Recommended Posts

Hoje eu gostaria de falar sobre a melhor tecnologia de LEDs que existe na atualidade.

Se voce estao querendo um LED para produzir alface, pimentão, hortelã. As Quantum Boards(QB) sao excelentes. A sua luz suave e fria é excelente para plantas que nao tem o metabolismo acelerado. Essas plantas somente com a evaporação natural do ar conseguem ter um rendimento razoável. Todas as plantas sao assim ? NAO!

Algumas plantas como a Cannabis exigem muita luz solar muita radiacao UV e radiacao infravermelho. observemos a banda espectral da luz solar.

sdfcd.png

Podemos ver que a maioria da porcentagem da energia da luz solar consiste das tao chamadas ondas caloríficas. Para algumas plantas como a cannabis tais ondas caloríficas sao essenciais. Os leds da Samsung que sao usadas nas QB  assim como os citizen de CRI80-90 produzem pouco IR.

Entao porque os QB e Citizen funcionam na maioria dos casos?

A resposta é bem simples se voce mora em um lugar quente com sol tropical o IR do Sol se transforma em calor esse calor seco tem o mesmo efeito na evaporacao da agua das folhas. Porem temos um obvio problema quando o sol nao atinge uma altitude maior que 50graus (longe do zenite no inverno) as plantas nao se desenvolve bem.

A cannabis que é uma planta que cresce nos desertos quentes e secos de altas montanhas como as montanhas indianas e do oriente médio voce nao vai esperar que ela venha se desenvolver bem em um ambiente com uma luz COMPLETAMENTE FRIA como as dos LEDs convencionais.

Esse simples fato ja é um grande defeito dos LEDs de baixo CRI outro fato esse é irreparável é a curva espectral para eles produzirem luzes com de alta lm/w eles acabam criando picos nao naturais no espectro que machucam o vegetal nao so o vegetal como a retina.  E isso voce nao consegue corrigir com ar quente como no caso da falta de IR

hjh.png

como podemos ver acima na imagem.

Esse dois defeitos somados nao lhe daram resultado satisfatório se voce quizer ir acima de 50.000lux, com HPS com CMH voce nao tera problema nenhum de ir até 150.000lux e criar lagostas gigantes.  Com os Almight QB com sua luz fria e artificial isso sera virtualmente impossivel. 

Muitas pessoas vem me contatando apresentando o mesmo problema quando usam tais LEDs folhas muchas para baixo desenvolvimento muito lento etc...

Isso se da pelo motivo da falta de IR.

Existe uma solucao SIM ! nos últimos anos algumas empresas desenvolveram os LEDs chamados SUN LIKE

ttt.png

como podemos ver o espectro eletromagnético é quase idêntico ao sol 98% para ser mais especifico !

Se voce quer qualidade e nao ter problemas em ir até a 150.000lux e ter plantas cristalizadissimas voce vai ter que usar essa tecnologia!!!

Ai muita gente fala assim a eu plantei com minha QB e tive resultados muito bons.

A questao é em que janela de tempo voce mora em um lugar quente e seco ,etc.

Eu ja vi gente cultivando em luz florescente e ter resultados bem satisfatório a questão é voce quer o melhor o mais próximo ao natural possível ou  uma imitacao barata da luz solar como os Citizen de cri 80-90 e os QB que é uma tecnologia barata.

O sol tem uma eficiencia de 93lm/w CRI100

O led SUN LIKE eficiencia de 90lm/w CRI 99

O QB eficiencia de 200lm/w CRI80

O preço de tais leds nao sao caros considerando que podem ser usados por 13 anos. uma unidade de 30w sai por 53 dollar que é um preco bem modesto quem se interessar me mande MP para conversarmos melhor.

• Like 1
  • Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
34 minutos atrás, dreadlocos disse:

Hoje eu gostaria de falar sobre a melhor tecnologia de LEDs que existe na atualidade.

Se voce estao querendo um LED para produzir alface, pimentão, hortelã. As Quantum Boards(QB) sao excelentes. A sua luz suave e fria é excelente para plantas que nao tem o metabolismo acelerado. Essas plantas somente com a evaporação natural do ar conseguem ter um rendimento razoável. Todas as plantas sao assim ? NAO!

Algumas plantas como a Cannabis exigem muita luz solar muita radiacao UV e radiacao infravermelho. observemos a banda espectral da luz solar.

sdfcd.png

Podemos ver que a maioria da porcentagem da energia da luz solar consiste das tao chamadas ondas caloríficas. Para algumas plantas como a cannabis tais ondas caloríficas sao essenciais. Os leds da Samsung que sao usadas nas QB  assim como os citizen de CRI80-90 produzem pouco IR.

Entao porque os QB e Citizen funcionam na maioria dos casos?

A resposta é bem simples se voce mora em um lugar quente com sol tropical o IR do Sol se transforma em calor esse calor seco tem o mesmo efeito na evaporacao da agua das folhas. Porem temos um obvio problema quando o sol nao atinge uma altitude maior que 50graus (longe do zenite no inverno) as plantas nao se desenvolve bem.

A cannabis que é uma planta que cresce nos desertos quentes e secos de altas montanhas como as montanhas indianas e do oriente médio voce nao vai esperar que ela venha se desenvolver bem em um ambiente com uma luz COMPLETAMENTE FRIA como as dos LEDs convencionais.

Esse simples fato ja é um grande defeito dos LEDs de baixo CRI outro fato esse é irreparável é a curva espectral para eles produzirem luzes com de alta lm/w eles acabam criando picos nao naturais no espectro que machucam o vegetal nao so o vegetal como a retina.  E isso voce nao consegue corrigir com ar quente como no caso da falta de IR

hjh.png

como podemos ver acima na imagem.

Esse dois defeitos somados nao lhe daram resultado satisfatório se voce quizer ir acima de 50.000lux, com HPS com CMH voce nao tera problema nenhum de ir até 150.000lux e criar lagostas gigantes.  Com os Almight QB com sua luz fria e artificial isso sera virtualmente impossivel. 

Muitas pessoas vem me contatando apresentando o mesmo problema quando usam tais LEDs folhas muchas para baixo desenvolvimento muito lento etc...

Isso se da pelo motivo da falta de IR.

Existe uma solucao SIM ! nos últimos anos algumas empresas desenvolveram os LEDs chamados SUN LIKE

ttt.png

como podemos ver o espectro eletromagnético é quase idêntico ao sol 98% para ser mais especifico !

Se voce quer qualidade e nao ter problemas em ir até a 150.000lux e ter plantas cristalizadissimas voce vai ter que usar essa tecnologia!!!

Ai muita gente fala assim a eu plantei com minha QB e tive resultados muito bons.

A questao é em que janela de tempo voce mora em um lugar quente e seco ,etc.

Eu ja vi gente cultivando em luz florescente e ter resultados bem satisfatório a questão é voce quer o melhor o mais próximo ao natural possível ou  uma imitacao barata da luz solar como os Citizen de cri 80-90 e os QB que é uma tecnologia barata.

O sol tem uma eficiencia de 93lm/w CRI100

O led SUN LIKE eficiencia de 90lm/w CRI 99

O QB eficiencia de 200lm/w CRI80

O preço de tais leds nao sao caros considerando que podem ser usados por 13 anos. uma unidade de 30w sai por 53 dollar que é um preco bem modesto quem se interessar me mande MP para conversarmos melhor.

Muito bom o conteúdo mano !!!

Ai pensei que CRI é esse man ? E olha que sou arquiteto iluminador arquitetural   por conta dum indoor que fiz em 92 carai !!!

Ai vi que CRI = IRC  né ... ufa ...   Mas embora faça só a vega indoor ...  Li essa parada do 3500 k .. por aqui recentemente ...

E um conteudo top de um Dr green tub (tem vários + um sabe muito ))) do far red efeito emerson  tá ligado mano

Pode contar com a minha audiencia sempre

Abs

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, Bud Weiser disse:

Muito bom o conteúdo mano !!!

Ai pensei que CRI é esse man ? E olha que sou arquiteto iluminador arquitetural   por conta dum indoor que fiz em 92 carai !!!

Ai vi que CRI = IRC  né ... ufa ...   Mas embora faça só a vega indoor ...  Li essa parada do 3500 k .. por aqui recentemente ...

E um conteudo top de um Dr green tub (tem vários + um sabe muito ))) do far red efeito emerson  tá ligado mano

Pode contar com a minha audiencia sempre

Abs

Como não sou um cara preguiçoso quando o assunto é Cannabis ...

https://www.brilumen.com/geral/Indice-de-Reproducao-Cromatica-CRI#targetText=O índice de reprodução cromática,do dia (luz solar).

Não é relativo a cultivo ... + 14 cores de R ...  prá mim é novidade ...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Bud Weiser disse:

https://www.brilumen.com/geral/Indice-de-Reproducao-Cromatica-CRI#targetText=O índice de reprodução cromática,do dia (luz solar).

Tô com essa misturinha de fluor ... barata ..

Foto de 15 dias atras ... já botei 4 pra fora ... 

O arquiteto aqui tá sem trampo ...

Mês que vem vou investir numas barras de led da Osram .. 170 lumens /w tem 3000 e 5000 ... 560mm  R$25 cada .. fora drive bivolt

philips de R$50 ....  vou checar o CRI ... pra ver se é melhor 3 barras de 3000 e 1 de 5000 ..

Essa aqui da segunda imagem ...

Abs

Box Caseiro -min.jpg

Osram Basic-min.jpg

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
23 horas atrás, Bud Weiser disse:

Par reproduzir um alto CRI precisa de bastante R A qualidade esta voce nao pode ter muito picos tem que ser o mais natural possivel e isso so eh possível com bastante cores.

Da mesma forma que voce pode plantar com quimicos mais o natural eh melhor.

O ponto mais importante eh a curva ne no espectrometro

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
20 horas atrás, stuartlittle disse:

@dreadlocos e eu que te questionei sobre o driver chines hein? kkkkkkkk
e tipo o led azul e vermelho, eh bom pra plantar alface, e tal mais aqui a gente ta tratando de flores, e flores de elite.
o cob + qb e um combo perfeito, agora temos outro fora o fato dos grandes estarem focando na agricultura e fazendo leds especificos pra isso vide osram..
LED UV nunca existiu era so um led roxo... sempre se usou fluorescente tubular uv pra complementar, mais as cmh emitem muita uv, chega ser ate perigoso, so que eh caro pra montar um setup led+cmh... ate outro dia...
quando conseguiram criar uma micro cmh capaz de produzir uv, e do tamanho de um led.
eu nao vou explanar porque tem urubu so de olho aqui pra ganhar dinheiro, mais MP tai ai pra isso..
ou que pesquise por si mesmo, pra voce e pra qualquer um que eu confio.. ta na mao tanto os uv's novos, quantos os IR's que tem alta penetracao e realmente funcionam, de voce  eu vou cobrar preciso de umas dicas sobre paralelo kkkkk mas ta ai o caminho do sucesso... cri alto, complemento, e o mais proximo do natural possivel, eu sei aonde acha todas as pecas pra fazer um closed loop, ou column, dewax, panela, tudo... mas tem amigo que precisa disso pra tirar um troco nao que eu nao deva compartilhar, mas vou estar criando uma concorrencia que eu nao sei quem eh, contra uma pessoa que merece entao e anti-etico, eu to bem atualizado na questao dos leds, li o estudo do mccree de cabo a rabo umas 5x.. e acompanho as revistas, tudo acerca do assunto.. mas com a informacao que a gente estudou ralou pra fornecer de graca criou um mercado injusto, sendo que o nome do topico era DIY nao aonde compra pronto.

quando comecei com o lance dos leds recebi ajuda de uns caras sinceros e fodas.. eu nao sabia nada... e uma resposta mudou todo meu ponto de vista, segue:

nenhuma empresa vai me vender algo que va me render mais com menos energia, o foco deles e $$$...
entao se eu quiser? vou ter q fazer eu mesmo.

ai veio um newbie  no forum e me disse isso:

ele criou a conta pra responder e me ajudar, ele mesmo...
o meu nick eh em homenagem a ele que alem de me guiar no forum, me guiou no skype....

infelizmente aqui tem pe$$oas$ mal intencionadas entao melhor que esse tipo de conhecimento fique entre quem nao tem interesses comerciais.
@Bud Weiser, voce e toda galera so perguntar mp que vai na mao, agora aproveitador, infelizmente acaba vetando essas infos, voce ja deu o caminho @dreadlocos, se estudar acha... agora mastigado vamos deixar entre nos.

LUZ pra afastar a sombra!

Boa noite galera !!! Como profissional de iluminação por + de 20 anos 

Tipo Lightdesigner = Vendedor de Lâmpadas

Esses fabricantes da luz são a sombra kkk

Já ouviram falar de "obsolescência programada " .... esse conceito foi criado pela industria (cartel ) de fabricantes de lâmpadas

incandescentes em 1920 ... europeu com americano ... quem quisesse "estar dentro" tinha que afinar o filamento prá elas queimarem em 2000hs ....senão abaixavam o preço até tu quebrar ... cimento é assim...

Foi um Doc do History ...tipo papai noel não existe ... Ainda amo as lâmpadas + vi que buraco é bem mais embaixo ...

GE Osram Sylvania Philips sentavam numa mesa e brincavam de  Monopoly ... tô falando de BR

Cagando pro distribuidor sentado em 100000 fluor de 40w ou inc cristal de 60 ... da marca tal que ficou agora sem preço ...

porque trocaram de região... 

Depois  as fluor compactas de 4000 k viraram 6500 k >> sem avisar >>> na Leroy>> reclamei >>> pô manolo  acabou o fósforo na china 

E tem outro "move" foda ... Osram tá virando Ledvance e Philips Signify ... 

Saudosismos à parte ... essa é tipo pulga atrás da orelha ... alguém já leu sobre isso ?

TODOS os leds de lâmpadas das nossas casas são AZUIS ... com temperaturas corrigidas (branca fria e branca morna com talco china) e CRI   de 85 na média ...

O led com emissão  azui é (ou era ses falam tanta coisa  nova que nem tenho +certeza ) o único suficientemente eficiente para iluminação ...

2 japas + 1 us até ganharam um nobel em 2014...

https://www.bbc.com/news/science-environment-29518521

Minha mulher falava nos coquetéis do ramo ... papo chato de lâmpada ..

Abs

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
18 minutos atrás, stuartlittle disse:

@Bud Weiser e vein, tu e pica! maximo respeito.
esse lance do azul, e do fosforo acho que todo mundo que meche com luz deveria saber, mais melhor perguntar pro cara da growshop ne?
agora essas "historias de papai noel" que so quem viveu sabe, so tendo a oportunidade de conviver pra aprender, so agradece a presenca aqui, espero que logo menos receba um presente de desculpa meu!!! to na divida!
obrigado mais uma vez por mostrar o quanto sabemos pouco, mas juntos podemos aprender cada vez mais sobre qualquer assunto.|
e com enorme tristeza que abandono a casa, mais aonde nao sou mais bem vindo eu me retiro, mais a gente se fala!!!!
e quem quiser saber sobre luz, os japas estudaram pra caralho tem muito material  cientifico pra estudar, em ingles olha que dadiva!
fica com deus, forca ae e sem palavras pra agradecer voce perder seu tempo escrevendo aqui, e admiracao pela forma como  usa as palavras, pra bom entendedor...

Ficamo amigo e tu já vai ,, que isso .pô>>>

Já conhece o Rio ? Vai ter o Pot in Rio lá pra Novembro  ...

Se programa ai ... do Mandacaru ... nos encontros no Raiz ...

tenho maior dificuldade em conhecer pessoalmente pessoal GR  Rio ...

tem o namastega + ainda não se esbarramos ...

Luciano civil ... conhece ? acho que ele é ativo ...já vi palestra dele  Ou MrM ...

Compartilhar este post

Link para o post

O uv comeca em 400 nm claro que tem led que emite uv esse led que eu estou trabalhando emite os seus 0.9% 1 %+ -.

E muitos outros agora o uv b c nem sao tao abundantes assim na superfície nem nas montanhas altas do Oriente Médio o uv a ainda eh quente os outros ja pro lado  ionizante

Compartilhar este post

Link para o post

1800 dolares na California vc compra uma boa SolarSystem® 1100 UVB, ela tem 2 lampadas CFL uvb (na lateral).

Replaces a 1000-watt HPS with 40% Less Energy

levando em consideração que para potencializar os principios ativos de ervas medicinais é fundamental que se tenha raio UV.

https://californialightworks.com/collections/solarsystem-series/products/solarsystem-1100-uvb

tipo com 4 dessas vc faz 2 kilos por ciclo em média, consumindo 3200 wats

Compartilhar este post

Link para o post
12 minutos atrás, Cannabis Medicinal disse:

1800 dolares na California vc compra uma boa SolarSystem® 1100 UVB

Replaces a 1000-watt HPS with 40% Less Energy

levando em consideração que para potencializar os principios ativos de ervas medicinais é fundamental que se tenha raio UV.

https://californialightworks.com/collections/solarsystem-series/products/solarsystem-1100-uvb

tipo com 4 dessas vc faz 2 kilos por ciclo em média, consumindo 3200 wats

O cara me vem postar LED roxao aqui nessa altura do campeonato rs ta de brincadeira ne rs.

Eu to falando de CRI ra 98,8

Esses LEDs roxos ai nao chega nem em CRI ra20 ta entendendo o Uv nao tem tanta importancia até porque o UV A corresponde a 90% do UV da superficie isso é 15 watts por m^2. que eh muito pouco.

sem UV sai bom principalmente CRI ra98 que emite uma quantidade razoavel de uv

Compartilhar este post

Link para o post
18 minutos atrás, Cannabis Medicinal disse:

cobled tambem é bom,  só cuidado com aqueles chineses fajutos. Vai pelo preço que vc compra os melhors, Afnal qual sua duvida. Nao entendi.

Eu nao tenhp duvida nao eu fiz o topico explicando porque os melhores LEDs sao os que tem espectro do sol flagra

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, catimbau disse:

galera tava dando uma olhada em farol de carro tem 6000 lumens e varias faixas de corers sera que ajuda?

halogenia tem uma baixissima lm/w ao redor de 18

O CRI eh normalmente alto pode ser complemento para uv e IR

Compartilhar este post

Link para o post
22 horas atrás, dreadlocos disse:

Eu nao tenhp duvida nao eu fiz o topico explicando porque os melhores LEDs sao os que tem espectro do sol flagra

entao, eu discordo de vc, pois essa tecnologia da California (melhor do mundo) possibilita ajustar o spectro digitalmente com dimmer. Alem de posusir 2 lampadas auxiliares de UV.

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Cannabis Medicinal disse:

entao, eu discordo de vc, pois essa tecnologia da California (melhor do mundo) possibilita ajustar o spectro digitalmente com dimmer. Alem de posusir 2 lampadas auxiliares de UV.

A galera das antigas sabe bem sobre os roxos cor de zona é que voce ainda é novo ainda rapaiz tem bastante que aprender ainda nessa  na vida ^^

E cor de zona "melhor do mundo " hahaha.

Melhor do mundo eh o sol qualquer coisa diferente eh menos. O unico problema eh que voce nao consegue 100.000lux com o sol.

CRI ra 98, 8 essa eh a melhor tecnologia do mundo nao importa quantos estudinhos meia tigela bancado pelos rockfallers  fale o oposto olha a equacao mais perfeita ja criada; QUANTO MAIS PROXIMO DO SOL MELHOR!!!

Se alguem achar um LED com CRI 99 e o espectrometro provando ai agente conversa porque com dred locos eh assim

Ta eu nao sou tao chato assim mais os roots vao entender

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post