Ir para conteúdo
Growroom
Alex Kidd

Novatos E Iniciantes Façam Suas Perguntas Aqui

Recommended Posts

9 horas atrás, Duguel disse:

Olá a todos. Tenho a minha plantings na varanda e ela parecia estar no bom caminho, mas estes dias tem começado a surgir uma coloração amarela nas folhas novas. O que pode ser?

ela esteve com aquela doença dos pontinhos brancos nas folhas mas agora está a melhorar portanto acho que não deve ser disso. Podem ajudar-me aqui?

0E50A02E-5FC5-4043-9F8B-7FE3E02117A8.jpeg

Pode ser problemas no PH, na umidade ou solo compactado. Pode ser Ferro, toma cuidado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salve salve galerinha. To com um pc grow voltando a ativa, ja conhecia o forum porem nao postava nada, hj venho a vcs tirar uma duvida (e talvez futuramente abra um diario). Eu sempre usei ferts no pc, desde npk da dimmy ate GH, ou biobizz ou flowermind. Porem agr sem condicoes de comprar fert pensei em fazer em casa msm, os tao famosos knf. Alguem ja levou assim?? Minha duvida nao se diz em relacao a quantidade, mas sim qualidade, qual foi a qualidade final se comparada a outros ferts?? Valeu a pena?? 

Gratidao desde ja galera

Compartilhar este post

Link para o post

6 horas atrás, Cheiraacaro disse:

Pode ser a luz que esta muito prox/??!!

Na tabela,viu algo suspeito? Zn?

Na tabela,viu algo suspeito?

Da pra notar uma tonalidade diferente nas folhas...podeserexesso de n.

Mano a principio e nitrogénio!  (Mas pode ser ph) porém exeço ou falta? Diria exeço dw nitrogénio ,fertilizante? 

Melhora a agua tb,mineral,chuva,poço,rio,ou descansa a da torneira.

Na tabela,viu algo suspeito?

Acredito ser deficiência ou de N oiu de S

A luz é led não esquenta muito, o povo fala que pode ficar até 5cm, realmente nunca tive problemas com isso não. E a potência não é suficiente pra matar elas de overlight não. Quando estava mais nova ela suportava de boa perto, agora que está mais velha aguenta mais ainda kkkkk.

No que li, aparentemente parecia deficiência de Nitrogênio ou Potássio. Já dou água do filtro, fica uns 6.7 de alcalinidade, eu coloco umas gotas de limão aí caí pra 6.2).

Recentemente medi o PH, estava abaixo de 6.6, não acho que seja o problema o PH, Também não usei mais nada nela esses dias, só regando mesmo na marola pra ela dar uma relaxada, até porque eu forcei muito ela e fiz um transplante ontem também.

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, JanTrindade disse:

ALGUÉM PODE ME DAR UMA FORCINHA? 

Ela até o momento está crescendo normal. Mas li em alguns lugares que as folhas são uniformes quando ela está natural. Por que tem uma tonalidade de um verde meio fluorescente em algumas partes, alguém sabe me responder? Desde já fico muito grato, galera!😁

1112281652_JOANA28-07-2.thumb.jpg.ae260225d06d28a504efdf7d07a2472f.jpg

Salve JanTrindade!....Você chegou a medir o PH da fibra de côco depois do processo de lavagem?...Faz isso se você ainda tiver, pega a mesma quantidade de fibra usada, faz todo o processo de lavagem que você tem feito, depois de lavada coloca ela em um recipiente com água e deixa 24hs, mexendo de vez em quando. Depois mede o PH dessa água, sei que vai dar trabalho mas pelo menos  se não for o PH da fibra, já fica um elemento descartado como possível causador do problema... Ou faz um solo sem a fibra e lança uma planta nele, se a planta for de boa então o problema é a fibra...

Tmj!!!

Plantar para não comprar!

Não comprar para não financiar a violência!

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post
8 minutos atrás, K-2 disse:

Salve JanTrindade!....Você chegou a medir o PH da fibra de côco depois do processo de lavagem?...Faz isso se você ainda tiver, pega a mesma quantidade de fibra usada, faz todo o processo de lavagem que você tem feito, depois de lavada coloca ela em um recipiente com água e deixa 24hs, mexendo de vez em quando. Depois mede o PH dessa água, sei que vai dar trabalho mas pelo menos  se não for o PH da fibra, já fica um elemento descartado como possível causador do problema... Ou faz um solo sem a fibra e lança uma planta nele, se a planta for de boa então o problema é a fibra...

Tmj!!!

Plantar para não comprar!

Não comprar para não financiar a violência!

Não medi não, mano. Vou fazer meu pedido de medidor de PH logo, logo. Antes dela ser transferida, ela já estava com umas colorações diferentes, então não pode ter sido a fibra não. Vi em uma tabela, que pode ser Nitrogênio, Potássio ou o PH!

856095218_PROBLEMAS2.jpg.9f58ec0af221b5a521e9e9b4045c7044.jpg

Coloquei umas plantas pra germinar em outro solo, vou ver no que dá.

Compartilhar este post

Link para o post
24 minutos atrás, JanTrindade disse:

Não medi não, mano. Vou fazer meu pedido de medidor de PH logo, logo. Antes dela ser transferida, ela já estava com umas colorações diferentes, então não pode ter sido a fibra não. Vi em uma tabela, que pode ser Nitrogênio, Potássio ou o PH!

856095218_PROBLEMAS2.jpg.9f58ec0af221b5a521e9e9b4045c7044.jpg

Coloquei umas plantas pra germinar em outro solo, vou ver no que dá.

JanTrindade, uma planta desse tamanho não consome tanto nutriente assim para que já no início da vida tenha essa deficiência, tem que ser praticamente um solo inerte para gerar deficiência nesse tamanho de planta...Quando você rega é só ao redor da planta ou o vaso todo?....Você chegou a ver a cor das raízes, para ver se estão brancas,,, excesso de rega deixa as raízes marrom,,, raízes saudáveis tem que ser branquinha...

Compartilhar este post

Link para o post
7 minutos atrás, K-2 disse:

JanTrindade, uma planta desse tamanho não consome tanto nutriente assim para que já no início da vida tenha essa deficiência, tem que ser praticamente um solo inerte para gerar deficiência nesse tamanho de planta...Quando você rega é só ao redor da planta ou o vaso todo?....Você chegou a ver a cor das raízes, para ver se estão brancas,,, excesso de rega deixa as raízes marrom,,, raízes saudáveis tem que ser branquinha...

No caso, uma planta desse tamanho não pode ter overfert pois não absorve?

Essa aí eu vi as raízes dessa aí, tava branquinha suave. A rega dela eu nunca errei até agora, sempre regava um dia e no outro no mesmo horário o solo tava seco de novo

A que eu perdi bateu essas info aew de raíz avermelhado escuro. Eu rego ao redor dela, molho as bordas não

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, JanTrindade disse:

No caso, uma planta desse tamanho não pode ter overfert pois não absorve?

Essa aí eu vi as raízes dessa aí, tava branquinha suave. A rega dela eu nunca errei até agora, sempre regava um dia e no outro no mesmo horário o solo tava seco de novo

A que eu perdi bateu essas info aew de raíz avermelhado escuro. Eu rego ao redor dela, molho as bordas não

Overfert pode com certeza, mas a tabela que você colocou é de deficiência...

Mas ainda assim dificilmente ela teria overfert com os insumos orgânicos que você colocou e na quantidade que você usou.

Compartilhar este post

Link para o post
18 minutos atrás, K-2 disse:

Overfert pode com certeza, mas a tabela que você colocou é de deficiência...

Mas ainda assim dificilmente ela teria overfert com os insumos orgânicos que você colocou e na quantidade que você usou.

Ali em Nitrogênio tem progressão da deficiência e tem overdose.

Também achei estranho, tomara que não seja nada, tô no aguardo aqui de resposta, as folhas amarelaram mais, mano!

Compartilhar este post

Link para o post
26 minutos atrás, JanTrindade disse:

Ali em Nitrogênio tem progressão da deficiência e tem overdose.

Também achei estranho, tomara que não seja nada, tô no aguardo aqui de resposta, as folhas amarelaram mais, mano!

Não tinha reparado, mas uma das característica do overfert por N é a ponta da folha virada para cima, algumas vezes já aconteceu aqui...

Não  vejo sinceramente como motivo desse problema o overfert ou a deficiência de qualquer que seja o nutriente...

Sinceramente sou cismado com fibra de côco, nunca usei... 

Já vi aqui relato de lavagem da fibra que duravam 7 dias, rolando uma conversa sobre ela, um falou que deixava de molho 3 dias o outro falou:.. aqui para não arriscar lavo e deixo de molho por 7 dias, trocando todo dia a água...

Compartilhar este post

Link para o post
14 minutos atrás, K-2 disse:

Não tinha reparado, mas uma das característica do overfert por N é a ponta da folha virada para cima, algumas vezes já aconteceu aqui...

Não  vejo sinceramente como motivo desse problema o overfert ou a deficiência de qualquer que seja o nutriente...

Já vi aqui relato de lavagem da fibra que duravam 7 dias, rolando uma conversa sobre ela, um falou que deixava de molho 3 dias o outro falou:.. aqui para não arriscar lavo e deixo de molho por 7 dias, trocando todo dia a água...

Sim, algumas vem aglomerada de tanino. O pó de coco mesmo é tipo sei lá um vermelho escuro (cor do tanino), quando fui lavar, fiquei tirando o excesso no balde, depois coloquei pra ferver, saiu muita água vermelha e foi suave.

Nesse daqui eu fiz o mesmo processo e não saiu nem 1/4 do que saiu do outro, mas não pelo processo ser ruim, sim porque  quando a fibra chegou a cor dela tava meio amarelada de limpa (parecia que tinha sido cuidada).

Eu peguei um pouco de terra aqui e misturei na água e fiz um teste de ph, não sei se dá pra validar, no entanto o PH ficou em 7.0 por aí.
Toda vez tô regando com limão pra acidificar (6.2 o PH), mas li que ele era volátil. Fazia efeito ali, mas depois parava, acha que é verídico? (Acho que pode ser, visto que toda vez eu rego com esse PH com auxílio do limão, dois dias depois, surge problema de novo e a merda da terra vai pra 7.0 SEMPRE)

Compartilhar este post

Link para o post

Essa foto mostra bem o overfert por N...

Repara nas folhas do alto à direita, como as pontas estão dobradas para cima...

Screenshot_20200729-161934_1.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Acho realmente que é o PH que está queimando a planta...

Compartilhar este post

Link para o post
Em 25/07/2020 at 14:20, Eregio disse:

Salve irmão! Brow, vc tá vegetando as plantas há 3 meses? Algum motivo em particular pra não ter mandado pra florir ainda veio? heehhe

Amigo, elas tão bem verdes, uma das fotos parece que tá até brilhosa, com aspecto "de couro", o que pode ser excesso de nitrogenio.

Vc não mencionou o tamanho do vaso, mas parece ser de pelo menos 10L, errei? Parece que vc está regando muito também. Cannabis prefere (na vega principalmente) uma alternância de seca e rega. É melhor vc regar o vaso bastante, pra deixar até escorrer um pouco embaixo (não deixar acumulado), e aí deixa-la pedir agua novamente. Regando dia sim e dia não suas raízes devem estar constantemente molhadas, pode ter dado fungo ou adoecido. Ou simplesmente sinais de overwatering. 

Se fosse vc deixaria ela na seca, pedindo mais água, se for esse mesmo o problema já colocaria pra florir na sequência de resolver a questão, Boa sorte aí!! 

Em 21/07/2020 at 19:01, cjmango disse:

ta com cara de overfert isso aí mano, e na MINHA opinião regar a cada dois dias com fertilizante ainda por cima é demais. As minhas plantas estão na fase de flora e eu só rego elas qnd o solo está realmente seco, enfio o dedo até fundo da terra pra sentir se esta úmido, oq no meu caso acaba q eu faço a rega toda segunda (ou seja, 1x por semana). Recomendo q faça umas regas com água pura descansada pra ver se melhora e leva o excesso de fert, oq no seu caso eu acho q seja muito nitrogênio, abraços.

Em 21/07/2020 at 18:11, GrowMind disse:

Salve!

• qual o tamanho dos vasos?
  • qual substrato está usando?

Consigo ver algumas pontas queimadas, sinal de overfert...

Agora, as folhas curvadas pra baixo assim pode ser overwater:

• aqui faço a rega com cerca de 10% do volume do vaso;
    • aqui uso vaso de 3L e vai em torno de 300 mL;
  • eu estava regando a cada 2 dias e minhas plantas estavam assim, logo depois de um overfert, mas tb investiguei o pH do solo e percebi que não estava bom;
    • última rega que fiz, foi com intervalo de 6 dias da penúltima rega;

Maneira nos fert e intercala mais essa rega. Vantagem principal é promover o crescimento das raízes, que vão buscando a água pelo solo. Se oferecer água demais, pode encharcar e afogar as raízes.

Abraços!

Em 21/07/2020 at 18:09, Rondinaldinho disse:

Qual a composição do solo mano? folhas verde muito escuro e curvando pra baixo é overfert (excesso de N no seu caso) segura a mão no fert, faz mais regas com água pra ver como ela reage

boas energias e bom cultivo!

Amigos desde já agradeço aos comentários e ajuda, e peço desculpa pela demora para responder as perguntas!

Vou resumir o que fiz e responder algumas dúvidas:

Ainda não mandei elas para a flora pois eu fiz várias podas top em cada uma delas, hj cada vaso conta com 5 ou 8 "topbud", por isso a demora, mas agora (30/06) chegou ao momento de inverter a luz e torcer para dar tudo certo. Pergunto se espero elas darem uma melhorada ou já inicio a flora?

A questão de rega eu faço a cada dois dias exatamente porque elas pedem, as folhas ficam baixas a cada dois dias e eu molho, os vasos não são tão grandes, são de 8 litros e a composição de solo é 70% sphagnotec (50% turfa e 50% perlita) e 30% humus de minhoca.

Este é o meu primeiro cultivo com esse tipo de solo e acredito que exagerei no Sensi Grow e elas acabaram dando uma sofrida (é a ansiedade clássica de ver crescer).

Para tentar melhorar a que está mais sofrida eu fiz um flush com água corrente e desde a postagem que faço as regas apenas com água. realmente esses Fertilizante da Advanced Nutrients são muito fortes vou manerar.

Tenho aqui os ferts de Flora Sensi Bloom A+B, Bud ignitor e o bud candy. Ainda vou estudar como usá-los, mas já garanto que serão dosagens mínimas para que tudo corra bem e renda a alegria que esperamos.

Segue foto das plantas:

1629936421_WhatsAppImage2020-07-29at17_19_58.thumb.jpeg.a32759d4419d37a42aac26f83315803a.jpeg1269253511_WhatsAppImage2020-07-29at17_22_40.thumb.jpeg.ab22f20c0ce4e322844f1c46c444ff83.jpeg933841997_WhatsAppImage2020-07-29at17_20_55.thumb.jpeg.52e4b7a8b041399433eb87b3853f857d.jpeg

Abraços e obrigado! Qualquer coisa eu grito por aqui novamente!

WhatsApp Image 2020-07-29 at 17.19.20.jpeg

Compartilhar este post

Link para o post

Ola amigos boa noite 

estou com problema de ph ( aparentemente )

comprei um medidor de ph o único que eu consegui pagar, oq eu queria é 190 :( 

Mas esse outro analógico eh 60

problema que eu não sei medir 

se eu coloco as hastes até o fundo do vaso o ph da  5,5 se eu retiro um pouco as hastes do solo e deixo mais ou menos na altura que eu acho que estao as raizes vai pra 6,8.

acabei de regar um vaso com topvega e o outro com Água mineral  pra ver .
Qual a maneira certa de medir ? 
não achei nada parecido aqui no fórum

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Idevan Barbosa gones disse:

Ola amigos boa noite 

se eu coloco as hastes até o fundo do vaso o ph da  5,5 se eu retiro um pouco as hastes do solo e deixo mais ou menos na altura que eu acho que estao as raizes vai pra 6,8.

Seu medidor é daqueles de.ponteiro que mostra umidade/luminosidade/pH ?

Se for eu comprei um que na real, serviu pra nada.... Muito impreciso , em relação ao ph. 

O medidor de.umodade até que é bem preciso, ajuda a acertar a mão na rega.

Compartilhar este post

Link para o post
13 horas atrás, cjmango disse:

Vish cara, ninguém respondeu daí eu pesquisei um pouco e recomendaram após o 3° nó, fui na sorte e fiz (ou tentei) uma poda FIM, mas eu tenho fé q ela vai se recuperar bem 

IMG_20200729_081546.jpg

Salve mano! ela se recupera sim, fica tranquilo... em outra oportunidade tente do jeito que eu falei se quiser, e compare a diferença

boa sorte maninho, jah bless

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
22 horas atrás, copernico69 disse:

Hoje passe a navalha num macho que estava em cômodo separado, fiquei 2 dias colhendo todo o pólen que consegui

O que me impressionou foi o enraizamento nervoso. Planta com 11 semanas de vida, prenseed.

IMG_2336.JPG

Então carinha, tambem ja reparei isso, hj mesmo acabei de comentar no meu diario, parece que quando a planta é macho, ela já desenvolve melhor do que quando é femea, ja tive uma q tava ficando gigante, alem da conta kkk quando mostrou o sexo, era macho

e agora estou com 2 mudinhas de umas seeds de um cultivo meu, elas nasceram juntas, estao no mesmo ambiente, mas to vendo que uma ta mais rapida..  to desconfiado ja kkk 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Idevan Barbosa gones disse:

Ola amigos boa noite 

Realmente não querendo te desanimar kkk ja tive desse tambem. A unica coisa que sei é que a terra tem que estar umida para fazer a medição e tem q deixar uns minutos lá para calcular bem.

O ideal é vc pegar aqueles amarelinhos digitais q sao mais baratos, regula na hora e ja mede, que vai de boas.. 

Compartilhar este post

Link para o post

Salve galera! felizão aqui com inicio do meu cultivo, coloquei pra funcionar ontem estufinha 1x1x2  com 400w hqi, germinei sementes do fumo solto regional aqui da minha área. To com dois exaustores um 150mm e um 125mm mantendo o grow a no minimo 26,6 graus e no maximo 32.1 a umidade variou de 58% a 84%.
Esses parametros são bons? alguma sugestão barata para diminuir a temperatura?

Eu faço periodo de luz 18/6, apagando as luzes de madrugada, pois acredito que é importante que a variação de temperatura seja a maior possivel, alguém ai discorda? queria discutir sobre isso com alguem....valeu galera o forum tem ajudado muito

Agradeço quem puder ajudar!!

Compartilhar este post

Link para o post
52 minutos atrás, Rondinaldinho disse:

Salve mano! ela se recupera sim, fica tranquilo... em outra oportunidade tente do jeito que eu falei se quiser, e compare a diferença

boa sorte maninho, jah bless

farei sim mano, só esperar as outras pequenas chegarem ao 6º nó e eu boto em prática, vlw pelo help

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, vi falando que pode começar a dar os fertlizantes com umas 2 semanas de vida da planta, isso vale ate pros enraizadores? Vou fazer um enraizador com lentilhas que eu vi no yt...

Compartilhar este post

Link para o post
Em 28/07/2020 at 19:30, kaio123420 disse:

Pessoal, preciso de ajuda aqui

Comprei Lele da Cuca da Maconha Seeds Bank, e to plantando duas indoor e uma outdoor. As duas indoor estão crescendo legalzinho, mas a outdoor cresceu com a semente junto (como a foto abaixo). Eu sei que é normal, que a própria folha vai quebrar a semente com o tempo, só que já fazem tres dias que a semente está lá, e pelo que eu estou vendo, ela está muito presa, tem algo a se fazer ou é só esperar uma hora ela cair naturalmente? Eu tô com medo porque as outras duas já estão bem desenvolvidas e essa está com essa casca atrapalhando a receber sol, e como se trata de uma automática, cada dia de sol é precioso. Alguém já passou por isso?

Valeu growers!!

IMG_20200728_095547.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Em 28/07/2020 at 19:37, Negueba disse:

Usa uma pinça pra tirar, quando acontece aqui comigo sempre consigo tirar com sucesso, mas tem que ter cuidado pra nao danificar os cotiledones.

é só jogar umas 7 gotas de agua em cima da semente a cada 30 minutos.. ela vai amolecendo e a própria cotilédones vai quebrar ela ao meio.

Bom cultivo irmãozinho!

plantando nossos direitos!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
11 horas atrás, K-2 disse:

Ta aparecendo uma necrose e amarelamento nas folhas de baixo, acho que é mg, na terra diz ter, fiquei na dúvida por isso e também por causa do PH que tava 7.0 sendo que o problema de Mg é frequente em solo alcalino. Tô perdido mano, de verdade, pensei que pode ser K também ou Zinco, n sei, tô perdidaço já vei

JOANA 29-07.jpg

Compartilhar este post

Link para o post