Entre para seguir isso  
chapado72

ajuda para flora com CFLs

Recommended Posts

olá!
comecei um grow de brincadeira quando coloquei umas sementinhas de prensado para germinar... fui acrescentando fluorescentes compactas a medida que elas foram crescendo, nunca achando que iriam vingar, e que uma hora eu ia parar com isso, rs... elas foram crescendo, fui lendo a respeito e fui adaptando. Agora estou com 2 plantinhas com 6-7 semanas que já podei (topping) e estou treinando elas para crescerem para os lados. 
O problema agora é que em breve terei que mudar o fotoperíodo para flora, mas nao tenho as lampadas (e nem a potencia, creio eu) para que a colheita seja satisfatória. 
Essas plantas aí estão embaixo de diversas fluorescentes compactas, que somando os watts de cada uma dá um total de 250w, em uma área de 50x50cm (e um metro de altura). Estou mantendo as luzes a uma distancia de 10cm das folhas. 
E para a flora agora, o que eu faço? Gostaria de utilizar uma alternativa segura (nao quero por fogo no meu ape, rs), e econômica. 
Muito obrigado pela ajuda!

grow.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta! Eu já estou dando biogrow Vega, e quando virar pra 12/12 vou mudar para biogrow flora. 

Estes ferts já são o suficiente? 

Não preciso trocar também a cor das lâmpadas para uma tonalidade amarela? Hoje elas são daquelas brancas... 

Já posso mudar já pra flora? Elas não estão muito pequenas ainda? 

Obrigado! 

Compartilhar este post

Link para o post

Já vi casos de usarem celofone amarelo, no intuito de mudar a coloração, mas pense... As lâmpadas já são fracas, mais o papel ali.. não sei se o rendimento vai ser bom. Só testando.

E cuidado para não tacar fogo em tudo.

Quando mudar para 12/12 elas ainda crescem tenham em mente a altura do seu espaço.

Boa sorte 

☮️

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 15/06/2018 at 13:55, Lenux disse:

Já vi casos de usarem celofone amarelo, no intuito de mudar a coloração, mas pense... As lâmpadas já são fracas, mais o papel ali.. não sei se o rendimento vai ser bom. Só testando.

Quando mudar para 12/12 elas ainda crescem tenham em mente a altura do seu espaço.

Boa sorte 

☮️

Obrigado pela resposta! 

Eu vou trocar as lâmpadas para 2700k, já alterei o timer para 12/12h... 

Duvida: se eu mudar a luz de CFL para hps de 400w, vou precisar de um um cooler ou ventilador? A conta de luz sobe muito? 

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, chapado72 disse:

Obrigado pela resposta! 

Duvida: se eu mudar a luz de CFL para hps de 400w, vou precisar de um um cooler ou ventilador? A conta de luz sobe muito? 

Sim e sim...

o impacto na conta é significativo, e sim também precisa de vestilador e exaustor.

Ou dois ventiladores de início, Um tirando e outro colocando.

Esquenta muito.

Melhor pagar energia que botar dinheiro na mão de traficantes.

☮️

Compartilhar este post

Link para o post
Em 15/06/2018 at 13:55, Lenux disse:

Boa sorte 

☮️

Obrigado pela resposta! 

Editado por chapado72
Postei em duplicidade acidentalmente, desculpe!

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo, traficante jamais. 

Consumo muito pouco, um tantinho já dura meses para mim. Se eu tiver uma colheita pequena, o equivalente a uma lata de cerveja, vai durar quase um ano pra mim... Então acho que vou tentar ir até o fim com as cfls mesmo, e torcer para que venha o melhor possível... 

Obrigado! 

Compartilhar este post

Link para o post

Oopaa.. parabens pelo cultivo..

Então, eu ja fiz com as mesmas fluorescentes na vega e flora, como é seu primeiro grow, sugiro que continue com elas mesmo, vc vai adquirir conhecimento e experiência, na próxima vc investe num grow mais top..
Hoje, por conta da conta $ ehehehehe, uso fluorescentes na vega e uma hps 250w na flora, se vc mudar para hps vai esquentar bastante seu grow, e a conta da luz irá aumentar bastante tbm..

* Essa do papel celofane nunca ouvi falar, acho que nem compensa inventar moda..

paz e bom cultivo..

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

oi Galhardo!
Eu estou usando diversas CFLs (em torno de 11-12) de 23w+ 2 CFLs de 30w. Deixo elas todas cerca de 10cm de distancia da planta que está bem horizontal.
Mas hoje eu comprei uma HPS 250w, pois amigos me alertaram que não seria economicamente viável gastar $$ com tantas CFLs ligadas por 12hs para colher apenas umas pipoquinhas...
Manterei vcs informados.
Obrigado a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
16 minutos atrás, chapado72 disse:

oi Galhardo!
Eu estou usando diversas CFLs (em torno de 11-12) de 23w+ 2 CFLs de 30w. Deixo elas todas cerca de 10cm de distancia da planta que está bem horizontal.
Mas hoje eu comprei uma HPS 250w, pois amigos me alertaram que não seria economicamente viável gastar $$ com tantas CFLs ligadas por 12hs para colher apenas umas pipoquinhas...
Manterei vcs informados.
Obrigado a todos.

Mas é essa minha dúvida, será que é melhor 10 CFL ou uma lampada de alta pressão em relação a conta no fim do mês? 

Queria arriscar um painel LED tbm, mas esses Ching Ling sei não

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também não sei...
Comprei HPS para flora, para não perder $$ caso a colheita com CFLs seja fraca.
Com a HPS pelo menos é certeza que alguma coisa vai salvar.

Compartilhar este post

Link para o post
40 minutos atrás, chapado72 disse:

Eu também não sei...
Comprei HPS para flora, para não perder $$ caso a colheita com CFLs seja fraca.
Com a HPS pelo menos é certeza que alguma coisa vai salvar.

Seguirei acompanhando ... estou migrando aos poucos pro indoor, então estou pesquisando bem sobre preço e etc

Ainda mais que por aqui o KW/H chega quase 0,70 em época que faltam água

Compartilhar este post

Link para o post

250W de Fluor ou 250W de HPs gasta igual, O problema é que a HPS esquenta que é o cao dai tu gasta pra ficar um clima bom. 

Se quiser seguir nessas fluor vai colher, mas ela ta sofrendo por calor parece. 

Compartilhar este post

Link para o post
16 minutos atrás, henrikue disse:

250W de Fluor ou 250W de HPs gasta igual, O problema é que a HPS esquenta que é o cao dai tu gasta pra ficar um clima bom. 

Se quiser seguir nessas fluor vai colher, mas ela ta sofrendo por calor parece. 

@henrikue Mas usando colltube e exaustor isso é reduzido, e se for pra gastar a mesma coisa, que gaste com qualidade, que seria as lâmpdas de alta pressão ... Ou estou falando merda?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
8 minutos atrás, Galhardo disse:

@henrikue Mas usando colltube e exaustor isso é reduzido, e se for pra gastar a mesma coisa, que gaste com qualidade, que seria as lâmpdas de alta pressão ... Ou estou falando merda?

Corretissimo, eu mesmo caguei 1 ano inteiro gastando o que poderia ter me rendido muito !

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, henrikue disse:

Corretissimo, eu mesmo caguei 1 ano inteiro gastando o que poderia ter me rendido muito !

Nas proximas semanas vou investir nas minhas de alta pressão então ... pelo menos pra Flora a principio

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Fala ai chapado, tranquilo?

Tb estou no meu primeiro cultivo, mas como tb tenho problema com altura vou dar a minha opiniao pelo que eu tenho visto.

Hps 400w nem pensar, 250w eu ja acho bem complicado para um grow com apenas 1 metro de altura. Vale lembrar que as FLC vc pode colocar a uma altura minima da planta, já as HPS vc vai ter q manter elas a uns 25 a 30 cm da planta, alem de esquentarem bastante, mesmo com cooltube.

O que eu aconselho e usar as FLC de 2700k ou LED.

Vale a pena dar umas conferidas em alguns diários de cultivo aqui do forum, feitos em pc grow. Alguns conseguem resultados fantásticos so com CFL e outros usando LED. Tem um que o camarada fez com um LED que ele mesmo montou incrível!

Grande abraço!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post