Decolou

Qual a hora certa de colher...???

Recommended Posts

Boa noite galera, sou novo no fórum e novo no plantio tbm, tenho meu primeiro pé e acho q até o momento ele está indo muito bem... ele germinou no dia 6 de abril não sei qual a Strain mais acho q é tropa de elite. Gostaria de saber se está perto ou não da colheita, pois algumas folhas está começando a amarelar... 

9445C384-B726-44A1-9CAF-12DF75A6AE0D.jpeg

DB357413-6412-4D5B-AAFF-F2F31D99F1A3.jpeg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você já entendeu que é normal rolar um sinal de deficiência na floração, mas a deficiência não é o que indica o ponto de corte. Tem planta que vai até o final verdinha, pra variar isso depende da cepa e como o cultivo foi levado.

O ideal pra verificar se já tá na hora de colher é ver a cor dos tricomas, se estão transparentes, embaçados, com um ligeiro amarelamento ou totalmente âmbar. Vai depender do seu gosto exato, mas costuma-se abater quando está na metade da transição aproximadamente.

Pesquisa no fóruns que você vai encontrar tópicos detalhando melhor, inclusive com fotos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ela tem aproximadamente uns 50cm de altura uns 12 Buds de uns 5cm e uns que começarão a nascer agora depois que esses buds maiores já atingiram 50% dos pistilhos amarronzado. Na verdade estáva tudo lindo, dai tive que transplantar ela a uns 3 dias atrás pois o outro vaso estava pequeno e cheio de minhocas, dai pensei que ela poderia estar comendo a raiz. Depois que transplantei ela amarelou algumas folhas e não solta mais aquele azedo* que rolava durante vários momentos do dia... estou com medo dela estar morrendo sei lá...  queria poder mandar uma foto melhor mais não aceita acima de 2 mb. 

image.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
46 minutos atrás, Decolou disse:

Na verdade estáva tudo lindo, dai tive que transplantar ela a uns 3 dias atrás pois o outro vaso estava pequeno e cheio de minhocas, dai pensei que ela poderia estar comendo a raiz. 

🤦‍♂️😭

Cara, o sonho de todo cultivador na terra é ter um vaso cheio de minhoca! A minhoca aera o solo e o cocô dela é o próprio húmus! Elas estavam trabalhando de graça pra sua planta e você mandou todo mundo passar no RH e assinar a demissão! 

Faz quanto tempo que ela está em floração? O período exato vai variar entre cepas e até plantas individuais, mas ela já parece bem avançada na flora. Transplante na flora jamais, mano, porque é o momento crítico do cultivo e a última coisa que se quer é estressar a planta. Só mesmo em caso muitíssimo extremo, seria mais negócio manter no vaso pequeno e cuidar da rega pra não secar a terra de repente do que trocar agora. Imagina uma mulher no oitavo mês de gravidez resolver fazer uma lipo?

Agora Inês é morta, mas, felizmente, não a sua planta. Ela vai sofrer, a colheita vai ser um pouco prejudicada se ainda tiver mais tempo na terra, mas certamente não é o fim de tudo. Não vou dizer que é o pé mais bonito do mundo, mas dá pra ver que você cuidou bem dela, fez amarras, parece estar bem alimentada. Tadinha, não merecia esse tranco. Primeiro cultivo é pra isso mesmo, a gente erra cheio de boa intenção, o negócio é manter a cabeça erguida e tocar pra frente.

Mas vamos à foto: dá pra ver que a garota tá bem cremosa, toda cristalizada, isso é muito bom. Mas os tricomas mesmo não ficam nítidos, porque são a bolinha na ponta de cada um desses grãozinhos cobrindo as flores e folhas. Pra ver direito mesmo, tem que usar uma lente macro, uma lupa boa ou um microscópio de bolso. Dá uma olhada nesse exemplo:

Trichomes-1.jpg

Tá vendo os tricomas transparentes, embaçados, escurecendo e âmbar? Se colher quando estão todos transparentes, a planta tá "verde" ainda. Se você colher quando cerca de 50% estão embaçados, vai ser uma pira bem cerebral e leve. Com todos embaçados, é o ponto máximo do THC, então é uma pira louca; só atenção porque pode ser uma pira louca demais e causar crise de ansiedade, pânico... A cor âmbar indica que o tricoma tá carregado de CBD, que é relaxante. Então, se você colher quando tá equilibrado entre embaçado e âmbar, é uma pira equilibrada: vai ser energética e criativa ao mesmo tempo em que relaxante. Se você quiser um chá que relaxe bastante, sem a cabeça ficar viajando muito, como pra tratar de ansiedade, espera ter mais âmbar. 100% âmbar seria um fumo bom pra consumir se você tiver insônia, por exemplo. Mas, durante a secagem e cura depois da colheita, parte dos embaçados vão virar âmbar, tipo comida preparada no micro-ondas continua cozinhando por uns minutos depois que desliga. Não subestime a secagem e cura, inclusive resistindo a fumar tudo antes de dar o tempo certo, ou você vai desvalorizar o cultivo todo evitando que o produto final atinja seu potencial tanto de potência quanto sabor.

Na sua foto, não dá pra ver tricomas individuais, mas nota-se que já tá rolando uma boa quantidade de âmbar. À direita daquela folha amarelada embaixo tem um pedaço de flor com um escurecido na borda de cima porque a imagem mostra de lado, aí concentra a cor. O mesmo em outros pontos. O fato de os pistilos -- os cabelinhos das flores -- terem todos virado laranja também indica que a planta já está bem madura. Não duvidaria até que já esteja passando do ponto ideal de colher e quase certamente já seria um bom fumo, mas o melhor mesmo seria você arrumar uma lupa de joalheiro (aquelas enormes que vende no 1,99 não servem pra quase nada, é só tamanho sem nenhuma ampliação decente, mas não custa usar se você tiver).

Se a vontade de matar a planta porque você a ama for muita, manda pro abate. Ainda mais se providenciar uma lupa ou microscópio for algo que vá demorar um pouco pra não correr o risco de colher ela já na decadência.

  • Like 2
  • Thanks 4

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

primeiramente quero te agradecer pela paciência e pela atenção... obrgidado tbm pelas dicas... tenho esperança de que ele não esteja morrendo, esteja sofrendo apenas de stress por causa da mudança e tal... consegui uma forma melhor de mandar fotos de melhor qualidade. Vou mandar apenas pra você avaliar. Hehehehe 

Primeiro pé, mais acredito que é bem cuidado, hehehe tbm queria te pedir umas dicas de cura pois marquei aproximadamente a data e creio que não demore muito. Minha dúvida é: é melhor cortar os talos com os buds? Ou corta o pé inteiro de uma vez ?! E por de cabeça pra baixo... pá... 

E30FB6A4-DB3A-408A-9A63-2E668AEA6867.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...

  • Conteúdo Similar

    • Por lucasoformiga
      Salvee galera, esse é o meu primeiro post, e tambem meu primeiro cultivo, estou com duvidas sobre a floração, o pé esta a mais ou menos 2 meses em floração, tirei algumas foto dos tricomas, sera que ja esta na hora da colheita? A historia desse pé foi quando meus pais descobriram que fumava, ele simplesmente nasceu do nada, eu comprava minha cota, e as sementes jogava tudo pela janela, um certo dia meu pai me perguntou, que pé de maconha é esse? eu fiquei tipo?????????? ele não foi muito bem cuidado, fiz duas vezes o transplante dele para colocar em um lugar mais seguro, longe de olhos, e acho que por isso ele não se desenvolveu tanto, segue as fotos






    • Por Qatanabe
      Fala galera. É o seguinte, em breve me mudarei para o Japão e estava pensando em levar sementes pra cultivar lá. Isso pq la é bem rígido o controle de drogas e não quero me arriscar e ser deportado de lá(vou cultivar em casa e fumar no vaporizador).
      Sendo assim, vocês sabem me dizer se é arriscado levar algumas(poucas) sementes? Se não, como eu levo?
      Estava pensando em comprar somente algumas unidades e espalha-las nas malas,  tipo, só jogar umas duas sementes nas malas que vou despachar e mais umas duas na bagagem de mão.
      Obs: primeira vez que vou em um voo internacional, não faço ideia de como é a fiscalização... 
    • Por Don Ruan
      Bom dia growers, sou grow de primeira viagem gostaria de saber se alguém poderia me ajudar a saber o que está acontecendo com a minha planta, ela está no período vegetativo 24h de luz por dia, ela estava se desenvolvendo bem até agora, começou a apresentar essas "manchas" em suas folhas como mostra na imagem. As outras plantas também apresentam as mesmas características em sua folhas. O que eu poderia fazer para reverter a situação?


       
       
    • Por Don Ruan
      Bom dia growers, sou grow de primeira viagem e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar. Plantei uma semente de prensado e a planta se desenvolveu bem até então, ela está no período vegetativo, 24h de luz por dia. Agora notei uma diferença em suas folhas como mostra nas imagens. Alguém poderia me dizer o que está acontecendo, ou se está tudo certo? 
       


    • Por Henrique Vale
      Quero começar a plantar algum pé, mas no ambiente que tenho tem a altura menos de um metro, sem iluminação e umido. Pretendo investir em iluminação a parte boa que é ventilado, tem como plantar nesse ambiente!?