Entre para seguir isso  
kilow

Porque as lâmpadas de Led Quantum board são melhores que a Full Spectrum?

Recommended Posts

Qual lâmpada de Led comprar para a fase vegetativa de 3 ou 4 plantas? É que vou deixar algumas em estado vegetativo para ir tirando clones? Eu tenho uma full spectrum de 600 wats para floração, mas ela gasta bastante. Então quero fazer outro grow para fase vegetativa com lampada d menos potência. Qual tamanho de grow para cultivar essas 4 plantas?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Respondendo essa pergunta porque eu sei que muitas pessoas ainda caem no marketing dos full spectrum.

Full spectrum é nonsense, O primeiro e mais óbvio defeito a luz deles nao sem nem de perto próximo a luz solar.

A QB é muito mais proximo que a luz solar.

Full Spectrum é muito pouco eficiente grande parte da energia que voce aplica é dissipada em calor.

A QB nao, boa parte da energia é convertida em luz.

So por esses dois motivos ja nao preciso nem continuar ne ?

So que avancando As QB nao sao a melhor opção os citizens por exemplo tem muito mais qualidade, as series de CRI super high

Porem tem coisa melhor que QB Tem empresas que estao vendendo Paineis que tem 98% de similaridade com o sol esse éo futuro.

A luz do QB por mais que seja boa é muito distante da luz solar, para parecer mais eficiente eles deixam a faixa spectral muito artificial isso machuca a planta.

Eu nao preciso nem me aprofundar porque muitas pessoas tiveram problemas com a tecnologia que a QB usa no espectro eletromagnético.

Essa mesmas pessoas nao estariam tendo problema se estivessem usando luz de CRI 99 so que o CRI nao é o parâmetro mais importante e sim a faixa espectral tem que ser o mais próxima da solar possivel.

Por exemplo a luz solar so chega a 93lm/w  As QB chegam a 200lm/w ai eles tem que colocar muito vermelho e infravermelho o que tecnicamente abaixa a eficiencia do light output como um todo. Essa eficiência eles nao entenderam ainda  como que funciona a mecânica no vegetal.

Os engenheiros da samsung podem entender como funciona o silicone mais como funciona a mecânica dentro do vegetal.  Essa mecanica esta muito relacionada ao movimento da agua. Que esta relacionado a evaporação. Que esta relacionado A IR(infrared). A IR e muito mais importante O ar seco e quente tambem duas coisas que os leds sun like produzem.

Mesmo se voce mora no Brasil com ar quente e seco abundante mesmo assim voce nao vai querer um espectro tao artificial

Entao se voce quer qualidade ou vai ter que ir de QB ou Essas luzes quase 100% igual o sol sao mais caras que as QB porem sao bem melhor 10 vezes melhor Quem se interessar Eu indico quem vende no e bay

Ou HPS as hps ainda sao melhor que QB por incrível que paresca. Embora essa nova tecnologia sun like seja superior a todas as tecnologias nem as CMH sao melhores.

Desculpe eu falar isso para os fan boy rs das QB tao trocado gato por lebre.

• Like 1
  • Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post
49 minutos atrás, Kblo Sujo disse:

po, indica ai por favor kkk

aproveitando... o que acha desse painel aqui? https://opticledgrowlights.com/products/optic-4-xl-dimmable-cob-led-grow-light-460w-uv-ir-3500k-cobs

é proximo dessa tecnologia sun like que voce citou?

Essa sun like eh melhor e mais barata 812 dollars 460watts vou te mandar MP sobre  quem ta vendendo

Compartilhar este post

Link para o post
Em 11/08/2019 at 18:55, dreadlocos disse:

Ou HPS as hps ainda sao melhor que QB por incrível que paresca. Embora essa nova tecnologia sun like seja superior a todas as tecnologias nem as CMH sao melhores.

eu vim do cultivo original SUN e realmente venero o spectro solar, mas ainda to tentando entender essa parte, hps te da mais lumens sem sombra de duvida, so que boa parte dos lumens estão na faixa verde do spectro, porem infelizmente uma porcentagem bem pequena é usada desses lumens pela planta ja que boa parte do verde se reflete na folha, então qual é ? seria mais pelo CRI ? ate porque creio eu que o CRI de uma hps tmb não é la essas coisas, e segundo as medições de PPFD/W do canal da MIGRO seriam 1.4ppfd/w de uma hps contra 1,89PPFD de uma QB, me explica essa faca de dois gumes ai dread, porque pra mim nao faz sentido uma hps ser melhor que uma QB, tanto por eficiencia quanto vida util ja que todos sabemos que em 1 ano uma hps decai ate 40% de eficiencia por sujeiras no bulbo e pela propria lampada se desgastar e continua perdendo ate o fim de sua vida, enquanto a maioria dos cobs leds e qb garantem que a lampada ao fim dos seus 50 ou 80 mil hrs de luz so ira perder no maximo 20% de eficiencia.

Compartilhar este post

Link para o post
21 minutos atrás, Dr_THUG disse:

eu vim do cultivo original SUN e realmente venero o spectro solar, mas ainda to tentando entender essa parte, hps te da mais lumens sem sombra de duvida, so que boa parte dos lumens estão na faixa verde do spectro, porem infelizmente uma porcentagem bem pequena é usada desses lumens pela planta ja que boa parte do verde se reflete na folha, então qual é ? seria mais pelo CRI ? ate porque creio eu que o CRI de uma hps tmb não é la essas coisas, e segundo as medições de PPFD/W do canal da MIGRO seriam 1.4ppfd/w de uma hps contra 1,89PPFD de uma QB, me explica essa faca de dois gumes ai dread, porque pra mim nao faz sentido uma hps ser melhor que uma QB, tanto por eficiencia quanto vida util ja que todos sabemos que em 1 ano uma hps decai ate 40% de eficiencia por sujeiras no bulbo e pela propria lampada se desgastar e continua perdendo ate o fim de sua vida, enquanto a maioria dos cobs leds e qb garantem que a lampada ao fim dos seus 50 ou 80 mil hrs de luz so ira perder no maximo 20% de eficiencia.

Entao bro o grande Q da questao nao é nem muito aquestao da faixa espectral que obviamente as QB tem um faixa espectral muito mais linear (sem picos) comparando com uma HPS.

O problema é que a completa falta de IR dos QB vao te dar problemas se voce querer se aventurar em cultivos com 70.000lux ou mais a nao ser se voce mora num lugar muito quente e seco entende.

Com HPS existem diversos cultivadores que vao até a 130.000lux com QB nem um...

Existe como contornar esse problema abaixando a umidade do grow com ar condicionado e aumentando a temperatura.

Em suma a abundancia de IR das HPS acelera a evaporacao. Os QB nao possuem essa mesma IR ai murcha toda a planta com qualquer erinho flagra...

Compartilhar este post

Link para o post
Em 14/08/2019 at 09:33, dreadlocos disse:

Entao bro o grande Q da questao nao é nem muito aquestao da faixa espectral que obviamente as QB tem um faixa espectral muito mais linear (sem picos) comparando com uma HPS.

O problema é que a completa falta de IR dos QB vao te dar problemas se voce querer se aventurar em cultivos com 70.000lux ou mais a nao ser se voce mora num lugar muito quente e seco entende.

Com HPS existem diversos cultivadores que vao até a 130.000lux com QB nem um...

Existe como contornar esse problema abaixando a umidade do grow com ar condicionado e aumentando a temperatura.

Em suma a abundancia de IR das HPS acelera a evaporacao. Os QB nao possuem essa mesma IR ai murcha toda a planta com qualquer erinho flagra...

a sim, então era como eu imaginava que vc estava se referindo ao VDP, realmente nesse ponto a hps deve ser bem superior por causa da evaporação,

Edit'

Porem se o grow for bem projetado vc consegue fazer um gerenciamento de temperatura e UR e as plantas transpirarem bem, entao teria como tirar proveito de um ambiente bem estavel e os 1.89 ppfd/w, entao no fim das contas pra quem diz que hps tem que comprar exaustor turbo, cooltube, e toda a parafernalha, e sai mais enconta fazer um grow de led que nao esquenta teria tambem de investir em aparatos no grow como um arduino que controla-se todo o ambiente do grow e dependendo da regiao onde mora um umi/desumidificador

Editado por Dr_THUG

Compartilhar este post

Link para o post