Agrowgreen

Desmistificando o pH

Recommended Posts

galera, desculpa invadir o topico!

li o topico e justamente uso turfa + perlita... e pra regar to usando biogrow + sal amargo, ph 6.0 porem minha agua to usando essas deionizadas!

Sera que da ruim por essa agua n contem praticamente nenhum "nutriente"?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Agrowgreen disse:

Amigo depende do ciclo! Divido o nitrogenado durante a vega, toda semana aplico cerca de 7g (2 colherzinha de chá). E na flora peso a mao nas duas primeiras semanas e depois faço mais nada! 

Vlw pela resposta brother ! Próximo ciclo vou separar algumas plantas e tentar aplicar pra ver se consigo fazer vingar sem detonar nada usando o npk, se eu conseguir me adaptar frmz total, bem menos trampo de ficar misturando 300 coisas na água medindo várias tretas ao longo do ciclo ! 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Usando Turfa, perlita e  humus oq faço pra ter um ph neutro? Botar calcário e deixar descansar?  Pq ta foda com essa mistura as planta fica com caule roxo e trava, 

Compartilhar este post

Link para o post

@Agrowgreen poderia me ajudar com o meu solo? meu solo mais ou menos. uso fert da crystal

30% perlita   30% turfa   19% de terra vegetal  7% de vermiculita 7% de po de coco 7% de fibra de coco 
coloquei essa terra vegetal porque não tinha mais mix com turfa e perlita, com 23 dias minhas plantas começaram a travar, e estão começando a destravar quase um Mês depois, cresceram quase nada, eu pesei a mão no começo, era over, fiz um fursh e melhorou, voltaram a crescer, porem muito de vagar, eu tenho um leitor de ph da terra desses que é comprado no ml, por 100 reais. ele dizia que o ph da minha terra estava em 7.5. Porém eu so regava com 5.5 a agua, deixei a água ela descansando dois dias depois de preparada e fertilizada, e percebi que o ph aumentava muito sozinho, pesquisei um pouco e acredito que foi o cloro, desde o começo eu uso água da torneira não filtrada, e na minha cidade parece que tem muito cloro na água. Então eu fiz mais um fursh com o ph 4.7, depois de deixar a agua descansar com uma bombinha de aquário ligada por 24h pro cloro evaporar, porem eu não queria ficar fazendo fursh nela direto, e como vi vc descrevendo que se ja for semi-inerte, não adianta so regar com água ou medir o ph, então como eu posso baixar o ph desse solo? devo so usar água mesmo ou ja que ele tem 19% de terra e tbm 30% de turfa que eu acreditava ser inerte, como baixo esse ph de + ou menos de 7 para ele descer de forma saudável. usei dois litros de água em cada nesse ultimo fursh, então em um vaso de 3l e quando medir o p da agua que saiu, estava 7.1 .

Compartilhar este post

Link para o post

Tira a fibra de coco e po de coco e coloca 30% peatmoss  e 5g por l de bagaco de canola e 10% de terra de humus (compostagem de floresta)

Compartilhar este post

Link para o post

Blz galera, novato na área e tenho uma dúvida 

água de torneira descansada por uns 3 dias PH 6,5 coloco para arear com bomba de aquário, depois de umas 3 hrs o PH vai pra 7,6

a dúvida é, preciso regular o PH novamente antes usar nas plantas 

se alguém poder ajudar fico muito agradecido

valeu

Compartilhar este post

Link para o post
Em 01/11/2018 at 08:43, Agrowgreen disse:

Ta rolando muita cofusao no forum principalmente por parte de iniciantes e growers intermediarios!! Sem mais delongas, vamos aos fatos!!

To cansado de ver gente com o seguinte setup: 

Humus

Turfa

Perlita

Fibra de coco

E a pessoa comprando phmetro e condutivimetro!! 😱😱😵😵

Se vc trabalha com materia organica no substrato, os seus nutientes estao nos Coloides!!!! E vc nao consegue alterar facilmente o pH. Que no caso de solos é medido pela quantidade de Hidrogenio+Aluminio adsolvidos nos coloides... 

É completamente diferente do caso da Hidroponia, que utiliza substrato 100% inerte, onde os nutrientes estao dispersos na solução a disposiçao das plantas e ai sim pH, condutividade da solução, dureza da agua, td isso vai interferir no cultivo.. Mais em HIDROPONIA!!!!!!

Falou em materia organica no substato esquece o pH, a nao ser que mande para um laboratorio de analise de solo, essas "leituras" de run off nao valem NADA, vc nunca vai saber o verdadeiro pH e a disponobilidade de nutrientes..pHmetro de mercado livre entao, nao vale NADA.. 

Falou em Materia organica, terra vegetal, turfa falou em Troca Cationica.. Os conceitos da hidroponia nao se aplicam aqui.. Apenas corretivos como calcario irao alterar o pH do solo, aguinha de torneira, chuva e bla bla altera em nada durante o ciclo.. Vai levar anos e anos.. a nao ser q seja uma agua extramamente acida.. e na torneira nao se axa isso, muito menos em poços..muito raro ,dependendo da regiao uma chuva acida no ano pode sim causar prejuizos. 

Mais com esses setup o pessoal ta jogando agua mineral, querendo nutrir com adubo foliar e pra cagarw tudo quer fazer leitura da soluçao,medir pH, EC e pra finalizar a cagada leitura de run off!! Kkkkkkk

Gente. A nao ser que seu subtrato seja 100% eu disse 100% inerte parem de se preocupar com EC, pH e Dureza da água!! Isso é importante e indispensavel para a HIDROPONIA, se por humus e/ou terra vegetal e/ou turfa e etc esqueceee tudo isso!!

Eh so aparecer uma planta c a pontinha e/ou borda da folha queimada (deficiencia de potassio) no periodo vegetativo e adivinha quem é o culpado?!!!

90% dos problemas que vejo aqui no Forum são taxados como Overfert ou pH, sendo que na verdade essas plantas estao morrendo é de FOME!! 

Lembrem-se!! Menos é mais!! 

Fica aqui meu desabafo e indignaçao e que comece o debate!!

Pazz!!!

Salve mano , agradeço pelas dicas ,mas ainda sim continuarei fazendo as medições na minha água. Acho impossível  que eu não consiga ter uma base de run off do meu solo , tendo em vista que a água que eu uso é de um filtro de osmose , ou seja , ec 0 ph 6.9 .

Então se eu despejar essa água em uma amostra do solo eu nao consigo saber se meu solo está carregado de nutrientes ?

Falar que eu estou fazendo cagada e depois pra finalizar a cagada lendo run off .

Querendo desmerecer as pessoas , mano eu simplesmente pedi uma ajuda no fórum e mencionei com um cálculo de 5° série como eu faço a minha medição do solo e nada mais.

Eu sou membro desse forum desde 2004 , hoje em dia eu acesso poucas vezes mas isso nunca aconteceu .

Compartilhar este post

Link para o post

Hahahaha o cara ficou pistola! É muito doido, hoje em dia alguém ataca uma ideia a pessoa fica pessoalmente ofendida 

Se olhar meu diário vai ver que tempos atrás fiz até tabelinha de runoff/ph pra solucionar problema achando que era parâmetro pra quem estava usando sunshine mix 6, eu era inocente. 

Fui eu que indiquei essa leitura depois de vc criar um tópico chamado " Ajuda por favor " que inclusive n precisaria ter criado tópico só pra pedir ajuda, tem tópico pinado aqui no fórum pra isso era só vc ter feito um post nele. 

Acho o seguinte se ph da água tivesse de fato influenciando absurdamente em solo com matéria orgânica (tipo sua turfa e qualquer outra base orgânica) como explicar a situação da tão famigerada "vovó rata de jardim"

Sabe aquela vovó que passa na cidade do interior recolhendo muda de plantas de outras pessoas pra ter no jardim dela?

A hora que vc chega no jardim da vovó as plantas estão lá lindas, prosperando, verdes pra caralho, tomate da véia tão gordo que o pé quase n aguenta o fruto, manjericão parece uma árvore, orquídea bombando de flor. A véia adubando no orgânico e regando com mangueira de jardim. 

Agora vem a pergunta, vc acha que essa vovó compra ph down da GH na Growplant ? E phmetro de bancada, será que a véia guarda o sensor do phmetro na solução de cloreto de potássio pra n desidratar o sensor após o uso? E será que após o uso ela tb usa solução tamponante pra regular de acordo o phmetro de 1500 reais dela? 

Outra situação, um jardineiro que trabalha numa empresa de jardinagem e aduba as plantas quimicamente e rega com mangueira, vc acha que o cara ta lá com o phmetro móvel na cintura medindo todas a soluções de mistura pra fertirrigação? Pensa um pouco amigo. 

Enfim brother vc criou um tópico pedindo ajuda eu te passei uma leitura e vc ficou ofendido pq vai contra oq vc andou aprendendo por ai, então mano se oq vc ta fazendo ta dando certo segue o baile, trabalha 2x desnecessariamente enquanto vc troca soco com o ph da solução ao invés do ph do solo sua planta ta lá com fome. 

Boa sorte!  

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Mike Litoris disse:

Hahahaha o cara ficou pistola! É muito doido, hoje em dia alguém ataca uma ideia a pessoa fica pessoalmente ofendida 

Se olhar meu diário vai ver que tempos atrás fiz até tabelinha de runoff/ph pra solucionar problema achando que era parâmetro pra quem estava usando sunshine mix 6, eu era inocente. 

Fui eu que indiquei essa leitura depois de vc criar um tópico chamado " Ajuda por favor " que inclusive n precisaria ter criado tópico só pra pedir ajuda, tem tópico pinado aqui no fórum pra isso era só vc ter feito um post nele. 

Acho o seguinte se ph da água tivesse de fato influenciando absurdamente em solo com matéria orgânica (tipo sua turfa e qualquer outra base orgânica) como explicar a situação da tão famigerada "vovó rata de jardim"

Sabe aquela vovó que passa na cidade do interior recolhendo muda de plantas de outras pessoas pra ter no jardim dela?

A hora que vc chega no jardim da vovó as plantas estão lá lindas, prosperando, verdes pra caralho, tomate da véia tão gordo que o pé quase n aguenta o fruto, manjericão parece uma árvore, orquídea bombando de flor. A véia adubando no orgânico e regando com mangueira de jardim. 

Agora vem a pergunta, vc acha que essa vovó compra ph down da GH na Growplant ? E phmetro de bancada, será que a véia guarda o sensor do phmetro na solução de cloreto de potássio pra n desidratar o sensor após o uso? E será que após o uso ela tb usa solução tamponante pra regular de acordo o phmetro de 1500 reais dela? 

Outra situação, um jardineiro que trabalha numa empresa de jardinagem e aduba as plantas quimicamente e rega com mangueira, vc acha que o cara ta lá com o phmetro móvel na cintura medindo todas a soluções de mistura pra fertirrigação? Pensa um pouco amigo. 

Enfim brother vc criou um tópico pedindo ajuda eu te passei uma leitura e vc ficou ofendido pq vai contra oq vc andou aprendendo por ai, então mano se oq vc ta fazendo ta dando certo segue o baile, trabalha 2x desnecessariamente enquanto vc troca soco com o ph da solução ao invés do ph do solo sua planta ta lá com fome. 

Boa sorte!  

Boa Brow.. não querendo me intrometer, mas já kkk

Sempre vi minha mãe APENAS adubar suas plantas com esterco curtido de cavalo, quando morávamos em uma casa com quintal, acontece que quando iniciei no cultivo comecei com toda essa parafernália kkkkkkk hj estou me livrando de tudo isso aos poucos e na real, penso em só abrir o grow pra regar e fazer alguma amarra e depois só abri dnv umas 2 vezes por semana.. 

Excesso de cuidado ao meu ver pode ser tão prejudicial quanto algo simples e eficiente. Minha mãe colocava a planta no chão e de vez em quando adc esterco e mais nada só água da mangueira.. Jah  fazia o resto e dava temperos ameixa  azaléia rosas babosa boldo nossa tanta coisa tinha.. tmjjj brow

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 03/09/2019 at 10:26, Mike Litoris disse:

Boa sorte!  

Mike , você tem razão  , além disso estou tendo problemas com pragas , as folhas só pioraram hoje apliquei uma solúçao de ec 1 0 com ph 6 pra ver se elas reagem .

Na próxima será só  na vermiculita e perlita. 

Não é que fiquei ofendido, era o meu último dia de férias, kkkkk.

Me desculpe é obrigado pelas dicas .

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

sinceramente o povo complica demais

uso, reciclo e reuso o mesmo solo ha 5 anos

ja coloquei de tudo nele, hora quimico ora organico outrora os dois juntos

calcario jogo sempre no olho, como tudo, seja nkp granulado, liquido, fert micro, estercos, perlita, tudo no olho

planto varias especies junto e mantenho elas sempre no mesmo solo e regime de regas e fertilizacao

nunca fiz analise de solo, colho bem mais do que vejo na maioria dos diarios aqui

esse povo q quer atençao, confunde e nao soluciona nada, sei nannn hein

falar ate papagaio fala

quero ver produzir o que eu produzo em condicoes semelhantes a minha

os meus diarios estao por ai, com flor pakarai

enquanto isso se preocupem discutindo futilidades

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post