tonrasta

ALUDA! Plantas sempre começam a morrer com 20 dias!

Recommended Posts

Galera, estou postando pela primeira vez após mais de 2 meses de apenas leituras. Estou criando este post pq já não sei o q fazer. Minha terceira tentativa deu errado mais uma vez e eu não consigo encontrar o problema. Será q vcs podem me ajudar a encontrar o q está matando minhas filhinhas?

• Eu estou cultivando indoor com um grow de 1 x 1 x 1,8 m, ou seja tenho espaço.
  • Estou treinando com prenseeds pois só quero investir em seeds boas depois q eu conseguir levar um cultivo até o fim.
  • Minha luz é um painel de LED Viparspectra de 600W (meu maior investimento). Estou deixando a 80cm de altura como manda o fabricante.
  • Tenho 2 exaustores, um joga ar pra dentro na parte de baixo e outro joga ar pra fora pela parte de cima. Tenho tbm um mini ventilador dentro pra refrescar e circular ar.
  • A temperatura varia essa época de verão aqui. Geralmente fica entre 25 e 30 graus nos dias mais quentes.
  • Umidade varia entre 50 e 70% geralmente.
  • Tenho usado agua da torneira desde o começo. Deixo a agua num baldão com uma tela tampando e tenho um compressor de ar de aquário dentro borbulhando ar. Me indicaram fazer isso pra agua repousar por uns dias pra sair o cloro e oxigenar a agua. O PH da agua da torneira aqui sai com PH alcalino por volta de 7.7, mas eu sempre baixo com PHDown pra cerca de 6.3 antes de regar.
  • Agora o solo. Essa ultima tentativa eu fiz 55% Lupa Sphagnotec (turfa + perlita), 30% humus de minhoca e 15% terra preta. To usando vasinhos de 1L pra começar, mas após 20 dias todas começam a morrer.
  • Ferts? Não cheguei a usar pois falam q não precisa durante as 3 primeiras semanas, e tbm sempre uso um pouco de humus o q deveria ajudar a segurar um pouco o inicio de ferts. Unica coisa q uso é um pouco de Forth Enraizador no começo (menos da metade do indicado pelo fabricante) e um pouquinho de Calbormag. Tenho ferts da Biobizz sem usar por enquanto (Biogrow, Biobloom e Alg-a-mic).

Como eu disse minha terceira tentativa deu errado de novo. Na minha primeira tentativa tentei fazer um solo organico usando turfa, perlita, humus, farinha de ossos, calcário dolomitico, etc. Com 20 dias minhas plantinhas começaram a morrer e eu achei q foi overwater (excesso de agua/rega). Dai resolvi começar minha segunda tentativa usando bem pouca agua pra regar. Eu usava de 5% a 10% do volume do vaso pra regar e só regava de novo qnd tivesse seco. Ou seja, 50 a 100ml de agua em vasinho de 1L de 3 em 3 dias em média. Resultado: começaram a morrer de novo por volta de 20 dias! Dai pensei q só podia ser o solo q fiz! Recomecei a terceira tentativa com um solo novo mais simples usando uns 60% de Lupa (turfa + perlita), 30% humus e um pouco de terra preta adubada. Eu jurava q dessa vez ia vingar, mas pra minha surpresa aconteceu de novo!!! As plantinhas param de crescer por volta de 2 semana de vida e por volta de 20 dias começam a morrer com amarelamento e pontas queimadas das folhas mais antigas primeiro. 

Bateu o desespero dessa vez sem saber o q fazer! Começo a desconfiar da agua q sai da minha torneira. Mesmo eu corrigindo o PH dela, será q ela pode ser uma "agua ruim"?? Eu não tenho medidor de EC pra verificar se essa agua é muito carregada de sais, etc.
Outro ponto q acho importante falar pra vcs é q, as poucas vezes q eu medi o PH da agua q sai embaixo na rega, o PH tava alcalino por volta de 7.6 não sei pq ja q eu só coloco agua com PH por volta de 6.3

Se precisarem de mais alguma informação é só pedir que eu coloco aqui se for necessário. Estou na bad com isso... 
To colocando umas imagens das plantinhas ai com 25 dias ja pra vcs verem. Super pequenas e morrendo aos poucos...

Desde já agradeço a todos que puderem ajudar!

WhatsApp Image 2020-02-26 at 15.39.20.jpeg

WhatsApp Image 2020-02-26 at 15.39.06.jpeg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ahhh, esqueci de falar. Deixo as plantas no regime de luz de 18/6 desde o começo tbm. Germino no agua e no papel toalha.

Compartilhar este post

Link para o post

Nuh, parabéns pela quantidade de informação. Diante de tantos detalhes da pra supor algumas questões.

exaustao: Você não falou do tamanho da exaustão e o tempo que fica ligado, mas independente disso, se a exaustão é de dentro de um ambiente fechado a troca de ar acaba sendo ineficiente, pois puxa o ar de dentro do cômodo e joga o ar usado para dentro do cômodo mantendo sempre o mesmo ar do ambiente. O ideal é que a exaustão puxe ar de um ambiente diferente para que traga ar novo.

Quanto à luz: vai ter opiniões diversas, mas a distância não precisa ser tão grande. Essa deveria ser a distância quando germina, mas logo em seguida da pra encurtar essa distância. As plantas estão muito pequenas para 20 dias. Como a foto foi sob uma luz que interfere na coloração não consigo dizer sobre a cor da folha para dizer se falta luz.

rega: se você deixou circulando o2 e retirou o cloro, não vejo porque adicionar regulador de pH pq isso vai aumentar o número de sais no solo e potencialmente manter alterado o pH. É visível que a planta está sofrendo com alteração de pH. Se adicionar tampões no seu solo (calcário + torta ) você não precisará de reguladores ao mesmo tempo que nutre a planta. Muito cuidado com esses reguladores na presença de húmus pq você acaba entregando a planta um pH bem diferente da rega. 

A planta pode estar em stress hídrico. Voce não mencionou se no fundo do pote tem argila expandida ou algo para fazer o escoamento. Você rega de 3 em 3 dias normalmente pq percebe o substrato seco até o fim do pote ou pq é o time que determinou? Pq se não houver escoamento adequado no pote talvez elas não estejam bebendo tanta água assim. Sugiro plantar uma cobertura nesse solo para criar uma micro vida e melhorar o controle natural que as plantas proporcionam. Plantas companheiras auxiliam no controle natural de diversos parâmetros no solo. Na floração se quiser pode retira-las, mas no começo vai te ajudar bastante a entender se algo está acontecendo. Sugiro linhaça que é fácil de conseguir e é bem sensível a stress hídrico. 

Obs: germine mais umas 10-12 sementes. Se tem a intenção de terminar com 2 e perdeu tantas até agora, porque não ter planos B-C? Você tem bastante espaço então até o ponto da floração eliminar as que não forem pra frente e eliminar os possíveis machos e ficar só com quantas lhe agradar. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado por tentar ajudar @Bdalemao! Respondendo suas dúvidas :

- Eu uso vasinhos padrão de plástico preto q já vem com furos no fundo. Coloco argila expandida no fundo e um pedaço de feltro em cima pra evitar q o substrato desça na rega

- Meus exaustores e ventilador ficam ligados quase q 24h. Apenas de madrugada eu faço algumas pausas de 15 min pra economizar um pouco de energia. Essas pausas acontecem enquanto as luzes estão desligadas. 

- Com relação ao local, meu grow fica num quarto q faço de escritório. Passa o dia com a janela aberta pra renovar o ar. Acho difícil ser um problema de circulação de ar já q elas mal crescem e o quarto é bem grandinho. 

Eu desconfio de problema de PH mesmo! Essa água q sai com PH alcalino né deixou com uma pulga atrás da orelha. Acho q vou colocar mais sementes pra germinar então. 

Compartilhar este post

Link para o post

Boto fé mano! Então eliminou todas as brechas nas minhas pontuações. Sobrou pH e luz. Elas estão verde pálido e não deveriam, mesmo com o problema de pH, já que tem húmus e luz. Deixa uns 60cm de distância e vai descendo gradualmente. Essas pontas queimadas são sinais de pH ou over fert. Como a segunda opção não é possível, então sobra pH mesmo. Faz umas 3-4 regas com água mineral só pra fazer um teste. Se melhorar, então vai ter de pensar numa solução para essa água tão alcalina. Mas regular frequentemente a água aumenta os sais no solo e isso avacalha todo o processo. 

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

@VartiHempa , muito obrigado por indicar esse tópico!!! To de cara com o q ta sendo falado lá! Agora fiquei com um pulga atras da orelha pensando  q o problema das plantas era fome. Pior mano é q cada um fala uma coisa diferente. Pensei q o fato de eu usar 30% de humus ajudaria as plantinhas a aguentar um tempo sem ferts. Acho q eu vou tentar colocar novas plantinhas e passar a usar ferts logo a partir da segunda semana. Obrigado pela ajuda brow!

Compartilhar este post

Link para o post

Então...comprei medidor de ph, regulava ph e as plantas sempre zuadas.

Depois que li esse tópico, meu camarada já era, deixo a água 48 hrs descansando, fertilizo esse água como manda o fabricante do fertilizante, não meço o ph mando direto pro vaso, não tive mais problemas 

Meu solo é perlita + Carolina soil + húmus + farinha de osso e calcário

As plantas estão sempre saudáveis 

Esse tópico eu sempre recomendo 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

O problema tá no solo, humus de minhoca e terra preta demais, usa no máximo uns 5 % de humus de minhoca, o humus e a terra preta quando molham viram uma lama, fica sem oxigênio nas raizes a a planta morre.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Fome não é. 

Concordo com o Giant Sativa, é solo. Faz um teste com solos diferentes, você tem espaço. Faz um com turfa/perlita pura, um com 10% de humus junto, outro com 10% de terra preta. Um ultimo solo com 90% turfa/perlita e 5% terra preta + 5% humos. 

Humus é um herói e vilão... depende da qualidade. Tive experiencias muito diferentes com as marcas de "mercado". Sucesso veio quando deixei ele de lado e parti pro inerte total.

Boa sorte.

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tava desconfiando da agua, mas meu medidor de EC chegou hj e acabei de medir a agua q deixo descansando aqui no balde com o compressor de ar borbulhando dentro. Achei q ia dar um valor alto e isso seria o problema, mas eu estava enganado mais uma vez!!! Q bad! A medida de TDS deu 58ppm só! Pelo q pesquisei essa medida é de boa pra cannabis. Acabei de medir o PH de novo e dá 7.7 mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra cobrir todas as possibilidades, eu usaria sua água descansada sem PH Down em algumas plantas. Não pela alteração de PH, mas pq já tive problemas com Ph Down pra aquário que usei temporariamente. Hoje não uso mais, a água sai a 7.2 da torneira, descanso e rego.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, quero desde já agradecer a todos q estão aqui tentando me ajudar! Agradeço mesmo!

Coloquei mais umas sementinhas pra germinar. Preparei um substrato bem simples pra simplificar tudo e tentar mais uma vez.
Fiz uma mistura bem simples, assim:
- 45% Carolina Soil classe X (EC=0,7)
- 45% Lupa Sphagnotec (50% turfa e 50% perlita)
- 10% Humus de minhocas

Preparei vasinhos de 1L pra começar. Argila expandida no fundo com um pedaço de feltro em cima pra não deixar a turfa vazar por baixo. Vou ficar de olho na rega deixando sempre secar antes de regar de novo. Agora dessa vez vou entrar com ferts a partir da segunda semana pra ver no q dá! Tenho um packzinho básico da Biobizz (Biogrow, Alg-a-mic e Biobloom) pra usar.
Acham q ta de boa assim pra começar então?
Não aguento mais ver as plantinhas morrendo tão pequenas. Tenho feito o possível pra meu cultivo vingar, mas ta ósso!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho q o esquema é continuar tentando diferentes abordagens até encontrar algo q funcione pro meu caso aqui então né? Isso deixa um novato no cultivo meio frustrado, admito. O pessoal fala pra gente estudar bastante e eu tenho só lido e lido ja deve ter mais de 3 meses. Mas as opiniões são sempre diferentes e parece nunca haver uma só verdade. Aí os iniciantes como eu vamos lendo e lendo e vamos ficando mais confusos do q nunca. Por isso, finalmente resolvi escrever algo ao invés de só ler, pois tenho tentado diferentes abordagens como vcs viram aí no meu primeiro post. 
Então vou respirar fundo e recomeçar mais uma vez... Vamo q vamo!

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, tonrasta disse:

Galera, quero desde já agradecer a todos q estão aqui tentando me ajudar! Agradeço mesmo!

Coloquei mais umas sementinhas pra germinar. Preparei um substrato bem simples pra simplificar tudo e tentar mais uma vez.
Fiz uma mistura bem simples, assim:
- 45% Carolina Soil classe X (EC=0,7)
- 45% Lupa Sphagnotec (50% turfa e 50% perlita)
- 10% Humus de minhocas

Preparei vasinhos de 1L pra começar. Argila expandida no fundo com um pedaço de feltro em cima pra não deixar a turfa vazar por baixo. Vou ficar de olho na rega deixando sempre secar antes de regar de novo. Agora dessa vez vou entrar com ferts a partir da segunda semana pra ver no q dá! Tenho um packzinho básico da Biobizz (Biogrow, Alg-a-mic e Biobloom) pra usar.
Acham q ta de boa assim pra começar então?
Não aguento mais ver as plantinhas morrendo tão pequenas. Tenho feito o possível pra meu cultivo vingar, mas ta ósso!

Booa irmão !

Cara, joga facil, não há necessidade de ser tão exato com suas coisas.

Dei uma olhada no google quanto ao painel que vc usa, seria esse abaixo?

https://www.amazon.com/VIPARSPECTRA-Certified-Reflector-V600-Spectrum/dp/B019ETLC7M

Se for, vou ser curto e grosso (mas para o seu bem rs) É o pior tipo de iluminação que vc pode ter, e MUITO provavelmente é o causador de todos os seus problemas com as plantas. Troca isso por uma lampada HQI (vapor metalico) de 400w e seja MUITO, MAS MUITO FELIZ ! Um painel desses nao segura um grow de 1x1 NUNCA ! Ainda mais a 80cm de distancia como voce descreveu.

Seu solo... Vi o pessoal dizer que o humus está demais, NÃO ESTÁ, diria até que é pouco ! oque voce pode fazer é cancelar a terra preta, isso sim é completamente desnecessário. Mais uma vez, gasta pouco e joga facil, compra 1 saco de carolina soil + perlita e faça sua mistura, nao há necessidade de usar carolina + sphagnotec ou uma um ou outro, se o sphagnotec ja é 50/50 entao usa só ele + Humus. 

Se quiser ajuda pra ajustar suas coisas e trocar mais ideia me chama no PV que a gente conversa direitinho, no mais, espero ter ajudado e boa sorte no cultivo.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
40 minutos atrás, Saiber disse:

Booa irmão !

Cara, joga facil, não há necessidade de ser tão exato com suas coisas.

Dei uma olhada no google quanto ao painel que vc usa, seria esse abaixo?

https://www.amazon.com/VIPARSPECTRA-Certified-Reflector-V600-Spectrum/dp/B019ETLC7M

Se for, vou ser curto e grosso (mas para o seu bem rs) É o pior tipo de iluminação que vc pode ter, e MUITO provavelmente é o causador de todos os seus problemas com as plantas. Troca isso por uma lampada HQI (vapor metalico) de 400w e seja MUITO, MAS MUITO FELIZ ! Um painel desses nao segura um grow de 1x1 NUNCA ! Ainda mais a 80cm de distancia como voce descreveu.

Seu solo... Vi o pessoal dizer que o humus está demais, NÃO ESTÁ, diria até que é pouco ! oque voce pode fazer é cancelar a terra preta, isso sim é completamente desnecessário. Mais uma vez, gasta pouco e joga facil, compra 1 saco de carolina soil + perlita e faça sua mistura, nao há necessidade de usar carolina + sphagnotec ou uma um ou outro, se o sphagnotec ja é 50/50 entao usa só ele + Humus. 

Se quiser ajuda pra ajustar suas coisas e trocar mais ideia me chama no PV que a gente conversa direitinho, no mais, espero ter ajudado e boa sorte no cultivo.

To falando q cada um tem uma opinião diferente! auhauhauhau...

Saiber, to te criticando não irmão. Pelo contrario, eu ja agradeço por vc dar sua opinião e tentar ajudar! Aceito todo tipo de ajuda na humildade. Agora eu jurava q meu problema não seria a luz pq tentei pesquisar antes de comprar, ja q era beeeem caro, e vi muitos foruns gringos falando bem dessa marca. Tipo esses sites q fazem avaliações (reviews) de luzes:
http://bestledgrowlightsreviews4u.com/viparspectra-600w-review/#Viparspectra_600W_Review-_The_Final_Verdict
https://420expertguide.com/grow-light/viparspectra-600w-led-grow-light/
https://420expertadviser.com/grow-lights/viparspectra-600w/

No caso da mistura de Carolina com Lupa, só fiz essa mistura pq eu ja tinha Lupa aqui, daí comprei só o Carolina e misturei pra ter perlita junto. Eu não queria comprar perlita separado só pra isso, saca? Ja gastei uma grana boa... Só por isso q misturei mesmo.

Essa mistura q vc sugeriu de só Lupa e humus eu acabei de fazer nessa minha ultima tentativa. Fiz 4 vasinhos onde o q mudava entre eles era só a quantidade de terra preta. Um deles eu nao pus terra preta nenhuma, só Lupa e 33% humus. Deu ruim tbm cara! 

Vc acha mesmo q um painel desses não sustenta uma plantinha de 20 dias de vida só? Tem gente q usa até fluorescentes no começo só. Mas vou ficar com isso em mente pra fazer um teste mudando a luz se a proxima tentativa não der certo. Talvez tentar usar a luz natural do sol em uns 2 vasinhos pra testar? O q vc acha? Não queria gastar com uma lampada HQI sem ter certeza antes de q é isso mesmo. 

Compartilhar este post

Link para o post
8 minutos atrás, tonrasta disse:

To falando q cada um tem uma opinião diferente! auhauhauhau...

Saiber, to te criticando não irmão. Pelo contrario, eu ja agradeço por vc dar sua opinião e tentar ajudar! Aceito todo tipo de ajuda na humildade. Agora eu jurava q meu problema não seria a luz pq tentei pesquisar antes de comprar, ja q era beeeem caro, e vi muitos foruns gringos falando bem dessa marca. Tipo esses sites q fazem avaliações (reviews) de luzes:
http://bestledgrowlightsreviews4u.com/viparspectra-600w-review/#Viparspectra_600W_Review-_The_Final_Verdict
https://420expertguide.com/grow-light/viparspectra-600w-led-grow-light/
https://420expertadviser.com/grow-lights/viparspectra-600w/

No caso da mistura de Carolina com Lupa, só fiz essa mistura pq eu ja tinha Lupa aqui, daí comprei só o Carolina e misturei pra ter perlita junto. Eu não queria comprar perlita separado só pra isso, saca? Ja gastei uma grana boa... Só por isso q misturei mesmo.

Essa mistura q vc sugeriu de só Lupa e humus eu acabei de fazer nessa minha ultima tentativa. Fiz 4 vasinhos onde o q mudava entre eles era só a quantidade de terra preta. Um deles eu nao pus terra preta nenhuma, só Lupa e 33% humus. Deu ruim tbm cara! 

Vc acha mesmo q um painel desses não sustenta uma plantinha de 20 dias de vida só? Tem gente q usa até fluorescentes no começo só. Mas vou ficar com isso em mente pra fazer um teste mudando a luz se a proxima tentativa não der certo. Talvez tentar usar a luz natural do sol em uns 2 vasinhos pra testar? O q vc acha? Não queria gastar com uma lampada HQI sem ter certeza antes de q é isso mesmo. 

Irmão, voce é um cara cabeça, mas parece nao ter lido um pouco os tópicos sobre iluminação por aqui...

Olha bem o trecho de descrição do primeiro link que vc mandou:

The LED consumes only 276 watts of the actual wattage. Yes, you read that right. It does not use 600W but only 276 watts.

Me explica qual é a magica que o cara faz pra usar 600W  e consumir 276? VOCÊ NAO TEM 600W DE LUZ !!! Vc tem um grow de 1x1m com 276w de luz de PÉSSIMA QUALIDADE.

Voce ter essa luz para 2 plantinhas de 20 dias é suficiente? SIM ! Apesar de ser de PESSIMA QUALIDADE é sufiente, o problema é que vc tem essa quantidade de luz em um espaço de 1x1m², perceba que quem usa lampada fluorescente está dentro de uma "caixa" de no max 40cm de altura e uns 30 de largura... Assim vc nao perde luminosidade. Agora por mais perto que vc coloque esse seu painel em um grow de 1x1 vc vai perder praticamente toda sua luz e nao será suficiente. Voce mesmo na criaçao do tipico disse que o painel estava a 80cm das plantas, não há planta que vá sobreviver a isso.

Cara, pega esse seu painel e anuncia no mercado livre, Olx ou qualquer outro lugar e some com ele... Uma lampada HQI com reator e refletor vai te custar 200 conto

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1149402034-kit-refletor-lampada-e-reator-hqi-vap-metalica-400w-_JM?quantity=1&variation=32730635759#position=2&type=item&tracking_id=a559ad65-6e91-499e-b82e-62f6436f9f9b

Não aconselho esse refletor, prefiro usar algum modelo asa de gaivota: 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-693853968-refletor-asa-gaivota-65x50-cultivo-indoor-_JM?quantity=1#position=3&type=item&tracking_id=68c20d96-d82a-44a2-b721-859b063a318e

Ou um asa simples:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1438451208-refletor-cultivo-indoor-asa-simples-asa-300-_JM?quantity=1&variation=50765146667#position=3&type=item&tracking_id=9d3928f2-eec2-46d7-ac6e-ac93a13216e8

Os links que eu te mandei ai em cima são apenas para ilustrar os produtos que eu estou falando, procure melhor e irá achar melhores preços... peguei os primeiros que apareceram só pra ilustrar.

"Saiber, mas todo mundo fala sobre leds, que são mais eficiente etc, porque está me indicando lampadas HQI/HPS?"

GRANA ! Se vc tem e está disposto a investir e gastar razoavelmente no seu setup, vai de led, preferencia para os cobs/quantum boards, porem para suprir seu grow com leds vai vai gastar pelo menos 1.6k de grana... e com as HQI vai gastar 200... Os inconvenientes das HQI/HPS é o calor gerado por elas e o consumo de energia, pois uma lampada de 400w vai consumir 400w... Talvez com uma lampada dessas voce tenha que melhorar um pouco seu sistema de ventilação, principalmente exaustão pra nao deixar a temperatura subir demais no seu grow...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Putz mano, eu não imaginava isso mesmo. Obrigado pela super dica brow! Pode ser uma opção mesmo, vender o painel e com essa grana comprar uma lampada HQI e um exaustor maior. Vou começar a pesquisar preços e etc.
Vou começar por aproximar o painel das plantas agora!!
Obrigado pela ajuda!!

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, tonrasta disse:

Putz mano, eu não imaginava isso mesmo. Obrigado pela super dica brow! Pode ser uma opção mesmo, vender o painel e com essa grana comprar uma lampada HQI e um exaustor maior. Vou começar a pesquisar preços e etc.
Vou começar por aproximar o painel das plantas agora!!
Obrigado pela ajuda!!

Se voce tiver com "grana" ja troca sua iluminação e depois vc se vira pra vender seu painel, isso se vc quiser começar agora né... agora se vc nao tiver grana ou nao quiser gastar e mesmo assim quiser testar a "teoria" troca suas plantas pra um lugar menor, tipo uma caixa de papelão com esse seu painel ai e testa pra ver como vai ser o desenvolvimento delas... Deixa o painel a 30/40cm do topo das plantas, mas lembre-se, com uma area de no max 50x50cm, se aproximar o painel e continuar deixando no grow de 1x1 vai mudar pouca coisa.

Outro ponto, água nelas é com 10% da capacidade do vaso, nao inventa de colocar 20%, 30% que é demais... Se seu vaso tem 2L vai molhar com 200ML de agua.

Ps: Necessidade real nao há, mas se vc tiver um bom enraizador ja pode começar a usar logo na segunda semana de vida da planta, isso aumenta o desenvolvimento das raizes e com isso melhora muito a saude e tamanho da planta. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, to voltando aqui pra relatar o que aconteceu na minha próxima tentativa que eu havia falado que ia realizar. Comprei Carolina Soil e resolvi usar um pouco pra ver no que ia dar tbm. Fiz dois vasos com 45% Carolina Soil EC 0,7 (Classe X), 45% Lupa Sphagnotec e 10% de humus de minhoca apenas. Usei enraizador de lentilha tbm e logo no começo eu ja pude ver elas bem melhores, com folhas grandes e saudaveis! Com 20 dias elas não estão morrendo como acontecia não, pelo contrario estão lindas e com folhas verdes e grandes. Tbm comecei a usar biogrow da biobizz logo na segunda semana com doses bem lights. To felizão! Ja providenciei mais Carolina Soil e humus!!! Obrigado a todos que me ajudaram de alguma forma!

Olha como elas ja estavam com apenas 9 dias de vida!!!

WhatsApp Image 2020-03-10 at 09.18.44.jpeg

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 28/02/2020 at 10:45, Saiber disse:

Irmão, voce é um cara cabeça, mas parece nao ter lido um pouco os tópicos sobre iluminação por aqui...

Olha bem o trecho de descrição do primeiro link que vc mandou:

The LED consumes only 276 watts of the actual wattage. Yes, you read that right. It does not use 600W but only 276 watts.

Me explica qual é a magica que o cara faz pra usar 600W  e consumir 276? VOCÊ NAO TEM 600W DE LUZ !!! Vc tem um grow de 1x1m com 276w de luz de PÉSSIMA QUALIDADE.

Voce ter essa luz para 2 plantinhas de 20 dias é suficiente? SIM ! Apesar de ser de PESSIMA QUALIDADE é sufiente, o problema é que vc tem essa quantidade de luz em um espaço de 1x1m², perceba que quem usa lampada fluorescente está dentro de uma "caixa" de no max 40cm de altura e uns 30 de largura... Assim vc nao perde luminosidade. Agora por mais perto que vc coloque esse seu painel em um grow de 1x1 vc vai perder praticamente toda sua luz e nao será suficiente. Voce mesmo na criaçao do tipico disse que o painel estava a 80cm das plantas, não há planta que vá sobreviver a isso.

Cara, pega esse seu painel e anuncia no mercado livre, Olx ou qualquer outro lugar e some com ele... Uma lampada HQI com reator e refletor vai te custar 200 conto

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1149402034-kit-refletor-lampada-e-reator-hqi-vap-metalica-400w-_JM?quantity=1&variation=32730635759#position=2&type=item&tracking_id=a559ad65-6e91-499e-b82e-62f6436f9f9b

Não aconselho esse refletor, prefiro usar algum modelo asa de gaivota: 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-693853968-refletor-asa-gaivota-65x50-cultivo-indoor-_JM?quantity=1#position=3&type=item&tracking_id=68c20d96-d82a-44a2-b721-859b063a318e

Ou um asa simples:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1438451208-refletor-cultivo-indoor-asa-simples-asa-300-_JM?quantity=1&variation=50765146667#position=3&type=item&tracking_id=9d3928f2-eec2-46d7-ac6e-ac93a13216e8

Os links que eu te mandei ai em cima são apenas para ilustrar os produtos que eu estou falando, procure melhor e irá achar melhores preços... peguei os primeiros que apareceram só pra ilustrar.

"Saiber, mas todo mundo fala sobre leds, que são mais eficiente etc, porque está me indicando lampadas HQI/HPS?"

GRANA ! Se vc tem e está disposto a investir e gastar razoavelmente no seu setup, vai de led, preferencia para os cobs/quantum boards, porem para suprir seu grow com leds vai vai gastar pelo menos 1.6k de grana... e com as HQI vai gastar 200... Os inconvenientes das HQI/HPS é o calor gerado por elas e o consumo de energia, pois uma lampada de 400w vai consumir 400w... Talvez com uma lampada dessas voce tenha que melhorar um pouco seu sistema de ventilação, principalmente exaustão pra nao deixar a temperatura subir demais no seu grow...

Entra no meu diário de cultivo e eu te provo que você não tem muito conhecimento sobre o que falou sobre esse painel. Eu utilizo exatamente o mesmo painel que o amigo do tópico, um VIPARSPECTRA 600W e tenho excelentes resultados há quase 1 ano. 3 cultivos concluidos e 100% de sucesso em todos.

Levando em conta que:

Eu geralmente não faço podas nas plantas, só utilizo sementes de prensado que amigos me dão, faço o B A BÁ do cultivo, sem qualquer tipo de técnica avançada, utilizo fertilizantes de qualidade, um bom solo, esse painel de 600w que me custou 600 reais, e colho 100g a cada 5-6 meses... Tá ruim?

Todo mundo aqui já falou sobre o solo. O solo do cara não tá legal e ele já resolveu o problema dele atrás dessa mudança. Não precisa vir aqui pregar desinformação se vocÊ não tem domínio sobre o que está falando.

Saudações

Compartilhar este post

Link para o post
7 horas atrás, marcusgomes91 disse:

Entra no meu diário de cultivo e eu te provo que você não tem muito conhecimento sobre o que falou sobre esse painel. Eu utilizo exatamente o mesmo painel que o amigo do tópico, um VIPARSPECTRA 600W e tenho excelentes resultados há quase 1 ano. 3 cultivos concluidos e 100% de sucesso em todos.

Levando em conta que:

Eu geralmente não faço podas nas plantas, só utilizo sementes de prensado que amigos me dão, faço o B A BÁ do cultivo, sem qualquer tipo de técnica avançada, utilizo fertilizantes de qualidade, um bom solo, esse painel de 600w que me custou 600 reais, e colho 100g a cada 5-6 meses... Tá ruim?

Todo mundo aqui já falou sobre o solo. O solo do cara não tá legal e ele já resolveu o problema dele atrás dessa mudança. Não precisa vir aqui pregar desinformação se vocÊ não tem domínio sobre o que está falando.

Saudações

Excelentes resultados pra voce é tirar 100g a cada 5/6 meses? Me desculpe, porem com uma iluminação descente e com valor não muito superior a 600 reais é possível levar 4 plantas de porte pequeno e colher 200g a cada 2 meses, logo, respondendo sua pergunta, não, 100g a cada 6 meses nao está ruim, está péssimo !

Mas são unidades de medida diferentes né? Se vc perguntar pra um cara que ganha 30 mil no mes se 100 conto é dinheiro, provavelmente ele vai te dizer que é merreca, agora se perguntar o mesmo pra outro que ganha 900, com certeza a resposta vai ser outra...

Enfim, boa sorte ai nos seus cultivos !

Compartilhar este post

Link para o post
Em 31/03/2020 at 19:41, Saiber disse:

Excelentes resultados pra voce é tirar 100g a cada 5/6 meses? Me desculpe, porem com uma iluminação descente e com valor não muito superior a 600 reais é possível levar 4 plantas de porte pequeno e colher 200g a cada 2 meses, logo, respondendo sua pergunta, não, 100g a cada 6 meses nao está ruim, está péssimo !

Mas são unidades de medida diferentes né? Se vc perguntar pra um cara que ganha 30 mil no mes se 100 conto é dinheiro, provavelmente ele vai te dizer que é merreca, agora se perguntar o mesmo pra outro que ganha 900, com certeza a resposta vai ser outra...

Enfim, boa sorte ai nos seus cultivos !

Se você pensar que eu sou cultivador amador, fiz tudo no nível mais básico possível, SIM!

Tenho certeza que com as devidas técnicas e sementes de boa genética eu subo esses 100g brincando.. Mesmo não sendo obviamente um PUTA LED, hoje eu mesmo limito minha produção, e não o painel.. 

Resumindo:

Com um painel de 600 reais eu me tornei auto-suficiente, não compro do tráfico, fumo flores de qualidade e não me falta erva um dia sequer.

Acho que a maioria dos growers aqui do fórum quer apenas isso. Nem todo mundo aqui dentro é dealer ou megalomaníaco. Nem todo mundo quer ficar se metendo com lâmpadas de vapor e toda a parafernalha necessária e o aumento na conta de luz para cultivar com elas. Nem todo mundo quer necessariamente absorver um caminhão de conteúdo sobre eletrônica para montar o próprio painel, ou naõ tem condição de comprar um Mars Hydro ou superior. 

Enfim...meu ponto é.. Não diga para um iniciante que "ELE NÃO PODE FAZER ISSO" "ELE NÃO VAI CONSEGUIR BONS RESULTADOS COM AQUILO" se vocÊ não tem certeza absoluta do que está falando... Na dúvida, pede para o cara ir pesquisar.

E volto a repetir.. O maninho aqui do tópico me chamou pra falar desse painel e algum tempo depois, quando respondi, ele já tinha dito que ajustou o solo e o cultivo começou a fluir... Só isso..

Só um PS: Cultivador amador colhendo 200g a cada dois meses? Eu particularmente não tenho esse esquema... Eu subo 4 plantas oriundas de sementes de prensado a cada final de cultivo, apenas isso.. Meu cultivo não é perpétuo e eu não semeio seeds de banco, automaticas e nem nada do tipo.. Meio difícil chegar nesse nível ainda. Acho que você não se ligou que o cara do tópico tá começando agora, ou só quer ostentar os seus 200g a cada dois meses. E falar que meu resultado é péssimo não soa muito educado também. Sou simplesmente mais um grower que cansou de dar dinheiro pra traficante, apenas..

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, marcusgomes91 disse:

Se você pensar que eu sou cultivador amador, fiz tudo no nível mais básico possível, SIM!

Tenho certeza que com as devidas técnicas e sementes de boa genética eu subo esses 100g brincando.. Mesmo não sendo obviamente um PUTA LED, hoje eu mesmo limito minha produção, e não o painel.. 

Resumindo:

Com um painel de 600 reais eu me tornei auto-suficiente, não compro do tráfico, fumo flores de qualidade e não me falta erva um dia sequer.

Acho que a maioria dos growers aqui do fórum quer apenas isso. Nem todo mundo aqui dentro é dealer ou megalomaníaco. Nem todo mundo quer ficar se metendo com lâmpadas de vapor e toda a parafernalha necessária e o aumento na conta de luz para cultivar com elas. Nem todo mundo quer necessariamente absorver um caminhão de conteúdo sobre eletrônica para montar o próprio painel, ou naõ tem condição de comprar um Mars Hydro ou superior. 

Enfim...meu ponto é.. Não diga para um iniciante que "ELE NÃO PODE FAZER ISSO" "ELE NÃO VAI CONSEGUIR BONS RESULTADOS COM AQUILO" se vocÊ não tem certeza absoluta do que está falando... Na dúvida, pede para o cara ir pesquisar.

E volto a repetir.. O maninho aqui do tópico me chamou pra falar desse painel e algum tempo depois, quando respondi, ele já tinha dito que ajustou o solo e o cultivo começou a fluir... Só isso..

Só um PS: Cultivador amador colhendo 200g a cada dois meses? Eu particularmente não tenho esse esquema... Eu subo 4 plantas oriundas de sementes de prensado a cada final de cultivo, apenas isso.. Meu cultivo não é perpétuo e eu não semeio seeds de banco, automaticas e nem nada do tipo.. Meio difícil chegar nesse nível ainda. Acho que você não se ligou que o cara do tópico tá começando agora, ou só quer ostentar os seus 200g a cada dois meses. E falar que meu resultado é péssimo não soa muito educado também. Sou simplesmente mais um grower que cansou de dar dinheiro pra traficante, apenas..

Deixa lá, maninho. Já aprendi a filtrar muito o que eu leio aqui no GR. Antes eu endeusava todo mundo aqui. Principalmente os ditos "experientes". 

Estou lendo e aprendendo sobre cultivo canabico há vários meses e quando venho aqui dar uma olhada nuns tópicos vejo tanta gente que se auto denomina "cultivador experiente" a falar TANTA merda, que eu me sentia desestimulado a plantar. Pq na época eu achava que era realmente difícil plantar. Daí eu sentei e comecei a pesquisar sobre tudo o que podia.

Acabei descobrindo o óbvio: tem MUITA gente aqui, que não entende quase nada sobre cultivo canábico, vivem do que leram há anos atrás e usam isso como se fosse uma informação bíblica ou um tipo de ritual que não pode ser quebrado (exatamente como vivem inúmeros religiosos hj em dia). São os sectários da cannabis! Pessoas que mais ofendem do que ensinam. Que mais falam do que procuram ler! Não se reciclam, falam merda e acabam por enganar e/ou desestimular outros a contribuir com esta comunidade excepcional que é o Growroom. Digo que desestimulam outros pq os que realmente sabem pensam 2, 3 ou 4 vezes antes de querer desmentir aqueles santos imaculados deste fórum.

Por isso, entre outras coisas, não leio post de pessoas que:

a) ofendem outros por aqui, 

b) dizem que é assim, pq tem q ser assim e jamais de outra forma a não ser a dele,

c) falam de seus mais preconceituosos achismos como se fossem publicadores de artigos da Nature,

d) não trazem uma fonte sobre aquilo que falou, ou ao menos tentam construir um raciocínio lógico sobre o que acreditam.

Enfim, boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post