Ir para conteúdo
Growroom
Cipa

Dúvidas em relação à Turfa Sphagnum

Recommended Posts

Boa tarde, estou começando meu primeiro grow com um mix de turfa sphagnum + perlita  (50% cada). Comecei as sementes em um copinho descartável de 200ml e achei que a primeira regada que dei a água passou muito rapido pelo substrato, de forma que deu a sensação de que a turfa absorveu muito pouca água. No segundo dia já estava tudo seco. Existe alguma recomendação para enxarcar a turfa antes da primeira utilização ou algum outro truque pra deixar ela mais absorvente?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa tudo certo Cipa?
Então em especifico a turfa eu não sei te dizer mas aqui em casa tenho um solo com 50~60% fibra de coco e quando eu molho tenho que fazer isso devagar se eu jogar a água de uma vez ela passa pelos lados e escorre no fundo então coloco só um pouco em cima e espero a água ir entrando na terra aos poucos após esta primeira umedecida superficial a água entra de boa em todo a terra pode ser que seja apenas isto como ela esta seca ela deixa a água escorrer pelas laterias pois não tem tempo de absorver devido a passagem rápida pelo copo.

Compartilhar este post

Link para o post

vc precisa adicionar pelo menos uns 40% de humus nesse caso ai, turfa e perlita n tem nutriente nenhum e são aditivos pra deixar o solo aerado e com drenagem.
50% turfa e perlita
50% Humus e outros
é um bom começo.
Solo inerte só se vc souber o q esta fazendo e com bons nutrientes!

Edit: se o ciclo ja está rolando e as plantas estão grandes vc pode colocar humus sobre o solo e ir regando, ele vai descendo aos poucos, se as plantas tiverem novas vc pode transplantar pra um substrato parecido com que falei

Editado por gabrielpapa

Compartilhar este post

Link para o post

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...

• Tópicos

• Então cara, já li que é possível aplicar no solo também, mas acredito que seja um efeito/proporção diferente do que se tem na rega.  Como nunca usei desse jeito não sei te dizer ao certo quanto colocar, mas magnésio é bom pras plantas, pode colocar sim.  Meu solo é :  Perlita 15% vermiculita 10% Substrato de turfa + casca de pinus 10% humus 5% carolina soil II 60%  dreno com argila expandida  essas proporções são aproximadas , já que tô com 4 meninas, e deixei as proporções um pouco diferentes, fora que venho complementando o solo conformo elas vão crescendo . Mas acredito que não esteja nada muito distinto disso se quiser dar olhada no meu cultivo, passa lá no meu diário   vai ver que fiz quase todas as minhas regas.com sal amargo também (sulfato de Mg)  E nos parceiro , boa sorte no cultivo 🙏  
    • aerado ele parece em! eu nao sei quantidade de nada mano, eu jogo tudo no olho =( mas c vc for nuns diarios organicos ai tu consegue achar proporção! vai que vai irmao! Depois de montar o solo nao esquece de deixar descansar pelo menos 1 mes hein!
    • Fala pessoal! Valeu mesmo @Hipponga e @jaucastor pelas dicas! Vou seguir a orientação de vocês e plantar algo para ir dando mais vida neste solo! Vou acrescentar torta de neem, alguma sugestão de quantidade? 5%? E devo colocar mais um pouco de perlita também,  vou sentir a aeração dele. Tirei uma foto para verem a aparência dele. Parte de cima ta mais seca, mas o fundo tá com uma umidade aparentemente boa. A cor dela ficou mais puxada para o "cinza", acho que pela torta de mamona.   Se tiverem qualquer outra sugestão será bem vinda!   Abraço e paz!
  • Criar Novo...