Mondyll

FLUSH: Fumo Limpo ou Tortura Vegetal?

Recommended Posts

Fala ai galera GR!

Hoje estou trazendo pra vocês um posto CONTROVERSO, mas que eu gostaria de ter postado faz tempo. Acho que muitos discordaram de mim, mas acho que é pra isso que estamos aqui. Para debater e aprender!

Acabei colocando ele no Informações Básicas, pois acho que growers de todas as mídias e técnicas irão se beneficiar da leitura, mas se acharem que o posto merece estar em outro lugar, podem mudar!

Então vamos lá! Vim hoje aqui trazer a pergunta: Será que flush existe MESMO?

Flush é uma técnica amplamente divulgada no universo de cultivo, que consiste pelas últimas semanas de floração cortar toda e qualquer nutrição e substituir por água pura. A intenção é fazer com que a planta "use todos os nutrientes que ela tem absorvido, resultando em um fumo mais leve e saboroso". Isso é tão amplamente aceito que ninguém parou pra contestar, mas gostaria de trazer alguns pontos aqui pra jogar uma dúvidas sobre está prática.

1) NUTRIENTES NÃO SÃO RESERVAS: Plantas, uma vez que absorvem os nutrientes e eles estão dentro das plantas, eles vieram para ficar. Eles não ficam em um BANCO de nutrientes, eles se transformam em material plantoso. Sim, uma planta PODE, por exemplo, matar uma folha para enviar mais Nitrogenio para outro lugar. Mas esse nutriente AINDA CONTINUA lá. ele apenas saiu de uma folha para ir para outro lugar da planta. Ele apenas se deslocou

2) NEM TUDO SE FLUSHA: Alguns nutrientes no solo são facilmente flushados, como nitrogênio e magnésio. Outros nutrientes, JAMAIS. A grande maioria deles não ira se dissolver no flush, apenas continuará lá, o que torna o processo teoricamente falho, pois ainda existiram muitos nutrientes que nunca seriam flushados.

3) SOLO X HYDRO: Se flush fosse verdade, cultivos hidropônicos SEMPRE teriam o gosto melhor do que orgânico, e sabemos que isso definitivamente não é verdade. Pelo simples fato que no organico algumas coisas SEMPRE ficarão lá, pois não é uma mídia inerte, é terra! Já no hidro poderíamos cortar 100% de tudo, mantendo com APENAS água. Se flush fosse algo real, teoricamente os cultivos hidropônicos SEMPRE seriam os mais limpos.

4) CULTIVO OUTDOOR DIRETO EM SOLO SERIA LIXO: Se o orgânico estaria com problemas para flush, imagine quem cultiva na direto terra? Você vai fazer o que? Flushar o planeta inteiro??? LOL. Seria impossível atingir um flush direto no solo, porque enfim... é a terra inteira.... Vai me dizer agora que erva crescida em terra é ruim??

5) SÓ MACONHEIRO FAZ ISSO: Quantas vezes vc já viu o tiozinho da roça falando: "Flushei meus morangos, ficaram FANTÁSTICOS!" ou então quantas vezes vc já viu um produto no mercado sendo vendido mais caro porque "foi feito o flush adequado"? Nunca né? Pois é... 6000 anos de agricultura e NINGUÉM do ramo faz isso. Se flush funcionasse vocês não acham que aquelas fazendas hidropônicas imensas de alfaces não estariam fazendo?

6) PRIVAR QUALQUER SER VIVO DE NUTRIENTES NECESSÁRIOS, É CRUELDADE: Isso aqui é mais um opinião minha, acho quase cruel retirar os nutrientes de nossas meninas justamente na fase MAIS IMPORTANTE de suas vidas. A floração é a vida, é a reprodução, é quando ela mais precisa ser saudável e nutrida. Retirar esses nutrientes nessa altura estamos fazendo elas passarem fome quando o que nós vamos fumar está se formando

7) PLANTA STRESSADA = PLANTA HERMADA: Todo grower irá te dizer: "não stressa a planta demais, elas pode gerar flores machos". Esse processo de hermafroditização acontece quando a planta sente que esta sob perigo eminente, e assim quer espalhar sementes para garantir a propagação da espécie. O seu flush aumente SIGNIFICATIVAMENTE as chances delas virarem hermafrodita.

8 EVIDÊNCIA CIENTÍFICA:  Se você não acredita, aqui vai uma pesquisa científica feita com técnicas e frequência de irrigação. FLUSH FOI UMA DELAS.

https://atrium.lib.uoguelph.ca/xmlui/bitstream/handle/10214/12125/Stemeroff_Jonathan_201712_Msc_with_erratum.pdf?sequence=8&isAllowed=y

Para quem não quiser ler a pesquisa, aqui vai um trecho explicativo o ABSTRACT:

"...thresholds and reduced irrigation frequency resulting in water use reductions up to 45.7% which had negligible impacts on yield and cannabinoid profile. Flushing was found to be ineffective in removing any significant amount of nutrient from the bud." - Pag. 3

TRADUÇÂO:

".....redução na frequência e limites da irrigação, com redução de uso de água de até 45.7%, levaram a impactos negligenciáveis no rendimento e perfil cannabinóico. FLUSHING FOI APONTADO EM SER INEFICIENTE EM REMOVER QUALQUER QUANTIDADE SIGNIFICANTE DE NUTRIENTES NO BUD"

Então ta aí galera.... Essa é a minha perspectiva no flush.... Faça seu teste cego, se estiver disposto. Acho dificil que de uma amostra de 10 buds nao flushados e 1 flushado, vc conseguirá dizer a diferença... Pois é, porque provavelmente não tem diferença!

Aquele abraço a todos!

• Like 2
  • Sad 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por isso seu fumo deve ter tudo o mesmo gosto ... kkk 

HOJE TO NO ORGANICO 😃

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post
21 minutos atrás, Mondyll disse:

Fala ai galera GR!

Hoje estou trazendo pra vocês um posto CONTROVERSO, mas que eu gostaria de ter postado faz tempo. Acho que muitos discordaram de mim, mas acho que é pra isso que estamos aqui. Para debater e aprender!

Acabei colocando ele no Informações Básicas, pois acho que growers de todas as mídias e técnicas irão se beneficiar da leitura, mas se acharem que o posto merece estar em outro lugar, podem mudar!

Então vamos lá! Vim hoje aqui trazer a pergunta: Será que flush existe MESMO?

Flush é uma técnica amplamente divulgada no universo de cultivo, que consiste pelas últimas semanas de floração cortar toda e qualquer nutrição e substituir por água pura. A intenção é fazer com que a planta "use todos os nutrientes que ela tem absorvido, resultando em um fumo mais leve e saboroso". Isso é tão amplamente aceito que ninguém parou pra contestar, mas gostaria de trazer alguns pontos aqui pra jogar uma dúvidas sobre está prática.

1) NUTRIENTES NÃO SÃO RESERVAS: Plantas, uma vez que absorvem os nutrientes e eles estão dentro das plantas, eles vieram para ficar. Eles não ficam em um BANCO de nutrientes, eles se transformam em material plantoso. Sim, uma planta PODE, por exemplo, matar uma folha para enviar mais Nitrogenio para outro lugar. Mas esse nutriente AINDA CONTINUA lá. ele apenas saiu de uma folha para ir para outro lugar da planta. Ele apenas se deslocou

2) NEM TUDO SE FLUSHA: Alguns nutrientes no solo são facilmente flushados, como nitrogênio e magnésio. Outros nutrientes, JAMAIS. A grande maioria deles não ira se dissolver no flush, apenas continuará lá, o que torna o processo teoricamente falho, pois ainda existiram muitos nutrientes que nunca seriam flushados.

3) SOLO X HYDRO: Se flush fosse verdade, cultivos hidropônicos SEMPRE teriam o gosto melhor do que orgânico, e sabemos que isso definitivamente não é verdade. Pelo simples fato que no organico algumas coisas SEMPRE ficarão lá, pois não é uma mídia inerte, é terra! Já no hidro poderíamos cortar 100% de tudo, mantendo com APENAS água. Se flush fosse algo real, teoricamente os cultivos hidropônicos SEMPRE seriam os mais limpos.

4) CULTIVO OUTDOOR DIRETO EM SOLO SERIA LIXO: Se o orgânico estaria com problemas para flush, imagine quem cultiva na direto terra? Você vai fazer o que? Flushar o planeta inteiro??? LOL. Seria impossível atingir um flush direto no solo, porque enfim... é a terra inteira.... Vai me dizer agora que erva crescida em terra é ruim??

5) SÓ MACONHEIRO FAZ ISSO: Quantas vezes vc já viu o tiozinho da roça falando: "Flushei meus morangos, ficaram FANTÁSTICOS!" ou então quantas vezes vc já viu um produto no mercado sendo vendido mais caro porque "foi feito o flush adequado"? Nunca né? Pois é... 6000 anos de agricultura e NINGUÉM do ramo faz isso. Se flush funcionasse vocês não acham que aquelas fazendas hidropônicas imensas de alfaces não estariam fazendo?

6) PRIVAR QUALQUER SER VIVO DE NUTRIENTES NECESSÁRIOS, É CRUELDADE: Isso aqui é mais um opinião minha, acho quase cruel retirar os nutrientes de nossas meninas justamente na fase MAIS IMPORTANTE de suas vidas. A floração é a vida, é a reprodução, é quando ela mais precisa ser saudável e nutrida. Retirar esses nutrientes nessa altura estamos fazendo elas passarem fome quando o que nós vamos fumar está se formando

7) PLANTA STRESSADA = PLANTA HERMADA: Todo grower irá te dizer: "não stressa a planta demais, elas pode gerar flores machos". Esse processo de hermafroditização acontece quando a planta sente que esta sob perigo eminente, e assim quer espalhar sementes para garantir a propagação da espécie. O seu flush aumente SIGNIFICATIVAMENTE as chances delas virarem hermafrodita.

8 EVIDÊNCIA CIENTÍFICA:  Se você não acredita, aqui vai uma pesquisa científica feita com técnicas e frequência de irrigação. FLUSH FOI UMA DELAS.

https://atrium.lib.uoguelph.ca/xmlui/bitstream/handle/10214/12125/Stemeroff_Jonathan_201712_Msc_with_erratum.pdf?sequence=8&isAllowed=y

Para quem não quiser ler a pesquisa, aqui vai um trecho explicativo o ABSTRACT:

"...thresholds and reduced irrigation frequency resulting in water use reductions up to 45.7% which had negligible impacts on yield and cannabinoid profile. Flushing was found to be ineffective in removing any significant amount of nutrient from the bud." - Pag. 3

TRADUÇÂO:

".....redução na frequência e limites da irrigação, com redução de uso de água de até 45.7%, levaram a impactos negligenciáveis no rendimento e perfil cannabinóico. FLUSHING FOI APONTADO EM SER INEFICIENTE EM REMOVER QUALQUER QUANTIDADE SIGNIFICANTE DE NUTRIENTES NO BUD"

Então ta aí galera.... Essa é a minha perspectiva no flush.... Faça seu teste cego, se estiver disposto. Acho dificil que de uma amostra de 10 buds nao flushados e 1 flushado, vc conseguirá dizer a diferença... Pois é, porque provavelmente não tem diferença!

Aquele abraço a todos!

Trabalho com agricultura a bastante tempo. Especificamente com tomate e concordo plenamente com você.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, IndicaBless disse:

HOJE TO NO ORGANICO 😃

@IndicaBless andes de criticar faça você o teste na prática. Já fiz flushado e ser flushar e não notei diferença nenhuma em aroma e sabor. A única diferença notada é que sem flushar rendeu mais que flushado. Trabalho com fisiologia vegetal e não tem sentido nenhum em flushar uma planta, pois os nutrientes absorvidos pela planta são fixados nós respectivos tecidos vegetais. Falando de fisiogia os aparelhos reprodutivos vegetais funcionam como drenos nas plantas então quando você para de colocar nutrientes para a planta ela transloucada de outras partes para suprir a necessidade momentâneo da flor.

• Thanks 1
  • Confused 1

Compartilhar este post

Link para o post
8 minutos atrás, JacareBud disse:

@IndicaBless andes de criticar faça você o teste na prática. Já fiz flushado e ser flushar e não notei diferença nenhuma em aroma e sabor. A única diferença notada é que sem flushar rendeu mais que flushado. Trabalho com fisiologia vegetal e não tem sentido nenhum em flushar uma planta, pois os nutrientes absorvidos pela planta são fixados nós respectivos tecidos vegetais. Falando de fisiogia os aparelhos reprodutivos vegetais funcionam como drenos nas plantas então quando você para de colocar nutrientes para a planta ela transloucada de outras partes para suprir a necessidade momentâneo da flor.

Meu amigo já fiz o teste na prática e os melhores também ... fumar planta sem flush ta te fazendo mal, não notou diferenca pq suas plantas tem tudo mesmo cheiro e gosto. 

edit : vai na califa ve se alguem nao faz flush ... PARA ... inclusive o flawless finish não serve para nada é fakenews né?   kkkkkkkk  meu solo notill NÃO FAÇO FLUSH 😃

• Confused 1

Compartilhar este post

Link para o post

Esses tempos fizeram testes com flores sem flush, com 7 e 14 dias e a maioria que fez teste cego preferiu sem flush

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
9 minutos atrás, IndicaBless disse:

Meu amigo já fiz o teste na prática e os melhores também ... fumar planta sem flush ta te fazendo mal, não notou diferenca pq suas plantas tem tudo mesmo cheiro e gosto. 

edit : vai na califa ve se alguem nao faz flush ... PARA ... inclusive o flawless finish não serve para nada é fakenews né?   kkkkkkkk  meu solo notill NÃO FAÇO FLUSH 😃

Tinham sim o mesmo gosto e cheiro, o flushado e o sem flushar, igualzinho.

O Flawless finish serve sim para alguma coisa.....gastar dinheiro e deixar os caras mais ricos....kkkkkkkk

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
18 minutos atrás, JacareBud disse:

Opaa irmao @JacareBud

Realmente não sou biólogo, e conheço muito pouco sobre fisiologia vegetal, então terei que ir com a sua palavra nessa ahahhaha. Eu sempre fui adepto do flush, durante muitos anos. Mais recentemente tive que acabar tendo que mexer nos meus flushs pois agora cultivo hidroponico. E como fazer 2 semanas de flush no hidro não é possível (a planta simplesmente não aguenta tanto tempo só de água), comecei a experimentar diferentes períodos de flush, e comecei a notar que não via  muita diferença ahhaha. Comecei a ir atras e bati nessa pesquisa. Hoje estou em um regime sem flush.

14 minutos atrás, IndicaBless disse:

Fala irmao @IndicaBless

Entendo sua posição man, realmente existe muita gente de peso na indústria que advoga forte pela prática. A respeito de cultivos comerciais, na CA especificamente não sei dizer, mas na Espanha sei que os cultivos comerciais não costumam trabalhar com flush.

Existe um argumento forte até para isso, e tenho que reconhecer. Se cultivos comerciais não trabalham, ao necessariamente quer dizer que não seja a melhor coisa, vide que eles querem lucro acima do melhor fumo. Mas de qualquer forma, depois de muitos anos cultivando, sendo adepto forte do flush, acabei escorregando pra esse lado meio naturalmente.

Sobre se meu fumo "tem o mesmo gosto de cheiro", isso não vou ficar debatendo aqui ahahha se nao a gente fica "eh uma bosta", "não é não", "é sim" etc etc etc. TO aqui compartilhando uma experiencia pessoal e levantando alguns pontos, ta tranquilo se não for pra todo mundo, mas acho que informação e debate é sempre bem vindo

4 minutos atrás, Critical Lemon disse:

Esses tempos fizeram testes com flores sem flush, com 7 e 14 dias e a maioria que fez teste cego preferiu sem flush

Fala parceiro @Critical Lemon

POxa man que legal, tem o link do estudo?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
23 minutos atrás, Critical Lemon disse:

Eu vou procurar o link, lembro de ter visto no Instagram.

Seria legal, pra ver um pouco mais de uma abordagem objetiva sobre o assunto. Como o irmao @JacareBud sugeriu, e corroborada pela pesquisa que eu postei no tópico, simplesmente não é assim que a fisiologia vegetal funciona. Remoção de nutrientes do sistema da planta é simplesmente impossível através de regas insistentes.

Mas ainda assim, pode ser que tenham aspectos do flush que não sejam atribuídos exatamente aos nutrientes serem removidos, o que poderia sim resultar de qualquer maneira em um fumo melhor. Então uma pesquisa cega de teste de paladar seria muito interessante pra tirar uma prova empírica disso tudo.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, IndicaBless disse:

HOJE TO NO ORGANICO 😃

Fala irmão @IndicaBless

me ocorreu aqui uma pergunta pra te fazer, já que você é do orgânico! Não concorda comigo que o flush feito em um sistema de cultivo hidropônico seria mais efetivo? Porque bastaria substituir a solução nutritiva por agua pura, e pronto, um flush perfeito. Então, teoricamente, nós sempre potencialmente teríamos um fumo "mais limpo" quando feito em hidropônico certo?

Mas eu que sou da gang hidro posso atestar, frequentemente os fumos orgânicos SÃO MELHORES do que os de hidropônico. Tecnicamente isso não deveria acontecer, pois o flush no hidro é sempre mais intenso. Claro que teríamos outros fatores envolvidos, como o curso geral do cultivo, mas você que é do orgânico pode dizer, o fumo de "vocês" geralmente é melhor do que o "nosso". Com certeza não é pelo flush!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Mondyll disse:

Fala ai galera GR!

Então cara, seu ponto de vista é sim bastante interessante e eu quero aqui levantar um outro ponto (Talvez). Sou técnico agrícola formado e cursei agronomia por 6 semestres (infelizmente nao cheguei a conclusão). A maioria dos pontos que vc levantou ai estão corretos e fazem todo sentido. Porem, o lance do Flush hoje em dia é visto como algo para "eliminar" os nutrientes da planta para melhorar o gosto e bla bla bla, mas a realidade não é essa, vamos la.

Quando voce faz cultivos em em terra, assim como voce citou ai em cima, é impossível eliminar os nutrientes e tudo mais, voce está em um meio vivo e "formado" por nutrientes, mas assim mesmo na agricultura convencional não costumamos ver a adição de fertilizantes próximo da colheita, ao exemplo da soja, milho, sorgo... O Fosforo por nao ser volátil é adicionado no momento do plantio, 45 dias depois vem a adubação de cobertura com nitrogênio e potássio e em plantações onde há pivô central ou algum tipo de irrigação essa fertilização pode ser feita mais de uma vez até o incio da produção, caso contrario essa é a ultima adubação que essa planta irá receber, sendo assim, do inicio da produção até o final a planta ja teve seu tempo para eliminar os sais que poderiam ter se acumulado na linha das raízes e talvez essa seja a real ideia do flush, eliminar os sais e "restos" que ficaram ali na linha da raiz.

O amigo Jacaré ai comentou sobre o cultivo de tomates, sabe-se também que se o cultivo de tomates quando feito em estufas e no chão com irrigação localizada, nada pode-se fazer, não há como lavar a terra toda... Porem, se esse cultivo de tomates for realizado também em estufas mas dessa vez em vasos, como muitos produtores estão fazendo hoje, nota-se que nenhum desses produtores faz reuso desse substrato utilizado anteriormente, ou se faz, é feito todo um manejo e processo de lavagem exatamente para eliminar os resquícios de fertilizantes que possam ter ficado ali e principalmente para eliminar os sais que estariam ali acumulados. 

Outro ponto que alguns cultivadores de Cannabis levantam, é que durante as ultimas duas semanas de vida da planta ela simplesmente "para" de comer, não absorve mais nutrientes para transformar em resina ou para engordar os buds, ela começa a carregar tudo que tem (dentro dela) e concentrar no acabamento das flores. Talvez dai tambem essa ideia do flush, onde ja que a planta não faz mais a absorção de nutrientes, se ela tiver em suas raizes um "ambiente" mais leve, menos ou nada saturado de sais e restos de fertilizantes, ela possa fazer esse acabamento de forma melhor e mais otimizada, melhorando assim o resultado final.

Bom, esses são os pontos que eu tenho para levantar, espero contribuir de alguma forma com essa discussão.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
23 minutos atrás, Mondyll disse:

Fala irmão @IndicaBless

me ocorreu aqui uma pergunta pra te fazer, já que você é do orgânico! Não concorda comigo que o flush feito em um sistema de cultivo hidropônico seria mais efetivo? Porque bastaria substituir a solução nutritiva por agua pura, e pronto, um flush perfeito. Então, teoricamente, nós sempre potencialmente teríamos um fumo "mais limpo" quando feito em hidropônico certo?

Mas eu que sou da gang hidro posso atestar, frequentemente os fumos orgânicos SÃO MELHORES do que os de hidropônico. Tecnicamente isso não deveria acontecer, pois o flush no hidro é sempre mais intenso. Claro que teríamos outros fatores envolvidos, como o curso geral do cultivo, mas você que é do orgânico pode dizer, o fumo de "vocês" geralmente é melhor do que o "nosso". Com certeza não é pelo flush!

Tem gente no hidroponico flushando toda semana ta? Qual é a fertilização dessa galera que não faz flush? Hoje to no notill pela facilidade e o acesso a um big solo brabo ai.. E não tenho o mesmo resultado de uma fertilização completa advanced/remo/gh que é o que temos de facil acesso no nosso mercado.  Vamo fazer assim, marcamos a degustação das flores e tiramos a prova. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
42 minutos atrás, Saiber disse:

Então cara, seu ponto de vista é sim bastante interessante e eu quero aqui levantar um outro ponto (Talvez). Sou técnico agrícola formado e cursei agronomia por 6 semestres (infelizmente nao cheguei a conclusão). A maioria dos pontos que vc levantou ai estão corretos e fazem todo sentido. Porem, o lance do Flush hoje em dia é visto como algo para "eliminar" os nutrientes da planta para melhorar o gosto e bla bla bla, mas a realidade não é essa, vamos la.

Quando voce faz cultivos em em terra, assim como voce citou ai em cima, é impossível eliminar os nutrientes e tudo mais, voce está em um meio vivo e "formado" por nutrientes, mas assim mesmo na agricultura convencional não costumamos ver a adição de fertilizantes próximo da colheita, ao exemplo da soja, milho, sorgo... O Fosforo por nao ser volátil é adicionado no momento do plantio, 45 dias depois vem a adubação de cobertura com nitrogênio e potássio e em plantações onde há pivô central ou algum tipo de irrigação essa fertilização pode ser feita mais de uma vez até o incio da produção, caso contrario essa é a ultima adubação que essa planta irá receber, sendo assim, do inicio da produção até o final a planta ja teve seu tempo para eliminar os sais que poderiam ter se acumulado na linha das raízes e talvez essa seja a real ideia do flush, eliminar os sais e "restos" que ficaram ali na linha da raiz.

O amigo Jacaré ai comentou sobre o cultivo de tomates, sabe-se também que se o cultivo de tomates quando feito em estufas e no chão com irrigação localizada, nada pode-se fazer, não há como lavar a terra toda... Porem, se esse cultivo de tomates for realizado também em estufas mas dessa vez em vasos, como muitos produtores estão fazendo hoje, nota-se que nenhum desses produtores faz reuso desse substrato utilizado anteriormente, ou se faz, é feito todo um manejo e processo de lavagem exatamente para eliminar os resquícios de fertilizantes que possam ter ficado ali e principalmente para eliminar os sais que estariam ali acumulados. 

Outro ponto que alguns cultivadores de Cannabis levantam, é que durante as ultimas duas semanas de vida da planta ela simplesmente "para" de comer, não absorve mais nutrientes para transformar em resina ou para engordar os buds, ela começa a carregar tudo que tem (dentro dela) e concentrar no acabamento das flores. Talvez dai tambem essa ideia do flush, onde ja que a planta não faz mais a absorção de nutrientes, se ela tiver em suas raizes um "ambiente" mais leve, menos ou nada saturado de sais e restos de fertilizantes, ela possa fazer esse acabamento de forma melhor e mais otimizada, melhorando assim o resultado final.

Bom, esses são os pontos que eu tenho para levantar, espero contribuir de alguma forma com essa discussão.

Fala irmao @Saiber, cara muito obrigado pela contribuição! Uma leitura muito interessante e uma perspectiva sólida disso tudo!

Aqui eu acho que chegamos em um ponto muito interessante! Pois acho que você está dizendo que na agricultura convencional o corte de fertilizante próximo ao fim da safra seria como um flush, e eu entendo perfeitamente o seu ponto! Para que continuar adiconando, se a taxa de consumo da planta está diminuindo? Porque arriscar a contaminação do solo com sais em excesso?

E quanto a isso não tenho o que falar. Mas quando falamos de flush no universo canabico, nao apenas paramos de dar nutrição, mas tentamos "lavar" a mídia do que já existe. E isso não acontece quando na agricultura tradicional corta-se a  nutrição. Vocês não aumentam o quanto de agua passam a nutrir, para lavar o solo.

Quanto a carregar o que tem na planta para a engorda, eu entendo o apelo. Mas não seria melhor só deixar lá o que já está e fornecer mais para a engorda adicional? Já que não se trata de retirar os nutrientes ali contidos.

Cara muito obrigado pela contribuição, vou levar em séria consideração tudo isso para o meu regime aqui no jardim!

40 minutos atrás, IndicaBless disse:

Tem gente no hidroponico flushando toda semana ta? Qual é a fertilização dessa galera que não faz flush? Hoje to no notill pela facilidade e o acesso a um big solo brabo ai.. E não tenho o mesmo resultado de uma fertilização completa advanced/remo/gh que é o que temos de facil acesso no nosso mercado.  Vamo fazer assim, marcamos a degustação das flores e tiramos a prova. 

@IndicaBless

Cara peço desculpas por não ter sido mais específico quanto a isso. Erro meu.

Estamos falanod de "dois tipos" de flush diferentes. Uma coisa é isso que você falou, "Tem gente no hidroponico flushando toda semana ta?". Isso com absoluta certeza! Um flush periódico, sobretudo em sistema hidroponico é absolutamente necessário. Mas se trata de uma lavada rápida (1 à 2 horas) de agua recirculando no sistema, isso para limpar as raízes e a mídia de excessos de sais que poderiam ter acumulado. Logo após esse curto período de lavagem, é imediatamente reposto o sistema com a nova solução nutritiva. Esse flush tem por objetivo uma "reset" no sistema. Uma lavagem completa para que excessos de nutrientes sejam despejados. Esse é um tipo de flush MUTO mais difícil de ser feito em solo, pelas características da mídia. Fora que em hidroponico temos outras coisas para cuidar como, mangueiras entupidas, pedras de ar sujas, beiradas sujas dos tanques. Isso tudo precisa ser limpo. NO meu sistema faço isso toda troca de solução, a cada 7-10 dias.

O flush que me refiro no post, é a técnica de finalização para "limpar o fumo". seria o equivalente a nós do hidro pararmos de colocar solução nutritiva e deixarmos APENAS agua rodando no sistema por 1 semana. E no hidro eu te digo, isso MATA uma planta.

Sobre a degustação, se marcássemos uma seria para conhecer uma pessoa nova, e potencialmente fazer um novo amigo. Teria o maior prazer em fumar das suas flores e nada alem de respeito pelo seu esforço! Como esperaria o mesmo de quem fumasse das minhas. Não seria pra medir tamanho de rola ahahahah. Memso pq, pra tirar a prova isso nao diria mta coisa. E se vc for um grower mto melhor que eu? Sua flor seria melhor de qualquer jeito, não importa o flush.... Se quiser "tirar a prova" faça do seu jardim contra ele mesmo. Duas plantas, mesma criação, mesma mão, mesmo tudo... apenas mude o flush!

abraço parceiro!

Compartilhar este post

Link para o post

O tema é polêmico. Com a abordagem mais científica que vêm sido aplicada ao cultivo de cannabis com a legalização em torno do mundo, alguns mitos do cultivo vêm sendo analisados e desmentidos em vários casos.

Tenho visto cada vez mais estudos defendendo esse ponto que o flush não serve pra nada. 

Esse ai é um exemplo, realizado por uma empresa de cannabis norte-americana.

Principais pontos:

• Rx Green Technologies evaluated the effects of different flushing times on chemical profile, flavor, and smoking characteristics in Cannabis flower. 
  • Flushing periods of 14, 10, 7 and 0 days were imposed on Cherry Diesel.
  • No differences were detected between flush treatments for yield, potency, or terpenes.
  • Analysis of mineral content of leaves indicated small changes in content of iron and zinc.
  • Taste test panelists tended to prefer flower flushed for 0 days.

Traduzindo:

A RX testou os efeitos de diferentes períodos de flush no perfil químico, sabor, e a qualidade do fumo 

Testaram uma mesma strain com períodos de flush de 0,7,10 e 14 dias

Nenhuma diferença foi encontrada nos diferentes tratamentos em rendimento, potencia ou terpeno

A análise de conteúdo mineral nas folhas encontrou pequenas diferenças no conteúdo de ferro e zinco

Durante o teste cego os participantes preferiram a flor que teve 0 dias de flush

Link pro estudo completo:

https://www.rxgreentechnologies.com/rxgt_trials/flushing-trial/

• Like 3
  • Thanks 2

Compartilhar este post

Link para o post

Salve, Mondyll!!

Muito bom esse tópico, suas colocações são bem pertinentes.

Essa discussão é antiga nos fóruns, etc., e prevalece a idéia de flushar. A grande maioria dos cultivadores feras recomenda.

Realmente, na teoria, não faz muito sentido flushar.  Mas existem muitos processos  que ainda não entendemos no cultivo de cannabis. Não temos a explicação científica(e ela certamente existe).

Eu faço DWC e sempre flushando na ultima semana.  Essa ultima semana não é exatamente para engorda dos buds, embora aconteça um pouco. É para "finalização" dos buds. A  essa altura, a planta tem sais " estocados", e no flush, se alimenta dos nutrientes acumulados nas folhas. Que vão amarelando e/ou arroxeando, e ocorre um "acabamento" no sabor e resina dos buds. Uma maturação dos frutos.  E na ultima semana, a planta praticamente não come nada, então sem flush, corre-se o risco de dar um overfert... o que afetaria a qualidade. Não vale a pena correr esse risco!

No cultivo orgânico o flush talvez não seja necessário. Mas para hydro, ainda mais DWC, é importante. No DWC, as raizes  estão mergulhadas na solução de fertilizantes, então a absorção é muito intensa( e o acúmulo de sais nas raízes tb). Precisa de  "descanso" e limpeza(mini-flush periódico e semana final). Na terra ou substrato, funciona de outra maneira.

Já sobre a diferença entre organico e sintético, claro que o sabor do organico é melhor. Porém, a diferença não é tão grande! Então prefiro hydro/sintetico pelo rendimento muito maior e velocidade de cultivo muito maior. Meu cultivo é de 2 plantas por ciclo  e  eu fumo muito. Iria faltar ganja se fosse orgânico...

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post