Ir para conteúdo
Growroom

Preciso colher em 4 semanas, ajuda por favor.

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Bom dia pessoal, eu estou com o seguinte problema.

Tenho duas plantas que estão chegando na quinta semana de floração (completa dia 28/11). Com a minha opinião de novato, ainda falta muito para colher. O problema é que meu growroom fica na minha casa da cidade onde eu trabalho e não em minha residência oficial. E no dia 22/12 entro de férias e só retornarei em fevereiro. Logo, preciso colher daqui quatro semanas. 

O que posso fazer para acelerar o processo?

Estou desesperado pq não quero perder minhas plantinhas. Não estava esperando essas ferias por agora, daí ocorreu esse problema. Alguem pode me ajudar? 

Meu growroom é pequeno, é em uma porta de um armário e estou usando 5 lâmpadas leds brancas de 12 w e tenho duas plantas lá dentro. A adubação é toda orgânica.

Obrigado.

• Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Usuário Growroom

Ze_Maconha, infelizmente não é possível acelerar o processo de colheita de uma planta, pois a natureza tem seus ciclos de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento. A paciência é uma constante diária na jornada de cultivo de um grower. A sua planta ainda está em início de floração, e ao que me parece, é uma sativa dominante, portanto, a floração completa da planta vai demorar pelo menos 4 meses até o dia da colheita. Então, relaxa...

Leia, estude e faça um bom planejamento prévio dos seus cultivos, tendo em mente a maioria dos possíveis imprevistos que poderão ocorrer para ter tempo e serenidade de antecipar-se à eles...

• Like 1
  • Thanks 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

Deixa eu tentar ajudar..

Diria que você tem 4 semanas para automatizar seu armário. Não é tão difícil. Imagino que já tenha automatizado a iluminação e ventilação. 

Enxergo 2 opções:

(provavelmente mais caro)

1 - Controlador de umidade com acionamento de uma saída digital. Basta colocar uma válvula solenoide com um reservatório grande para rega.

(Menos confiável e mais barato)

2 - Controlador temporizador (igual ao de luz) e no lugar das lâmpadas na saída, coloca uma válvula solenóide e um gotejador em cada vaso (pode ser dosador de soro utilizado em hospital). Nesse caso, teria que fazer os testes, ajustar os gotejadores, e ver quanto tempo em média levam para umidecer seu solo. Depois é só configurar o temporizador (eu colocaria 10%~15% menos tempo do que você mediu... para evitar excessos). Reservaria também a última semana para fazer um teste, deixar funcionando "sozinha" pra ganhar uma confiabilidade e corrigir possíveis desvios.

Se tiver disposição, dá pra montar o ambiente e garantir alguma sobrevida para suas meninas.

P.S.: Mesmo com o esquema automatizado, no caso da opção 2, não passaria mais que 20 dias sem visitar para perceber caso necessite alguma manutenção ou ainda fazer um refil no(s) reservatório(s).

• Thanks 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

Ze_Maconha, ou você automatiza o seu grow com temporizadores de controle de lâmpadas e instala equipos com reservatório de água para fazer gotejamento no solo das plantas, como sugeriu o usuário tgalmeida, ou você estuda o fotoperíodo e a estação do ano da sua região e deixa as plantas em outdoor, confiando que a natureza vai tomar conta delas... outro aspecto que você teria que levar em consideração, seria uma adubação vigorosa, porém, sem excessos, para a planta ter disponibilidade de nutrientes e continuar o desenvolvimento até o fim do ciclo.

A propósito, as lâmpadas leds de espectro branco que você está utilizando não são mais adequadas para o período de floração. O ideal é você substituí-las por outras lâmpadas de espectro luminoso amarelo.

• Thanks 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

Pois é pessoal, muito obrigado pelos esclarecimentos. Vou tentar automatizar meu growroom. Tenho bastante tempo e tenho uma certa habilidade em montar esses sistemas automáticos. 

Em relação a adubação, acredito que não será problema, visto que o solo é bem orgânico e decomposição desse material é lenta. Mais tomarei cuidados.

A questão das lâmpadas, eu to ligado no problema. Já inclusive comprei umas lâmpadas full. Estou esperando chegar. 

Li em um forum gringo dizendo que se reduzir o fotoperiodo para 10/14 a floração é mais rápida no entanto com produção reduzida. Vcs sabem algo sobre isso?

Novamente obrigado.

Link para o post
  • Usuário Growroom

Ze_Maconha, não há consenso entre os cultivadores, nem mesmo entre os gringos... conheço os debates de perto sobre os fotoperíodos e as teses são divididas em alas de cultivadores e ainda há os cultivadores independentes que escolheram o caminho do meio... cabe a você escolher um fotoperíodo e experimentar até encontrar o melhor resultado que você julgar ser o mais próximo do ideal. Cultivar é fazer experimentações e confirmar ideias e teorias também.

Eu uso o padrão 12/12 na floração e não me perturbo por causa disso. Somente quando o assunto é fotoperíodo de vega é que eu escolho um lado para defender. A minha escolha é baseada nas minhas experimentações e nas experiências de outros grandes cultivadores como o Jorge Cervantes, o Greg Green e o Ed Rosenthal.

Sugiro que você faça uma boa camada de farinha de ossos e calcário...

Ainda assim você vai ter que encontrar um meio duradouro de aportar potássio no solo.

• Thanks 1
Link para o post
  • Usuário Growroom
5 horas atrás, Ze_Maconha disse:

Pois é pessoal, muito obrigado pelos esclarecimentos. Vou tentar automatizar meu growroom. Tenho bastante tempo e tenho uma certa habilidade em montar esses sistemas automáticos. 

Em relação a adubação, acredito que não será problema, visto que o solo é bem orgânico e decomposição desse material é lenta. Mais tomarei cuidados.

A questão das lâmpadas, eu to ligado no problema. Já inclusive comprei umas lâmpadas full. Estou esperando chegar. 

Li em um forum gringo dizendo que se reduzir o fotoperiodo para 10/14 a floração é mais rápida no entanto com produção reduzida. Vcs sabem algo sobre isso?

Novamente obrigado.

Zé...    no meu caso, uso na floração um fotoperíodo de 10/14 e não por questão de acelerar a floração e sim por economia.  Duas horas a menos de luz e faz o mesmo efeito que 12/12.

Acredito que se você tiver um ganho será muito pouco.  Não será muito mais do que uma semana.

Não vale a pena a não ser por questão de economia. 

As boas línguas falam que o fotoperíodo sendo diminuído gradativamente até chegar a 9/15  "associado" à algumas técnicas de distância das plantas com relação as luzes e fertilizações especiais podem funcionar...  mas é aquilo...  no máximo ganho de uma semana.  Muito trabalho para pouco ganho.

Melhor mesmo é como o TEARS mencionou...   cultivo é experimento e criatividade também, pois encontramos situações que nos coloca para pensar e resolver os problemas.  Isto que vejo nos dá um gás no cultivo.  Pensar em soluções para ter tudo rodando redondo.

• Like 1
  • Thanks 1
Link para o post
  • Usuário Growroom
1 hora atrás, Ze_Maconha disse:

Obrigado a todos pela colaboração. Alias, qual seu posicionamento em relação ao fotoperiodo na vega?

Ze_Maconha, por alguns anos eu cultivei em 18/6, pois acreditava que as plantas necessitavam de descanso para completar o ciclo de desenvolvimento, no entanto, eu descobri lendo debates em fóruns gringos e estudando literatura de cultivo que a cannabis é uma planta de classe C3, isso significa que ela não precisa de períodos de escuridão no período vegetativo. A partir daí, comecei a cultivar em 24/0. Sou cultivador de out e faço fotocomplementação no período noturno, porque na região onde eu moro (latitude -1 abaixo da linha do equador), a variação de luz diária é quase nula. O pico máximo de luz diária são 12h e 12 min. 

É comprovado cientificamente que cultivar em fotoperíodo de 24/0 faz as plantas crescerem mais arbustivas e os entrenós ficam mais curtos, além do desenvolvimento vegetativo ser mais rápido.  Por essa razão eu adotei o 24/0 há um tempo e estou muito satisfeito. 

• Thanks 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

Obrigado galera.

Vou dar uma investida no cultivo. Vou comprar uma estufa apropriada (morro de medo de meter fogo no armário hehehe) e lâmpadas adequadas. Tambem pretendo investir em seeds de qualidade. Alias, alguem pode me indicar um seedbank confiavel? Se for brazuca melhor ainda. Tenho medo de importar também. Como pode ver, sou bem cagão hehehe.

Esse cultivo começou sem nenhum estudo. Sem planejamento nenhum. Foi tudo meio na gambiarra. Na verdade, eu não imaginava que ia dar certo meter a sementes de prensado na terra. De acordo com o desenvolvimento da planta fui adequando as condições para ela. Acho que só deu certo pq tenho uma boa experiência com outras espécies de cultivo como leguminosas e frutíferas.

Nesse que já está em andamento, só quero colher logo e começar um novo nas condições ideias.

Obrigado ao pessoal do forum, bom contar com vcs. Se precisarem de dicas de cultivo de pimentas e amoras orgânicas, pode contar comigo. 

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom
28 minutos atrás, heronnaked disse:

Cervantes fala q a cannabis só absorve 16 a 18 horas de luz!

No livro "Marijuana Horticulture: Indoor/Outdoor Medical Grower’s Bible", página 38, Jorge Cervantes afirma: 

"Vegetative growth is maintained with 16 or more hours of light. I used to believe a point of diminishing returns was reached after 18 hours of light, but further research shows that vegetative plants grow faster under 24 hours of light". 

image.png.779cbd5aeec8c2d5508ee4bdd304e187.png

E então, no mesmo livro, na página 175, se lê em um parágrafo:

"Some growers leave the HID on 24 hours a day. Marijuana can efficiently process 16 to 18 hours of light per day, after which it reaches a point of diminishing returns and electricity is wasted".

É uma contradição...

Mas nos fóruns de debates gringos, pelo que eu já li, a maioria afirma que o Cervantes defende o 20/4 e o 24/0.

• Like 1
Link para o post