Ir para conteúdo
Growroom

Dia nublado > HQI 150w ?!?!

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Fala galera, consultei aqui na internet os lumens emitidos num dia nublado e tomei um baita susto pela potencia.. cerca de 20.000 lumens, achei que era bem menos, principalmente por ter um cultivo com 60w de fluor na vega gerando miseros 3.600 lumens e mixando com sol na parte da tarde pois é quando o sol "entra" na varanda e a planta ta andando legal até

Minha duvida/conclusão é que vale muito mais a pena ter uma fonte de luz natural (sol) mesmo indiretamente, do que estas indoor?! Principalmente na vega onde a planta exigiria menos e não impactaria no tamanho dos buds como na flora

Uma hqi 150w gera "apenas" 14.000 lumens contra estes 20.000 dia nublado, ou até mesmo deixando a planta num banheiro com grandes janelas de vidro permitindo a passagem de claridade..que receba luz indireta (10.000 lumens)?

Valeria muito mais a pena do que utilizar fluor? Fazer 10.000 lumens em fluor é embaçado.. agora por luz natural parece ser ridiculamente facil num espectro mais completo... é isso mesmo?

Melhor a planta tomar "sol" no meio da sala só pela (claridade) do que num grow de 70w de fluor?

• Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Usuário Growroom

Então, na verdade, vai depender de quantos lúmens tem na sua sala...

Pra ter certeza se a claridade é a suficiente, vc tem de utilizar um Luxímetro, que vai medir a quantidade de lux (Lúmens por Watts) que existe no ambiente. Se o ambiente escolhido estiver com bastante claridade, ótimo, pode utilizar... Mas a questão que vc tem que se preocupar é... Além da claridade, que outro fator devo levar em consideração? Movimentação de Ar (renovação de ar local com o ar do ambiente externo) ou seja, não adianta só ter uma corrente de ar com ventiladores, vc vai precisar de todo o CO2 que existe no ar atmosférico, então vc tem q dar um jeito do ar que está fora da sua casa, entrar na sua casa, e sair de lá, pelo menos 40x por hora... 

O problema de se levar em consideração somente a luz do sol, é o fato de nem sempre o sol te dar tudo o que vc precisa... Se sua planta está vegetando, muitas vezes o sol pode não estar num fotoperíodo muito bom, como é o caso da atual estação que estamos, o sol está com cerca de 12 horas de luz... baseando nisso, qualquer planta irá florescer se vc depender somente da luz natural. Ou seja, vc vai ter que completar as horas restantes de seu fotoperíodo, através de iluminação artificial.

Sobre a luz direta ou indireta, varia de caso á caso... já vi cultivos que utilizam aquelas telas de sombrite para amenizar a quantidade de luz que estrava na estufa... já vi cultivos em baixo de telhados, para não bater luz direta e também para não ter entrada de água da chuva.. são inúmeros os fatores ...

O mais legal de todos eles, é que o sol, mesmo que indireto (dependendo do local é claro) não deixa de proporcionar luz o suficiente para as plantas, num ambiente externo, é claro. Um pouco de luz direta, nunca faz mal. é totalmente raro os cultivos outdoor em que as plantas conseguem aproveitar todas as horas de luz solar, batendo diretamente. Se conseguir, sorte a sua! mas nem sempre conseguimos isso, então trabalhamos sob a luz indireta mesmo... 

compra um luxímetro e faz a medição no local onde vc deseja levar seu cultivo, se tiver luz o suficiente, pode ficar a vontade!

no cultivo só precisamos de luz, ar e água, o resto a planta se vira.

• Like 2
  • Thanks 2
Link para o post
  • Usuário Growroom
47 minutos atrás, maconheiro2010 disse:

beleza! vou usar o grow só pra complemento então..colocar ela la fora apartir das 8.. estou pondo apartir das 14h quando venho almoçar em casa.. antes desse horario ela fica no grow com fluor..

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

Isso aí!!

Dizem q o sol dá manhã é até melhor do q a luz dá tarde ...

Usa o grow só p complementar mesmo, ou se preferir, coloca umas 3 ou 4 lâmpadas fluorescentes dessas comuns mesmo, instaladas no local onde suas plantas vai ficar no out, aí vc n vai nem precisar ficar manejando as plantas, só vai ser preciso acender as lâmpadas no período a se complementar 

• Thanks 1
Link para o post
  • 8 months later...
  • Usuário Growroom
Em 14/03/2017 at 18:42, maconheiro2010 disse:

Isso aí!!

Dizem q o sol dá manhã é até melhor do q a luz dá tarde ...

Usa o grow só p complementar mesmo, ou se preferir, coloca umas 3 ou 4 lâmpadas fluorescentes dessas comuns mesmo, instaladas no local onde suas plantas vai ficar no out, aí vc n vai nem precisar ficar manejando as plantas, só vai ser preciso acender as lâmpadas no período a se complementar 

Eu estou em uma faze de floração e estou usando a luz do sol para as doze horas e quando fecha o período, eu as guardo. Eu notei que a luz do sol foi bem melhor que em meu Grow. Sinal que conclui que a iluminação do Grow era baixa para Florar. Portanto vou passar a cultivar da seguinte forma, usando o Grow só quando necessário. A conta de energia não será tão alta.  

Link para o post
  • 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

Eai tava pesquisando aqui GR so de rolê e achei a resposta de uma dúvida que tinha valeu @maconheiro2010 

mais legal de todos eles, é que o sol, mesmo que indireto (dependendo do local é claro) não deixa de proporcionar luz o suficiente para as plantas, num ambiente externo, é claro. Um pouco de luz direta, nunca faz mal. é totalmente raro os cultivos outdoor em que as plantas conseguem aproveitar todas as horas de luz solar, batendo diretamente. Se conseguir, sorte a sua! mas nem sempre conseguimos isso, então trabalhamos sob a luz indireta mesmo... 

compra um luxímetro e faz a medição no local onde vc deseja levar seu cultivo, se tiver luz o suficiente, pode ficar a vontade!

Link para o post
  • 2 years later...
  • Usuário Growroom
Em 30/11/2017 at 07:04, MGS disse:

Eu estou em uma faze de floração e estou usando a luz do sol para as doze horas e quando fecha o período, eu as guardo. Eu notei que a luz do sol foi bem melhor que em meu Grow. Sinal que conclui que a iluminação do Grow era baixa para Florar. Portanto vou passar a cultivar da seguinte forma, usando o Grow só quando necessário. A conta de energia não será tão alta.  

Salve meu brother! Você tem o diário do seu cultivo? Sou novo no cultivo e estou pretendendo fazer dessa forma, usar o grow quando necessário. Ai queria saber quanto tempo de vega e flora leva fazendo dessa forma. 

Link para o post