Ir para conteúdo
Growroom
Entre para seguir isso  
matheuskeidy

Iluminação pc grow

Recommended Posts

Galera, estou pesquisando alguns tipos de lâmpadas para utilizar no Pc grow que estou montando, mas estou com algumas dúvidas a respeito da iluminação. Estou pensando em comprar duas lampadas led de 50w cada para usar neste Pc grow, seria o suficiente? 

Link da lâmpada: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-922398868-lmpada-led-50w-milho-branco-frio-5u-6000k-bivolt-super-led-_JM

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, matheuskeidy disse:

Galera, estou pesquisando alguns tipos de lâmpadas para utilizar no Pc grow que estou montando, mas estou com algumas dúvidas a respeito da iluminação. Estou pensando em comprar duas lampadas led de 50w cada para usar neste Pc grow, seria o suficiente? 

Link da lâmpada: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-922398868-lmpada-led-50w-milho-branco-frio-5u-6000k-bivolt-super-led-_JM

cara tem uma centena de diários com pc grows inclusive bem atuais, estuda eles com calma e interage com os criadores. Eu acho que essa luz milho é ruim hein. Estuda ai com calma e usa as boas referencias do forum.

Compartilhar este post

Link para o post

Brother, na minha opinião pelo valor dessas lampadas eu pegaria chips led COB (você encontra no mercadolivre também e não ocupa muito espaço no pcgrow) e sobraria pra comprar o dissipador de calor + coolers.

Você vai conseguir cultivar com esta lampada do anúncio porém não vai ter um bom resultado, e como ela tem o espectro branco frio, é recomendada apenas pro vegetativo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tava querendo montar um pois o já pronto está além do meu orçamento disponível no momento... 😕

Esses Chips led COB, com quantos W ele faria relativamente bem seu papel em um PC grow? 2 de 50w seria o suficiente? E em relação ao branco frio, qual o mais correto para o período de floração?

Estou com 100$ para gastar na iluminação, dentre esse orçamento qual lâmpada melhor custo benefício disponível atualmente? 

Compartilhar este post

Link para o post
22 horas atrás, matheuskeidy disse:

Eu tava querendo montar um pois o já pronto está além do meu orçamento disponível no momento... 😕

Esses Chips led COB, com quantos W ele faria relativamente bem seu papel em um PC grow? 2 de 50w seria o suficiente? E em relação ao branco frio, qual o mais correto para o período de floração?

Estou com 100$ para gastar na iluminação, dentre esse orçamento qual lâmpada melhor custo benefício disponível atualmente? 

Dae @matheuskeidy, tudo beleza?

Da uma olhada no meu diario, montei o pc grow com controle de lampadas(timer), temperatura e vou instalar o atuador de umidade. Pecas de sucatas e 2 lampadas led bulbo da tashibra de 15w.

Iniciar ja é  mais de meio caminho andado e os upgrades serao constantes, por isso inicie com o basico.

Se forem prem as seeds, vai ter tempo de fazer bastante upgrade,

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post
Em 25/04/2020 at 03:14, matheuskeidy disse:

Com 50w você consegue levar tranquilo, 100w seria melhor ainda, pra floração cor quente (amarelo/vermelho).

No caso dos chips cob você pode optar pelos full spectrum é ideal pra cultivo de plantas.

Em 25/04/2020 at 03:14, matheuskeidy disse:

Se você já tiver algum material pra usar de dissipador + coolers recomendo led cob, você encontra a unidade a R$30 sem precisar de reator (110/220v).

Outra opção seria uma HPS / HQI tubular (aproximadamente R$ 45 250w), porém esquenta bastante e vai precisar montar uma boa ventilação ou um cooltube caseiro, mas pode ser difícil manter a temperatura baixa em espaço pequeno.

Compartilhar este post

Link para o post

Andei pesquisando mais um pouco e vi este anúncio de uma fullspectrum 28w, com 2400 lumens (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-902358218-lampada-led-grow-28w-plantas-cultivo-indoor-estufa-full-spec-_JM)

Estou pensando seriamente em adquirir 2 lâmpadas desta para o PC grow, o que acham? Da pra cultivar tranquilamente tanto no período vegetativo quanto na floração?

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando o tópico.... estou querendo montar um pc grow também, e minha maior dúvida é em questão da iluminação.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 29/04/2020 at 12:51, matheuskeidy disse:

Andei pesquisando mais um pouco e vi este anúncio de uma fullspectrum 28w, com 2400 lumens (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-902358218-lampada-led-grow-28w-plantas-cultivo-indoor-estufa-full-spec-_JM)

Estou pensando seriamente em adquirir 2 lâmpadas desta para o PC grow, o que acham? Da pra cultivar tranquilamente tanto no período vegetativo quanto na floração?

E ae @matheuskeidy, tudo blz?

Tenho desses leds coloridos e não recomendo, fuja deles, a planta não cresce, os meus estão encostados. Atualmente uso essas lâmpadas leds flc, tenho 2 de 15w, mas quero botar mais uma. Na vega peguei de 6500k e pra flora comprei de 3000k. Vi nos diários aqui do GR que dá pra tirar o bulbo, dá pra desmontar e colocar em placa de alumínio ou colocar leds mesmo. Deixei 3 diários que acompanho, pois quero otimizar o meu pc, melhorar a luminação. Em relação à extração e ventilação, tenho dois fans de 12 cm em 12v para ventilação e 1 fan de 9cm pra extração do ar quente. 

1791403277_pcgrow1-13_05_2020.thumb.jpg.51aa3828f4911b094b7aa894d2a9d9aa.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Em 29/04/2020 at 14:51, thmmir disse:

Acompanhando o tópico.... estou querendo montar um pc grow também, e minha maior dúvida é em questão da iluminação.

Hoje, de iluminação pro pc grow, eu fugiria de ledcob e tentaria fazer uma placa com varios leds de 10w ou menos... 

O problema do pc grow com leds potentes é que a área logo a baixo da luz fica com um fluxo de luz muito forte.... e queima a planta mesmo...

por isso acho que a solução seria distribuir vários leds menos potentes por toda a cobertura do pc... 

Compartilhar este post

Link para o post

Salve @matheuskeidy

Sugiro a ideia do @weedsboy de colocar chip de menor potência distribuídos por toda a área do pcgrow.

Eu estou com um diário de um pcgrow#1 rodando com 3 lâmpadas led bulbo(sem bulbo) e com outro pcgrow#2 quase pronto com um chip cod led 50W 3500K - YXO do ML mesmo e coloquei um pedaço de fita de led no teto do gabinete. Se quiser dá uma passa lá no meu diário pra ver como está. 

Compartilhar este post

Link para o post
Em 29/04/2020 at 11:51, matheuskeidy disse:

Vai depender do tamanho do teu grow.

A moda hoje em iluminação não é basear em watts ou lumens por metro2.

Hoje considera-se a PPFD e a PAR por metro quadrado na altura das plantas.

image.png.df5ba0632d95868b9d929fdcb241850e.png

Aproveitando queria perguntar, se alguem souber responder,  independente do tamanho do grow, qual seria o MINIMO de PPFD ou PAR para um grow de alta produção?

Valeu

Malero

image.png

Compartilhar este post

Link para o post
36 minutos atrás, Malero disse:

Vai depender do tamanho do teu grow.

A moda hoje em iluminação não é basear em watts ou lumens por metro2.

Hoje considera-se a PPFD e a PAR por metro quadrado na altura das plantas.

image.png.df5ba0632d95868b9d929fdcb241850e.png

Aproveitando queria perguntar, se alguem souber responder,  independente do tamanho do grow, qual seria o MINIMO de PPFD ou PAR para um grow de alta produção?

Valeu

Malero

image.png

como funciona isso ?

Compartilhar este post

Link para o post

Em humanos e animais, a percepção de cores e luz acontece através da visão fotópica. A partir disto, criou-se os Lumens, que medem o fluxo luminoso de uma lâmpada. No entanto, quando se trata de iluminação para plantas, não se fala (apenas) em Lumens.
Isso acontece porque este sistema baseia-se na percepção humana da luz, não das plantas. Foi pensando nisso que criou-se o termo PAR, que é a chave para mensurar a eficiência da luz no grow.

PAR (Radiação Ativa Fotossintética) é uma medida muito importante, quando se trata de iluminação de plantas. Esse termo significa o comprimento de luz, dentro da faixa visível, que impulsionam a FOTOSSÍNTESE. Em outras palavras, PAR é o tipo de luz que pode ser aproveitada pelas plantas para fins fotossintéticos. No entanto, em termos de equipamentos de iluminação de cannabis, é importante saber não somente quanto PAR o aparelho produz, mas também, quanto deste PAR é entregue às plantas.

Isso porque muito da luz pode ''se perder'' no caminho até atingir as folhas. Além disso, é interessante também o quanto de energia é gasto para entregar esta quantia de PAR. Qual o gasto de energia (influenciando diretamente o custo de produção).
Para medir a quantidade de PAR produzido por um equipamento, utiliza-se o termo PPF, que significa o fluxo de fótons fotossintéticos. Ou seja, é a quantidade total de PAR produzida por um sistema de iluminação a cada segundo. Este termo é medido em micromoles por segundo e não mede o quanto de luz realmente chega às plantas, mas o quanto é emitido. Para saber o quanto chega nas plantas, vamos conhecer um terceiro termo: PPFD.

O PPFD representa a densidade do fluxo de fótons fotossintéticos. Ou seja, a quantidade de PAR que realmente atinge as plantas do seu cultivo. Em termo científico, é o número de fótons fotossinteticamente ativos que caem em uma dada superfície a cada segundo, por isso é medido em micromoles por metro quadrado por segundo.
Para medir corretamente o PPFD, é necessário realizar várias medidas, em uma determinada distância, e depois calcular a média da área de todas elas. Apesar disso, algumas empresas informam apenas o PPFD no ponto central de uma área. Este valor pode confundir o consumidor, pois as luzes de horticultura são naturalmente mais brilhantes no centro e perdem força perto das bordas. Assim, você pode adquirir um produto pensando que ele é muito potente, quando, na verdade, ele é potente apenas no centro da área que atinge. Aumentando o custo elétrico da produção sem melhorar a performance da planta. 

Concluindo, para ter certeza do valor indicado pelo fabricante, ele deve informar o número de medições utilizadas para calcular a média, a distância da medição da fonte de luz (vertical e horizontal) e a relação de valor mínimo/máximo.

Então PPFD significa a eficiência que um sistema de iluminação tem em converter energia elétrica em PAR. É comum os fabricantes informarem os watts elétricos totais (w/m²), ou lumens total,  mas isso não diz muita coisa, já que watt é uma medida de entrada elétrica, não de saída de luz e lumen é uma medida de produção luminosa e não de aproveitamento pela planta. Porém, se a potência de entrada é fornecida, junto com o PPF, a eficácia do fóton pode ser calculada. A unidade de medida de eficácia do fóton é micromoles por Joule, e quanto maior este número for, maior é a eficiência do sistema (menos energia gasta para produzir luz -PAR).
Quando uma empresa não fornece as unidades corretas discutidas acima, normalmente é porque ela não produz equipamentos específicos para horticultura. Isso não é um problema, desde que seja possível certificar a eficiência do equipamento nos parâmetros necessários de outra forma.
Sabemos que são muitos termos novos que podem causar confusão, porém necessários para entender a eficiência da luz no grow.

AGORA volte no quadro de PPFD (quadro laranja)

Compartilhar este post

Link para o post
Em 20/05/2020 at 09:58, weedsboy disse:

Hoje, de iluminação pro pc grow, eu fugiria de ledcob e tentaria fazer uma placa com varios leds de 10w ou menos... 

O problema do pc grow com leds potentes é que a área logo a baixo da luz fica com um fluxo de luz muito forte.... e queima a planta mesmo...

por isso acho que a solução seria distribuir vários leds menos potentes por toda a cobertura do pc... 

Até agora, não vejo nenhuma vantagens no uso de LEDs a não ser sobre o calor interno no grow.

POREM, Tanto na produção de Lumens e economia de energia eletrica, tanto a HPS quanto a HQI são melhores que a tecnologia de LED que ai está. Pior ainda dessas porcarias chinesas vendidas na net. Resta saber o PPFD destas lampadas. (alguem sabe?)

O calor interno do grow tem saida, agora bater a HPS (160 lumens /W) e uma HQI (110 l/W) é dificil pra um LED moderno (tipo COB) com 100 l/W (quando chega).

Me corrijam se eu estiver errado, por favor.

Malero

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que as HPS e HQI são inviáveis para micro cultivo. Sobre serem superiores, eu concordo em partes.

Para floração eu acho que ainda não tem lampada melhor do que a HPS, se levando em conta todo o conjunto da obra. 

Agora pra fase vegetativa, a HQI já perdeu seu lugar.... Leds são melhores.. principalmente os que tem um bom espectro azul

Sobre relação lumens/w, leds de ultima geração chegam em até 220 lumens/w ... procura lm301h da sansung... mas mesmo a hps sendo menos eficiente, parece que a planta gosta mais do seu espectro de luz do que as dos leds...

Compartilhar este post

Link para o post
Em 25/05/2020 at 19:05, Malero disse:

Em humanos e animais, a percepção de cores e luz acontece através da visão fotópica. A partir disto, criou-se os Lumens, que medem o fluxo luminoso de uma lâmpada. No entanto, quando se trata de iluminação para plantas, não se fala (apenas) em Lumens.
Isso acontece porque este sistema baseia-se na percepção humana da luz, não das plantas. Foi pensando nisso que criou-se o termo PAR, que é a chave para mensurar a eficiência da luz no grow.

PAR (Radiação Ativa Fotossintética) é uma medida muito importante, quando se trata de iluminação de plantas. Esse termo significa o comprimento de luz, dentro da faixa visível, que impulsionam a FOTOSSÍNTESE. Em outras palavras, PAR é o tipo de luz que pode ser aproveitada pelas plantas para fins fotossintéticos. No entanto, em termos de equipamentos de iluminação de cannabis, é importante saber não somente quanto PAR o aparelho produz, mas também, quanto deste PAR é entregue às plantas.

Isso porque muito da luz pode ''se perder'' no caminho até atingir as folhas. Além disso, é interessante também o quanto de energia é gasto para entregar esta quantia de PAR. Qual o gasto de energia (influenciando diretamente o custo de produção).
Para medir a quantidade de PAR produzido por um equipamento, utiliza-se o termo PPF, que significa o fluxo de fótons fotossintéticos. Ou seja, é a quantidade total de PAR produzida por um sistema de iluminação a cada segundo. Este termo é medido em micromoles por segundo e não mede o quanto de luz realmente chega às plantas, mas o quanto é emitido. Para saber o quanto chega nas plantas, vamos conhecer um terceiro termo: PPFD.

O PPFD representa a densidade do fluxo de fótons fotossintéticos. Ou seja, a quantidade de PAR que realmente atinge as plantas do seu cultivo. Em termo científico, é o número de fótons fotossinteticamente ativos que caem em uma dada superfície a cada segundo, por isso é medido em micromoles por metro quadrado por segundo.
Para medir corretamente o PPFD, é necessário realizar várias medidas, em uma determinada distância, e depois calcular a média da área de todas elas. Apesar disso, algumas empresas informam apenas o PPFD no ponto central de uma área. Este valor pode confundir o consumidor, pois as luzes de horticultura são naturalmente mais brilhantes no centro e perdem força perto das bordas. Assim, você pode adquirir um produto pensando que ele é muito potente, quando, na verdade, ele é potente apenas no centro da área que atinge. Aumentando o custo elétrico da produção sem melhorar a performance da planta. 

Concluindo, para ter certeza do valor indicado pelo fabricante, ele deve informar o número de medições utilizadas para calcular a média, a distância da medição da fonte de luz (vertical e horizontal) e a relação de valor mínimo/máximo.

Então PPFD significa a eficiência que um sistema de iluminação tem em converter energia elétrica em PAR. É comum os fabricantes informarem os watts elétricos totais (w/m²), ou lumens total,  mas isso não diz muita coisa, já que watt é uma medida de entrada elétrica, não de saída de luz e lumen é uma medida de produção luminosa e não de aproveitamento pela planta. Porém, se a potência de entrada é fornecida, junto com o PPF, a eficácia do fóton pode ser calculada. A unidade de medida de eficácia do fóton é micromoles por Joule, e quanto maior este número for, maior é a eficiência do sistema (menos energia gasta para produzir luz -PAR).
Quando uma empresa não fornece as unidades corretas discutidas acima, normalmente é porque ela não produz equipamentos específicos para horticultura. Isso não é um problema, desde que seja possível certificar a eficiência do equipamento nos parâmetros necessários de outra forma.
Sabemos que são muitos termos novos que podem causar confusão, porém necessários para entender a eficiência da luz no grow.

AGORA volte no quadro de PPFD (quadro laranja)

Uau, que aula!
Aprendi muito nessa postagem e vou estudar mais, obrigado por compartilhar.

Compartilhar este post

Link para o post