Agrowgreen

Desmistificando o pH

Recommended Posts

Kkkkkk @tikones vou nem discutir. Não vale a pena!! Já comeu seu arrozim com feijao hoje?!! Ta usando suas roupinha de algodão?! Não esquece que vc critica aquilo que vc sustenta!! Isso pra mim é igual um alcoolatra me chamar de drogado!! 

Paz!! 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 minutos atrás, Agrowgreen disse:

Kkkkkk @tikones vou nem discutir. Não vale a pena!! Já comeu seu arrozim com feijao hoje?!! Ta usando suas roupinha de algodão?! Não esquece que vc critica aquilo que vc sustenta!! Isso pra mim é igual um alcoolatra me chamar de drogado!! 

Paz!! 

po agrotech, vc não leu nada do que eu disse? pensei q dessa vez a gente ia conseguir manter o nivel nas conversas, me enganei.

Comi sim meu arroz hj, organico produzido pelo mst

http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/578344-mst-colheu-27-mil-toneladas-de-arroz-sem-veneno

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Li muito bem @tikonesmais é muito facil criticar e nao fazer nd para mudar não axa?!! Nunca vi uma pessoa que critica agricultura plantar seu proprio alimento.. A gnt planta poq vcs querem comer!! Poq vcs querem comprar!! Compreende?! Vc ta difamando a minha PROFISSAO com coisa que vc nao tem conhecimento pratico para falar e quer falar de nível?! Vc ta repetindo o discurso esquerdista e radical que ngm aguenta mais!!

O governo nao tem capacidade nem de cuidar de si msm quem dira de tecnologia e ciencia! E eu nao sei se vc sabe mais nao tem como vc ter resistencia e produtividade em uma msm cultivar!! Até poderia ser feito transgenia com este fim.. Maiss... É outra coisa que vcs nao aceitam!!

E poq vc nao falou nada ainda a respeito das cidades?? Poq plantamos pra vcs comerem, querem nos exigir alimentos sem agrotoxicos mais o que estao fazendo a respeito de sus dejetos?! Em fim deixa p la.. topico nao é para isso!! 

Em fim...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
49 minutos atrás, tikones disse:

po agrotech, vc não leu nada do que eu disse? pensei q dessa vez a gente ia conseguir manter o nivel nas conversas, me enganei.

Comi sim meu arroz hj, organico produzido pelo mst

http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/578344-mst-colheu-27-mil-toneladas-de-arroz-sem-veneno

Pois eh @tikones.. Uauu parabéns 27.000T de arroz em 5000ha!!! Nao vou nem entrar na questao do MST.. mais "lutaram" por 5000 ha e estao produzindo 27.000T de arroz organico nessa area!!! Serio, isso nao tem cabimento!! Piada!!

Perdao, tenho preguiça de ler essas materias... Tive que reler, na verdade foram 27.000T em 5000 hectares... Conseguiram produzir metade da media nacional! Nao usam defensivos mais iram precisar do dobro de terra para grantir a msm produtividade!! Que hoje ja nao é suficiente para alimentar a população. Mais bem provavel a culpa de aluma multinacional! 

Tem que rir pra nao chorar! 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Vale ressaltar a importancia desse projeto do MST.. Estao servindo de exemplo até para Venezuela.. Olha que legal, um pais de primeiro mundo copiando o Brasil!! 

Desculpem mais eu no me aguento kkkkkk

Paz e deixa quieto.. caso queira faça sua treplica replica sei la.. mais n vo discutir mais nada aqui que nao seje pH!!! 

Compartilhar este post

Link para o post

discultir com bolsonarista nunca leva a lugar nenhum, eu tava tentando criar uma discussão saudável, tava mostrando argumentos, quando vi que  a discussão tava avançando pensei que a gente podia construir algo interessante juntos, mas voce ficou ofendido e começou a apelar e distorcer o que eu escrevi, é uma pena, deve ter batido o desespero de ver o contraponto, a dialética, provavelmente sua formação acadêmica foi bem reducionista, não deve nem ter tido nenhum contato com conhecimento de sociologia básica.

A sua profissão é a mesma que a minha, também sou engenheiro agronomo, só tenho um ponto de vista diferente, mas vc deixou o preconceito falar mais alto.  Vm ver quanto tempo vc vai demorar pra ser banido dessa vez Agrotech..se quiser trocar idéia de forma construtiva sem apelar pra ofensa pessoal é só avisar.. Fim de papo...

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

@tikones  Axo melhor msm deixar nossos ideais de lado e manter o foco no tópico, até poq formação e profissão sao duas coisas diferentes. Sou do departamento tecnico de uma empresa que trabalha com ativação e proteção vegetal. Não vendo uma gota de fungicida e inseticida. E muito pelo contrario da ideia q vc formou de mim.. fomento sempre aos meus clientes duas coisas; que defensivo n aumenta produtividade, evita de perder.. E segundo.. uma planta saudavel, bem nutrida supera melhor as adversidades do campo..

Vc mostrou a produção de arroz orgânico do MST produzindo menos da metade da media nacional e 3 vezes menos que o recorde de produtividade atual. Segundo a materia boa parte destas areas estao no RS... Estado o qual nao tem mais áreas para serem abertas.. muito pelo contrario, o campo esta super saturado!! 

Qual seria a solução?? O desmatamento esta fora de questão.. Como faremos para no minimo igualar a produtiviade?! Poq um dos principais gargalos da produção esta ligado ao solo e diretamente ao pH, não sei se concorda mais acredito que provavelmente este "salto" de produtividade que eles tiveram esta ligado a calagem!! Assim como ocorreu nos anos 60-70 c os produtores convencionais.. 

Com ctz vc deve conhecer a historia da calagem no Brasil e sabe muito bem que foi e é um dos unicos insumos que com ele vc basicamente dobra a produção..

Tendo entao o MST provavelmente usurfruido desta tecnica, como eles iram superar o segundo gargalo de produtividade no arroz chamado Bruzone?! Dentre outras prgas e doenças.. Lembrando que se vc diminuir a população (aumentar o espaçamento) vc vai precisar de mais area, entao esta não é a saida.. 

Agora eu nao entendo poq tanto radicalismo.. Poq nao podemos conciliar as tecnicas e evoluir junto?! Poq nao podemos pelo menos tratar a semente para reduzir as perdas por doenças de solo.. Poq nao poderiamos trabalhar com transgenia e ter uma planta mais resistente a pragas e inteperes e assim diminuir a utilização de defensivos? Poq tem que ser 8 ou 80?? Vc acredita que uma semente tratada no inicio do ciclo, e colhida cerca de 120 dias depois irá deixar residual no grão colhido a ponto de lhe fazer mal? 

Segue umas foto da minha horta que tento levar no "orgânico" o maximo possivel. Até agora aqui so entrou Extrato de Alga, Amimoacido, Esterco, Calcario, Adubo Quimico, minhocas, fosfitos de cobre e diferentes fonte de Cobre, mais nada de Hidroxido de Cobre e Oxicloreto de Cobre.. Não posso citar nome do produto mais é um cobre Sistemico e Bioativo!! Porém excluido do sistema organico pois possui acido fosforoso. Produto de classe toxicologica 12 que poderia estar somando absurdamente no organico. 

Levei uma sarrada da virose, repara minha alface roxa e minha rucula =( imagina isso no supermercado estando cerca de 2.5 x mais caro que o convencional.. E foi assombroso, da noite pro dia todas as plantas estavam contaminadas!! Pgt se eu desesperei e apliquei um Clorpirifos ou uma Bifentrina ou pior um regente?!! To cagando, virose é agressiva nas fases iniciais, conforme a planta desenvolve e estando bem nutrida ela vai embora..

Ahh.. a respeito do meu tomate.. choveu 2 dias sem parar, entao nao é sistema desbalanceado.. E sim condição favoravel.. Na foto já eliminei as folha do baixeiro q sofreram mais e apliquei este cobre sistemico citado acima..

Em fim tira essa ideia da sua cabeça que sou bolsonaro, q sou vendido de multinacional.. Muito pelo contrario eu faço a ponte destes dois mundo.. Se puder chamar no pvt conversamos melhor para amenizar essa situação. Nossa classe nao pode se dividir. Abraço

IMG_20181111_095635192-1040x585.jpg

IMG_20181111_095658449-1040x585.jpg

IMG_20181106_102033189_crop_565x582.jpg

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Agrowgreen o que você acha do jeito que esse cara alimenta as plantas dele? deu certo em 3 cultivos sem nenhum problema.  

Ele usa o trio da general hydroponics e um suplemento calcio magnésio, calibrando o PH da agua entre 5.8 e 6.3 desde a primeira rega num solo 50% fibra de coco(por isso o calmag) e 50% perlita. 

Não vi ele verificar o PH do runoff apenas o PH da água q ele vai regar, sempre. Vi zero deficiências nas plantas dele. 2 grows de auto com sucesso, ta fazendo um terceiro com fotoperiodo agora.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 01/11/2018 at 08:43, Agrowgreen disse:

Eh so aparecer uma planta c a pontinha e/ou borda da folha queimada (deficiencia de potassio) no periodo vegetativo e adivinha quem é o culpado?!!!

90% dos problemas que vejo aqui no Forum são taxados como Overfert ou pH, sendo que na verdade essas plantas estao morrendo é de FOME!! 

Lembrem-se!! Menos é mais!! 

Daé 

Então, to mais perdido q azeitona na boca de banguela kkkk
Minha menina esta com 9 semanas, ate entao tava só com agua. Começou a passar fome, eu peguei um fert basicao aqui da cidade (4.14.8) raiz. 

Se eu misturar metade, da metade do recomendado e misturar na agua o ph (agua) cai para 3. se eu regar assim, vou matar a coitada. 
Voce diz que eu nao devo medir nem ph e nem ppm.

Eu nao devo medir ? nao devo dar fertilizante?  Oque eu faço ? Deve ser foliar? deve ser outra coisa? 

:desmaio::naparede::icon_dizzy:

Compartilhar este post

Link para o post

@skycrash se vc tabalha com solo vc pode aplicar esse adubo seu direto no.solo e irrigar em.seguida. Mais neta fase ela precisa de 20-05-20 esse adubonque vc comprou é pra plantio nao serve para vega!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
14 minutos atrás, Agrowgreen disse:

@skycrash se vc tabalha com solo vc pode aplicar esse adubo seu direto no.solo e irrigar em.seguida. Mais neta fase ela precisa de 20-05-20 esse adubonque vc comprou é pra plantio nao serve para vega!

Adubo liquido mesmo? Tem alguma marca para me recomendar pra vega e posteriormente para a flora ? 

:rasta2bigsmoke0gf:

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Agrowgreen disse:

Fala @vitinho127 ele esta certinho, pois trabalha com fibra de coco e perlita, ambos são 100% inerte. Deveria estar lendo o pH do runoff, ele deve fazer a leitura provavelmente!!

bacana to pensando em fazer igual ele, a contagem de PPM seria a mesma de um hidroponico na hora de alimentar? 

por exemplo se num runoff ele lesse poucos ppms é sinal que a planta ta absorvendo bem os nutrientes, caso contrário é sinal de overfert?

Em média creio que regas num solo desse seriam semanais com ferts com umas 2x regas de agua entre os ferts, o que tu acha?

Compartilhar este post

Link para o post

eu trabalho com perlita, coco e humus, nunca meço runoff, se vc sabe o q poe em cima nao precisa se preocupar com o q sai

nao abandono nunca meus medidores, sao o coração do meu cultivo.

medidor xingling é lixo...se nao quer ter problemas use um bom

maioria dos problemas de deficiencias no inerte, sao problemas de ph

se entender a escala de absorção das plantas pelo ph corre pro abraço

noix

Compartilhar este post

Link para o post
Em 08/11/2018 at 10:26, Agrowgreen disse:

@SpOnz a grande parte da turfa é proveniente de materia organica, logo nao é inerte. Faça um teste simples. Meça a condutividade e o pH da sua agua, irrigue e faça leitura no run off tb, vai ver que tem alteraçao nas leituras. Se é inerte não deveria ter a mesma leitura de qnd vc irrigou? Melhor hora pra vc ver isto é no flush, pois durante o ciclo pode ter alguma interferencia da soluçao no fundo do vaso. Mais nas duas situação exemplifica de forma simples e pratica esta questão, não é a agua que esta influenciando. 

Outro fator a ser observado é a capacidade tamponante da solução. Ou seja, o quanto essa solução altera suas caracteristicas quimicas, como o pH, com o passar das horas. Entao se vc nao usa um tamponante muito forte, em questao de poucas horas esta solução altera seu pH e influencia na absorçao dos nutrientes. Mais isso não é culpa da agua, e sim da quimica.

@Sagradoyprofano amigo veja bem, as reações no solo sao lentas, em 2 anos seu solo mudou muito. C ctz disponibilizou mais nutrientes onde vc notou esta melhora. E não o fato das ferramentas utilizadas. Sobre os fungos vc esta no caminho certo, seu solo tem quer vida, fungos e bacterias beneficas, mais existem fungos e bacterias corretos e q sao mais estudados como Bradirizobium, Azospirillum, Trhicoderma, Bauveria dentre outros. Que irao atuar na absorção de nutrientes e predação de outros fungos, bacterias e nematoides. No entanto, essa questão do pH pode sim ser alterada pela micro-fauna do solo, mais levaria decadas, seculos.. Quantos milhoes de anos nao demorou para as bacterias produzirem oxigenio suficiente para a formação da vida na terra!!!?? 

O que temos que compreender é que na hidroponia, disponibilizamos nutrientes através da solução que injetamos em um meio inerte. Qnd falamo de solos, estamos falamos de COLOIDES, onde os msm adsolvem os Ions através de ligações eletromagneticas, e para que estes sejam liberados é necessario que haja uma troca de íons.. 

O pH de um solo é calculado através da qntd de Hidrogenio + Aluminio adsolvidos nos coloides, quanto maior a qntd destes elementos, mais ácido este solo é. Para vc alterar o pH vc precisa "trocar" o H+Al por outros elementos, como o Calcio, e poucas são as fontes que realizam esta troca, a mais popular e barata é o calcario. Ácidos e Bases Fortes tb tem esta capacida, mais vc teria que por exemplo errar a mao e feio em uma aplicaçao de ácido bórico, jogar 5x mais calcario dolomitico e seu pH vir p 8(esse p qm usa calcario indiscriminadamente é facim), ou jogar acido propositalmente. E pra reverter esta situação vai anos, em vaso, é melhor fazer outro..

A agua em si tem a capacidade baixissima, chance quase que 0 de realizar essa troca. Para vc acidificar este solo com agua teria que ser com uma agua pH 4 por exemplo ou uma chuva acida.. E seja de torneira do poço, do rio.. tem que ser muitaaa agua.. E se estiver pensando mais a agua é H2O, tem Hidrogenio, tem calcio, ferro, sodio, vai adsolver no solo.. SIM vai, mais leva milhares de ano para isso ocorrer, no minimo, vai ter que enxarcar o solo por anos, chover 10 anos sem falhar um dia.. pois a atração eletromagnetica de outros elementos presente em abundancia no solo como Ferro e Manganes é muito maior que do Hidrogenio, e a qnt de outros ions é baixissima perto do que que tem no solo, na materia organica. 

Resumindo: Hidroponia não há troca da solução injetado com a midia, os elementos ficam "boiando" a disposiçào da planta. Em solo há uma batalha eletromagnetica entre dezenas de elementos, onde os mesmo so ficam disponives para a planta através de trocas cationocas e processos bioquimocos.

E nesta batalha o Hidrogenio tem 1 eletron!!! O Oxigenio 2.. O calcio 18.. O Ferro 26..

@vitinho127 @skycrash releiam meus amigos, vcs estao distorcendo o que eu estou falando!! 

Compartilhar este post

Link para o post

@brocolis amigo fala isso nao.. Não é assim que as coisas funciona. Vc sabe as reações que ocorrem na sua solução? O Fosoforo tem preferencia de se ligar com quem? E O Mn? E o Ca? E os outros elementos como reagem entre si?! Qual a capacidade tamponantenda sua solução?! Entao saber que a melhor faixa de absorção esta entre 5.5 e 6.5 é o minimo que a pessoa tem que saber pra iniciar na hidro, mais nem de longe é o o mais importante.

Concordo que se vc tem humus nem rola ler run off poq é dor de cabeça na certa! Mais nao entendo pq vc n elimina esse humus de uma vez e trabalha com solo 100% inerte?! Pois seu solo tem humus, e humus nao é nutriente. Não vejo logica de meter humus em sitema hidroponico. O humus tem que ser mineralizado para liberar nutrientes, e quem faz isso sao bacterias, o q nao tem no seu substrato!! 

Entao cuidado com o que vc diz!! Hoje para vc esta mais simples, mais e pra quem ta começando e tem pouca verba?! O principio da hidroponia é saber o que entra e o que sai, para saber o que a planta absorveu!! Ah e se nao for pHmetro de bancada, tudo é xing ling rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa @Agrowgreen, mas realmente fiquei muito confuso kkkk ja li um par de vezes.
Vamos desenhar kkkk <:)=~

Meu solo: 70% turfa sphagnum e 20% perlita e 10% Humus
Já troquei meu foto período para floração e estou usando o fert liquido raiz que te comentei (4.14.8)|
Nunca medi run-off.. mas sempre regulei a Agua para 6.5 desde o inicio das regas.

Qual deve ser o adubo devo utilizar no lugar deste fertilizante ? 

Passa ai a marca, modelo, foto kkkk vamos facilitar.

Obs: nao é zueira mesmo, ta dificil de entrar na caxola. Pelo que entendi, eu NÃO precisaria estar usando medidor de ph e ppm, SE, estivesse usando adubo certo. Como estou usando esse fert liquido de forma errada realmente precisaria medir. isso? 

Eu entendo que nós iniciantes, temos feito de forma errada, mas é que tem muita, muita informação no fórum, e a gente vai indo.
Se este tópico foi feito para desmistificar a Culpa do ph, etc.. precisaremos de mais do que uma aula teórica, precisamo de pratica, exemplos hauehauehau.

Compartilhar este post

Link para o post

@skycrash certo amigo. Seguinte

Utilizou material 100% inerte (50% Coco + 50% Perlita). Precisa de equipamentos verificar EC, pH,condutividade e etc. 

Utilizou Materia Organica, ja vai começar fazer confusao poq as leituras nao sao reais. 

No seu caso, seu solo não é inerte. Mesmo se vc fizer td errado ela vai lutar pra sobreviver, tanto é que vc esta na flora neh rs. Esse adubo seu vc guara ele pra enriquecer seu solo no proximo cultivo, ele é muito bom até a terceira semana de vida. Depois falta nitrogenio. 

Agora vc tem q fazer potassio basicamente. Ou Nitrato de Potassio ou o Cloreto de Potassio, se for Nitrato uma colher de chá por semana até o meio da flora e depois corta td, fica so na agua e fica lindo. Se for Cloreto de Potassio ai vc pode fazer duas colheres por semana durante as duas primeiras semana. Acrescente ai 1.5-2g de Boro tb. Todas essas recomendações sao por planta ok? 

Eu particularmente prefiro aplicar ele np vaso e irrigar em seguida. É o melhor jeito. Se vc quiser tentar diluir, boa sorte com o Cloreto de Potassio kkkkk mais é desnecessario. Aplica no solo e irriga. 

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post

No site da growplant a especificação do mix de turfa + perlita é essa 

Mix Solo Inerte - 50% Turfa de Sphagnum da Letónia + 50% Perlita Expandida.

A Turfa de Sphagnum da Letónia é considerada a melhor turfa disponivel no mercado mundial.

Para a maior parte de cultivos, o pH 5.5 – 6.0

Garantias:

pH 7,1  
EC 0,10 mS/cm
Umidade.: 36,1%
Densidade. 139.4 kg/m3
CRA: 219,5

Conteúdo do Mix:

- 25 Litros de Turfa de Sphagnum da Letónia;

- 25 Litros de Perlita Expandida;

SOLO MISTURADO E PRONTO PARA USO!

Hawita-Gruppe GmbH é uma empresa global, com atualmente mais de 400 empregados, oito fábricas de produção e mais de 4.500 ha de turfeiras na Alemanha e no Báltico (Letónia).

Ou seja, garantia de ec 0,10 n é inerte correto ? Ou to viajando ? Pra ser inerte deveria ser garantia ec 0 não ? 

Sobre o lance da medição de ph da água ser desnecessária em vários casos a medição de ppm tb é tão desnecessária assim ? 

Por exemplo, se o cara for aplicar um forth flores nessa turfa + perlita n seria bom dar uma olhada no ppm ? Pq o fertilizante n é específico pra cannabis, ou seria melhor dosar pela metade o recomendado e n medir nada ? 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 13/11/2018 at 07:58, Agrowgreen disse:

@brocolis amigo fala isso nao.. Não é assim que as coisas funciona. Vc sabe as reações que ocorrem na sua solução? O Fosoforo tem preferencia de se ligar com quem? E O Mn? E o Ca? E os outros elementos como reagem entre si?! Qual a capacidade tamponantenda sua solução?! Entao saber que a melhor faixa de absorção esta entre 5.5 e 6.5 é o minimo que a pessoa tem que saber pra iniciar na hidro, mais nem de longe é o o mais importante.

Concordo que se vc tem humus nem rola ler run off poq é dor de cabeça na certa! Mais nao entendo pq vc n elimina esse humus de uma vez e trabalha com solo 100% inerte?! Pois seu solo tem humus, e humus nao é nutriente. Não vejo logica de meter humus em sitema hidroponico. O humus tem que ser mineralizado para liberar nutrientes, e quem faz isso sao bacterias, o q nao tem no seu substrato!! 

Entao cuidado com o que vc diz!! Hoje para vc esta mais simples, mais e pra quem ta começando e tem pouca verba?! O principio da hidroponia é saber o que entra e o que sai, para saber o que a planta absorveu!! Ah e se nao for pHmetro de bancada, tudo é xing ling rsrs

excelente a explicação tecnica mas acho q o cultivo de maconha é bem mais simples, se nao inventarmos muito a planta sempre corresponde bem, e nao é so hj q esta simples, sempre foi simples, talvez esteja ai o segredo do sucesso daquela velha maxima menos é mais...

aqui eu sou da roça, muitas coisas acontecem por experimentação e observaçao e tem funcionado bem nos ultimos 15 anos, como é o caso do humus por exemplo, reparei q as plantas vao muito melhor com ele, mas ai é so experimentação de um matuto, pode ser q no papel nao funcione.

na real acho q tem coisa muito mais importante q a fertilização das plantas no cultivo,  se estiver com o ponto de orvalho correto, o basico da nutrição vai funcionar lindo, sem inventar muito, é o q eu tento dizer pra quem ta começando.

as pessoas ficam enlouquecidas querendo inventar um monte e esquecem de cuidar do mais basico do basico, q é temp e UR do grow

n concordo mto c essa do phmetro de bancada nao, mas tb nunca usei um...mas garanto q os meus reles portateis funcionam mto bem...acho q se nao tem uma graninha pra comprar um desse pelo menos, é melhor tentar um cultivo mais simples.

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Mike Litoris disse:

No site da growplant a especificação do mix de turfa + perlita é essa 

Mix Solo Inerte - 50% Turfa de Sphagnum da Letónia + 50% Perlita Expandida.

A Turfa de Sphagnum da Letónia é considerada a melhor turfa disponivel no mercado mundial.

Para a maior parte de cultivos, o pH 5.5 – 6.0

Garantias:

pH 7,1  
EC 0,10 mS/cm
Umidade.: 36,1%
Densidade. 139.4 kg/m3
CRA: 219,5

Conteúdo do Mix:

- 25 Litros de Turfa de Sphagnum da Letónia;

- 25 Litros de Perlita Expandida;

SOLO MISTURADO E PRONTO PARA USO!

Hawita-Gruppe GmbH é uma empresa global, com atualmente mais de 400 empregados, oito fábricas de produção e mais de 4.500 ha de turfeiras na Alemanha e no Báltico (Letónia).

Ou seja, garantia de ec 0,10 n é inerte correto ? Ou to viajando ? Pra ser inerte deveria ser garantia ec 0 não ? 

Sobre o lance da medição de ph da água ser desnecessária em vários casos a medição de ppm tb é tão desnecessária assim ? 

Por exemplo, se o cara for aplicar um forth flores nessa turfa + perlita n seria bom dar uma olhada no ppm ? Pq o fertilizante n é específico pra cannabis, ou seria melhor dosar pela metade o recomendado e n medir nada ? 

se eu fosse vc media tudo mano 😄

esse forth flores é liquido ou po? se for o po acho uma merda, nada soluvel...

liquido nunca testei

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post

tem coisa melhor q esse forth flores....

procura pelo PLANT PROD

bem soluvel, ph estavel sem mta crise pra ajusta-lo

se fizer uma boa limpeza final do ciclo, e colher e secar da forma certa fica com um sabor bem agradavel

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post
7 horas atrás, brocolis disse:

tem coisa melhor q esse forth flores....

procura pelo PLANT PROD

bem soluvel, ph estavel sem mta crise pra ajusta-lo

se fizer uma boa limpeza final do ciclo, e colher e secar da forma certa fica com um sabor bem agradavel

Opa vlw pela dica brocolis ! Meu segundo ciclo eu tava perdidasso, eu li vc comentando com um maluco uma parada mais ou menos assim aqui no fórum n lembro muito bem como vc escreveu " já que vc ta de floranova rega um dia de água um dia de fert intercalado, se isso n der certo venho aqui e mudo meu nick pra couve " hahahaha, eu segui essa parada a risca e tive uma colheita gorda de uma NL e uma Aurora, vlw brother 

Sobre o lance do forth na verdade eu usei de exemplo mesmo, eu to usando aqui maxibloom, eu misturo e deixo uns 30 min, esse dissolve de boa. 

Descobri a treta que ta rolando na minha flora, fiquei muito tempo sem cultivar e agora que voltei estava usando um medidor que eu tinha aqui jurando que dava o resultado em ppm, mas que na verdade da o resultado em ec (idiota), resumindo a treta é fome, estão subnutridas. Um erro idiota demais hahaha pqp, vai me custar várias g a menos. Medi diversas vezes ph de entrada era sempre o mesmo do runoff, pensei " porra a planta da sinal de fome mas o ppm ta ok o ph ta ok que merda é essa? ". Aprendi uma lição, posso até usar os medidores mas quando a planta fala é melhor acreditar nela hahaha. 

Como disse o @Krubbb na 2ª página. " Como você mesmo disse e reitero, a maioria dos problemas que novatos e intermediários tem e a grande maioria dos "Experts" afirmam ser problema de pH da água são na verdade FOMEEEEEE!!!!! "

Procurei a solução várias vezes sempre encontrei muita coisa relacionada a ph e no fim, "cara feia, pra mim é fome" 

Compartilhar este post

Link para o post

@brocolis exato meu amigo.. A cannabis é uma erva, nasce ate no cimento qnt menos interferirmos melhor!! Eu particularmente sou fan dos sistemas convecionais e organico justamente por isso, minimo de intervenção possivel. 

Mais se vc trabalha com hidro nao vejo a necessidade de acrescentar humus, é so fertilizar certinho que nao tem erro, é so olhar nos diario de coco, 0 humus, plantas gigante num pote de tody hehhe

E tem nada desaa de matuto nao, tb sou da roça, tamo junto!! 

Compartilhar este post

Link para o post