Agrowgreen

Desmistificando o pH

Recommended Posts

Ta rolando muita cofusao no forum principalmente por parte de iniciantes e growers intermediarios!! Sem mais delongas, vamos aos fatos!!

To cansado de ver gente com o seguinte setup: 

Humus

Turfa

Perlita

Fibra de coco

E a pessoa comprando phmetro e condutivimetro!! ūüėĪūüėĪūüėĶūüėĶ

Se vc trabalha com materia organica no substrato, os seus nutientes estao nos Coloides!!!! E vc nao consegue alterar facilmente o pH. Que no caso de solos é medido pela quantidade de Hidrogenio+Aluminio adsolvidos nos coloides... 

√Č completamente diferente do caso da Hidroponia, que utiliza substrato 100% inerte, onde os nutrientes estao dispersos na solu√ß√£o a disposi√ßao das plantas e ai sim pH, condutividade da solu√ß√£o, dureza da agua, td isso vai interferir no cultivo.. Mais em HIDROPONIA!!!!!!

Falou em materia organica no substato esquece o pH, a nao ser que mande para um laboratorio de analise de solo, essas "leituras" de run off nao valem NADA, vc nunca vai saber o verdadeiro pH e a disponobilidade de nutrientes..pHmetro de mercado livre entao, nao vale NADA.. 

Falou em Materia organica, terra vegetal, turfa falou em Troca Cationica.. Os conceitos da hidroponia nao se aplicam aqui.. Apenas corretivos como calcario irao alterar o pH do solo, aguinha de torneira, chuva e bla bla altera em nada durante o ciclo.. Vai levar anos e anos.. a nao ser q seja uma agua extramamente acida.. e na torneira nao se axa isso, muito menos em poços..muito raro ,dependendo da regiao uma chuva acida no ano pode sim causar prejuizos. 

Mais com esses setup o pessoal ta jogando agua mineral, querendo nutrir com adubo foliar e pra cagarw tudo quer fazer leitura da soluçao,medir pH, EC e pra finalizar a cagada leitura de run off!! Kkkkkkk

Gente. A nao ser que seu subtrato seja 100% eu disse 100% inerte parem de se preocupar com EC, pH e Dureza da água!! Isso é importante e indispensavel para a HIDROPONIA, se por humus e/ou terra vegetal e/ou turfa e etc esqueceee tudo isso!!

Eh so aparecer uma planta c a pontinha e/ou borda da folha queimada (deficiencia de potassio) no periodo vegetativo e adivinha quem é o culpado?!!!

90% dos problemas que vejo aqui no Forum são taxados como Overfert ou pH, sendo que na verdade essas plantas estao morrendo é de FOME!! 

Lembrem-se!! Menos é mais!! 

Fica aqui meu desabafo e indignaçao e que comece o debate!!

Pazz!!!

• Like 14
  • Thanks 12

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu me dei conta disso depois de comprar um medidor de PH que sinceramente, n√£o serviu de nada...

Ainda care√ßo de informa√ß√Ķes e agora principalmente de tempo pra estudar sobre tudo, mas em breve irei seguir na busca de mais aprendizado.

Vou acompanhar seus tópicos, ajudou diretamente no meu diário! Agradeço a informação!

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 01/11/2018 at 08:43, Agrowgreen disse:

Ta rolando muita cofusao no forum principalmente por parte de iniciantes e growers intermediarios!! Sem mais delongas, vamos aos fatos!!

To cansado de ver gente com o seguinte setup: 

Humus

Turfa

Perlita

Fibra de coco

E a pessoa comprando phmetro e condutivimetro!! ūüėĪūüėĪūüėĶūüėĶ

Se vc trabalha com materia organica no substrato, os seus nutientes estao nos Coloides!!!! E vc nao consegue alterar facilmente o pH. Que no caso de solos é medido pela quantidade de Hidrogenio+Aluminio adsolvidos nos coloides... 

√Č completamente diferente do caso da Hidroponia, que utiliza substrato 100% inerte, onde os nutrientes estao dispersos na solu√ß√£o a disposi√ßao das plantas e ai sim pH, condutividade da solu√ß√£o, dureza da agua, td isso vai interferir no cultivo.. Mais em HIDROPONIA!!!!!!

Falou em materia organica no substato esquece o pH, a nao ser que mande para um laboratorio de analise de solo, essas "leituras" de run off nao valem NADA, vc nunca vai saber o verdadeiro pH e a disponobilidade de nutrientes..pHmetro de mercado livre entao, nao vale NADA.. 

Falou em Materia organica, terra vegetal, turfa falou em Troca Cationica.. Os conceitos da hidroponia nao se aplicam aqui.. Apenas corretivos como calcario irao alterar o pH do solo, aguinha de torneira, chuva e bla bla altera em nada durante o ciclo.. Vai levar anos e anos.. a nao ser q seja uma agua extramamente acida.. e na torneira nao se axa isso, muito menos em poços..muito raro ,dependendo da regiao uma chuva acida no ano pode sim causar prejuizos. 

Mais com esses setup o pessoal ta jogando agua mineral, querendo nutrir com adubo foliar e pra cagarw tudo quer fazer leitura da soluçao,medir pH, EC e pra finalizar a cagada leitura de run off!! Kkkkkkk

Gente. A nao ser que seu subtrato seja 100% eu disse 100% inerte parem de se preocupar com EC, pH e Dureza da água!! Isso é importante e indispensavel para a HIDROPONIA, se por humus e/ou terra vegetal e/ou turfa e etc esqueceee tudo isso!!

Eh so aparecer uma planta c a pontinha e/ou borda da folha queimada (deficiencia de potassio) no periodo vegetativo e adivinha quem é o culpado?!!!

90% dos problemas que vejo aqui no Forum são taxados como Overfert ou pH, sendo que na verdade essas plantas estao morrendo é de FOME!! 

Lembrem-se!! Menos é mais!! 

Fica aqui meu desabafo e indignaçao e que comece o debate!!

Pazz!!!

E se meus ferts forem minerais ou químicos em solos????preciso ou não dos medidores???

Compartilhar este post

Link para o post
12 horas atr√°s, GrowValley disse:

E se meus ferts forem minerais ou químicos em solos????preciso ou não dos medidores???

Se vc esta trabalhando com solo não!! Apenas para hidroponia!! Mais se vc tem, vai ser "util" caso precise fazer uma pulverizaçao foliar.. Mais td vez que for usar calibra!! 

A unica forma de saber o pH, qntd de macro e micro nutriente do seu solo é no laboratorio. A cannabis nao precisa de muito adubo, preparando bem o solo, principalmente focando no fosforo, uma colherzim de 5g de 20-05-20 a cada 10 dias na vega ta lindo!! 

Sorte a nossa que existe a Agroecologia que faz td sem laboratorio e sem adubo!! Mais para chegar la comece no quimico, migre para o organo-mineral e entre de cabeça no organico. Ai manim sua unica preocupaçao vai ser agua e manicure kkkk 

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
13 horas atr√°s, capitao_verme disse:

Fa√ßo cultivo org√Ęnico e o pH eu n√£o me√ßo faz tempo, muito tempo.

Este é o caminho!! Imagino que seu gastos sejam altissimos tb neh, beirando a casa dos alguns centavos kkkkkk Parabéns!!

Compartilhar este post

Link para o post

N√£o me√ßo ph, e muito menos deixo escorrer runoff, o processo de¬†lixivia√ß√£o do solo n√£o √© congruente com o cultivo org√Ęnico no meu ponto de vista.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

pra medir o solo precisa usar um lisímetro. Um pequeno custa por volta dos 400 reais, se não estou enganado ele dá a leitura em ppm.  Com a amostra você mede o EC.

Editado por catnip
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia pensei que houvesse reapondido aqui mais parece que nao foi!

Lisimetro é um aparelho para medir evapotranspiração. Existe um equipamento chamado extrator. 

Basicamente uma "caixa" que fica enterrada vc usa um "seringa" para extrair a solução do solo!! 

Mais ainda assim com pHmetro e condutivimetro, vc so tem alguns parametros, pH, condutividde, teor de solidos soluveis. Mais nao sabe quais elementos estao.presentes e qual a qntd de cada. 

Compartilhar este post

Link para o post

Cara utilizo turfa + perlita 50/50, ou seja, praticamente inerte... Neste caso eu não consigo fazer nada sem meus equipamentos, pois as plantas realmente ficam muito mais sensíveis e famintas.

Agora quando fiz org√Ęnico, tive um problema de travar pois a √°gua aqui de casa vem com pH quase 9 √© osso... Da√≠ eu regulei e nunca mais tive outro gasto no org√Ęnico... Mas curto inerte pela manuten√ß√£o mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala @Agrowgreen, blz?

Cara plantei dois anos sem medir o ph com super solo. Mas confesso que quando um amigo parou de cultivar e me deu o medidor de ph dele eu comecei a medir, só pra ver, e senti uma leve melhora nas plantas. (A agua chega em casa com ph 8, eu oxigeno ela 24hrs e sobe un bocado), nada drastico, mas definitivamente vi uma pequena diferença

Fui dar una pesquisada e vi que a galera fala que com uma boa população de fungo vc não precisa de ph que ele regula.

Eu uso solo vivo hoje, mas me concentro mais em microorganismos de bacteria. Se eu chegar em uma boa estabilidade de fungo x bacteria, medir o ph se torna obsoleto, é isso?

Agora, voce ta dizendo que mesmo com um solo pobre o ph é irrelevante?  Minha pergunta é, a relação de fungos x PH é relevante?

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

@SpOnz a grande parte da turfa é proveniente de materia organica, logo nao é inerte. Faça um teste simples. Meça a condutividade e o pH da sua agua, irrigue e faça leitura no run off tb, vai ver que tem alteraçao nas leituras. Se é inerte não deveria ter a mesma leitura de qnd vc irrigou? Melhor hora pra vc ver isto é no flush, pois durante o ciclo pode ter alguma interferencia da soluçao no fundo do vaso. Mais nas duas situação exemplifica de forma simples e pratica esta questão, não é a agua que esta influenciando. 

Outro fator a ser observado é a capacidade tamponante da solução. Ou seja, o quanto essa solução altera suas caracteristicas quimicas, como o pH, com o passar das horas. Entao se vc nao usa um tamponante muito forte, em questao de poucas horas esta solução altera seu pH e influencia na absorçao dos nutrientes. Mais isso não é culpa da agua, e sim da quimica.

@Sagradoyprofano¬†amigo veja bem, as rea√ß√Ķes no solo sao lentas, em 2 anos seu solo mudou muito. C ctz disponibilizou mais nutrientes onde vc notou esta melhora. E n√£o o fato das ferramentas utilizadas. Sobre os fungos vc esta no caminho certo, seu solo tem quer vida, fungos e bacterias beneficas, mais existem fungos e bacterias corretos e q sao mais estudados como Bradirizobium, Azospirillum, Trhicoderma, Bauveria dentre outros. Que irao atuar na absor√ß√£o de nutrientes e preda√ß√£o de outros fungos, bacterias e nematoides. No entanto, essa quest√£o do pH pode sim ser alterada pela micro-fauna do solo, mais levaria decadas, seculos.. Quantos milhoes de anos nao demorou para as bacterias produzirem oxigenio suficiente para a forma√ß√£o da vida na terra!!!??¬†

O que temos que compreender √© que na hidroponia, disponibilizamos nutrientes atrav√©s da solu√ß√£o que injetamos em um meio inerte. Qnd falamo de solos, estamos falamos de COLOIDES, onde os msm adsolvem os Ions atrav√©s de liga√ß√Ķes eletromagneticas, e para que estes sejam liberados √© necessario que haja uma troca de √≠ons..¬†

O pH de um solo √© calculado atrav√©s da qntd de Hidrogenio + Aluminio adsolvidos nos coloides, quanto maior a qntd destes elementos, mais √°cido este solo √©. Para vc alterar o pH vc precisa "trocar" o H+Al por outros elementos, como o Calcio, e poucas s√£o as fontes que realizam esta troca, a mais popular e barata √© o calcario. √Ācidos e Bases Fortes tb tem esta capacida, mais vc teria que por exemplo errar a mao e feio em uma aplica√ßao de √°cido b√≥rico, jogar 5x mais calcario dolomitico e seu pH vir p 8(esse p qm usa calcario indiscriminadamente √© facim), ou jogar acido propositalmente. E pra reverter esta situa√ß√£o vai anos, em vaso, √© melhor fazer outro..

A agua em si tem a capacidade baixissima, chance quase que 0 de realizar essa troca. Para vc acidificar este solo com agua teria que ser com uma agua pH 4 por exemplo ou uma chuva acida.. E seja de torneira do poço, do rio.. tem que ser muitaaa agua.. E se estiver pensando mais a agua é H2O, tem Hidrogenio, tem calcio, ferro, sodio, vai adsolver no solo.. SIM vai, mais leva milhares de ano para isso ocorrer, no minimo, vai ter que enxarcar o solo por anos, chover 10 anos sem falhar um dia.. pois a atração eletromagnetica de outros elementos presente em abundancia no solo como Ferro e Manganes é muito maior que do Hidrogenio, e a qnt de outros ions é baixissima perto do que que tem no solo, na materia organica. 

Resumindo: Hidroponia não há troca da solução injetado com a midia, os elementos ficam "boiando" a disposiçào da planta. Em solo há uma batalha eletromagnetica entre dezenas de elementos, onde os mesmo so ficam disponives para a planta através de trocas cationocas e processos bioquimocos.

E nesta batalha o Hidrogenio tem 1 eletron!!! O Oxigenio 2.. O calcio 18.. O Ferro 26..

Editado por Agrowgreen
Muitos erros gramaticais kkkk
  • Like 3
  • Thanks 6

Compartilhar este post

Link para o post

@Sagradoyprofano ah manim outra coisa que esqueci de responder.. Independente da qntd de nutrientes no solo, rico ou pobre, eles só estarao mais disponiveis se o pH estiver na faixa ideal, 5.5 a 6.5, na cannabis fala-se em 6.. 6 e poquim..

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa eu v√™ se entendi bem: se eu fizer uma fertiliza√ß√£o onde a solu√ß√£o estiver bem √°cida, tipo 5, isso n√£o ir√° afetar as ra√≠zes das plantas? na√Ķ tem um lance de absor√ß√£o em determinado ph? que a planta n√£o consegue absorver dependendo do ph e tudo mais?

Outra d√ļvida: voc√™ disse que overfert geralmente √© falta de pot√°ssio pelo fato de queimar as pontinhas, mas uma dosagem muito alta n√£o √© pass√≠vel de morte da planta? Li uma vez que a planta consegue viver sem nutrientes por um tempo, mas com muito nutrientes o sistema dela entra em pane e morre. Tamb√©m queria saber o pq de quando a planta est√° com 'overfert' e rola um flush, ela geralmente da uma aliviada¬† nas queimaduras, pq isso ocorre ent√£o se o certo seria ela ter menos nutrientes do que antes?

Outra d√ļvida que sempre tenho √©: ppm para solo faz diferen√ßa? Aconselham ir aumentando ao longo do desenvolvimento das raizes da planta, isso √© realmente verdade?¬†

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
24 minutos atr√°s, Namastega disse:

Deixa eu v√™ se entendi bem: se eu fizer uma fertiliza√ß√£o onde a solu√ß√£o estiver bem √°cida, tipo 5, isso n√£o ir√° afetar as ra√≠zes das plantas? na√Ķ tem um lance de absor√ß√£o em determinado ph? que a planta n√£o consegue absorver dependendo do ph e tudo mais?

Outra d√ļvida: voc√™ disse que overfert geralmente √© falta de pot√°ssio pelo fato de queimar as pontinhas, mas uma dosagem muito alta n√£o √© pass√≠vel de morte da planta? Li uma vez que a planta consegue viver sem nutrientes por um tempo, mas com muito nutrientes o sistema dela entra em pane e morre. Tamb√©m queria saber o pq de quando a planta est√° com 'overfert' e rola um flush, ela geralmente da uma aliviada¬† nas queimaduras, pq isso ocorre ent√£o se o certo seria ela ter menos nutrientes do que antes?

Outra d√ļvida que sempre tenho √©: ppm para solo faz diferen√ßa? Aconselham ir aumentando ao longo do desenvolvimento das raizes da planta, isso √© realmente verdade?¬†

Acho que ele disse que o sintoma de falta de potassio na verdade está sendo confundindo com overfert. Mas na minha opnião ocorre muito overfert sim aqui entre os usuarios do forum, é dificil achar a medida de fertilizantes soluveis, principalmente para iniciantes, e é facil de exagerar na dose. O flush continua sendo uma boa opcao pra diminuir a quantidade de elementos em solos saturados. Ppm faz diferença sim, é exatamente essa medida que te ajuda a evitar o overfert, ele mede quantas partículas tem na solução, se voce exagerar sua planta não vai conseguir absorver os nutrientes por causa do principio da osmose, em que agua vai de um meio menos concentrado para um mais concentrado. 

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atr√°s, tikones disse:

Acho que ele disse que o sintoma de falta de potassio na verdade está sendo confundindo com overfert. Mas na minha opnião ocorre muito overfert sim aqui entre os usuarios do forum, é dificil achar a medida de fertilizantes soluveis, principalmente para iniciantes, e é facil de exagerar na dose. O flush continua sendo uma boa opcao pra diminuir a quantidade de elementos em solos saturados. Ppm faz diferença sim, é exatamente essa medida que te ajuda a evitar o overfert, ele mede quantas partículas tem na solução, se voce exagerar sua planta não vai conseguir absorver os nutrientes por causa do principio da osmose, em que agua vai de um meio menos concentrado para um mais concentrado. 

Boa! Minha duvida era essa... se o ph pra solo se torna "irrelevante" o ppm no caso seria a medida mais importante no caso dos overferts, certo? Controlando bem o ppm, seria uma maneira mais f√°cil de controlar as plantas e n√£o se apegar em ph. Seria essa a ideia?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Exato @tikones  como nosso amigo @Namastega  varios outros iniciantes, estao entrando aqui e vendo sistemas hidroponicos em coco, e tentando aplicar isso em substrato c terra vegetal, turfa, humus e etc.. Este é o objetivo do topico, dar o caminho a esses colegas focarem corretamente em seus estudos.. Td o que vc falou esta correto, maiss para a hidroponia!!! 

Este processo osmotico citado chama-se difusao passiva. A planta absorve ainda por intercptação radicular e fluxo de massa. Mais o flush em subtrato com terra e/ou humus e/ou materia organica, não serve de nada, se der overfert tchau solo!! Pois como disse, no solo os íonz estao adsolvidos nos coloides, e a planta nao absorve apenas por difusao ("osmose"), o fosforo por exemplo so é absorvido por intercptação radicular.

O processo é muitoo mais muitoo mais em baixo. Primeiro que nao adianta nada eu saber qnts ppm tem na solução se eu nao sei ppm de que.. Para a planta o mais importante é o equilibrio nao a quantidade. Se vc tiver mais Magnesio que Calcio na solução o calcio nao vai ser absorvido.. Se tiver mais Ferro que Fosforo o Fosforo nao é absorvido.. Mais calcio que potassio, potassio nao é absorvido e isso se extende para 13 macro e micronutrientes. Então o mais importante de td é o EQUILIBRIO!!!

Por isso que digo, o ideal é começar na "terra" para poder acompanhar um ciclo primeiro interferindo o minimo possivel, nem que seje com um pé de cebolinha (1 mes ja da p colher). Para ver e aprender sobre a planta, comprender o fotoperiodo, depois estudar os sitemas de cultivos, aprender sobre os elementos, constituição solo, geneticas, nutrientes, adubos, pragas, doenças.... 

Minha intenção aqui é esta, facilitar o caminho.. Chegar no nivel de conhecimento e aplica-lo na prática como o @tikones e muitos outros monstros aqui não é facil e nao tem magica.. e muita gente acaba desistindo no meio do caminho por confundirem as coisas.. sendo que se tivesse plantado a sementinha na horta da vó e esquecido ela 8 meses.. era bem mais provavel de ter colhido do que entrar de cara na hidroponia e nao chegar nem na flora!! 

• Like 4
  • Thanks 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Agrowgreen

Fala bicho, blz?

Ent√£o, entendo perfeitamente o que vc quer dizer.

S√≥ algumas considera√ß√Ķes,

Primeiro que vale lembrar que a gente manipula um bocado nosso solo n√©? Hoje eu trabalho com solo vivo, e tem bilh√Ķes de interliga√ß√Ķes quimicas e biologicas que ocorrem ali. A tal da food soil web √© o que tento replicar por aqui, claro que tudo dentro do possivel.

Digo isso porque manipulo a formação de micro vida biológica um bocado durante o ciclo. Basicamente com knf e outras praticas e produtos, como o uso de PSB (Phosphate Solubilizing Bacteria), . Como alguns seres vivem melhor em alguns pontos diferentes do pH, pro meu sistema, eu acho que traz alguns benefícios. Evita a formação do que não quero e cria um bom ambiente pro que eu quero

A minha quest√£o √©, quando disse que vi uma melhora nas plantas depois de regular o pH me referi a regular o ph depois de fazer um ch√° organico. √Č possivel que ele fique mais "dispon√≠vel" mesmo pra planta com o ph regulado, correto?

Se der da uma.passada no meu diario que estou mantendo ali na sess√£o de diarios organicos, sagrado y profano. Ali vc vai entender um pouco melhor o que venho fazendo.

Abra√ßo e obrigado pelo tempo de dixavar as d√ļvidas a√≠! Abraxx

Tenso dito isso, odeio medir pH, hahaha, por isso queria aprofundar na população de fungo e resolver esse problema

Compartilhar este post

Link para o post

Ent√£o quer dizer que nem as turfas inertes s√£o de fato inertes ao longo do cultivo ? A pouco tempo comprei um mix na growplant de 50% turfa inerte 50% perlita,¬†chegando em casa separei o mix num vaso e medi o ppm da √°gua da torneira de entrada e o ppm da √°gua de sa√≠da e foi exatamente o mesmo valor, o ppm que a √°gua tinha antes de entrar foi o mesmo que saiu no runoff. Minha pergunta √© ao longo do cultivo essa turfa que era "inerte" deixa de ser conforme vai recebendo fertirriga√ß√£o¬†por conta da reten√ß√£o de √°gua que a turfa tem ? ¬†Deixando de lado o sunshine mix 6 que tem carga inicial ou solo com humus mat√©ria org√Ęnica, somente turfa inerte + perlita n√£o necessita de fato medir ppm e ph ? Vlw irm√£o abra√ß√£o, √≥timo t√≥pico na real !¬†

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atr√°s, Mike Litoris disse:

Ent√£o quer dizer que nem as turfas inertes s√£o de fato inertes ao longo do cultivo ? A pouco tempo comprei um mix na growplant de 50% turfa inerte 50% perlita,¬†chegando em casa separei o mix num vaso e medi o ppm da √°gua da torneira de entrada e o ppm da √°gua de sa√≠da e foi exatamente o mesmo valor, o ppm que a √°gua tinha antes de entrar foi o mesmo que saiu no runoff. Minha pergunta √© ao longo do cultivo essa turfa que era "inerte" deixa de ser conforme vai recebendo fertirriga√ß√£o¬†por conta da reten√ß√£o de √°gua que a turfa tem ? ¬†Deixando de lado o sunshine mix 6 que tem carga inicial ou solo com humus mat√©ria org√Ęnica, somente turfa inerte + perlita n√£o necessita de fato medir ppm e ph ? Vlw irm√£o abra√ß√£o, √≥timo t√≥pico na real !¬†

seria bom sim acompanhar pH e PPM, essa turfa inerte n√£o solta quase nada para a solu√ß√£o do solo¬†todos os nutrientes v√£o vir a partir da solu√ß√£o da rega. Fora que provavlemente o seu solo tem muita pouca vida, com as aduba√ß√Ķes quimicas a decomposi√ß√£o dessa turfa talvez fique mais lenta ainda..

• Like 1
  • Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post

Só alguns adendos aí na minha opinião e do que eu me lembro vagamente..

Um substrato com perlita, turfa e h√ļmus pode sim ser levado como hidro. A carga de mat√©ria org√Ęnica e nutrientes dessa combina√ß√£o √© baixa e muito rapidamente esses nutrientes adsoRvidos (adsolvidos n√£o existe) originalmente nos col√≥ides s√£o consumidos e o que resta pra planta s√£o principalmente os nutrientes que est√£o em solu√ß√£o, al√©m do que vai sendo trocado com as poucas liga√ß√Ķes presentes. Ainda assim uma √°gua de torneira cont√©m tra√ßos de todos os elementos, incluindo Ca, e uma rega continua com uma √°gua pesada em alguns elementos, como o pr√≥prio Ca, pode sim levar a altera√ß√£o do pH do sistema j√° que se trata de uma escala t√£o pequena dentro de um vaso. Se voc√™ quiser fazer adi√ß√Ķes frequentes de material org√Ęnico, como mais h√ļmus, tortas e ch√°s a√≠ j√° n√£o d√° pra levar como hidro mesmo e os conceitos que o Agrotech lan√ßou podem se aplicar. Importante lembrar tbm que √≠ons de H e Al a gente encontra nos solos provenientes de rochas depois de um longo processos de intemperismo e lixivia√ß√£o dos elementos mais m√≥veis, n√£o em um substrato composto por perlita, turfa e h√ļmus.

E medidores de EC realmente não dizem o que tem ali, só a concentração relativa, mas é válido pra acompanhar se a água de torneira que você tá usando tá vindo mais pesada ou não, já que tem muita alteração desde a fonte, inclusive no tratamento com cloro, que tbm pode ser prejudicial pras plantas..

Numa hora voc√™ diz que medir o run off n√£o √© par√Ęmetro pra nada, na outra voc√™ fala pra fazer o teste do EC da turfa medindo o run off. Se decide, mano hahaha. Realmente o run off n√£o √© um par√Ęmetro preciso, mas fornece informa√ß√Ķes indiretas que podem auxiliar muito na hora de um diagn√≥stico, tanto pra pH quanto pra EC.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia a todos. 

Todos os solos brasileiros são "velhos" meu amigo @Bahseado.. Como que vc fala que a M.O tem coloides e que os nutrientes se transformam e "somem"? Não entendi este posicionamento seu, isso nao existe, ou entendi errado?.. Por exemplo.. unica forma de vc aumentar a CTC de um solo é adsionando M.O, poq vc n "cria" novos coloides sem adicionar M.O ou argila.. A M.O irá ao longo do tempo ser decomposta, mimeralizada e disponilizada para as plantas.. Logo vc libera cargas (nutrientes) no solo.. A qntd de agua que vai no vaso é proporcional ao volume do msm, em um, dois 3 cilco nao afeta nada.. Sobre os medidores disse para fazerem um teste final.. E refirmo, onde vai M.O pHmetro de 50R$ nao serve.. 

Outra curiosidade.. O Cloro √© o elemento em maior abundancia na planta, ele faz parte de uma moleculazinha chamada clorofila hehe O Cloro da torneira √© inofensivo para as plantas, duvido que alguma companhia de agua tenha drasticas altera√ß√Ķes, pode haver pequenas altera√ß√Ķes, mas nada exorbitante.. Agora se falar de hidroponia 100% na veia, coco ai realmente o Cl pode fuder!! Mais sinceramente, isso nao √© motivo de preocupa√ß√£o.. E o motivo do t√≥pico √© fazer este alerta. Solo √© uma historia Hidroponia outra.¬†

E sobre o que disse no inicio.. a cannabis cresce até no cimento nao vai crescer em um meio "semi-hidroponico"? A diferença é que a gnt atrapalha muito mais ela nestes sistema que o cimento rsrs.. Acredito que a pessoa tem que se decidir, vou para hidroponia ou para o convencional?! Se for pra hidroponia, pro coco, ai se prepara que o buraco é mais em baixo!! E esquece M.O!!! 

Como disse e reafirmo.. o mais importante é o equilibrio da solução!! Se nao souber me dizer exatamente o que esta indo de cada Nut na sua solução nao adianta saber pH e ppm.. e Isso não é dificil de saber!!! 

Compartilhar este post

Link para o post

@tikones meu amigo lembre-se. O que mata as bacterias e fungos de solo são, Salinização e Acidificação causada por EXCESSO de adubo quimico. Nao quer dizer que fertilizar com quimico irá matar td sua micro-fauna. Se errar a mao sim, se aplicar as doses necessarias nao.. Depende da qntd de N e da dose aplicada de adubo quimico, na verdade pode ser que vc alimente apenas as bacterias e nao sobre nem um ponto de N para a planta!! 

Mais lembrem-se, toda e qlq adubaçao, independente da fonte, não deve ser feita indiscriminadamente!! Adubo quimico nao irá dizimar a populaçao.. Fato é que grandes latifundios hoje não consguem mais controlar certas doenças e pragas com defensivos quimicos e estao migrandonpara o biologico, porém a fertilização ainda continua sendo feita com adubos quimicos, e os resultados que vejo nas palestras sao fantasticos!! 

Compartilhar este post

Link para o post

@Sagradoyprofano que jardim lindo meu amigo!! Gostei de mais do seu diario, parabéns!! Estamos na msm sintonia!!

Sobre o pH do nosso solo nos devmos deixa-lo o mais proximo possivel do que iremos utilizar no ciclo durante seu preparo. Pois no nosso caso o pH esta ligado ao H+Al e n√£o a solu√ß√£o.. E essas transforma√ß√Ķes sao lentas. Pelo que entendi sua preocupa√ß√£o √© se o pH da solu√ß√£o que vc utiliza para incrementar nuts vai interferir na vida microbiana e se vai disponibilizar os nuts, correto??¬†

Outra grande tendencia na agricultura hoje √© o uso de adubos liquidos. Imagina um BioBizz em uma bombona de Mil Litros.. √Č o que utilizamos hoje e puro rsrs e o pH desses.produto vem na casa do 4 ou 5.. isso de certa forma √© prejudicial para a vida do solo, mais nao interfere e nem Extermina a micro-fauna, pois trabalhamos com.doses corretas. As vezes em uma guerra vc tem que sacrificar um esquadr√£o pra salvar o exercito..¬†

Como disse nao to aqui so para ensinar, também to para aprender. Não sei se entendi direito mais este No-Till é basicamente o que chamaos de plantio direto na palha mesclado a agroecologia correto?! Se sim, Lindo!! 

Se o No-Till for o que eu penso ser, estamos no caminho certo. Devemos formar a priori um solo "organico", mais como as rea√ß√Ķes sao lentas, no primeiro ciclo o adubo quimico vai fazer parte da nossa vida. Mais para o segundo ano as coisas ja come√ßam a melhorar e aos poucos vamos nos tornando independente de nutri√ß√£o!!¬†

Agora uma coisa me deixa muito preocupado e é um assunto que tinhamos que ter no minimo um biologo para nos ajudar!! A micro-fauna do solo!!! Pensa num trem complexoo, é impossivel saber o que se tem ali sem analises em laboratorios!! Saber como os fungos e bacteria interagem entre si e etc.. Do que eu vejo no meu dia a dia é uma tendencia muito forte voltada para os biologicos.

O grande problema disso é que, em escala comercial a produção de fungos e bacterias sao coisas dignas de um filme de ficção cientifica.. Roupas de Astronautas, Camaras Seladas a Vacuo, milhoes e milhoes de equipamentos eletronicos. Minha preocupação é: o que estamos multiplicando na cozinha de casa?!? Se eu nao sei o que tenho no solo, apenas deduzo pelo que fiz, como sei o que estou matando?!

Essas receitas caseira nao iram fazer mal, mais mensurar o quanto de bem esta fazendo é impossivel sem ser em laboratorio.. O que eu quero e vou inocular no meu solo é o Azospirillium, que é um fungo que se associa a raiz e aumenta a capacidade de absorçao de agua e nutriente.. Trhicoderma, que é um fungo predador de outros fungos maleficos, principalmente Fusarium e Rizoctonia e predador de nematoides..

Mais so produto comercial produzido em ambiente controlado. Vou tentar multiplica-los pra nao ter q comprar mais?!! Logicoo kkkkk é caro pra porra, nao vou saber td q estou multiplicando, mais sei q os fungos que quero estao indo!! 

E lembre-se, a vida tende ao equilibrio!! Então nao se preocupe tanto, a ideia do Plantio Direto, da Agroecologia, e esse No-Till, é justamente este, buscar o equilibrio, interferindo o minimo possivel no sistema!! 

Compartilhar este post

Link para o post