Ir para conteúdo
Growroom
Coldnight

Me ajudem a escolher o solo pf

Recommended Posts

Boa tarde galera, 

Eu comecei a plantar em julho deste ano, e desde então tenho aprendido muito, tive várias plantas mortas antes de "pegar o jeito". Agora estou começando uma nova safra, já que caiu a ventoinha da estufa em cima das plantas e morreu algumas mangas.

Eu estou escolhendo um solo novo e com vitaminas corretas para que tudo dê certo, e encontrei naquela loja Greenpower uns substratos mas não sei como escolher.

Um deles é o Substrato de turfa e calcário com os seguintes especs: 

Aditivado com 0,02% de N / 0,08% de P2O8 / 0,04% de K2O

Condutividade elétrica (mS/cm): 1,5 +/­ 0,3

Potencial hidrogênio (PH): 5,8 +/­ 0,5

Umidade máx. (%peso/peso): 55

Capacidade de retenção de água CRA (%): 60

E o outro diz "Substrato mix pronto" que é

- 30% de Perlita Expandida
- 45% de Fibra de Coco
- 20% de Vermiculita

A minha pergunta é, esse mix pronto é apenas o substrato que vou ter que misturar com Turfa ou terra vegetal, ou eu posso usar apenas o mix pronto e já era ? 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

poda usar o mix pronto, mas vai ter que adubar com algum fertilizante bastante soluvel frequentemente. Vai na seção de cultivo no coco que la vc vai pegar as dicas pra esse substrato mix

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, tikones disse:

poda usar o mix pronto, mas vai ter que adubar com algum fertilizante bastante soluvel frequentemente. Vai na seção de cultivo no coco que la vc vai pegar as dicas pra esse substrato mix

Mas eu vou ter que ficar colocando fertilizante durante toda a vida da planta? Ou só durante as primeiras semanas?

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Coldnight disse:

Mas eu vou ter que ficar colocando fertilizante durante toda a vida da planta? Ou só durante as primeiras semanas?

Esse substrato Mix é considerado inerte, ou seja, ele não "solta" os nutrientes naturalmente para a planta absorver. Ou seja, praticamente toda a rega voce vai te que estar colocando nutrientes para sua planta crescer adequadamente. Eu prefiro usar um substrato orgânico, rico, favorecendo as comunidades de fungos e bactérias para ajudarem na solubilização e absorção dos nutrientes já presente no solo para a planta. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, tikones disse:

Esse substrato Mix é considerado inerte, ou seja, ele não "solta" os nutrientes naturalmente para a planta absorver. Ou seja, praticamente toda a rega voce vai te que estar colocando nutrientes para sua planta crescer adequadamente. Eu prefiro usar um substrato orgânico, rico, favorecendo as comunidades de fungos e bactérias para ajudarem na solubilização e absorção dos nutrientes já presente no solo para a planta. 

Você poderia me dizer que tipo de substrato seria melhor? uma mistura ideal que você use ou acredite ser a melhor

Compartilhar este post

Link para o post
7 minutos atrás, Coldnight disse:

Você poderia me dizer que tipo de substrato seria melhor? uma mistura ideal que você use ou acredite ser a melhor

Como eu disse prefiro o orgânico. Acho que da um sabor melhor praganja, é mais barato, deixa as plantas mais saudáveis.  Um solo orgânico tem que ter uma terra de boa qualidade, areia lavada para drenagem, humus, esterco curtido, calcário dolomitico entre outras coisas. Mas mesmo com esse solo vc tem que alimentar a micro-biota, vc pode usar fertilizante bokashi, chá de humus, melado etc.. Plantar não é tão simples, requer dar uma estudada pra entender os processos, e a dinâmica do orgânico é mais complicada do que a dinâmica do cultivo convencional (quimico). 

Compartilhar este post

Link para o post

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...

• Conteúdo Similar

• Por JanTrindade
      E aew pessoal, meu primeiro post aqui no fórum (desculpa se está na área errada).
      Esse é meu primeiro cultivo, estou fazendo um grow humilde de papelão. Fiz a base de cano, no tamanho 1,20x40x40, irei usar 2 lâmpadas LED 36W (3060/3060 Lúmens). Pesquisei bastante coisa, mas tem bastante informação, acabei ficando com algumas duvidas muito importantes pra mim tirar. Se alguém puder me dar aquela força, ficaria MUITO GRATO MESMO!

TERRA/SOLO DO PLANTIO
      Não encontrei aqui perlita e nem vermiculita. Aí comprei pó de coco e isopor, li que dava pra substituir. O que vocês acham, procedi corretamente?
      Comprei também um saco de homús e outro de terra adubada (na embalagem diz ter: esterco ovino e bovino, palha de milho e calcário dolomítico).
      Esses materiais (homús, terra adubada, pó de coco e isopor) é suficiente pra vega e flora? E Como devo misturar em cada fase? quantos % de cada?
      (DEI UMA LAVADA NO PÓ DE COCO PRA TIRAR O TANINO)  

QUAIS MATERIAL É MELHOR PRA FORRAR O INTERIOR DO GROW?
      Na minha pesquisa vi que papel alumínio não era legal, pois fazia hotspots e aumentava a temperatura do grow. Pensei em isopor ai falaram que é bem inflamável e que não é tão reflexivo assim. A idéia mais aceitável achei foi FOLHA DE PAPEL A4, porém vi que ele não era tão reflexivo quanto o mylar por exemplo (aqui região não tem esse material), vi um comentário dizendo que era melhor deixar sem nada do que com o A4, pois ficaria zoado. Estou sem saber com o que forrar, o que indicam? Pensei em lona branca ou manta térmica, qual dos dois é mais eficiente, tem outros?

VENTILAÇÃO
      Comprei 3 cooler, todos 12V, um com 0.20A outro 0.16A e outro 0.14A. Vi que preciso de uma fonte de 12V pra ligar estabilizado. Caso eu consiga uma fonte de 12v com 2.0A eu consigo ligar os 3?ou os Ampères não influenciam e precisaria de 3 fontes de carregador? O que eu poderia usar pra substituir o carregador?

Acho que minhas maiores dúvidas até o momento são essas, se alguém puder me ajudar. Só gratidão mesmo, GROWER É IRMÃO!
    • Por Superhighman
      Salve galera, boa noite! 
      To abrindo esse tópico pq queria umas dicas, críticas e sugestões direcionadas ao meu cultivo. Essa vai ser minha primeira experiência, e apesar de toooooda leitura e estudo, sempre restam umas dúvidas e algumas inseguranças. 
      Vamos lá...
      Vou plantar uma automática da Trikoma seeds, chama Al Tiro, vou usar 2 vasos de 12 litros e um painel de led 400w. Até aí tudo OK, as minha maiores dúvidas são sobre o solo.
      Tenho aqui 40 litros de um substrato pronto feito de pó e fibra de coco, pó de pinus, casca de arroz torrada, termofosfato natural e micronutrientes, 4kg de húmus de minhoca, torta de mamona, farinha de ossos, vermiculita e calcário dolomitico.  
      Enchi os vasos com a maior parte do substrato de coco pronto e adicionei pouco menos de 2kg de humus em cada vaso, uns 600ml de torta de mamona, umas 4 colheres de farinha de osso, uns 600ml de vermiculita e 2 ou 3 colheres de calcário, juntei muitas informações q li aqui e fui fazendo no "olhometro" kkk
      Não pretendo adicinar nada além disso, fert to pensando em usar só Flowermind.
      Na parte mais de cima do vaso coloquei so o substrato com a vermiculita pra não queimar a planta quando for muito novinha. 
      Tá certo ? Falta algo ? Exagerei ? 
      Tava pensando em adicionar perlita, mas conversei com um pessoal e disseram q não é necessário.
      Se por favor alguém puder me ajudar, vou ficar muito agradecido ! 
      Os vasos ja estão prontos, dei uma rega hoje e to esperando as seeds chegarem.
      Valeu galera.
    • Por Citral Mystik
      De boa moçada... minha dúvida é sobre tipos de turfa. Montei meu substrato com 45% turfa, 45% perlita e 10% hunos de minhoca. Não estou gostando dos resultados, em comparação com os antigos substratos orgânicos que sempre usei. Estou fertilizado com flowermind 3x por semana usando o limite máximo recomendado. No meu diário de uma Dinamed CBD fui alertado por um irmão do GR sobre a cor do meu substrato, muito escuro, e perguntou se eu estava usando turfa negra. Como é a primeira vez que uso substrato semi inerte com turfa comprei só como turfa na loja e creio que comprei a turfa negra e não a clara que dizem ser de spahgnum. Apesar que li em um fórum gringo e dizem que todas são sphagnum, só muda a espécie e ambiente de formação.
      Essa é uma foto do vaso:

Fui pesquisar num site aqui do Brasil mesmo e encontrei isso:
      Que é a turfa?
      Turfa, uma das palavras mais usadas em jardinagem, é um material orgânico constituído por elementos procedentes da decomposição de vegetais.
      Este material é de cor castanha (escura ou clara, dependendo do tipo) e é muito rico em carvão. A sua natureza depende das condições ambientais presentes na sua formação.
      Usa-se principalmente em jardinagem formando parte do substrato. Relacionado com isto, as suas características principais são as seguintes:
      Porosidade: a turfa tem uma alta porosidade que permite a circulação do ar e a correta drenagem da água por parte das raízes da planta. Este material é ideal para as espécies que não toleram alagamentos. Permutador catiónico: o seu pH é variável e costuma-se encontrar entre 3 e 4 quando se trata da turfa loira e entre 7 e 8 quando é turfa negra (já vamos falar dos tipos de turfa mais à frente). Retenção da água: é um elemento capaz de conseguir a retenção da humidade, por isso usa-se em conjunto com outros compostos (perlite) para evitar os excessos e os temidos encharcamentos ou alagamentos. Nutrientes: tem poucos nutrientes, daí que seja muito habitual adubar com frequência para suprir a falta destas substâncias. Como se forma a turfa?
      A turfa é um material formado por espécies vegetais decompostas. A formação desta “substância” é o primeiro passo pelo que a vegetação se transforma em carvão mineral (tal como mencionado antes, a turfa é muito rica em carvão).
      Trata-se de um processo lento.
      Nas bacias em que se forma (terra turfosa) e na parte mais superficial destas, é onde os resíduos vegetais, através da decomposição anaeróbica, lenhina e celulose, se transformam em turfa.
      De acordo com o grau de decomposição e a zona, a turfa é de um tipo ou de outro.
      Tipos de turfa
      Como mencionado anteriormente, existem dois tipos de turfa, diferenciadas entre si pelas suas particularidades:
      Turfa loira
      Também chamada turfa alta, é a que se desenvolve nas regiões com climas suaves, onde as precipitações são abundantes, as temperaturas são suaves e nas que a radiação solar escasseia.
      Nestes lugares desenvolvem-se espécies pouco exigentes, difíceis de decompor pelo que a estrutura principal da vegetação que forma a turfa fica praticamente inalterada.
      Como consequência, a terra é pobre e o pH é baixo.
      Turfa negra
      A turfa negra, denominada assim pela cor escura que tem a vegetação que se decompôs quase por completo, desenvolve-se em zonas baixas, ricas em bases.
      Ao contrário da anterior, o seu pH é alto e é a mais adequada para cultivar praticamente todo o tipo de plantas. Pode-se dizer que é quase um “substrato universal”.
      Lido isso vêm as dúvidas, se minha turfa é essa turfa negra que tem Ph mais alto eu precisaria corrigir? Alguém  já usou essa turfa negra e teve bons resultados? Será que se eu fizer uma cobertura com mais húmos de minhoca e farinha de osso melhoraria? 
      É isso galera, valeu pelo espaço.
    • Por Superhighman
      Salve galera, boa noite ! 
      Estou a poucos dias de começar meu primeiro cultivo, vou fazer indoor com duas genéticas auto da BSF, Double cookies e Moby-D XXL. Vou usar um painel de LED 400W pras 4 plantas em vasos de 8 ou 10 litros.
      To lendo muito, usando esse tempo de quarentena pra pesquisar bastante. Minha ideia é utilizar um solo orgânico que eu não precise utilizar ferts, quero levar só na água e no máximo um chá de banana na flora, mas ainda tenho dúvidas se isso é possivel. Sei que uma galera vai mandar eu pesquisar no fórum pq essa minha pergunta já foi respondida, mas já li e ainda me restam algumas dúvidas. 
      É possível levar o cultivo dessas automáticas em um somo bom só regando com agua e o chá de banana ?
      Seria melhor comprar algum solo já pronto ? Tenho medo de fazer meu próprio solo e dar ruim, não vou ter medidor de ph nem nada do tipo.
      Eu posso encher os vasos apenas com essa terra e esperar bons resultados ou teria q complementar ?https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1118243203-terra-preta-vegetal-adubada-preparada-com-orgnico-20-kg-_JM#position=49&type=item&tracking_id=652e3a69-114e-4a5f-9e99-bb212705df21
    • Por Guerreiro de Jah
      Salve familia growroom, primeiramente gostaria de dizer que estou indo na linha inerte/orgânico e pretendo enriquecer meu solo de vida, mas minha preocupação é quanto ao nível entre fornecer tds os nutrientes e dar um overfert. A opinião de vocês vai ser determinante para eu decidir os insumos q comprarei. Então aí vai a composição que tenho a mente: 
      50% substrato perlita e turfa de Sphagnum
      20%bokashi farelado
      10%biochar ativado com microorganismos eficientes
      20%humus de minhoca 
      Na floração aplicação de fert líquido top bloom (metade do valor sugerido na embalagem por L) 
      Caso tenham alguma ideia para acrescentar ou alguma experiência com esses insumos acrescentem aqui no tópico por favor! 
      Também farei uma pajelança para comparar fazendo um substrato 40% perlita e turfa e 20% caco de telha moído e granulometrado como parte inerte mantendo as outras proporções organicas , pra servir como experiência. 
      Só agradece a todos vocês. 

• Criar Novo...