Ir para conteúdo
Growroom
wellys

Como germinar da forma correta?

Recommended Posts

Boa tarde galera, assisti os videos que estão lançando da semana do grower, e acabei separando algumas sementes boas que achei no prensado.

A pergunta é: Como faço da forma correta a germinação da planta?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Wellys, acho que é fazer como sempre aconteceu, põe na terra mesmo e espera uns 5 dias que ela aparece. Já tentei muitas coisas por aqui, colocar no papel toalha, num pote, atrás da geladeira; colocar as sementes em água morna numa garrafa de café pra facilitar a germinação; deixar num copo d'água até começar a abrir. O melhor pra mim foi jogar direto na terra. Mas não pode ter pressa, joga bastante água na terra, depois coloca a semente e rega mais um pouco e espera. Nada te ficar revirando a terra.

Compartilhar este post

Link para o post

Papel toalha+tapawer,o segredo está está na tapawer,pq se vc usar somente um papel toalha humido num local aberto,tipo prato,copo,a água do papel vai evaporar em poucas horas,o tapawer,vai manter o papel toalha humido por vários Dias,ou até semanas

Compartilhar este post

Link para o post

Um pote de plástico com tampa de fechamento, uma folha papel toalha dobrada ao meio e depois dobrada mais uma vez, água mineral com PH próximo de 6.5 e algumas gotas de água oxigenada vol. 10% para que não ocorra formação de fungos ao redor da semente. A água oxigenada também é útil para germinar sementes mais velhas.

Molhe o papel toalha e em seguida escorra o excesso de água fazendo uma pequena pressão com a palma da mão, como se estivesse fazendo uma bola de papel. Somente a umidade já é suficiente para desencadear a germinação. O encharcamento do papel favorecerá ao apodrecimento do embrião. Após escorrer o excesso, desamasse o papel, forre o fundo do pote, ponha a semente entre duas camadas de papel e tampe o pote.

O local bom de germinação pra mim é no fundo do meu guarda roupas, pois é um local seco, escuro e a temperatura é constante. No inverno eu uso um heat mat com termostato pra manter a temperatura ideal.

Eu abro a tampa do pote uma vez a cada 24h horas para renovar o ar e observar se houve evolução na germinação. Se em três dias a radícula não apontar para fora da casca, pego um alicate de ponta, posiciono a semente na vertical entre as duas pontas do alicate e faço uma ligeira pressão pra romper a junção da casca. Geralmente 24h após a técnica do alicate a radícula já pra fora e bem comprida...

Mais informações úteis e valiosas para germinação estão agregadas no tópico a seguir:

• Like 1
  • Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post