Ir para conteúdo
Growroom
Alex Kidd

Novatos E Iniciantes Façam Suas Perguntas Aqui

Recommended Posts

3 horas atrás, cabradapeste disse:

Pessoal, estou com um problema, talvez similar ao do colega da mensagem anterior. Tenho uma planta que todo dia perde algumas folhas. Elas ficam amarelas, fracas e caem. Já está com 1 mês de flora. Estou usando flowermind como fertilizante. Pesquisei que folhas amarelas na flora pode ser falta de magnésio. Vi um vídeo que um cara diz para usar sulfato de magnésio nesse caso, esses de farmácia. Alguém poderia confirmar ou dar alguma dica se é isso mesmo olhando as fotos da referida planta? Obrigado:

p1.jpg

p2.jpg

Salve brow! Beleza! 

amigo o problema do Grower anterior acredito ser stress das plantas ou baixa temperatura. No teu caso talvez seja uma falta de mg mesmo que é normal acontecer pois elas usam mais do que a gente imagina. Vc pode adicionar sal amargo (de farmácia mesmo) na sua rega toda semana, ou a cada dez dias ao menos, durante todo o cultivo até o flush 10-15 dias antes da colheita. 
o sal amargo e carreado pela água em cada rega e não se acumula no solo entao e quase impossível dar um overfert dele, a menos que de muito de uma vez só. Aqui eu dou junto com o próprio fertilizante ou as vezes só ele na água de rega. Uma colher rasa de café pra cada litro, mais ou menos 1g/L. Procure dissolver em água morna e dissolver bem pois ele é bem cristalizado. 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@cabradapeste

tbem é importante lembrar que na flora, com 1 mês, é normal elas estarem amarelando as folhas maiores que nascem direto do caule principal, geralmente as mais baixas, pois os ferts são mais ricos em P e K e a planta tá usando N dessas folhas pra se virar. O que é bom, pois facilita o flush final pra atingir o sabor ideal da flor. 

abrax 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Malagrow (pensando seriamente em abrir um diário kkkkk)

percebi que fica um pouco calor dentro da malagrow quando ela tá fechada (eu fecho pra não entrar insetos etc) já abri um buraco na malagrow pra sair o ar quente mas mesmo assim continua um pouco quente. tenho que manter ela um pouco aberta para manter um calor mais ambiente mas me preocupo em deixar assim por causa dos insetos...

uma dúvida, seria bom por um pote com água dentro da malagrow? vejo várias pessoas colocarem mas não sei se realmente é efetivo.. agradeço desde já galera!❤️

Plantar pra não comprar!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
15 horas atrás, Thiago Miranda de Moraes disse:

Oi Raissa! Obg! Estou animado pra dar um trago nessa planta! Foi um cultivo simples... Mas me deixou mto feliz! Acho que vou deixar mais a semana que vem e na próxima dependendo de como ela estiver eu corto ela... Vai ser a oitava semana se td ocorrer bem:roll-up:

@morty prensado Salve, mano... Cara, uma das minhas metas é fazer um cultivo gastando pouco... Então decidi por não comprar nada específico ou próprio pra cannabis. Usei fertilizantes comuns, que encontrei em lojas comuns desse tipo. Se você assistir a série de vídeos no youtube "micro vasos, mega buds" do mestre Natural Mystic Ganja, você vai ver que para o vegetativo ele usa exatamente o mesmo fertilizante que está na foto, o 15-5-5. O outro, da esquerda, tenho usado durante a floração inteira por aqui. Tenho o costume de usar 0,5 ml em uns 100 mls de água a cada duas ou três vezes na semana. Não sei se só eles são o suficiente porque o meu solo é semi orgânico, 30% terra vermelha, 30% terra preta, 30% fibra de côco, e os outros 10% misturas com um pouco de cinza de madeira, pedaços de galhos pra ajudar na aeração, casca de ovo....

Abraço!

IMG-20200806-WA0000.jpg

20200808_073517.jpg

Adepto do MPS ... Minimun Price Systen ... @Thiago Miranda de Moraes boa MANO ...Importante é meter os ciclos direto ...

Foda se se é com fert quimico ou organico no sub terrão preta ou elite perlita ...  Carimbar os ciclos na sequencia ... Se vou colher semana que vem germinei /clonei semana passada >> Colando aqui no GR meu custo de produção tá em 50 cent a G / ano ...

Com Biobizz Flowermind Smartgrow inclusos  man >>>   4 safras  de 200 g secas cada ... indoor outdoor ... Microdose na Biodinamica ..

Latitude 23 º S sabe né ...

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
19 horas atrás, Marvada disse:

tirou onda meu querido!! eu tenho um notebook estragado aqui mas a ventoinha funciona.., serve??

17 horas atrás, Marvada disse:

oque poderia ser essas pontas apontadas para baixo?? vou deixar as fotos de agora que acabei de tirar! 

IMG_20200808_072012442_copy_1737x2316.jpg

IMG_20200808_072003111_copy_1737x1302.jpg

Salve mano! de notebook acho que serve, dá pra ligar ela em carregador de celular se ligar os fios, esses sinais da planta provavel que seja da pouca troca de ar, assim que tiver ar circulando, ela se desenvolverá bem melhor, pois diminuirá a temperatura, e disponibilizara o co2 e o2 que ela precisa para seus processos metabólicos.

Tamo junto!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
8 horas atrás, Rondinaldinho disse:

Salve mano! de notebook acho que serve, dá pra ligar ela em carregador de celular se ligar os fios, esses sinais da planta provavel que seja da pouca troca de ar, assim que tiver ar circulando, ela se desenvolverá bem melhor, pois diminuirá a temperatura, e disponibilizara o co2 e o2 que ela precisa para seus processos metabólicos.

Tamo junto!

Serve sim e da pra ligar com qualquer cabo usb, porém são apenas 5v.

Tem cooler desses que aguenta até 12v, mas esse ventinho de 5v Já  ajuda muito

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Bud Weiser Salve, Bud... É nóis nessa onda, mano! Nesse barco que eu navego!!! 

Pra mim apesar da qualidade ser um salto grande o grande barato da coisa é realmente gastar pouco!!

esses dois ferts que utilizei ficaram em 13 reais... Sei que tem mtas opções foda mas pra quem tem pouco para gastar eles desempenham bem ao que propõem... 

Aí, sei lá... às vzs penso que os buds estão pequenos mas em termos financeiros gastei mto pouco... Fora a dedicação... Então fiquei satisfeito, felizão, hehe

Uma das coisas mais da hr que fiz na vida! :roll-up:

Tmj, abraço!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Thiago Miranda de Moraes disse:

@Bud Weiser Salve, Bud... É nóis nessa onda, mano! Nesse barco que eu navego!!! 

Pra mim apesar da qualidade ser um salto grande o grande barato da coisa é realmente gastar pouco!!

esses dois ferts que utilizei ficaram em 13 reais... Sei que tem mtas opções foda mas pra quem tem pouco para gastar eles desempenham bem ao que propõem... 

Aí, sei lá... às vzs penso que os buds estão pequenos mas em termos financeiros gastei mto pouco... Fora a dedicação... Então fiquei satisfeito, felizão, hehe

Uma das coisas mais da hr que fiz na vida! :roll-up:

Tmj, abraço!

que seja o primeiro de muitos cultivos!

não achei os buds pequenos não, mas a cada ciclo a gente vai refinando e calibrando a mão

curto muito a ideia de baratear tb

montar o proprio grow em vez de comprar box pronto

montar um solo de qualidade em vez de comprar mix pronto

não dá pra querer auto sustento se vc depende de terceiros pra manter o seu cultivo

vamo q vamo!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Salve rapaziada! feliz dia dos pais pra todos os papais do fórum (pai de planta tambem é pai hahaha)

Estou com uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês, estou cultivando 2 plantas automáticas e 4 plantas regulares, as auto começaram a soltar os primeiros pistilos agora com 28 dias, e as regulares estão com uns 50 dias já, vou deixar o link do diário caso queiram ver umas fotos

O fotoperíodo no grow está 18/6, minha duvida é: altero para 12/12 para todas florirem juntas, ou deixo no 18/6 pras automáticas desenvolverem mais? Meu medo é as auto esticarem e eu ter que subir os painéis, e isso atrapalharia o desenvolvimento das regulares, que estão todas podadas e com um crescimento mais lateral...

Paz hermanitos :Pothead:

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Em 08/08/2020 at 03:35, Tabor disse:

Que show amigo!! Sério?? Tava morrendo de medo de ser flutuação do ph ou def de fósforo!!! Fiquei sabendo que tem cepas dessa strain que fica roxa mas tava em dúvida sobre isso! Obg pela ajuda! 😄

Fica sim, normalzao! geralmente é bem adocicado esses fumos dessas plantas, eu curto muito.

Compartilhar este post

Link para o post

2299931_WhatsAppImage2020-08-09at17_09_04.thumb.jpeg.aed86cf97cb25b164db66b35f17b6582.jpeg

Salve! rapazeada procurei informações aqui no forum sobre deficiencias e excesso, mas nao consegui definir muito o que pode estar acontecendo com a menina ai da foto!

Será falta de micro? ou excesso de N? 

está no substrato orgânico.

Valeu pela atenção!

Compartilhar este post

Link para o post

Boaa noite !!! td certo?

Estava analisando meu solo,  e eis que me apareceu a seguinte duvida. Será que o solo está "fofo" e aerado o bastante?

A composição do vaso é a seguinte: vasos de 11 L de feltro com mais ou menos 30% humus, 20% perlita, 10% vermiculita, 10% fibra de coco, calcario po de neem, torta de mamona, farinha de ossos e um pouco de terra vegetal. Acho que é isso.

Fiquei pensando se o solo esta aerado o suficiente e tb fiquei pensando na possibilidade de as vezes a gnt acabar colocando mais litros de substrato do que a qntdade de litros no vaso. Por estar seco e tudo mais. 

Estou a 20 dias regando os meus solos e hoje comecei a pensar que ele pode estar muito compacto.

Alguem sabe alguma dica para avaliar isso? Vlwwww! tmjjj!!

:harvest:

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Jake&Finn disse:

Boaa noite !!! td certo?

Estava analisando meu solo,  e eis que me apareceu a seguinte duvida. Será que o solo está "fofo" e aerado o bastante?

A composição do vaso é a seguinte: vasos de 11 L de feltro com mais ou menos 30% humus, 20% perlita, 10% vermiculita, 10% fibra de coco, calcario po de neem, torta de mamona, farinha de ossos e um pouco de terra vegetal. Acho que é isso.

Fiquei pensando se o solo esta aerado o suficiente e tb fiquei pensando na possibilidade de as vezes a gnt acabar colocando mais litros de substrato do que a qntdade de litros no vaso. Por estar seco e tudo mais. 

Estou a 20 dias regando os meus solos e hoje comecei a pensar que ele pode estar muito compacto.

Alguem sabe alguma dica para avaliar isso? Vlwwww! tmjjj!!

:harvest:

Salve irmão! 
veio o solo dar uma compactada quando molha é normal , eu inclusive usando turfa com perlita gosto de encher até a boca quase passando, pra quando baixar com as regas ficar no máximo 1-2 dedos pra baixo da borda. 

porém a percepção se está compactando DEMAIS e o mais importante. Pelo que entendi vc está regando o vaso ainda sem planta, pra testar a drenagem certo? Se for este o caso, quantos dias demora pra drenar seu vaso inteiro (ficar leve seco mesmo)? Levando-se em consideração a temperatura e umidade da sua região isso já pode te dar uma ideia. Planta jovem a vaso pequeno e muito bem drenado e o melhor. Quanto mais rápido teu solo secar e mais rápido vc conseguir colocar sua planta num regime seco-encharcado-seco-encharcado mais ela vai fortalecer raizes e mais vai beber e absorver nutrientes. 

eu particularmente achei seu solo meio pesado e com alta retenção de umidade. Pelo que percebi vc tem aí mais da metade com terra e Humus, e ainda mais 10% de vermiculita que também retém umidade. Pra mim tá pesado e vc pode ter problemas com as raizes. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Canhamus disse:

2299931_WhatsAppImage2020-08-09at17_09_04.thumb.jpeg.aed86cf97cb25b164db66b35f17b6582.jpeg

Salve! rapazeada procurei informações aqui no forum sobre deficiencias e excesso, mas nao consegui definir muito o que pode estar acontecendo com a menina ai da foto!

Será falta de micro? ou excesso de N? 

está no substrato orgânico.

Valeu pela atenção!

Brow boa noite! 
Amigo Grower sua planta tá bem novinha e não aparenta estar com excesso de N. São manchas bem pequenas acho que convém esperar um pouco pra ver se desenvolve. Enquanto isso passa mais informações  pra gente tentar ajudar. Qual a composição exata do solo? Fertiliza? Frequência de rega? Iluminação? Aberto, fechado, Sistema de ventilação / troca de ar? 

abraco. 

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, Rondinaldinho disse:

Salve rapaziada! feliz dia dos pais pra todos os papais do fórum (pai de planta tambem é pai hahaha)

Estou com uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês, estou cultivando 2 plantas automáticas e 4 plantas regulares, as auto começaram a soltar os primeiros pistilos agora com 28 dias, e as regulares estão com uns 50 dias já, vou deixar o link do diário caso queiram ver umas fotos

O fotoperíodo no grow está 18/6, minha duvida é: altero para 12/12 para todas florirem juntas, ou deixo no 18/6 pras automáticas desenvolverem mais? Meu medo é as auto esticarem e eu ter que subir os painéis, e isso atrapalharia o desenvolvimento das regulares, que estão todas podadas e com um crescimento mais lateral...

Paz hermanitos :Pothead:

Salve irmão! Susse?? 
brow se o tamanho das meninas já te agrada, manda bala na troca. Digo isso porque o metabolismo da planta fotoperiodo não se altera automaticamente e ela ainda vai umas 2 semanas após mudar a luz pra efetivamente alterar sua produção hormonal de fato. Uma boa dica é trocar a luz mas não os fertilizantes. Da pra manter a rega igualzinha da Vega por uns 10 dias, e aí entrar com os de flora. Isso inclusive deve te garantir um bom desenvolvimento de final de Vega nelas (mesmo com período de luz reduzido). elas ainda devem estiver bastante de tamanho nesse tempo. Espero ter ajudado em algo. Abraço!! 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
12 minutos atrás, Eregio disse:

Brow boa noite! 
Amigo Grower sua planta tá bem novinha e não aparenta estar com excesso de N. São manchas bem pequenas acho que convém esperar um pouco pra ver se desenvolve. Enquanto isso passa mais informações  pra gente tentar ajudar. Qual a composição exata do solo? Fertiliza? Frequência de rega? Iluminação? Aberto, fechado, Sistema de ventilação / troca de ar? 

abraco. 

Opa irmao obrigado pela atenção, eu não tenho certeza sobre  a composição do solo comprei um substrato pronto desse ^terra vegetal^, é um produto registrado e tudo, mas nao diz especificamente a composição. Ela está indoor com 400w hqi, em media 30 graus com lampada ligada e minima de 25 (to esperando cooltub) eu fertilizei com uma dose bem baixa de remonutri magnifical e grow (tive problemas com as compras online de sementes e dos produtos tbm isso confundiu muito o processo), desde que as manchas apareceram eu só estou mandando água mineral, outras plantas estão com o mesmo sintoma mas essa está mais afetada. Faço regas todos os dias por conta do calor excessivo, queria voltar a fertilizar mas to preocupado que seja excesso de N.

Quanto a troca de ar tenho daquelees exaust simples um de 125 e um de 150 mm 

Compartilhar este post

Link para o post
22 minutos atrás, Canhamus disse:

Opa irmao obrigado pela atenção, eu não tenho certeza sobre  a composição do solo comprei um substrato pronto desse ^terra vegetal^, é um produto registrado e tudo, mas nao diz especificamente a composição. Ela está indoor com 400w hqi, em media 30 graus com lampada ligada e minima de 25 (to esperando cooltub) eu fertilizei com uma dose bem baixa de remonutri magnifical e grow (tive problemas com as compras online de sementes e dos produtos tbm isso confundiu muito o processo), desde que as manchas apareceram eu só estou mandando água mineral, outras plantas estão com o mesmo sintoma mas essa está mais afetada. Faço regas todos os dias por conta do calor excessivo, queria voltar a fertilizar mas to preocupado que seja excesso de N.

Quanto a troca de ar tenho daquelees exaust simples um de 125 e um de 150 mm 

Salve brow! Bacana assim já deu pra ter ideia. Vc usa algum palito espetando pela lateral pra ver se a ponta (fundo do vaso) sai úmida? Pergunto isso porque a terra secar em cima e normal e acho muito difícil um vaso apenas com terra vegetal secar inteiro pra vc regar todo dia. Talvez o fundo esteja ficando encharcado e suas raizes estejam precisando respirar mais, pois um solo apenas com terra vegetal não é o ideal pra cultivo de cannabis por ser muito compacto. O ideal é você transplantar pra um vaso maior e com solo mais aerado na composição. Existem várias opções, da uma pesquisada no fórum. Mas comece verificando se o fundo do vaso não está ficando úmido direto ok? Se o sintoma está em todas isso é bem possível. 

abraço. 

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Eregio disse:

Salve irmão! Susse?? 
brow se o tamanho das meninas já te agrada, manda bala na troca. Digo isso porque o metabolismo da planta fotoperiodo não se altera automaticamente e ela ainda vai umas 2 semanas após mudar a luz pra efetivamente alterar sua produção hormonal de fato. Uma boa dica é trocar a luz mas não os fertilizantes. Da pra manter a rega igualzinha da Vega por uns 10 dias, e aí entrar com os de flora. Isso inclusive deve te garantir um bom desenvolvimento de final de Vega nelas (mesmo com período de luz reduzido). elas ainda devem estiver bastante de tamanho nesse tempo. Espero ter ajudado em algo. Abraço!! 

Ajudou demais hermanito!!!! muito obrigado pelo comentário, foi de grande ajuda.

Seguirei seu conselho, essa semana mudo pro 12/12

Tamo junto irmão, boas vibrações!:Pothead:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá gente, tomei coragem e estou no meu primeiro plantio. Minhas plantas estavam com 8 dias crescendo muito bem, só que surgiu umas pequenas manchas pretas misturado com marrom e começou a evoluir pro estágio da foto com 15 dias de vida.

Primeiro foi em uma, que acabou prejudicando o crescimento e a outra foi afetada, mas não tanto. Essa folhas danificadas ficaram amarelas depois do surgimento das manchas.

A ventilação está ok, estou usando uma vazão de 160m3/h em um grow de 60x60x160 com 1 ventilador dentro e.iluminacao com 2 leds 50w 6500k com uns 40 cm de distância das plantas, o ambiente tem ventilação externa também.

Meu composto inicial foi 2 parte de terra preta, 1 parte de humus de minhoca, 1 parte de fibra de coco e 1 parte de perlita

Tô regando em 4 em 4 dias com um ph de 6,4 e apenas quando vejo que a terra já está seca. Por volta de 5 dias e 12 dias, reguei com um enraizante fort 2ml por litro. 

Estou suspeitando de fungos, a temperatura está em torno de 14-25 graus e umidade de 60% porém não sei se pode ser um overfert pelo enraizador, pois nele possui npk 2-5-5 mais algas e microelementos.

Estou perdido em como recuperar as 2. Se alguém conseguir dar uma força, gratidão eterna

IMG-20200810-WA0004.jpg

IMG-20200810-WA0000.jpg

IMG-20200810-WA0001.jpg

IMG-20200810-WA0002.jpg

IMG-20200810-WA0003.jpg

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, Eregio disse:

Salve brow! Bacana assim já deu pra ter ideia. Vc usa algum palito espetando pela lateral pra ver se a ponta (fundo do vaso) sai úmida? Pergunto isso porque a terra secar em cima e normal e acho muito difícil um vaso apenas com terra vegetal secar inteiro pra vc regar todo dia. Talvez o fundo esteja ficando encharcado e suas raizes estejam precisando respirar mais, pois um solo apenas com terra vegetal não é o ideal pra cultivo de cannabis por ser muito compacto. O ideal é você transplantar pra um vaso maior e com solo mais aerado na composição. Existem várias opções, da uma pesquisada no fórum. Mas comece verificando se o fundo do vaso não está ficando úmido direto ok? Se o sintoma está em todas isso é bem possível. 

abraço. 

Obrigado B-rower! infelizmente, estou sem condições de trocar o substrato, gastei bastante pois adquiri quase tudo numa tacada só, to levando algumas plantas nessa terra vegetal pra preencher o espaço da barraca para melhor paroveitar espaço e luz, pois tenho outros no sub inerte (onde apostei alto) que acredito ser mais facil organizar regas e fert. Enfim obrigado ai pela sugestão, amigo.

ótimos cultivos para nós!!!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
9 horas atrás, jesus_cristu disse:

Olá gente, tomei coragem e estou no meu primeiro plantio. Minhas plantas estavam com 8 dias crescendo muito bem, só que surgiu umas pequenas manchas pretas misturado com marrom e começou a evoluir pro estágio da foto com 15 dias de vida.

Primeiro foi em uma, que acabou prejudicando o crescimento e a outra foi afetada, mas não tanto. Essa folhas danificadas ficaram amarelas depois do surgimento das manchas.

A ventilação está ok, estou usando uma vazão de 160m3/h em um grow de 60x60x160 com 1 ventilador dentro e.iluminacao com 2 leds 50w 6500k com uns 40 cm de distância das plantas, o ambiente tem ventilação externa também.

Meu composto inicial foi 2 parte de terra preta, 1 parte de humus de minhoca, 1 parte de fibra de coco e 1 parte de perlita

Tô regando em 4 em 4 dias com um ph de 6,4 e apenas quando vejo que a terra já está seca. Por volta de 5 dias e 12 dias, reguei com um enraizante fort 2ml por litro. 

Estou suspeitando de fungos, a temperatura está em torno de 14-25 graus e umidade de 60% porém não sei se pode ser um overfert pelo enraizador, pois nele possui npk 2-5-5 mais algas e microelementos.

Estou perdido em como recuperar as 2. Se alguém conseguir dar uma força, gratidão eterna

IMG-20200810-WA0004.jpg

IMG-20200810-WA0000.jpg

IMG-20200810-WA0001.jpg

IMG-20200810-WA0002.jpg

IMG-20200810-WA0003.jpg

Salve cultivador! 

Acho que o problema está no teu solo... parece muito compacto, o que dificulta o crescimento das raízes e a absorção de nutrientes, talvez tenha exagerado um pouco na dose do enraizador também, meu conselho é que você faça um flush nela e aguarde pra ver como ela reage, se possível já prepara um solo mais aerado pra transplantar ela.

Boa sorte e boas energias irmão! paz :rastabannab:

Compartilhar este post

Link para o post
18 horas atrás, jesus_cristu disse:

IMG-20200810-WA0004.jpg

IMG-20200810-WA0000.jpg

IMG-20200810-WA0001.jpg

IMG-20200810-WA0002.jpg

IMG-20200810-WA0003.jpg

Tenta medir o PH do solo. Qdo for regar, rega bem devagar e pega a agua que começar a escorrer pelo fundo do vaso. Mede o PH dessa agua.

Com isso, vamos identificar seu problema.

Independente do PH, o flush é uma boa ideia. Porém, não acho que seu solo esteja compactado (20% perlita + 20% fibra de coco) 

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite, sou novo no fórum e no cultivo indoor. Estou iniciando com grow bem pequeno, minha primeira experiência. A dúvida é a seguinte, o meu grow só tem 32cm de altura, a largura é de 45cm. Então estou tendo problemas com o posicionamento das lâmpadas, pretendo levar uma planta, com poda e amarras. O que posso fazer para resolver o problema da falta de altura? Iluminar lateralmente a planta? Desde já agradeço a ajuda. Espero que a dúvida esteja no lugar certo. rs. 

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post