Decolou

Qual a hora certa de colher...???

Recommended Posts

Boa noite galera, sou novo no fórum e novo no plantio tbm, tenho meu primeiro pé e acho q até o momento ele está indo muito bem... ele germinou no dia 6 de abril não sei qual a Strain mais acho q é tropa de elite. Gostaria de saber se está perto ou não da colheita, pois algumas folhas está começando a amarelar... 

9445C384-B726-44A1-9CAF-12DF75A6AE0D.jpeg

DB357413-6412-4D5B-AAFF-F2F31D99F1A3.jpeg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você já entendeu que é normal rolar um sinal de deficiência na floração, mas a deficiência não é o que indica o ponto de corte. Tem planta que vai até o final verdinha, pra variar isso depende da cepa e como o cultivo foi levado.

O ideal pra verificar se já tá na hora de colher é ver a cor dos tricomas, se estão transparentes, embaçados, com um ligeiro amarelamento ou totalmente âmbar. Vai depender do seu gosto exato, mas costuma-se abater quando está na metade da transição aproximadamente.

Pesquisa no fóruns que você vai encontrar tópicos detalhando melhor, inclusive com fotos.

Compartilhar este post

Link para o post

Ela tem aproximadamente uns 50cm de altura uns 12 Buds de uns 5cm e uns que começarão a nascer agora depois que esses buds maiores já atingiram 50% dos pistilhos amarronzado. Na verdade estáva tudo lindo, dai tive que transplantar ela a uns 3 dias atrás pois o outro vaso estava pequeno e cheio de minhocas, dai pensei que ela poderia estar comendo a raiz. Depois que transplantei ela amarelou algumas folhas e não solta mais aquele azedo* que rolava durante vários momentos do dia... estou com medo dela estar morrendo sei lá...  queria poder mandar uma foto melhor mais não aceita acima de 2 mb. 

image.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
46 minutos atrás, Decolou disse:

Na verdade estáva tudo lindo, dai tive que transplantar ela a uns 3 dias atrás pois o outro vaso estava pequeno e cheio de minhocas, dai pensei que ela poderia estar comendo a raiz. 

🤦‍♂️😭

Cara, o sonho de todo cultivador na terra é ter um vaso cheio de minhoca! A minhoca aera o solo e o cocô dela é o próprio húmus! Elas estavam trabalhando de graça pra sua planta e você mandou todo mundo passar no RH e assinar a demissão! 

Faz quanto tempo que ela está em floração? O período exato vai variar entre cepas e até plantas individuais, mas ela já parece bem avançada na flora. Transplante na flora jamais, mano, porque é o momento crítico do cultivo e a última coisa que se quer é estressar a planta. Só mesmo em caso muitíssimo extremo, seria mais negócio manter no vaso pequeno e cuidar da rega pra não secar a terra de repente do que trocar agora. Imagina uma mulher no oitavo mês de gravidez resolver fazer uma lipo?

Agora Inês é morta, mas, felizmente, não a sua planta. Ela vai sofrer, a colheita vai ser um pouco prejudicada se ainda tiver mais tempo na terra, mas certamente não é o fim de tudo. Não vou dizer que é o pé mais bonito do mundo, mas dá pra ver que você cuidou bem dela, fez amarras, parece estar bem alimentada. Tadinha, não merecia esse tranco. Primeiro cultivo é pra isso mesmo, a gente erra cheio de boa intenção, o negócio é manter a cabeça erguida e tocar pra frente.

Mas vamos à foto: dá pra ver que a garota tá bem cremosa, toda cristalizada, isso é muito bom. Mas os tricomas mesmo não ficam nítidos, porque são a bolinha na ponta de cada um desses grãozinhos cobrindo as flores e folhas. Pra ver direito mesmo, tem que usar uma lente macro, uma lupa boa ou um microscópio de bolso. Dá uma olhada nesse exemplo:

Trichomes-1.jpg

Tá vendo os tricomas transparentes, embaçados, escurecendo e âmbar? Se colher quando estão todos transparentes, a planta tá "verde" ainda. Se você colher quando cerca de 50% estão embaçados, vai ser uma pira bem cerebral e leve. Com todos embaçados, é o ponto máximo do THC, então é uma pira louca; só atenção porque pode ser uma pira louca demais e causar crise de ansiedade, pânico... A cor âmbar indica que o tricoma tá carregado de CBD, que é relaxante. Então, se você colher quando tá equilibrado entre embaçado e âmbar, é uma pira equilibrada: vai ser energética e criativa ao mesmo tempo em que relaxante. Se você quiser um chá que relaxe bastante, sem a cabeça ficar viajando muito, como pra tratar de ansiedade, espera ter mais âmbar. 100% âmbar seria um fumo bom pra consumir se você tiver insônia, por exemplo. Mas, durante a secagem e cura depois da colheita, parte dos embaçados vão virar âmbar, tipo comida preparada no micro-ondas continua cozinhando por uns minutos depois que desliga. Não subestime a secagem e cura, inclusive resistindo a fumar tudo antes de dar o tempo certo, ou você vai desvalorizar o cultivo todo evitando que o produto final atinja seu potencial tanto de potência quanto sabor.

Na sua foto, não dá pra ver tricomas individuais, mas nota-se que já tá rolando uma boa quantidade de âmbar. À direita daquela folha amarelada embaixo tem um pedaço de flor com um escurecido na borda de cima porque a imagem mostra de lado, aí concentra a cor. O mesmo em outros pontos. O fato de os pistilos -- os cabelinhos das flores -- terem todos virado laranja também indica que a planta já está bem madura. Não duvidaria até que já esteja passando do ponto ideal de colher e quase certamente já seria um bom fumo, mas o melhor mesmo seria você arrumar uma lupa de joalheiro (aquelas enormes que vende no 1,99 não servem pra quase nada, é só tamanho sem nenhuma ampliação decente, mas não custa usar se você tiver).

Se a vontade de matar a planta porque você a ama for muita, manda pro abate. Ainda mais se providenciar uma lupa ou microscópio for algo que vá demorar um pouco pra não correr o risco de colher ela já na decadência.

• Like 2
  • Thanks 4

Compartilhar este post

Link para o post

primeiramente quero te agradecer pela paciência e pela atenção... obrgidado tbm pelas dicas... tenho esperança de que ele não esteja morrendo, esteja sofrendo apenas de stress por causa da mudança e tal... consegui uma forma melhor de mandar fotos de melhor qualidade. Vou mandar apenas pra você avaliar. Hehehehe 

Primeiro pé, mais acredito que é bem cuidado, hehehe tbm queria te pedir umas dicas de cura pois marquei aproximadamente a data e creio que não demore muito. Minha dúvida é: é melhor cortar os talos com os buds? Ou corta o pé inteiro de uma vez ?! E por de cabeça pra baixo... pá... 

E30FB6A4-DB3A-408A-9A63-2E668AEA6867.png

Compartilhar este post

Link para o post