Ir para conteúdo
Growroom
nikom13

Falta de Nitrogênio ou Magnésio ou os 2?

Recommended Posts

Bom dia pessoal, li tanto coisa a respeito que fiquei na dúvida agora sobre essa amarelação nas folhas inferiores, as duas características de deficiência que consegui encontrar com imagens similares ao da foto abaixo seria escassez de Nitrogênio ou Magnésio ou os dois juntos (não sei). Poderiam me ajudar com essa dúvida?

6 semanas, sol da janela do quarto mínimo de 8h/dia

IMG_5454.thumb.JPG.0b424340c86b9a99bca0a7e3bc2600f0.JPG

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual fert você esta usando? O que já deu pra ela? 

Pra mim isso é sinal de overfert de fosforo ou potássio. 

Compartilhar este post

Link para o post

Eu comprei um substrato composto mais barato. 7 reais 5 quilos (rs)

Na verdade, eu germinei sem querer uma semente de uma planta boa que tinha. Foi crescendo e fui pegando gosto.

Só que começou a amarelar as pontas, e como um bom pai, fiquei preocupado rs.

Vc acha que devo trocar a terra? O que vc me aconselha?

Tentando seguir ao máximo o guia de cultivo daqui. 

Compartilhar este post

Link para o post
Em 03/08/2020 at 09:39, nikom13 disse:

Bom dia pessoal, li tanto coisa a respeito que fiquei na dúvida agora sobre essa amarelação nas folhas inferiores, as duas características de deficiência que consegui encontrar com imagens similares ao da foto abaixo seria escassez de Nitrogênio ou Magnésio ou os dois juntos (não sei). Poderiam me ajudar com essa dúvida?

Blz @nikom13 ? 

Ansiedade é perigo ...

Muita rega tb ...

Estuda a técnica Lollipoping = Limpar as canelas >>>

Mulchininggg ou palhada é basico pra elevação da alma e No Till ...

Prá eliminar a duvida do Mg ... Compra uma cartela de Hidroxilo ? de Magnesio ... Tipo Pepsamar .. e  "bate"  (não devia escrever isso ) até virar pó e dilui numa pet de Coca ( gasosa ) 2 litros ...  resolveu o Mg do ciclo man >>> só numa rega ...

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
14 horas atrás, Bud Weiser disse:

Blz @nikom13 ? 

Ansiedade é perigo ...

Muita rega tb ...

Prá eliminar a duvida do Mg ... Compra uma cartela de Hidroxilo ? de Magnesio ... Tipo Pepsamar .. e  "bate"  (não devia escrever isso ) até virar pó e dilui numa pet de Coca ( gasosa ) 2 litros ...  resolveu o Mg do ciclo man >>> só numa rega ...

Você viu a foto que ele postou? Lollipoping nessa planta? 

Compartilhar este post

Link para o post
Em 03/08/2020 at 09:39, nikom13 disse:

Fala irmão tudo bem?

Para mim está saudável de maneira geral. Uma leve torção na ponta das folhas novas, sugerem um desbalanço no pH, mas nada alarmante ate agora. Os pares de folhas falsas abaixo morrendo não significam nada, elas são pra morrer mesmo.

Ficaria de olho no pH e na progressão das torções nas folhas. Se piorarem e evoluirem ai sim eu entraria com alguma intervenção, mas até então não recomendo alterar muita coisa. Ela está muito novinha, de tempo à ela te dizer o que está errado. 

Compartilhar este post

Link para o post
Em 05/08/2020 at 22:07, draper disse:

Mas você não adicionou nenhum fert? Porque pra mim parece ser overfert de fosforo ou potássio.

Nadinha! somente esse composto mesmo. Tem algum pra indicar?

Compartilhar este post

Link para o post
Em 05/08/2020 at 22:36, Bud Weiser disse:

Blz @nikom13 ? 

Ansiedade é perigo ...

Muita rega tb ...

Tudo bem e vc?
Você falou dois pontos chave! rsrs

A Rega eu tenho muita dificuldade de saber a dosagem certa. Tanto na quantidade quanto na frequência. 

Outra coisa é, estava suspeitando que a terra estava apertando as raízes e/ou raízes, acha válido a conferência e o re-plantio em outro vazo?

Obrigado pela resposta e pelas dicas, vou ler mais sobre as técnicas.

Só força :)

Compartilhar este post

Link para o post
22 horas atrás, Mondyll disse:

Fala irmão tudo bem?

Para mim está saudável de maneira geral. Uma leve torção na ponta das folhas novas, sugerem um desbalanço no pH, mas nada alarmante ate agora. Os pares de folhas falsas abaixo morrendo não significam nada, elas são pra morrer mesmo.

Ficaria de olho no pH e na progressão das torções nas folhas. Se piorarem e evoluirem ai sim eu entraria com alguma intervenção, mas até então não recomendo alterar muita coisa. Ela está muito novinha, de tempo à ela te dizer o que está errado. 

Opa! Tudo bem e vc? Estou cheio de neuras, tipo aqueles pai coruja, sabe? kkkk
Eu comprei um medidor de PH essa semana, estou esperando chegar para fazer essa medição.

Veja fotos de hoje, aspecto das folhas de cima está mudando muito. Repare na foto do primeiro post e essas.

planta.jpg.f159caac347c0f24a21677905c2b6a3e.jpg

Muito obrigado pela opinião! agregou demais!

Só força :)

Compartilhar este post

Link para o post

bom dia!

eu to com uma planta parecida, que ficou meio travadinha algumas semanas e com a mesma idade da sua deve ter o mesmo tamanho!

descoloração e necrose das folhas velhas aliado ao crescimento lento pode ser deficiencia de N, mas tb pode ser algum micro elemento (ferro, zinco ou manganês), mas é mt raro alguém ter problemas com esse microelementos, provavelmente pode ser o pH que está na faixa errada e as raízes não conseguem absorver esses microelementos.

Aqui eu fiz um teste e dei uma fertilizada na minha planta que estava nessa situação e parece que parou de necrosar as folhas mais velhas e o crescimento retomou um pouco o vigor, acho q ela tava com fome!

mas dei uma dose bem leve!

qual o tamanho do vaso? dependendo, já está na hora de transplantar sim

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

quando chegar o medidor, manda pra nois a leitura do pH aí

se ph tiver muito baixo, adicionar uma colher de chá de calcário na cobertura do solo e faz a rega por cima

se o ph tiver muito alto, aí talvez uma fertilizada especifica com algum componente bem acido pode ajudar a chegar na faixa de 6,5 a 7, que é o ideal para cultivos organicos.

grande abraço

Compartilhar este post

Link para o post