Ir para conteúdo
Growroom
Custela

Forth Jardim serve pro vegetativo?

Recommended Posts

Fala galera. Minhas plantas começaram a perder um pouco de cor, estão saindo do verde vivo e começando a amarelar. Pesquisando os sintomas eu vi que possivelmente é falta de Nitrogênio. Então achei um fertilizante da Forth que contem 13%N. Gostaria de saber se alguém já usou e se eu posso usar ele nas minhas também.

29f90558-3393-4731-8f07-7e91431715b3.jpg

e479327c-3f83-47f9-9820-de61685de197.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

salve irmao!

como é o seu solo?

pode sim, mas vai bem poquinho, 1/4 do recomendado ai, ainda mais que deve estar novinha ne?

se tiver um medidor de ppm ajuda bastante

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Meu solo é terra um pouco vermelha, esterco mesmo e húmus (comprado em floricultura). Elas estão entre 1 e 2 meses, variando entre 10 e 30cm. Diluí uma colher em 2 litros de água, porem joguei pouco em cada planta pois não sabia se esse fertilizante era indicado pra isso.

a60a9c7a-0975-4379-86a0-353408d291c1.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

cara, com essa composição de solo e nessa fase da planta, o problema aí não é de falta de nutri, e sim de desequilíbrio....

O nutriente ta aí, mas provavelmente por problema de ph ou falta/excesso de rega, ou ainda solo muito pesado, a planta não está absorvendo...o esterco se nao estava bem curtido e se nao foi usado moderadamente pode ter causado esse desequilibrio inicial, mas em algum tempo, com regas certas, se este solo nao compactar, ele vai se equilibrar e a planta vai melhorar....

o melhor seria transplantar para um vaso com algum aerador misturado ao solo....pode ser fibra de coco, perlita ou algo que faça o mesmo papel. Mas ressalto que no minha opinião não é falta de nutri não, pois o humus e o esterco são bem ricos em nitrogênio...e cuidado com esse fert, pois ele faz o ph despencar, se realmente decidir usar, vai bem devagar como disse o mano @Kblo Sujo

Eu aconselharia vc fazer regas com coisas que estimulam a vida nesse solo aí, como babosa, melado, chás orgânicos já que vc fez uma composição orgânica, para desta forma, esta vida microbiana acelerar a disponibilidade de nutri para a planta, pois essa mistura que vc fez aí tem bastante nutri. Vai fazer muita diferença tbm se vc cobrir esse solo com materia vegetal, pode ser grama ou folhas secas e manter o solo sempre úmido. 

Não sei se vc já tem, mas lance um diária para a galera explanar e te ajudar a ter umas idéias.

ABS!

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi. Falta de rega eu tenho certeza que não é, pode ser talvez excesso.

O esterco estava bem curado, sei que o esterco pode ser bem acido se não estiver bem seco. A terra que eu usei tinha algumas folhas e raízes de jabuticaba (finas igual cabelo).

Eu acredito que é falta de nutrientes pq ela já está nesse vazo a quase um mês e só nessa semana que ela começou a perder cor, antes ela estava bem verde. A foto da esquerda é de 15 dias atrás e a da direita é de 10 dias atras. percebi o incio da mudança de cor a uns 3 dias. Porém um outra que está em um vaso menor já está bem mais amarela que essa das fotos.

Mas obrigado pela ajuda, vou estudar isso de misturar um aerador ao solo também pra ver se ajuda. Valeu.

db2b2060-5de1-4c81-8e20-4e1efc5a75ea.jpg

9aa37f8c-e47a-4a2f-bb73-2b518a0eea56.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Em 16/08/2019 at 16:05, Cherpuila disse:

cara, com essa composição de solo e nessa fase da planta, o problema aí não é de falta de nutri, e sim de desequilíbrio....

O nutriente ta aí, mas provavelmente por problema de ph ou falta/excesso de rega, ou ainda solo muito pesado, a planta não está absorvendo...o esterco se nao estava bem curtido e se nao foi usado moderadamente pode ter causado esse desequilibrio inicial, mas em algum tempo, com regas certas, se este solo nao compactar, ele vai se equilibrar e a planta vai melhorar....

o melhor seria transplantar para um vaso com algum aerador misturado ao solo....pode ser fibra de coco, perlita ou algo que faça o mesmo papel. Mas ressalto que no minha opinião não é falta de nutri não, pois o humus e o esterco são bem ricos em nitrogênio...e cuidado com esse fert, pois ele faz o ph despencar, se realmente decidir usar, vai bem devagar como disse o mano @Kblo Sujo

Eu aconselharia vc fazer regas com coisas que estimulam a vida nesse solo aí, como babosa, melado, chás orgânicos já que vc fez uma composição orgânica, para desta forma, esta vida microbiana acelerar a disponibilidade de nutri para a planta, pois essa mistura que vc fez aí tem bastante nutri. Vai fazer muita diferença tbm se vc cobrir esse solo com materia vegetal, pode ser grama ou folhas secas e manter o solo sempre úmido. 

Não sei se vc já tem, mas lance um diária para a galera explanar e te ajudar a ter umas idéias.

ABS!

Não sei se é impressão ou vontade demais que dê certo kkk mas eu acho que já começou a surtir efeitos. Coloquei um colher de sopa diluída em 2 dois litros de água, fiz a irrigação das plantas a 3 dias e já percebi uma diferença, hoje eu repeti a dose, coloquei mais uma colher em dois litros de água, vou esperar mais uns 3 ou 4 dias pra ver se já é o suficiente.

8bcb79f3-6d4d-4129-b591-621e94cd8458.jpg

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

não é impressão e nem vtde que de certo nao mano...deu efeito sim! o tom de verde já é outro, agora a planta explode o crescimento....só vai de leve p não dar excesso! E bro, que massa que vc seguiu a sua intuição e deu certo.  Dedo verde!  Quer dizer que ta calibrado com sua plantinha, isso é muito bom...só insisto que alguma coisa está errada nesse solo...Esterco + humus + terra vermelha ´= bomba de nutri...não era para pedir nada durante a vega.

Abs e bons cultivos!!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
20 horas atrás, Cherpuila disse:

não é impressão e nem vtde que de certo nao mano...deu efeito sim! o tom de verde já é outro, agora a planta explode o crescimento....só vai de leve p não dar excesso! E bro, que massa que vc seguiu a sua intuição e deu certo.  Dedo verde!  Quer dizer que ta calibrado com sua plantinha, isso é muito bom...só insisto que alguma coisa está errada nesse solo...Esterco + humus + terra vermelha ´= bomba de nutri...não era para pedir nada durante a vega.

Abs e bons cultivos!!

Algumas ainda estão amarelas mas agora já estão retomando a cor mesmo, já suspendi o Forth Jardim e coloquei mais esterco seco nas latas. Acho que agora vai kkk. Vou comprar um medidor de PH tbm, pode ser isso que está atrapalhando tbm.

Mas valeu demais pelas dicas. Vou mandando foto da evolução aqui tbm.

2c86e94f-2a44-40fd-bb15-829d7bfb40fc.jpg

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post