BomConheiroX

Seeds Banks BR/UE/EUA

oilengine

Pontos importantes já discutidos no tópico:

Bulk Seeds - sementes produzidas em massa/industrialmente (a Skol, Brahma e Antarctica do mundo da cannabis), em algum confim do sul da Europa/norte da África (geralmente Marrocos, mas os produtores já estão se estabelecendo em outros lugares próximos), sem muito controle de qualidade, estabilidade genética, etc. Geralmente os maiores seedbanks comerciais (Greenhouse, Barneys, Royal Queen, etc) além de praticamente qualquer marca comercial na América Latina e Brasil (BSF, Severo, Gaia,  Cannabiorganic, Santa Semilla, etc) vendem esse tipo de semente comercial. No geral vai colher uma erva mediana pra boa, com muita sorte pode encontrar um feno campeão, mas na média é isso. Bom pra começar a trabalhar com genéticas famosas selecionadas (apesar de hoje em dia já não estarem tão boas assim). No geral estão acima do preço que valem, então avalie bem antes de comprar.

Breeders - pessoas ou empresas responsáveis por fazer cruzamento e seleção de genéticas e posteriormente oferecer para o mercado um produto estável e selecionado pela qualidade (seriam as cervejas premium do mundo cannabico). Os breeders do passado praticamente já não existem. Todas as principais marcas comerciais já citadas fizeram fama no passado com algumas genéticas muito boas mas hoje só comercializam o que sobrou (tudo produzido no Marrocos). Os principais novos breeders atualmente se encontrarm no EUA e Canadá e alguns na Europa e produzem genéticas totalmente diferentes das clássicas.

Polen Chucker - é o indivíduo que faz cruzas caseiras com genéticas já conhecidas (bulk ou não), cria algumas coisas boas e eventualmente distribui as sementes desse trabalho (seria a cerveja caseira ou artesanal de pequena escala do mundo da cannabis). A maioria dos ditos "breeders" atualmente na verdade são polen chuckers com alguma experiência em cruzamento e seleção em pequenos volumes (até algumas dezenas ou poucas centenas de plantas), não necessariamente em cruzamento e estabilização de larga escala (centenas a milhares de plantas, o que diferencia pra um breeder de fato). No entanto o trabalho dos polen chuckers feito com boas genéticas costuma ter uma ótima qualidade (geralmente) superior mesmo à genéticas comerciais.

Seedbanks - são as "lojas" que vendem sementes de diversas "marcas" (bulks, breeders). A maioria é especializada em genéticas comerciais (bulk seeds). Umas poucas em genéticas de qualidade (breeders reais e eventualmente polen chuckers). Algumas vendem ambos. Então precisa saber o que é o que antes de comprar.

White Widow, Northern Lighs, Lemon Haze e outras genéticas "famosas" - fizeram fama no passado e hoje é bem difícil de encontrar as originais. O que se encontra no mercado atualmente são herdeiras distantes dessas genéticas que carregam poucos traços das originais.

Origem: Europa - a maior quantidade de apreensões atualmente são da Europa e Reino Unido. Já deu no jornal, na TV, etc, as autoridades já se ligaram que hoje é a maior rota de origem de sementes e a amostragem é maior de encomendas vindas desses locais. Ainda passa bastante coisa mas a as possibilidades vem diminuindo.

Origem: Brasil - vai encontrar bulk seeds importadas e eventualmente reembaladas com outra marca ou cruzas caseiras. As cruzas caseiras praticamente sempre feitas sem controle de qualidade com genéticas de origem duvidosa (prensado, colombia, sativas nordestinas ou bulk seeds mesmo). Muito comum encontrar "gato por lebre". Com sorte e se conhecer as pessoas certas encontra genéticas boas importadas ou cruzas nacionais de qualidade, mas é um círculo restrito.

Origem: América Latina - boa parte das bulk seeds disponíveis no Brasil vem de locais legalizados da América do Sul (principalmente Chile e Uruguai). Alguns desses países até enviam diretamente para o Brasil diretamente para o consumidor. As marcas "brasileiras" importam desses locais e às vezes reembalam com uma marca nacional conhecida (Severo, Gaia, Santa Semilla, etc).

Sementes regulares - pode sair macho e fêmea. Bom pra cruzar e ter suas próprias genéticas sem precisar ficar importando ou pagando uma fortuna por bulk seeds. Pode clonar também.

Sementes feminizadas - não sai macho em 99% das vezes (raramente sai algum). Não dá pra cruzar com facilidade (precisa fazer reversão sexual com prata coloidal). Dá pra clonar com certa facilidade e manter a genética virtualmente pra sempre.

Sementes automáticas - só planta uma única vez e acabou. Não dá pra clonar. Complicado de cruzar (mas é possível se souber o que fazer).

Message added by oilengine

Recommended Posts

Pra mim foi 2 dias,de espera por conta de ser novato,quando achei q ia gastar o R$ dai tive de cadastrar a senha e me mandou esperar de novo 2 dias,dai comprei e o seedsmam me fez esperar mais 12,so pra enviar,reclamando me disserao Que chegaria no maximo dia 06 08.

Do jeito mais caro é "obrigatorio" 11€ pra tirar do pacote e por numa capa de dvd,e mandar com cod de rastreio.

• Sad 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, OldFuneral66 disse:

Nossa lombrado pagar mais 70 conto pra retirar o produto O.o

Isso se ,apenas se, a alfandega nao sequestrar a eencomend e cobrar pra liberar,ou simplesmente "apreender"

Compartilhar este post

Link para o post

Salve galera!

To voltando a ativa. Estou buscando uma strain automática bem resistente e produtora, para outdoor...pelo que li aqui o negócio é confiar no manganga do instagram.

Qual auto deles vcs recomendam?

Obrigado a todos pelo tópico, unidos somos mais fortes.

Boas colheitas a todos.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 13/05/2020 at 09:26, beckaum disse:

Salve Saiber,

Entrei nesse IG do plantista e fiquei com um pouco de pé atrás, o cara criou esse IG em 30/04, quase não tem seguidores. Tens mais alguma informação desse cara aí? Esse catálogo dele tá coisa linda!

Atualizando aqui... 

1° Confesso que gostaria de saber como é esse esquema de dropship de seeds da gringa para o Brasil, gostaria muito de achar esse contato la de fora que manda as coisas pra cá.

Como tinha comendado anteriormente, primeiro achei o BrasilSeeds com base na recomendação aqui desse post e ja fiz uma compra (Antes de descobrir toda aquela patifaria com a pagina do Plantista). No mesmo dia achei essa pagina do plantista e como havia comentado tambem fiz uma compra com ele pra ver qualé (comprei do plantista e BrasilSeeds no mesmo dia) eis que hoje os dois me enviam uma mensagem com os códigos de rastreio das minhas compras e pra minha surpresa (mentira, nao me surpreendi 😂) as duas compras vem do mesmo lugar, e melhor ainda, foram despachadas JUNTAS, no mesmo horário, ou seja, quem fez o envio das seeds do plantista e do BrasilSeeds foi a mesma pessoa/empresa/esquema. Por isso comentei que gostaria de descobrir esse contato ai, pois se os caras mandam e ja sai com um valor bom (comparado ao Hipersemillas), eles estão tendo uma boa margem em cima, ninguem trampa de graça, se alguem descobre como funciona a parada e solta na roda, o valor fica MUITO mais atrativo do que ja é...

Enfim, é isso, códigos de rastreio recebidos e agora é só aguardar os próximos capítulos

PS: Os dois pedidos foram enviados juntos, logo, se cair, vao cair os dois de uma vez 👌😑

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, OldFuneral66 disse:

Nossa lombrado pagar mais 70 conto pra retirar o produto O.o

Hahaha mano, eu ficava olhando pro avatar , aí eu lia a msg e pensava "eu não postei isso"

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
22 minutos atrás, Saiber disse:

Atualizando aqui... 

1° Confesso que gostaria de saber como é esse esquema de dropship de seeds da gringa para o Brasil, gostaria muito de achar esse contato la de fora que manda as coisas pra cá.

Como tinha comendado anteriormente, primeiro achei o BrasilSeeds com base na recomendação aqui desse post e ja fiz uma compra (Antes de descobrir toda aquela patifaria com a pagina do Plantista). No mesmo dia achei essa pagina do plantista e como havia comentado tambem fiz uma compra com ele pra ver qualé (comprei do plantista e BrasilSeeds no mesmo dia) eis que hoje os dois me enviam uma mensagem com os códigos de rastreio das minhas compras e pra minha surpresa (mentira, nao me surpreendi 😂) as duas compras vem do mesmo lugar, e melhor ainda, foram despachadas JUNTAS, no mesmo horário, ou seja, quem fez o envio das seeds do plantista e do BrasilSeeds foi a mesma pessoa/empresa/esquema. Por isso comentei que gostaria de descobrir esse contato ai, pois se os caras mandam e ja sai com um valor bom (comparado ao Hipersemillas), eles estão tendo uma boa margem em cima, ninguem trampa de graça, se alguem descobre como funciona a parada e solta na roda, o valor fica MUITO mais atrativo do que ja é...

Enfim, é isso, códigos de rastreio recebidos e agora é só aguardar os próximos capítulos

PS: Os dois pedidos foram enviados juntos, logo, se cair, vao cair os dois de uma vez 👌😑

Hahahaha celoko! Catou oq mano?

Compartilhar este post

Link para o post
36 minutos atrás, Saiber disse:

Atualizando aqui... 

1 exemplo do q eu imagino que aconteça: https://www.discountcannabisseeds.co.uk/en/seed-bank/bulk-seeds

O cara pega 100 seed "automática" sortida em um pacote bulk, manda imprimir os packs e decide aleatoriamente o nome das strains baseado na info do pack sortido...

Apartir daí boa sorte pra quem comprar...

Menos de 700 pila um saco com 100 seed bulk que a gurizada vai pagar 300 pila por 5-7 seed...

Tem variedade? Tem pq é sortido, mas na hora de embalar é aleatório. No final ficar escolhendo bulk tu só escolhe o apelido da seed...rs

Tutorial do dinheiro fácil...rssrs

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
22 minutos atrás, lefroiddunord disse:

Hahaha mano, eu ficava olhando pro avatar , aí eu lia a msg e pensava "eu não postei isso"

Lol fiquei bugado por um tempo vendo os avatares também kkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Pai do mato disse:

Comprei um pack com o mangangá do instagram
pedi na confiança e chegou certinho
esperando germinar aqui
Peguei uma peyote wifi

quanto foi parceiro???

Compartilhar este post

Link para o post
27 minutos atrás, Rasthael disse:

1 exemplo do q eu imagino que aconteça: https://www.discountcannabisseeds.co.uk/en/seed-bank/bulk-seeds

O cara pega 100 seed "automática" sortida em um pacote bulk, manda imprimir os packs e decide aleatoriamente o nome das strains baseado na info do pack sortido...

Menos de 700 pila um saco com 100 seed bulk que a gurizada vai pagar 300 pila por 5-7 seed...

Tem variedade? Tem pq é sortido, mas na hora de embalar é aleatório. No final ficar escolhendo bulk tu só escolhe o apelido da seed...rs

bem essa fita mesmo e a gente só se fodendo kkkkk

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, lefroiddunord disse:

Hahahaha celoko! Catou oq mano?

Com um eu peguei umas DarkDevil da SweetSeeds e com outro peguei RedPoison tambem da SweetSeeds.

2 horas atrás, Rasthael disse:

Então, realmente nao sei se é isso, acredito que tenha algum outro esquema, só nao sei qual... Por isso tambem fui bem especifico nas seeds que peguei, até agora nao vi bulk seeds da linha red da SweetSeeds (apesar da produção de seeds deles ja ser um bulk kkkk), tambem ja cultivei todas da linha red deles vindas direto do HiperSemillas a um ano atrás, logo, se sua hipótese for verdadeira eu vou saber na hora que as plantas tiverem em produção... É um risco? Com certeza, mas se for pra fazer isso seria muito mais facil o cara fazer aqui dentro do Brasil e não ter todo um trampo pra mandar de fora... Tipo, compra packs de 10, 20k  de seeds, imprime as embalagens aqui dentro mesmo, falsifica e distribui daqui de dentro, seria bem menos trampo.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Saiber disse:

Com um eu peguei umas DarkDevil da SweetSeeds e com outro peguei RedPoison tambem da SweetSeeds.

Então, realmente nao sei se é isso, acredito que tenha algum outro esquema, só nao sei qual... Por isso tambem fui bem especifico nas seeds que peguei, até agora nao vi bulk seeds da linha red da SweetSeeds (apesar da produção de seeds deles ja ser um bulk kkkk), tambem ja cultivei todas da linha red deles vindas direto do HiperSemillas a um ano atrás, logo, se sua hipótese for verdadeira eu vou saber na hora que as plantas tiverem em produção... É um risco? Com certeza, mas se for pra fazer isso seria muito mais facil o cara fazer aqui dentro do Brasil e não ter todo um trampo pra mandar de fora... Tipo, compra packs de 10, 20k  de seeds, imprime as embalagens aqui dentro mesmo, falsifica e distribui daqui de dentro, seria bem menos trampo.

Então, esses tempos esbarrei com um esquema de revenda dentro aqui no BR. Não igual ao que tu sugere, contudo mó falta de caráter por parte do breeder. Funciona assim: O cabra já tem até um certo nome no cenário, até com indicações e fotos de seus packs aqui no GR. Efetuei contato com ele para saber de qual é, no dia seguinte retornei o contato para fechar a compra da strain que interessava e a mesma havia terminado, a segunda que me interessava também.E ele começou a tentar empurrar umas outras que não animavam. Foi quando ele indicou um atravessador que segundo ele estava com algumas das sementes que demonstrava interesse. Os valores bem superiores aos deles, e o valor dele já estava superior pois dias antes um parceiro pediu com ele e estava bem em conta. Conversando com esse seed bank e com ele, observei que logo que um me respondia o outro logo ficava off, e fui trocando algumas mensagens cruzadas para ter certeza, até um check básico de ip. Bom.. O mesmo cabra era o breeder e responsável pelo atravessamento das sementes nesse seed bank. Deve ter cre$cido o olho né.

Resultado da parada, acabei desenterrando 70 sementes que guardava há anos e com elas que vou me divertir nas próximas colheitas. Sementes de uma Citral que experimentei em Amsterdam, desenrolei um pack e reproduzi. Lá se vão uns 5 anos.

1198293238_PirateCitralseeds-Copia.thumb.jpg.8df61e2355d739a66c2692fee68e9c05.jpg

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
9 horas atrás, Verts disse:

Então, esses tempos esbarrei com um esquema de revenda dentro aqui no BR. Não igual ao que tu sugere, contudo mó falta de caráter por parte do breeder. Funciona assim: O cabra já tem até um certo nome no cenário, até com indicações e fotos de seus packs aqui no GR. Efetuei contato com ele para saber de qual é, no dia seguinte retornei o contato para fechar a compra da strain que interessava e a mesma havia terminado, a segunda que me interessava também.E ele começou a tentar empurrar umas outras que não animavam. Foi quando ele indicou um atravessador que segundo ele estava com algumas das sementes que demonstrava interesse. Os valores bem superiores aos deles, e o valor dele já estava superior pois dias antes um parceiro pediu com ele e estava bem em conta. Conversando com esse seed bank e com ele, observei que logo que um me respondia o outro logo ficava off, e fui trocando algumas mensagens cruzadas para ter certeza, até um check básico de ip. Bom.. O mesmo cabra era o breeder e responsável pelo atravessamento das sementes nesse seed bank. Deve ter cre$cido o olho né.

Resultado da parada, acabei desenterrando 70 sementes que guardava há anos e com elas que vou me divertir nas próximas colheitas. Sementes de uma Citral que experimentei em Amsterdam, desenrolei um pack e reproduzi. Lá se vão uns 5 anos.

É foda mano, os caras se aproveitam da situação da cena atual e vão explorando o maximo que da...

• Thanks 2

Compartilhar este post

Link para o post
18 horas atrás, Resinaldo disse:

Eu raxei uma lost river melon com um brother um tempo ai.. E n germinou a sede q ficou CMG. Hj em dia todas q vou germinar já lixo antes pra ter mais chance.. Fiquei só na vontade de leva uma planta deles.. Quero ver a sua taxa de acerto tmjj

vou dar uma passada na pedra de afiar faca, liga? kkk

16 horas atrás, Rasthael disse:

Que da ora brother! E pelo nome da strain os cara ainda ouvem um Wu Tang Clan...rs

Eu tive experiências boas com o pessoal do fert, eu tava levando fé nessas seeds... mas essa aí de chegar menos de 24 horas depois do pagamento deu até uma inveja aqui...rs

Bons cultivos guerreiro!

então, pela rapidez da entrega até imagio a cidade do cara, deve ser uma cidade vizinha aqui. Tipo o pagamento foi as 15h e as seeds chegaram as 10h do outro dia

vou trocar ideia com uns manos jardineiros que conheço de lá pra ver se conhecem o mano. gostei do trampo do cara, agora vamos jogar na terra...

grande abraço e obrigado mais uma vez pela letra

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é o melhor tópico do growroom gente, sério... os bota devem chorar de alegria kkkkkkk o melhor foi ver o plotwist de cruzar genéticas>>estabilizar>>produzir seeds pra: Qual seedsbank vende a melhor e mais barata mentira?? Eu gosto mesmo kkk

• Like 1
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, ervasagrada disse:

vou dar uma passada na pedra de afiar faca, liga? kkk

então, pela rapidez da entrega até imagio a cidade do cara, deve ser uma cidade vizinha aqui. Tipo o pagamento foi as 15h e as seeds chegaram as 10h do outro dia

vou trocar ideia com uns manos jardineiros que conheço de lá pra ver se conhecem o mano. gostei do trampo do cara, agora vamos jogar na terra...

grande abraço e obrigado mais uma vez pela letra

É um prazer ter ajudado brother...

39 minutos atrás, jaucastor disse:

Esse é o melhor tópico do growroom gente, sério... os bota devem chorar de alegria kkkkkkk o melhor foi ver o plotwist de cruzar genéticas>>estabilizar>>produzir seeds pra: Qual seedsbank vende a melhor e mais barata mentira?? Eu gosto mesmo kkk

Já dá pra mudar o nome do tópico pra "coyotes do insta"...

• Like 1
  • Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
22 horas atrás, OldFuneral66 disse:

Como assim adiantar a segurança? 

Já baixei o app, fiz a segurança em 2 passos, seria isso ? 

06/08, são 3 meses de espera? 

A opção de envio mais cara chega mais rápido ? 

Vlw @Cheiraacaro, já tirou bastante dúvida minha aqui no GR.

Vou responder sua duvida

A segurança que ele quis dizer acho que é essa mesmo que citou, feito pelo app (Authy 2-factor) ai tem que esperar 48h para ser liberado as transferências.

Os envios costumam chegar aqui pra mim entre 30 dias, não sei se ta rolando atrasos devido ao corona.

Pagando frete mais caro deve vim mais rápido sim.

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Rasthael disse:

É um prazer ter ajudado brother...

Já dá pra mudar o nome do tópico pra "coyotes do insta"...

Boa tarde galera ! Tópico #toptrend ... manolos >>> inclusive pedindolicença com todorespeito .

Vou fazer 1 retrospecto só da página 73 >>> Coyote do Insta Passada na Pedra Plotwist Embaçando a Info CMG Wu Tang Clan -de 24 outras top tb Desenterrando Citral 220 Mangangá Gurisada Bulk Lol Avatares Ig do plantista 0.o >>> 

Primeiro vou contribuir com seriedade > na posição de quem nunca comprou seed só ganhou na brodagem . E observou 3 cruzas .

1ª cruza (2017) de UMA seed Kush fem da City que ganhei do BigAntony play brother da minha filha ... Only ONE .. Fiz F1 F2 Backcross 

Dei até nome Kushayo (100 seeds hoje envelhecendo 2ª Cruza (Early Skunk x Mazar>Freebies ses sabem né) rolou cruza tb ... assim tipo cheiro de gambá agente nunca esquece > (50 envelhecendo tb )Ai em nov 2019 ganhei um bulk sac  ... Black domina x Herma de OG ou Lemon .. De 200 tinham 35 boas .. plantei 15 colhi 8. No meu estilo de indoor /outdoor com espaço maomeno ... 

Observei que sementes de cruzas de machos paraguaios e femeas indicas  geram seeds "com a cara da mãe " . 

Então >>> Eu investiria num Mix de  Cepas( Strains em BR ) de indicas puras ...  mete 1 rufião tupamaro na suite e vira breeder !

Agora zueira >>> Maconhela comprou Iphone 7 do menino do Jeep com os 600  0800  Bud foi aprovado hoje ! Vou de perlite e humus !

Imagens >>>

Na 3ª Zu... Pot in Rio ... Cartelas foram arremessadas ao publico ... Prá que exaurir o planeta com plastico tinta papel e sementes secas?

Na 2ª séria >>> Tricome Institute no Insta BLM NLM essas paradas ..

Na 1ª As clarinhas são cruza de clone de Chesee com umas folhas gorda da imagem 2 >>> O resto Big Kushayo e Hash K .. ?#$ fkn"

Na 4ª foto merda > Se eu morasse na Korea do Norte tava tranquilo tinha óleo de lamparina pro inverno todo... 

Coleção Cvd 19-min.jpg

Folhas.jpg

Pino rosa-min-min.jpg

Foto merda -min.jpg

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post
19 minutos atrás, Bud Weiser disse:

Boa tarde galera ! Tópico #toptrend ... manolos >>> inclusive pedindolicença com todorespeito .

Vou fazer 1 retrospecto só da página 73 >>> Coyote do Insta Passada na Pedra Plotwist Embaçando a Info CMG Wu Tang Clan -de 24 outras top tb Desenterrando Citral 220 Mangangá Gurisada Bulk Lol Avatares Ig do plantista 0.o >>> 

Primeiro vou contribuir com seriedade > na posição de quem nunca comprou seed só ganhou na brodagem . E observou 3 cruzas .

1ª cruza (2017) de UMA seed Kush fem da City que ganhei do BigAntony play brother da minha filha ... Only ONE .. Fiz F1 F2 Backcross 

Dei até nome Kushayo (100 seeds hoje envelhecendo 2ª Cruza (Early Skunk x Mazar>Freebies ses sabem né) rolou cruza tb ... assim tipo cheiro de gambá agente nunca esquece > (50 envelhecendo tb )Ai em nov 2019 ganhei um bulk sac  ... Black domina x Herma de OG ou Lemon .. De 200 tinham 35 boas .. plantei 15 colhi 8. No meu estilo de indoor /outdoor com espaço maomeno ... 

Observei que sementes de cruzas de machos paraguaios e femeas indicas  geram seeds "com a cara da mãe " . 

Então >>> Eu investiria num Mix de  Cepas( Strains em BR ) de indicas puras ...  mete 1 rufião tupamaro na suite e vira breeder !

Agora zueira >>> Maconhela comprou Iphone 7 do menino do Jeep com os 600  0800  Bud foi aprovado hoje ! Vou de perlite e humus !

Imagens >>>

Na 3ª Zu... Pot in Rio ... Cartelas foram arremessadas ao publico ... Prá que exaurir o planeta com plastico tinta papel e sementes secas?

Na 2ª séria >>> Tricome Institute no Insta BLM NLM essas paradas ..

Na 1ª As clarinhas são cruza de clone de Chesee com umas folhas gorda da imagem 2 >>> O resto Big Kushayo e Hash K .. ?#$ fkn"

Na 4ª foto merda > Se eu morasse na Korea do Norte tava tranquilo tinha óleo de lamparina pro inverno todo... 

Coleção Cvd 19-min.jpg

Folhas.jpg

Pino rosa-min-min.jpg

Foto merda -min.jpg

Quarentena >> vai ser sem sol e sem vaso >

Sem sol e sem vaso.bmp.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Rhum,rsss,

28 minutos atrás, Bud Weiser disse:

Quarentena >> vai ser sem sol e sem vaso >

Sem sol e sem vaso.bmp.jpg

Esse é um cultivo quaarentenado ou é sempre assim kkkkk,a qui soltei duas e ainda nao espicharo,só nao tou mais anciozo do que preoculpado em terminar o grow kkkk segurando semente a 3 anos ....eu gosto mais de indica,mas vou que tem.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post