dreadlocos

A melhor tecnologia que existe de LEDs atual (2019)

Recommended Posts

4 horas atrás, joker_cb disse:

poh legal!  eu tô batendo cabeça aqui com a minha tenda de flora.

a flora aqui tem 1x1 e tava sendo tocada por uma hps de 400W. Devido ao calor infernal que a hps faz, resolvi investir em uma QB, mas confiando na maior eficiência luminosa da QB em detrimento da hps, acabei pegando uma de 240W só. comprei uma dessa.

Resultado? Colhi flores muito resinadas, bastante cheirosas e com sabores marcantes, dessa vez não tostei os terpenos devido à temp mais baixa. Entretanto as bichinhas não engordaram, colhi pouco mais da metade da última colheita com hps, com as mesmas genéticas e mesma quantidade de plantas.

com o rendimento abaixo da expectativa fui fazer contas para tentar entender. mas não sei se estou certo. Cês podem me ajudar a pensar? 

O que eu fiz: 

1. tirei a média aritmética dos valores de PPFD apresentados pelo fabricante na imagem da esquerda, desconsiderando o valor central de 702;
  2. Considerei que esse quadrado tem 1m², mas acho que aí que estou errando. alguma dica? será que cada cor corresponde a 1 pé?
  3.  Cheguei à um PPFD médio de 328, o que é bem baixo e explica a colheita marromenosHe781cdeb01824e35ab6f83e31decf642W.jpg_.webp

é isso mesmo? ou comi mosca?

vou colocar outra QB no grow. mas ainda em dúvida se sapeco outra de 240W ou uma de 120W. Tava osso pagar R$500 de conta de luz com a hps aqui.

na expectativa pelas suas considerações

Pressao de vapor meu caro muita gente que migra de HPS para led tem problema em intender isso QB=baixissima pressao de vapor.

Sol=alta pressao de vapor

HPS, sun like= media pressao de vapor.

QB,Citizen CRI(80)etc=baixa pressao de vapor

3 horas atrás, niido disse:

opa bom dia @dreadlocos, atualmente estou utilizando uma quantum board de 120w lm301h com red, ir e uv na minha area de 60x60x140, temperatura aqui hoje esta em 25C ambiente e 80% umidade, porem outros dias tem chegado a 29c mas a umidade nao cai muito varia de 70% a 80%. Estou deixando proximo dos 20cm de distancia da planta que esta em flora e nao deu overlight ainda rs, a  acredito que deve estar acima de 1000ppfd a essa distancia, me corrija se estiver errado. Também estou usando 3 ventiladores, 1 por cima aquele padrao de clip, e 2 de frente para as plantas a uma distancia que ventile bem, mas nao as balance agressivamente, se quiser dar uma olhada no meu diario é esse aqui : 

Como vai sua produção de leds? Eu lembro de ter visto algo sobre você lançar eles no final de 2019, já lançou?

Oloco vei me traiu em rs to com 250watts na mao so esperando as ultimas pecas chegar

1 hora atrás, Vegano Velho disse:

E aí, bro, cadê os COB´s?

Entoa bro desculpa a espera to com 250w na mao so esperando chegar as ultimas pecas (fim de ano atrasa tudo... abcs

• Like 1
  • Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 minutos atrás, dreadlocos disse:

Oloco vei me traiu em rs to com 250watts na mao so esperando as ultimas pecas chegar

rss, tava precisando de um sol novo para finalizar meu ciclo fui obrigado hahaha

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 03/01/2020 at 12:29, dreadlocos disse:

Pressao de vapor meu caro muita gente que migra de HPS para led tem problema em intender isso QB=baixissima pressao de vapor.

Sol=alta pressao de vapor

HPS, sun like= media pressao de vapor.

QB,Citizen CRI(80)etc=baixa pressao de vapor

Entoa bro desculpa a espera to com 250w na mao so esperando chegar as ultimas pecas (fim de ano atrasa tudo... abcs

Li todo o tópico mas parece que esse chip CRI 99 tão prometido vai ficar pra um outra vida né, vou comprar meu painel QB Samsung lm301b e já era. Na minha tenda 60x60x1,60x acho que uma de 240w deve dar conta pra umas 3 ou 4 plantas. Se estiver enganado alguém por favor me corrija.

no mais, bom cultivo pra todos e seguimos na luta contra a criminalização da ganjs

bhlesss

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Aruan disse:

Li todo o tópico mas parece que esse chip CRI 99 tão prometido vai ficar pra um outra vida né, vou comprar meu painel QB Samsung lm301b e já era. Na minha tenda 60x60x1,60x acho que uma de 240w deve dar conta pra umas 3 ou 4 plantas. Se estiver enganado alguém por favor me corrija.

no mais, bom cultivo pra todos e seguimos na luta contra a criminalização da ganjs

bhlesss

Eh la na minha cidade agente tinha um ditado que dizia; apressado come cru

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, dreadlocos disse:

Eh la na minha cidade agente tinha um ditado que dizia; apressado come cru

Melhor do que morrer de fome.

mas agora falando sério dread. Tu falar que a demora é por causa de terceiros tudo bem. Mas falar que falta grana já é trolagem, com a quantidade de nego interessado tu repõem a grana e ainda lucra em um mês. 

Compartilhar este post

Link para o post
24 minutos atrás, Aruan disse:

Melhor do que morrer de fome.

mas agora falando sério dread. Tu falar que a demora é por causa de terceiros tudo bem. Mas falar que falta grana já é trolagem, com a quantidade de nego interessado tu repõem a grana e ainda lucra em um mês. 

Os produtos ja estao em minha maos agora so esta faltando finalizar os desenhos técnicos (que realmente mesmo trabalhando 4hrs diarias ainda demorara alguns dias )

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, dreadlocos disse:

Os produtos ja estao em minha maos agora so esta faltando finalizar os desenhos técnicos (que realmente mesmo trabalhando 4hrs diarias ainda demorara alguns dias )

Já plantei outdoor e vi de perto a beleza de plantar com luz solar. Tu dizendo que tem a luz que chega mais perto de simular o sol eu com certeza estou interessado também,  então vou estar por aqui esperando novas atualizações.

Agora, se puder dar uma ajudinha rápido, no meu grow de 60x60x1,60x com um QB Samsung lm301b 240w é suficiente pra florescer umas 4? E pego 3000k MIX660NM UV IR ou 3500K?? Queria que desse pra veg e flora já. 

percebi que você tem muito conhecimento de cultivo e luzes então qualquer help já vou ficar extremamente feliz. 

e não sei se to viajando mas o fórum parece estar meio parado, tá difícil achar as informações que preciso.

paz!

Compartilhar este post

Link para o post
15 minutos atrás, Aruan disse:

Já plantei outdoor e vi de perto a beleza de plantar com luz solar. Tu dizendo que tem a luz que chega mais perto de simular o sol eu com certeza estou interessado também,  então vou estar por aqui esperando novas atualizações.

Agora, se puder dar uma ajudinha rápido, no meu grow de 60x60x1,60x com um QB Samsung lm301b 240w é suficiente pra florescer umas 4? E pego 3000k MIX660NM UV IR ou 3500K?? Queria que desse pra veg e flora já. 

percebi que você tem muito conhecimento de cultivo e luzes então qualquer help já vou ficar extremamente feliz. 

e não sei se to viajando mas o fórum parece estar meio parado, tá difícil achar as informações que preciso.

paz!

240 ta legal o sol eh 5000k so que CRI 80 a melhor opcao e realmente 3500k .

• Confused 1

Compartilhar este post

Link para o post
11 horas atrás, dreadlocos disse:

240 ta legal o sol eh 5000k so que CRI 80 a melhor opcao e realmente 3500k .

9 horas atrás, niido disse:

Salve meu bom, procura pelas QB de lm301H, linha chip led de horticultura da samsung  https://www.samsung.com/led/lighting/mid-power-leds/3030-leds/lm301h/

(;

Sabem informar a diferença da lm301b pra lm301h?

Paz!

Compartilhar este post

Link para o post
10 minutos atrás, Aruan disse:

Sabem informar a diferença da lm301b pra lm301h?

Paz!

a única diferença é que os chips lm301h são mais resistentes à umidade 

Compartilhar este post

Link para o post

Galera eh melhor se for falar dos samsung ir na pagina respectiva dos QB para deixar a informacao mais acessivel a todos.

Obrigado

• Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, não sou o cara mais adequado para falar alguma coisa, estou no meu primeiro cultivo.... Entretanto, eu sou estudioso, 4 meses antes de começar meu cultivo eu já estava estudando. 

Na busca pela melhoria acabei indo para muitos fóruns gringos, e lá me deparei com algumas questões. A primeira delas é: Não existe luz ideal para a flora e vega (a mesma luz). Não acredito que uma luz por mais que seja sunlike consiga imitar o inverno e o verão ao mesmo tempo.

3000k - 3500k - 4000k e etc é a temperatura do fóton de luz que está sendo emitido. Na fase vegetativa da planta, o recomendado é luzes com a temperatura mais baixa, 4000-6000k e para a floração é recomendado mais alta 3000k-2700k... Por isso na maioria das vezes o pessoal recomenda o 3500k para o ciclo completo, porque é um meio termo e pode se adequar as duas situacoes (me corrijam se eu estiver errado).

Por isso vou arriscar nas QB independentemente se eu moro numa região do RS que a umidade ta sempre acima de 60%. Por que disso? Porque eu garanto que com a temperatura de 3000k vai ser o suficiente para evaporar o líquido remanescente da planta (O que ela não bebeu) e conseguir secar o solo para que não haja nenhum problema.

Por falta de recurso eu to usando uma Full spectrum para a vega, mas quando eu for trocar, pode ser que eu tente esses sunlike, pelo que li aqui me parece interessante para vegar a planta, mas não para florir.

Compartilhar este post

Link para o post
12 horas atrás, moita125 disse:

Olha, não sou o cara mais adequado para falar alguma coisa, estou no meu primeiro cultivo.... Entretanto, eu sou estudioso, 4 meses antes de começar meu cultivo eu já estava estudando. 

Na busca pela melhoria acabei indo para muitos fóruns gringos, e lá me deparei com algumas questões. A primeira delas é: Não existe luz ideal para a flora e vega (a mesma luz). Não acredito que uma luz por mais que seja sunlike consiga imitar o inverno e o verão ao mesmo tempo.

3000k - 3500k - 4000k e etc é a temperatura do fóton de luz que está sendo emitido. Na fase vegetativa da planta, o recomendado é luzes com a temperatura mais baixa, 4000-6000k e para a floração é recomendado mais alta 3000k-2700k... Por isso na maioria das vezes o pessoal recomenda o 3500k para o ciclo completo, porque é um meio termo e pode se adequar as duas situacoes (me corrijam se eu estiver errado).

Por isso vou arriscar nas QB independentemente se eu moro numa região do RS que a umidade ta sempre acima de 60%. Por que disso? Porque eu garanto que com a temperatura de 3000k vai ser o suficiente para evaporar o líquido remanescente da planta (O que ela não bebeu) e conseguir secar o solo para que não haja nenhum problema.

Por falta de recurso eu to usando uma Full spectrum para a vega, mas quando eu for trocar, pode ser que eu tente esses sunlike, pelo que li aqui me parece interessante para vegar a planta, mas não para florir.

Eh claro no sol as plantas somente vegetam e nunca floram... barbaridade

Compartilhar este post

Link para o post
Agora, dreadlocos disse:

Não amigo, o que eu quis dizer é que a eficiência luminosa e temperatura dos fótons muda durante as estações do ano. Você acha que o sol é contante o ano todo?

Compartilhar este post

Link para o post
Agora, dreadlocos disse:

Segue trecho encontrado no site solarprime, site que explica sobre energia solar:

MAIOR INCIDÊNCIA DE RADIAÇÃO SOLAR

Durante o verão é possível aproveitar o ápice do potencial de radiação solar, que, como falamos acima, é o fator principal para geração de energia por meio de um sistema fotovoltaico.

Dessa forma, de acordo com a capacidade de produção energética do seu sistema, você vai conseguir gerar um excedente de eletricidade, que será transformado em créditos na concessionária que atende seu imóvel. O prazo para utilização desses créditos é de até 5 anos.

Você não acha que o mesmo serve para as plantas? Algumas radiações tendem a simular inverno, outras simular verão... Por isso a planta precisa de mais luz azul durante a vega e etc... Acha que com um painel desses vai servir pra vega e flora? Acho utópico. 

• Confused 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, moita125 disse:

Não amigo, o que eu quis dizer é que a eficiência luminosa e temperatura dos fótons muda durante as estações do ano. Você acha que o sol é contante o ano todo?

Errado 90% da Terra a luz que chega do sol 25mim depois do nascer e  25min antes do por do sol a temperatura da luz eh superior a 5000kelvins

Nao existe nenhum lugar da Terra aonde a luz em qualquer estacao do ano fique na media de 3000kelvins

Somente eh usado globalmente luz de 3000k porque em CRI80 (RA) a luz de 5000K teria muito pouco vermelho.

Diferindo grandemente da luz com CRI 97-99(RA) que mesmo com 5000k tem muito mais vermelho na banda espectral refaca suas pesquisas que vera que tenho razao

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
11 horas atrás, moita125 disse:

Segue trecho encontrado no site solarprime, site que explica sobre energia solar:

MAIOR INCIDÊNCIA DE RADIAÇÃO SOLAR

Durante o verão é possível aproveitar o ápice do potencial de radiação solar, que, como falamos acima, é o fator principal para geração de energia por meio de um sistema fotovoltaico.

Dessa forma, de acordo com a capacidade de produção energética do seu sistema, você vai conseguir gerar um excedente de eletricidade, que será transformado em créditos na concessionária que atende seu imóvel. O prazo para utilização desses créditos é de até 5 anos.

Você não acha que o mesmo serve para as plantas? Algumas radiações tendem a simular inverno, outras simular verão... Por isso a planta precisa de mais luz azul durante a vega e etc... Acha que com um painel desses vai servir pra vega e flora? Acho utópico. 

Deixa te falar, esse lance de variação da banda espectral que ocorre na mudança das estações do ano (luz ficar avermelhada no outono e branca no verão) ocorre mais em altas e médias latitudes. Mesmo que vc more um pouco abaixo do trópico de capricórnio(que passa bem em cima da cidade de São Paulo) nos estados do sul por exemplo, não acho que essa variação seja significante. Lembre-se que a maior parte da literatura cannábica que a gente tem acesso, é escrita pelos gringos, que vivem em regiões de médias e altas latitudes. Logo essas "leis" sobre iluminação poderiam ser vistas com um pouco mais de reserva pela gente, habitantes da zona tropical. 

Outra coisa, acho que vc está confundindo os conceitos de temperatura de cor. 4000k, 5000k e 6000k (luz azul e claro) e temperatura de cor mais baixa 2700k-3000k (luz avermelhada). Esse termo, temperatura de cor, é só uma unidade de medida que indica a variação do espectro luminoso, não tem muito a ver com a temperatura ou o calor de fato que ela produz nas plantas ou nos objetos. Uma coisa que já cansei de ver por aí é que não é na fase vegetativa que a planta precisa de mais intensidade de luz, mas sim na fase da floração. É na floração é que o cultivador tem que caprichar na luminosidade pros buds se desenvolverem mais e se produzir o máximo possível. 

Outra coisa (aí já é viagem minha) quando vc acende uma fogueira, qual a cor da luz do fogo? Meio amarelada né. E quando vc observa a luz do sol entrando na janela do seu quarto, qual a cor dela? Branca né. Então, qual a temperatura da fogueira? Uns 1500 graus. Qual a temperatura na superfície do Sol? 6500 graus. Imagino que quanto mais alta é a temperatura de um corpo que emite luz própria naturalmente, mais essa luz tende pro azul ou branco. E quanto mais baixa, mais tende pro vermelho. Posso estar viajando, mas é  o que me parece.

Abraços. 

Compartilhar este post

Link para o post
14 minutos atrás, Detrois disse:

Então, qual a temperatura da fogueira? Uns 1500 graus. Qual a temperatura na superfície do Sol? 6500 graus. Imagino que quanto mais alta é a temperatura de um corpo que emite luz própria naturalmente, mais essa luz tende pro azul ou branco. E quanto mais baixa, mais tende pro vermelho. Posso estar viajando, mas é  o que me parece.

Eh exatamente isso que acontece a superficie do meio que esta a irradiar luz eh que determina os kelvins por exemplo o sol esta a 5500kelvin porem a atmosfera rouba um pouco do azul (por isso o ceu eh azul deixando entao o aspectro aparente na superficie ser 5000k.

Em regioes muuuuito ao norte tipo acima do paralelo 50 quando o sol nao sobe mais que 20 graus de altitude (no meio do inverno ) a natureza dos raios muito inclinados pega uma maior porcao da atmosfera criando mais deficiencia na luz azul (efeito rayleight ) mas nunca a luz solar (aparente na superfície ) mesmo super inclinada 20 graus ao meio dia ainda tera uma cor aparente de 4500k 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, cassioruppel disse:

pelo jeito vou seguir com minha HPS mesmo...

Eu tbm, por enquanto. Tô com três lampadas LED de 40W luz branca, 6400k, pra fase vegetativa. Juntas elas me fornecem 10800 lúmens de acordo com a caixa, ou seja, é disso pra baixo; mas suficiente pra manter uma planta na fase vegetativa. Ela cresce e se desenvolve bem com esse quantidade de luz. Mas para a floração, eu troco pŕa uma hps de 250W, aí já sobe pra 28000 lúmens; gasta muito mais, mas é necessário pra se conseguir o máximo possível na floração.

Compartilhar este post

Link para o post
15 minutos atrás, dreadlocos disse:

Ta chegando em galera so ajustando os protótipos

000000000000000000.png

agora vai

• Like 1
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post