Ir para conteúdo
Growroom
Alex Kidd

Novatos E Iniciantes Façam Suas Perguntas Aqui

Recommended Posts

1 hora atrás, magnosouto disse:

Boa noite, sou novo no fórum e no cultivo indoor. Estou iniciando com grow bem pequeno, minha primeira experiência. A dúvida é a seguinte, o meu grow só tem 32cm de altura, a largura é de 45cm. Então estou tendo problemas com o posicionamento das lâmpadas, pretendo levar uma planta, com poda e amarras. O que posso fazer para resolver o problema da falta de altura? Iluminar lateralmente a planta? Desde já agradeço a ajuda. Espero que a dúvida esteja no lugar certo. rs. 

Salve Grower! Seja bem vindo e aproveite o conteúdo pois é muito rico. Já fiz o autor da Bíblia da cannabis - a erva não vicia, mas cultivar sim! Rsrsrs. 

amigo não tenho experiência com pc grow que é o seu caso, mas tem uma galera fera mandando bem aqui! Entra na sessão de diários que tem muita coisa legal lá. Inclusive o diário do @Mbrito3 tá rolando atualmente e tá cheio de dica legal.  

abraço e boa sorte. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, magnosouto disse:

Boa noite, sou novo no fórum e no cultivo indoor. Estou iniciando com grow bem pequeno, minha primeira experiência. A dúvida é a seguinte, o meu grow só tem 32cm de altura, a largura é de 45cm. Então estou tendo problemas com o posicionamento das lâmpadas, pretendo levar uma planta, com poda e amarras. O que posso fazer para resolver o problema da falta de altura? Iluminar lateralmente a planta? Desde já agradeço a ajuda. Espero que a dúvida esteja no lugar certo. rs. 

poderia mandar foto?

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Eregio disse:

Salve Grower! Seja bem vindo e aproveite o conteúdo pois é muito rico. Já fiz o autor da Bíblia da cannabis - a erva não vicia, mas cultivar sim! Rsrsrs. 

amigo não tenho experiência com pc grow que é o seu caso, mas tem uma galera fera mandando bem aqui! Entra na sessão de diários que tem muita coisa legal lá. Inclusive o diário do @Mbrito3 tá rolando atualmente e tá cheio de dica legal.  

abraço e boa sorte. 

opa, boa noite, obrigado pela Menção amigo!!
respondendo a ao colega ai, entra la no meu diario brother, voce vai ver diversas dicas para pequeno espaço, como tambem cuidar melhor da suas plantinhas! qualquer duvida só mandar! acompanho pouco este topico aqui! mas tamo junto!

Compartilhar este post

Link para o post
58 minutos atrás, Marvada disse:

Seria normal as cotilédones começarem a amarelar?? seria algum problema?

IMG_20200810_211249062_copy_1737x2316.jpg

sim, é normal, as folhas e galhos de baixo, tem a função de mandar toda energia e nutrientes para o topo da planta ! abraços

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, Terraqueo disse:

Tenta medir o PH do solo. Qdo for regar, rega bem devagar e pega a agua que começar a escorrer pelo fundo do vaso. Mede o PH dessa agua.

Com isso, vamos identificar seu problema.

Independente do PH, o flush é uma boa ideia. Porém, não acho que seu solo esteja compactado (20% perlita + 20% fibra de coco) 

Olá, hoje pioraram um pouco mais e fiz um flush. Caso não melhore em uns 4 ou 5 dias vou tentar fazer um transplante para uma terra que já preparei. 

Meu maior medo é ser fungos, estou com isso na cabeça pela forma que começou e está andando, mas confuso ainda. Tomara que o flush de hoje de certo

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite galera, sou novo por aqui e estou começando meu primeiro cultivo. Aprendi algumas coisas básicas aqui nos posts do fórum e ainda tenho muitas duvidas, pretendo algum dia criar um diário pra compartilhar essa jornada e os conhecimentos adquiridos. O motivo deste poste é um pedido de ajuda, tem algo de estranho acontecendo com uma das minhas plantas e eu não sei o que é.. bom vou começar descrevendo meu growbiarra:

Fiz uma estrutura com canos de 85x85x120, revesti com uma manta de material reflexivo que achei na casa do meu avô (tipo aqueles tapa sol que coloca em parabrisa de carro). Como a grana esta curta e quero aprender mais antes de fazer um investimento maior acabei utilizando lampadas bulbo de led que tinha em casa. de inicio foi uma de 30w 6500k e uma de 5w 2700k, algum tempo depois, quando mudei as plantas pro "grow"que elas estao hoje coloquei mais 43w 6500k em bulbos diferentes e mais uma de 10w 2700k.

A terra foi uma mistura de humus de minhoca com terra comum aqui da horta, fibra de coco e uma terra para samambaia que é mais soltinha e aerada. estou regando de 2 em 2 dias, mas pouca quantidade, 100 ml no máximo, o vaso é de 5L de plastico comum. tem um ventilador pequeno apontado para as lampadas jogando o calor pra cima e até cria um corrente de ar que balança as folhas. sementes vieram de um capulho sativa

O problema começou 3 dias atras, a maior planta (das 8 ) começou perder a cor nas duas primeiras folhas e mais outras estao ficando bem caídas durante o período da luz, de manha quando vou ligar a iluminação as folhas estao "normais ". a cada dia isso vem ficando pior. esse problema começou apos eu ter colocado duas lampadas led 28w chinesas full com IR e UV ( como a da foto) todas as lampadas estão uns 15 ~20 cm do topo das meninas. ontem eu tirei as lampadas por medo de estar de alguma forma queimando, porem não sei se é isso. as outras plantas estao ok, algumas começaram a amarelar um pouquinho so nas partes de cima.

Elas estao com 32 dias

1597122398816.jpg

1597122484547.jpg

AQUI EU JA TINHA COLOCADO  OS LEDS FULL QUE SAO ESSES s-l500.jpg1597122633608.jpg   

1597123808823.jpg

1597122707902.jpg

E ESSA É A QUE ESTA FICANDO AMARELA NO TOPO 

1597122821236.jpg

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Família, meu cultivo começou na gambiarra, prenseeds e apenas luzes penduradas, as plantas passaram a vega na minha lavanderia. A uma semana passei elas para o grow que montei e mudei o fotoperíodo, porém ontem me deparei com uma planta infestada de pontos brancos, e começou a passar para as outra, olhando mais de perto pude ver pequenas aranhas brancas. Comprei o Óleo de Neem ontem e fiz a primeira aplicação nas plantas, aparentemente ajudou bastante, no fim do dia vou analisar com mais calma. Minha dúvida é, será que o Óleo vai dar conta do recado? Alguém tem mais alguma idéia que ajudaria? Estou preocupado e com medo de perder meu cultivo inteiro.

IMG_20200810_193202.jpg

IMG_20200810_193059.jpg

IMG_20200810_193040.jpg

IMG_20200809_154516.jpg

IMG_20200811_102701.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Salve galera do verde!

Estou com uma prenseed no Outdoor, sobrevivente do ataque da minha dog, ela pistilou entre 30 a 35 dias de vida e tá na 4° semana de flora, Sativaia mesmo, fiz poda top e amarras para manter ela o mais baixo possível.. Estou com um pouco de Mites aqui, mas até que tá controlado.. O problema começou há uns 15 dias atrás com as folhas inferiores amarelando.. imaginei que fosse carência de Nitrogênio fiz uma cobertura de húmus e não era.. Estou com um solo bem rico em nutrientes e fiz um suco de beterraba que tem um alto valor npk e misturei com um chá de casca de banana diluído em água  e venho aplicando desde a primeira semana de flora, então desconfio que fome não seja.. Aqui a água da torneira não sei o PH, estou sem medidor no momento, mas creio que seja um PH entre 6 a 7 e sempre deixo ela descansada.. Usei óleo de neem até na segunda semana de flora tbm, mas parei, notei que as folhas estavam secando sem amarelar com o neem e fazendo pouco efeito nas  mites.. E de sábado pra cá as folhas inferiores amarelaram geral e tá cada vez subindo mais algumas com pontos secos e amarelados, outras só amarelados.. Hoje começou a amarelar muito mais fora as que já caíram do meio pra baixo, se alguém puder dá uma luz, só agradece 🙏🙏

Vamo plantar ganja !!!!

IMG_20200811_133421.thumb.jpg.314a7dfe2fc823656a89961873229903.jpg

IMG_20200811_133317.thumb.jpg.0554cebd1abff26c2ce7928df490cbfa.jpg

IMG_20200811_133345.thumb.jpg.feb65f7ef2461e8345cd25e60b75fe08.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

tenho um grow 40x40x120 levo as minhas 3 princesas com uma led100w BRANCA e invisto em bons fertilizantes pra garantir os buds, por enquanto elas estao fazendo 1 semana... gente acham que essa iluminação é boa pra flora? ela contem 10.000lumens :very_first_smiley:

Compartilhar este post

Link para o post
21 horas atrás, Terraqueo disse:

Tenta medir o PH do solo. Qdo for regar, rega bem devagar e pega a agua que começar a escorrer pelo fundo do vaso. Mede o PH dessa agua.

Com isso, vamos identificar seu problema.

Independente do PH, o flush é uma boa ideia. Porém, não acho que seu solo esteja compactado (20% perlita + 20% fibra de coco) 

O ph do solo deu alto mesmo 7.5, pode ser o problema. To vendo algumas tecnicas de como deixar o solo mais acido, caso tenho alguma dica eu aceito. Hoje eu fiz o flush com ph de 5 e a agua tava saindo com 6.8 a 7 tomara que ajude um pouco. 
Muito obrigado pela ajuda

Compartilhar este post

Link para o post
9 horas atrás, Mackintosse disse:

Bom dia Família, meu cultivo começou na gambiarra, prenseeds e apenas luzes penduradas, as plantas passaram a vega na minha lavanderia. A uma semana passei elas para o grow que montei e mudei o fotoperíodo, porém ontem me deparei com uma planta infestada de pontos brancos, e começou a passar para as outra, olhando mais de perto pude ver pequenas aranhas brancas. Comprei o Óleo de Neem ontem e fiz a primeira aplicação nas plantas, aparentemente ajudou bastante, no fim do dia vou analisar com mais calma. Minha dúvida é, será que o Óleo vai dar conta do recado? Alguém tem mais alguma idéia que ajudaria? Estou preocupado e com medo de perder meu cultivo inteiro.

Spider mites, essas pragas são uma praga.

Há algumas soluções e tabelas comparativas pinados no tópico de Problemas Gerais, veja se ajuda

https://www.growroom.net/board/forum/37-problemas-gerais/

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
17 horas atrás, guibi disse:

Boa noite galera, sou novo por aqui e estou começando meu primeiro cultivo. Aprendi algumas coisas básicas aqui nos posts do fórum e ainda tenho muitas duvidas, pretendo algum dia criar um diário pra compartilhar essa jornada e os conhecimentos adquiridos. O motivo deste poste é um pedido de ajuda, tem algo de estranho acontecendo com uma das minhas plantas e eu não sei o que é.. bom vou começar descrevendo meu growbiarra:

Fiz uma estrutura com canos de 85x85x120, revesti com uma manta de material reflexivo que achei na casa do meu avô (tipo aqueles tapa sol que coloca em parabrisa de carro). Como a grana esta curta e quero aprender mais antes de fazer um investimento maior acabei utilizando lampadas bulbo de led que tinha em casa. de inicio foi uma de 30w 6500k e uma de 5w 2700k, algum tempo depois, quando mudei as plantas pro "grow"que elas estao hoje coloquei mais 43w 6500k em bulbos diferentes e mais uma de 10w 2700k.

A terra foi uma mistura de humus de minhoca com terra comum aqui da horta, fibra de coco e uma terra para samambaia que é mais soltinha e aerada. estou regando de 2 em 2 dias, mas pouca quantidade, 100 ml no máximo, o vaso é de 5L de plastico comum. tem um ventilador pequeno apontado para as lampadas jogando o calor pra cima e até cria um corrente de ar que balança as folhas. sementes vieram de um capulho sativa

O problema começou 3 dias atras, a maior planta (das 8 ) começou perder a cor nas duas primeiras folhas e mais outras estao ficando bem caídas durante o período da luz, de manha quando vou ligar a iluminação as folhas estao "normais ". a cada dia isso vem ficando pior. esse problema começou apos eu ter colocado duas lampadas led 28w chinesas full com IR e UV ( como a da foto) todas as lampadas estão uns 15 ~20 cm do topo das meninas. ontem eu tirei as lampadas por medo de estar de alguma forma queimando, porem não sei se é isso. as outras plantas estao ok, algumas começaram a amarelar um pouquinho so nas partes de cima.

Elas estao com 32 dias

Cara tem muita gente safa e com muito mais experiência que eu na detecção de problemas relacionados ao cultivo, então tou longe de ter autoridade aqui no GR. Espero que outros possam te ajudar.
Mas olhando assim não me parece que essa luz tenha provocado algum problema. O que vejo são plantas com fome e sede.
Algumas folhas são de um verde lindo e parecem muito saudáveis, sem pontas queimadas. Já as que estão amarelando na base podem estar suprindo deficiência nutritiva pras folhas novas, e eu apontaria em falta de nitrogênio - o elemento mais precioso nessa fase jovem. Em uma das fotos também me parece que a rega tá sendo insuficiente.

Espero que mais alguém te ajude com uma opinião construtiva, e enquanto isso vc pode tentar aumentar muito de leve a água e nutrientes pra ir vendo se a planta evolui e responde bem.

Boa sorte.

• Like 1
  • Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post
12 minutos atrás, copernico69 disse:

O que vejo são plantas com fome e sede.
Algumas folhas são de um verde lindo e parecem muito saudáveis, sem pontas queimadas. Já as que estão amarelando na base podem estar suprindo deficiência nutritiva pras folhas novas, e eu apontaria em falta de nitrogênio - o elemento mais precioso nessa fase jovem. Em uma das fotos também me parece que a rega tá sendo insuficiente.

Espero que mais alguém te ajude com uma opinião construtiva, e enquanto isso vc pode tentar aumentar muito de leve a água e nutrientes pra ir vendo se a planta evolui e responde bem.

Boa sorte.

Assino embaixo! @guibi

1. folhas mais velhas amarelando + crescimento lento = def N --> fertilizar!
    1. se o crescimento tiver normal, algumas folhas mais velhas podem amarelar dependendo do tempo de cultivo >> ciclo natural do desenvolvimento delas
  2. folhas murchando, mas sem deformação = sede!
  3. amarelamento das folhas mais NOVAS >> pode ser deficiencia de enxofre!
  4. 100 ml pra 5 litros de vaso é muito pouco! ideal pra vc é em torno de 500 ml
    1. aqui eu rego até começar a sair água pelo fundo do vaso
    2. sempre acabo dando em torno de 10% da capacidade do vaso

abraços e vamos cultivar!

• Like 1
  • Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, Mackintosse disse:

IMG_20200810_193202.jpg

IMG_20200810_193059.jpg

IMG_20200810_193040.jpg

IMG_20200809_154516.jpg

IMG_20200811_102701.jpg

Salve Mackintosse...

Veja se são spider mites. Se for, tenho uma dica certeira. Compra o acaricida da forth. Usei no meu cultivo e matou tudo. Mata o ácaro e seus ovos. Usei tem 6 meses e não tive mais problema. Mas, tem que saber usar. Joguei nas plantas, principalmente na parte de baixo de TODAS as folhas, joguei no grow, paredes do quarto onde o vrow fica, teto, chão.... joguei muita agua c o veneno. 1 frasco rende muuuito. Lavei tudo com essa solução e ainda sobrou.

Pesquisa sobre Spider Mites p confirmar que é o seu caso.

Esse (não comprei nessa loja):

https://www.plantei.com.br/forth-acaricida-concentrado-100ml#:~:text=O FORTH Acaricida é eficaz,mosca branca e percevejo marrom.&text=Basta diluir 5ml do FORTH,onde os ácaros se encontram.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
17 minutos atrás, morty prensado disse:

Boa noite galera, to entre overfert, ou umidade alta com 70%. qualquer dica é bem vinda. 618553289_WhatsAppImage2020-08-11at18_10_17.thumb.jpeg.507bd8c8e0e75942429320095313181b.jpeg

WhatsApp Image 2020-08-11 at 18.10.16.jpeg

WhatsApp Image 2020-08-11 at 18.10.17 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-08-11 at 18.10.17 (2).jpeg

Se já eliminou todos os outros fatores, entre esses dois que citou, claramente overfert... já que 70% de umidade ainda está muito bom para a cannabis no vegetativo...

Se der verifica o pH do solo, e segura a mão do fert nas próximas regas.

Paz ganjeiro, tamo junto!:afroweed:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
18 horas atrás, guibi disse:

Elas estao com 32 dias

1597122398816.jpg

1597122484547.jpg

AQUI EU JA TINHA COLOCADO  OS LEDS FULL QUE SAO ESSES s-l500.jpg1597122633608.jpg   

1597123808823.jpg

1597122707902.jpg

E ESSA É A QUE ESTA FICANDO AMARELA NO TOPO 

1597122821236.jpg

Tem pouca informação para saber precisamente o problema. Mas, pelas informações que você colocou,  diria p você mudar a forma como está regando. 

Tem um topico aqui dando dica de como regar. Caso não consiga localizar, manda um alo aí que tento localizar p vc. Concordo com a avaliação do copernico69.

• Like 2
  • Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Rondinaldinho disse:

Se já eliminou todos os outros fatores, entre esses dois que citou, claramente overfert... já que 70% de umidade ainda está muito bom para a cannabis no vegetativo...

Se der verifica o pH do solo, e segura a mão do fert nas próximas regas.

Paz ganjeiro, tamo junto!:afroweed:

ja dei uma pausa nela. obg irmão

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, weedpornozao disse:

Salve galera do verde!

Estou com uma prenseed no Outdoor, sobrevivente do ataque da minha dog, ela pistilou entre 30 a 35 dias de vida e tá na 4° semana de flora, Sativaia mesmo, fiz poda top e amarras para manter ela o mais baixo possível.. Estou com um pouco de Mites aqui, mas até que tá controlado.. O problema começou há uns 15 dias atrás com as folhas inferiores amarelando.. imaginei que fosse carência de Nitrogênio fiz uma cobertura de húmus e não era.. Estou com um solo bem rico em nutrientes e fiz um suco de beterraba que tem um alto valor npk e misturei com um chá de casca de banana diluído em água  e venho aplicando desde a primeira semana de flora, então desconfio que fome não seja.. Aqui a água da torneira não sei o PH, estou sem medidor no momento, mas creio que seja um PH entre 6 a 7 e sempre deixo ela descansada.. Usei óleo de neem até na segunda semana de flora tbm, mas parei, notei que as folhas estavam secando sem amarelar com o neem e fazendo pouco efeito nas  mites.. E de sábado pra cá as folhas inferiores amarelaram geral e tá cada vez subindo mais algumas com pontos secos e amarelados, outras só amarelados.. Hoje começou a amarelar muito mais fora as que já caíram do meio pra baixo, se alguém puder dá uma luz, só agradece 🙏🙏

Vamo plantar ganja !!!!

IMG_20200811_133421.thumb.jpg.314a7dfe2fc823656a89961873229903.jpg

IMG_20200811_133317.thumb.jpg.0554cebd1abff26c2ce7928df490cbfa.jpg

IMG_20200811_133345.thumb.jpg.feb65f7ef2461e8345cd25e60b75fe08.jpg

Postei algo parecido 1 ou 2 páginas atrás, com o mesmo problema. Pelo que pesquisei pode ser falta de magnésio. Existe nas farmácias um produto chamado Sal Amargo (sulfato de magnésio) que pode ajudar nesse problema. Dá uma procurada no meu post e mais informações sobre falta de magnésio e o tal Sal Amargo.

Compartilhar este post

Link para o post

booom dia

eu sei que deve ter um informação dessa por ai mas eu procurei e não encontrei 

podem me dar a opinão de vc's sobre esse led cob, estou com 4  de 50w roodando aqui. 

penso em comprar mais 4 desse 50w 3500k. 

https://www.ebay.com/itm/Grow-Light-LED-COB-Chip-Hydro-Full-Spectrum-Hydroponic-Indoor-Veg-Bloom-Plant-AC/293646173700?hash=item445ead0604:g:zEMAAOSwHptY~q-t

Compartilhar este post

Link para o post
11 horas atrás, Terraqueo disse:

Tem pouca informação para saber precisamente o problema. Mas, pelas informações que você colocou,  diria p você mudar a forma como está regando. 

Tem um topico aqui dando dica de como regar. Caso não consiga localizar, manda um alo aí que tento localizar p vc. Concordo com a avaliação do copernico69.

poderia me passar esse tópico meu amigo? Paz de Jah!

Compartilhar este post

Link para o post
35 minutos atrás, TiooHemps disse:

booom dia

eu sei que deve ter um informação dessa por ai mas eu procurei e não encontrei 

podem me dar a opinão de vc's sobre esse led cob, estou com 4  de 50w roodando aqui. 

penso em comprar mais 4 desse 50w 3500k. 

https://www.ebay.com/itm/Grow-Light-LED-COB-Chip-Hydro-Full-Spectrum-Hydroponic-Indoor-Veg-Bloom-Plant-AC/293646173700?hash=item445ead0604:g:zEMAAOSwHptY~q-t

Bom dia

Na minha opnião é que eles esquentam demaaaaaaaaais, o certo seria voce usar os Cobs sem driver embutido, que voce precisa de um driver externo, a eficiencia deles é melhor.

Mas o calor estava me atrapalhando muito no meu growzinho, entao mandei tudo pro espaço e investi em uma  quantumboard.
Economizei espaço, não preciso de trocentos coolers ligados para esfriar e tambem economiza na energia. As plantas tambem gostaram bem mais que os cobs leds.

:335968164-hippy2:

Compartilhar este post

Link para o post
8 horas atrás, cabradapeste disse:

Postei algo parecido 1 ou 2 páginas atrás, com o mesmo problema. Pelo que pesquisei pode ser falta de magnésio. Existe nas farmácias um produto chamado Sal Amargo (sulfato de magnésio) que pode ajudar nesse problema. Dá uma procurada no meu post e mais informações sobre falta de magnésio e o tal Sal Amargo.

Salve mano, esqueci de falar que dei uma aplicada de salamargo também.. Mas foi só uma e bem de leve.. Mas de qualquer forma vou no corre desse salamargo hj de novo.. A sua melhorou o amarelamento?? Valeu

Compartilhar este post

Link para o post