micorriza 420 Substrato Completo
-
Conteúdo Similar
-
Por Citral Mystik
De boa moçada... minha dúvida é sobre tipos de turfa. Montei meu substrato com 45% turfa, 45% perlita e 10% hunos de minhoca. Não estou gostando dos resultados, em comparação com os antigos substratos orgânicos que sempre usei. Estou fertilizado com flowermind 3x por semana usando o limite máximo recomendado. No meu diário de uma Dinamed CBD fui alertado por um irmão do GR sobre a cor do meu substrato, muito escuro, e perguntou se eu estava usando turfa negra. Como é a primeira vez que uso substrato semi inerte com turfa comprei só como turfa na loja e creio que comprei a turfa negra e não a clara que dizem ser de spahgnum. Apesar que li em um fórum gringo e dizem que todas são sphagnum, só muda a espécie e ambiente de formação.
Essa é uma foto do vaso:
Fui pesquisar num site aqui do Brasil mesmo e encontrei isso:
Que é a turfa?
Turfa, uma das palavras mais usadas em jardinagem, é um material orgânico constituído por elementos procedentes da decomposição de vegetais.
Este material é de cor castanha (escura ou clara, dependendo do tipo) e é muito rico em carvão. A sua natureza depende das condições ambientais presentes na sua formação.
Usa-se principalmente em jardinagem formando parte do substrato. Relacionado com isto, as suas características principais são as seguintes:
Porosidade: a turfa tem uma alta porosidade que permite a circulação do ar e a correta drenagem da água por parte das raízes da planta. Este material é ideal para as espécies que não toleram alagamentos. Permutador catiónico: o seu pH é variável e costuma-se encontrar entre 3 e 4 quando se trata da turfa loira e entre 7 e 8 quando é turfa negra (já vamos falar dos tipos de turfa mais à frente). Retenção da água: é um elemento capaz de conseguir a retenção da humidade, por isso usa-se em conjunto com outros compostos (perlite) para evitar os excessos e os temidos encharcamentos ou alagamentos. Nutrientes: tem poucos nutrientes, daí que seja muito habitual adubar com frequência para suprir a falta destas substâncias. Como se forma a turfa?
A turfa é um material formado por espécies vegetais decompostas. A formação desta “substância” é o primeiro passo pelo que a vegetação se transforma em carvão mineral (tal como mencionado antes, a turfa é muito rica em carvão).
Trata-se de um processo lento.
Nas bacias em que se forma (terra turfosa) e na parte mais superficial destas, é onde os resíduos vegetais, através da decomposição anaeróbica, lenhina e celulose, se transformam em turfa.
De acordo com o grau de decomposição e a zona, a turfa é de um tipo ou de outro.
Tipos de turfa
Como mencionado anteriormente, existem dois tipos de turfa, diferenciadas entre si pelas suas particularidades:
Turfa loira
Também chamada turfa alta, é a que se desenvolve nas regiões com climas suaves, onde as precipitações são abundantes, as temperaturas são suaves e nas que a radiação solar escasseia.
Nestes lugares desenvolvem-se espécies pouco exigentes, difíceis de decompor pelo que a estrutura principal da vegetação que forma a turfa fica praticamente inalterada.
Como consequência, a terra é pobre e o pH é baixo.
Turfa negra
A turfa negra, denominada assim pela cor escura que tem a vegetação que se decompôs quase por completo, desenvolve-se em zonas baixas, ricas em bases.
Ao contrário da anterior, o seu pH é alto e é a mais adequada para cultivar praticamente todo o tipo de plantas. Pode-se dizer que é quase um “substrato universal”.
Lido isso vêm as dúvidas, se minha turfa é essa turfa negra que tem Ph mais alto eu precisaria corrigir? Alguém já usou essa turfa negra e teve bons resultados? Será que se eu fizer uma cobertura com mais húmos de minhoca e farinha de osso melhoraria?
É isso galera, valeu pelo espaço.
-
Por Guerreiro de Jah
Salve familia growroom, primeiramente gostaria de dizer que estou indo na linha inerte/orgânico e pretendo enriquecer meu solo de vida, mas minha preocupação é quanto ao nível entre fornecer tds os nutrientes e dar um overfert. A opinião de vocês vai ser determinante para eu decidir os insumos q comprarei. Então aí vai a composição que tenho a mente:
50% substrato perlita e turfa de Sphagnum
20%bokashi farelado
10%biochar ativado com microorganismos eficientes
20%humus de minhoca
Na floração aplicação de fert líquido top bloom (metade do valor sugerido na embalagem por L)
Caso tenham alguma ideia para acrescentar ou alguma experiência com esses insumos acrescentem aqui no tópico por favor!
Também farei uma pajelança para comparar fazendo um substrato 40% perlita e turfa e 20% caco de telha moído e granulometrado como parte inerte mantendo as outras proporções organicas , pra servir como experiência.
Só agradece a todos vocês.
-
Por gabrielpapa
Olá! estou de volta ao forum!
Estou iniciando meu 5º cultivo. Levando num 50x50, 15000lm G-light Led!
Bem, estou bolando um solo customizado e queria opiniões e ajuda!
O objetivo aqui é deixar o solo rico em vida, materia organica e nutrientes! Veja como quero misturar e como quero nutrir durante o ciclo**:
25% perlita
25% turfa sphagnum
40% Humus Minhoca
10%Terra Vegetal
Pós Minerais e nutrientes misturados no solo: Farinha de Osso, Calcario de Conchas, Azomite, Magnésio (Epson salt), Torta de Mamona, Bio Bokashi farelado
O que vocês acham da Terra Vegetal? estou em duvida de colocar. Ela adiciona algum tipo de materia organica ou bacterias/fungos/vida que achem pertinente? e o tal Bokashi?
Durante o ciclo:
Para Nitrogênio, Bacterias e materia organica irei regar água misturada com Torta de mamona (em pouquissima quantia se necessario), e adicionar humus (ou chá de humus) sobre o solo, ja fiz isso e funciona beeem.
Para Phosforo irei usar Farinha de Osso
Para K irei usar Chá de banana e Bio Bloom na flora
Irei adicionar Chá de Bokashi e colocarei Bokashi farelado sobre o solo quando eu achar necessario, mas tenho consciencia que deve ser usado com cautela, não sou o tipo de pessoa que faz a planta ter OVER de qualquer coisa, estou em duvida porém da quantia de Calcário de Conchas que posso usar, sobre quanto Bio Bokashi posso usar e se o solo vai ficar aerado o suficiente...
Irei usar enraizador de feijão ou lentilha natural (ácido indolbutirico) pra fazer enraizamento.
O Objetivo aqui é ter um solo natural, quero que as bacterias trabalhem a favor e tenha ploriferação de Fauna benéfica, também promovendo enraizamento.
O solo está bem aerado e com drenagem?
Como posso melhorar as condições pra que se criem muitas bacterias e fungos que vão dar um UP na planta?
Algúem sabe onde consigo Micorriza? estava pesquisando e procurando pra vender mas não encontro em lugar algum, e se encontro é sempre misturado com outras coisas e extremamente caro...
**Os valores são aproximados tem uma margem de 5% pra cada item, exceto nos nutrientes e minerais
Muito Obrigado! ❤️
qualquer coisa ja vai me ajudar muito! Pretendo botar o ciclo desse grow também, iniciarei no começo de março! abraço!
-
Por BlackSmoke
Que tipo de areia se usa no solo para não compactar o solo? Grossa, fina?
Quanto custa e onde consigo?
-
Por Verde Muda
Depois de 8 anos de pesquisa e misturar produtos orgânicos que melhorem o desempenho das flores raízes folhas verdes, plantas mas resistentes a pragas tenho o prazer de apresentar meu produto ao fórum com todo respeito que o assunto precisa e com os melhores resultados na colheita testado em indoor - outdoor
Para aqueles growers experts que já conhecem do assunto envio amostra grátis do meu produto composto com 10 elementos vitais e muito bem selecionados desde aqui da BAHIA - CHAPADA DIAMANTINA
A os interessados entrar em contato só para entendidos , enviarei amostra grátis em troca de parecer e feeback apos resultados sendo criticas ou elogios. testado em varias culturas e excelente rendimento no cultivo da cannabis , grande abraço a todos/as
Verde MUDA
-
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.