de coisas) depois eu joguei tudo dentro, assim como cobertura de Brachiaria seca por cima e mais acima um pouco de terra vermelha, para assim não atrair insetos e formigas, lembrando de tentar manter um ambiente sem muita atividade do sol, nisso após 3 meses já da para se utilizar ela. Você não utilizará essa terra vegetal para cultivar agora, mas estará se preparando para um ciclo daqui um tempo. Abraço.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

@teteusloko

Fala mano, tranquilidade?

No caso isso é um metodo de compostagem né? Eu dei uma pesquisada hoje mais cedo em cima do que tu falou e vi alguns metodos, e é mto parecido com esse teu. Só que parece que o produto desse processo nao pode ser usado puro como solo, porque sai muito forte; muito adubado. Vai ser uma boa eu misturar ele na terra aqui, tipo proporção 50/50, e usar mais próximo da superfície. Pelo que eu entendi né, posso estar equivocado

E quando tu joga os restos na cova, nunca deu problema? Eu vi dois vídeos: em um a menina fazia ao ar livre (ao contrario de fazer no balde), igual a tu, cobria com palhada pra nao atrair bicho tbm, mas ela recomendava dar umas perfuradas com galho/garfo de jardinagem 1x na semana pra não ter risco de abafar e rolar essa parada do metano. No outro, o cara fazia num balde todo furado, cobria os restos com terra + adubo + palha e tampava, mas nao tinha problema porque o balde era todo esburacado

Esse papo dos 3 meses é que me complica. Era pra eu ter começado isso antes... Queria começar o cultivo no maximo ate outubro pra aproveitar a primavera, nao vai dar tempo de decompor tudo. Mas tá ótimo, porque agora eu já to fazendo um planejamento pra montar uma compostagem aqui e não vou germinar todas as seeds que chegarem. Foi como tu falou: pelo menos o próximo ciclo tá garantido

Muito obrigado pelo comentário, mano. Agora eu tô empolgadão com essa parada kkkkkk forte abraço

Compartilhar este post

Link para o post

@thehardcorewolf

O que tu pode fazer por agora é comprar um Coralina Soil, ou compra uma outra terra vegetal mesmo cara, só para tu levar um cultivo por agora, já ir ganhando experiência e depois tu no próximo ciclo tu utiliza da tua própria.

Eu utilizei dessa ideia de fazer a própria terra vegetal proveniente de um Youtuber cultivador que passei a acompanhar e que passei a admirar muito o cultivo dele e as metodologias que ele utiliza, e nisso ele utiliza dessa mesma ideia, ele faz a própria terra vegetal dele com insumos que muitas vezes seriam tratados como lixo. Eu já ouvi sobre isso do metano mesmo, mas não me preocupei tanto por conta da época como estava minha rotina aqui, e detalhe que eu ainda tampava o "buraco" com algumas telhas de fibrocimento, para evitar de animal curioso e possíveis chuvas, ou seja, ficava de certa forma mais abafado e com certeza com maiores temperaturas no ambiente lá abaixo.

Na busca tu acha: Coisas de Maconheiro, com certeza vai aprender muita coisa bacana.

Compartilhar este post

Link para o post