Ir para conteúdo
Growroom
Alex Kidd

Novatos E Iniciantes Façam Suas Perguntas Aqui

Recommended Posts

Agora, cjmango disse:

Alguém sabe me informar se tem algum problema deixar a água descansando já fertilizada? ou o correto seria fertilizar após descansa-la? ou n faz diferença? dúvida bem besta mesmo, no caso o fertilizante é os organicos biobizz topmax, biobloom e biogrow q se trata. Meu medo é q sei lá, a substância dos fertilizantes evaporem por causa da garrafa estar destampada, enoixx

Pra garantir, descansa a água pura e só adiciona os ferts na hora da rega.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 22/07/2020 at 16:48, Pallozo disse:

Pessoa, tô querendo comprar aqueles chips da YXO que não precisam de solda nem driver pra não ter que quebrar muito a cabeça. Mas tô em dúvida entre os espectros adequados. Tem esse que é full: chip-led-50w-full-spectrum-cultivo-indoor-grow-aquario-smart-D_NQ_NP_992012-MLB41804194535_052020-F.webp

Também tem as opções Azul Royal 450nm/455nm e Branco Frio 6000k.

Tô nessa dúvida, se compro só dois ou três full de 50w ou se misturo. Também pensando se não é melhor uma vibe 3x30w do que 2x50w e por aí vai...Me ajudem!

UP

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal, belezinha? Posso fazer uma desfoliação leve na flora? estou na ultima semana, mas queria fazer pq ta muito cheio, muito mesmo, ja havia feito um pouco mas queria que esses ultimos dias pegasse bem os brotos menores escondidos. O que voces acham? vai estressar a ponto de reduzir energia para os buds? e se eu puder cortar, devo cortar só as folhas ou direto no caulinho?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite pessoal , suave ? 

Minha planta de outdoor passou por uns problemas com pragas.

Meti um pouco de Neem diluído em água (0,6%) acho que é 1/10 do recomendado pelo fabricante . 

Minha planta tá num quarto escuro desde então ( uns 10 dias...) .

Deixei 4 dias no quarto e botei no sol, a planta começou a queimar , então voltei pro quarto o quanto antes. 

Mas aí tô nesse dilema pessoal, a planta precisa de sol, pois já era pra ter mandado pra.floracao , mas tô com medo de queimar a planta toda 

O que eu posso fazer ? Já vi relatos de gente passa água ,+ detergente com um pincel nas folhas pra dar uma diluída no óleo , sabem dizer se funciona ? 

No caso se eu fizer isso, os insetos vão voltar a atacar . .? 

Pois é, tô meio confuso com o rumo que devo tomar, quem poder ajudar, da uma.luz aqui 

Vlwss

Compartilhar este post

Link para o post
Em 20/07/2020 at 14:37, Betão veg disse:

Folhas amarelando! Ajuda!

Boa tarde meu povo. Este é minha primeira vez aqui no forum e já peço desculpas caso cometa algum erro.

Este é meu primeiro cultivo, estou usando ele para aprender mais. Uma prenseed germinada no dia 14/04.

Montei a estufa na minha churrasqueira (que nunca é utilizada) 4 leds full de 28w, mais duas compactas de 33w.

Ela está em período 12h/12h com flores crescendo aparentemente bem (para um novato com pouco aparato).

Mas estou com um problema, as folhas mais antigas estão amarelando e "morrendo", muitas folhas. 

O ph do solo está entre 6,5 e 7,0. 

Se alguém puder me ajudar agradeço muito. 

WhatsApp Image 2020-07-20 at 13.38.19.jpeg

WhatsApp Image 2020-07-20 at 13.38.20 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-07-20 at 13.38.20.jpeg

Fala mano. 

Talvez o solo compactou e as raizes estão sentindo. Compacta o solo zua tudo, flutua o PH, os fosfatos se indisponibilizam pra planta... uma merda... estou com o mesmo problema e pensando seriamente em usar água oxigenada pois minha raiz está comprometida e as flores envelhecendo rápido sem engordar tanto. 

Falou...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, salamão disse:

pessoal, belezinha? Posso fazer uma desfoliação leve na flora? estou na ultima semana, mas queria fazer pq ta muito cheio, muito mesmo, ja havia feito um pouco mas queria que esses ultimos dias pegasse bem os brotos menores escondidos. O que voces acham? vai estressar a ponto de reduzir energia para os buds? e se eu puder cortar, devo cortar só as folhas ou direto no caulinho?

Uma ou duas semanas não vai fazer diferença nenhuma nestes brotos menores, devia ter feito isso no começo da flora, agora é melhor não mexer e só aguardar a colheita.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, salamão disse:

cara eu n mexeria mais nas folhas após a terceira semana de flora pois a planta deixar de fazer folhas e tenho medo q ela acabe sentindo muito a desfoliação e n se recupere

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite galera. Tenho algumas dúvidas então peço que abrem minha mente.., já que é o meu segundo cultivo eu ainda tenho uma série de dúvidas pra tirar com vocês!

essa minha plantinha mais avançada sofreu com amarelamento nas folhas, começaram a secar daí cortei elas perto do caule mesmo.., a minha preocupação é se essa poda pode afetar a planta já que ela é bem nova, tá crescendo o 4 ramo agora.. e o meu outro problema é essa planta menor que a formiga comeu, acabou com ela🤦🏻‍♂️ mas pelo que eu vi ainda tá nascendo as folhas novas então creio que não morreu.. 

minhas outras dúvidas são sobre poda e rega. fiz uma poda top uma vez mas a plantinha já tava bem grande quando eu fiz, queria saber qual é a hora mais adequada para fazer essa poda.. dizem que pode ser a partir do quarto ramo mas confio mais sabendo aqui com vocês! li uma vez que é bom regar a planta com água e açúcar.., realmente causa influência na planta? essas são minhas dúvidas galeraa

IMG_20200723_164735386~2_copy_1737x1892.jpg

IMG_20200723_164705150_copy_1737x2316.jpg

IMG_20200723_164625978_copy_1737x2316.jpg

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, Randal Graves disse:

Galera, preciso de ajuda! De ontem pra hoje minha planta deu uma estressada, creio que em função de alguma mudança que fiz no grow. Estou preocupado pois estava às vésperas de mudar para a flora. Creio que o motivo do estresse foi calor ou light burn, pois o espaço do grow está de fato muito apertado.

A princípio o único sintoma foram as bordas das folhas ficando pontiagudas, indicando formação de garras (tanto pra cima, quanto pra baixo). Descartei wind burn pq os sintomas apareceram de forma geral, não apenas nas folhas próximas ao fan. Os sintomas estão leves, porém já liga o alerta.

As mudanças:
- poda de limpeza, melhorando a iluminação dos ramos interiores
- dei uma "selada" no grow para prepará-lo para a flora e evitar entrada de luz por pequenas brechas. provavelmente é algo que contribui para algum aumento de temperatura (estou sem termômetro, devo providenciar amanhã, mas ao menos tateando o grow a temperatura nao parece ter alterado significativamente). coloquei uns "pés" no pcgrow pra abrir um espaço entre o grow e o chão, melhorando a ventilação e facilitando a vida do fan que joga ar pra dentro.
- uma lampada grande de 25w estava também muito próxima da planta. aliás, de todas as possibilidades eu acredito que tenha sido essa proximidade o principal fator do estresse. Hoje substitui a lampada por uma menor.

A minha dúvida é: como saber se o estresse foi solucionado? Li em diversas publicações que quando essas garras se formam as folhas dificilmente voltam ao normal, mesmo que o problema tenha sido resolvido. Devo esperar novas folhas e, caso estejam sem sintomas, posso considerar que está tudo ok?

É uma situação complicada pois não posso esperar muito tempo pra jogar a planta pra flora em função do espaço, ao mesmo tempo que não quero colocar uma planta estressada pra florir. 

DSC00117 copy.jpg

Irmão não sei se é a foto mas parece estar beeeem verde não? Será que não é excesso de N? A curvatura pra baixo sugere, com a cor. Sorte aí! Abraço. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, cjmango disse:

Alguém sabe me informar se tem algum problema deixar a água descansando já fertilizada? ou o correto seria fertilizar após descansa-la? ou n faz diferença? dúvida bem besta mesmo, no caso o fertilizante é os organicos biobizz topmax, biobloom e biogrow q se trata. Meu medo é q sei lá, a substância dos fertilizantes evaporem por causa da garrafa estar destampada, enoixx

Cara essa é uma excelente questão, será legal ter a opinião de outros growers. O @GrowMind Ja posicionou o que eu concordo - a segurança e descansar primeiro e misturar na hora. 
Mas apenas pra dividir minha experiência absolutamente empírica, eu uso um tonel de 240 L de azeitona pra água de rega e flush. Cultivei por 7 anos, parei outros 5 e voltei este ano. Então já tinha na cabeça que certas coisas eram muito trampo, uma delas é agua. Então faço misturas grandes, em baldes de 30L, e uso pra três ou até quatro regas. Dependendo dá evapotranspiração da uns 8-10 dias. Faço pelo menos 2h de oxigenação com uma bombinha de aquário antes de utilizar a água já fertilizada, e mantenho em galões de água fechados, pra não haver evaporação (o que alteraria ph e ec). 

tenho feito isso há 2 meses e as plantas responderam bem até aqui. Eu SEMPRE meço novamente ph e ec antes das regas com equipo calibrado e ainda não tive problema com alterações na solução.  Também acho importante fazer todos os processos a mesma temperatura. Eu uso um pequeno aquecedor de aquário que deixa a água Sempre em 22C. 
como disse e apenas EMPIRISMO. Uma experiência. Será ótimo ler outras ideias a respeito da comunidade. 

abraço e paz! 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Eregio disse:

Cara essa é uma excelente questão, será legal ter a opinião de outros growers. O @GrowMind Ja posicionou o que eu concordo - a segurança e descansar primeiro e misturar na hora. 
Mas apenas pra dividir minha experiência absolutamente empírica, eu uso um tonel de 240 L de azeitona pra água de rega e flush. Cultivei por 7 anos, parei outros 5 e voltei este ano. Então já tinha na cabeça que certas coisas eram muito trampo, uma delas é agua. Então faço misturas grandes, em baldes de 30L, e uso pra três ou até quatro regas. Dependendo dá evapotranspiração da uns 8-10 dias. Faço pelo menos 2h de oxigenação com uma bombinha de aquário antes de utilizar a água já fertilizada, e mantenho em galões de água fechados, pra não haver evaporação (o que alteraria ph e ec). 

tenho feito isso há 2 meses e as plantas responderam bem até aqui. Eu SEMPRE meço novamente ph e ec antes das regas com equipo calibrado e ainda não tive problema com alterações na solução.  Também acho importante fazer todos os processos a mesma temperatura. Eu uso um pequeno aquecedor de aquário que deixa a água Sempre em 22C. 
como disse e apenas EMPIRISMO. Uma experiência. Será ótimo ler outras ideias a respeito da comunidade. 

abraço e paz! 

caraca mano, suas plantas devem dar um ótimo resultado, pra mim e vários outros marinheiros de primeira viagem é sempre ótimo ler essas experiências, obrigado pela atenção :rasta2bigsmoke0gf:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
7 horas atrás, cjmango disse:

Salve mano, é meu primeiro cultivo tb e estou cultivando desde o inicio no outdoor, no momento n tenho condições de fazer um cultivo indoor e to usando sementes de prensado mesmo, mas pra mim saindo do prensado ta ótimo, elas fizeram 1 mês de flora ontem (perceba o tanto de folhas mortas ali no vaso da maior, foi tudo caindo sozinho)

WhatsApp Image 2020-07-23 at 15.15.49.jpeg

649153779_WhatsAppImage2020-07-23at15_25.21(1).thumb.jpeg.47a19a41c86fa6efec3b5a35f9cd590a.jpeg

590887398_WhatsAppImage2020-07-23at15_25_21.thumb.jpeg.51c6b44d9c7fa58623f8f66a88cff7d2.jpeg

Salve irmão. Minha vontade era deixar no outdoor, mas por medo dei jeito de improvisar um grow. Parabéns pelas meninas. 

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, cjmango disse:

caraca mano, suas plantas devem dar um ótimo resultado, pra mim e vários outros marinheiros de primeira viagem é sempre ótimo ler essas experiências, obrigado pela atenção :rasta2bigsmoke0gf:

Imagina cara comunidade e pra se ajudar. 
Só um detalhe que pensei agora: a água precisa estar já completamente livre de cloro antes de adicionar os ferts. Logo vc vai descansar, adicionar pra só entrar armazenar. E o que eu faço aqui e tem dado certo, me poupa bastante tempo de manejo. 

abrax 

Compartilhar este post

Link para o post
11 horas atrás, mdstroka disse:

Eu to achando q é falta de oxigenio, pq as lampadas estao a uns 20/30cm da planta, eu tava levando a entrada de ar do grow com um fan de 80mm, mas acho q é isso q ta fazendo faltar oxigenio, pq de exaustao tenho um exaustor de 125mm, vou ver se compro um fan melhor para entrada e coloco um ventilador dentro do grow. E muito obrigado pela força!!

Faz entrada de ar por pressão negativa, eu utilizo só um cooler de 100mm pra exaustão, e a entrada é passiva, dá super certo!

paz irmão, tamo junto

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Marvada disse:

Boa noite galera. Tenho algumas dúvidas então peço que abrem minha mente.., já que é o meu segundo cultivo eu ainda tenho uma série de dúvidas pra tirar com vocês!

essa minha plantinha mais avançada sofreu com amarelamento nas folhas, começaram a secar daí cortei elas perto do caule mesmo.., a minha preocupação é se essa poda pode afetar a planta já que ela é bem nova, tá crescendo o 4 ramo agora.. e o meu outro problema é essa planta menor que a formiga comeu, acabou com ela🤦🏻‍♂️ mas pelo que eu vi ainda tá nascendo as folhas novas então creio que não morreu.. 

minhas outras dúvidas são sobre poda e rega. fiz uma poda top uma vez mas a plantinha já tava bem grande quando eu fiz, queria saber qual é a hora mais adequada para fazer essa poda.. dizem que pode ser a partir do quarto ramo mas confio mais sabendo aqui com vocês! li uma vez que é bom regar a planta com água e açúcar.., realmente causa influência na planta? essas são minhas dúvidas galeraa

IMG_20200723_164735386~2_copy_1737x1892.jpg

IMG_20200723_164705150_copy_1737x2316.jpg

IMG_20200723_164625978_copy_1737x2316.jpg

Salve cultivador! na paz?

Sobre as folhinahs cortadas, não se preocupe, ela crescerá sim, mas folhas amarelando assim com elas tão novas pode ser um mal sinal... olhando teu solo, ele tá parecendo bem compacto, qual a composição? tome cuidado com as pragas também, dessa vez o estrago foi pouco, providenciar um inseticida é essencial bro...

Sobre as podas, é isso mesmo, a maioria indica depois do 4º nó da planta, eu espero crescer 6/7 ramos, e podo no 4º, assim ela estará mais saudável para aguentar a poda e desenvolver melhor. Já a aguá com açucar é benéfica sim caso seja um cultivo orgânico, já que o açucar serve como um ''energético'' para a vida microbiana no solo, é tipo um redbull pra bactérias hahaha, assim, elas quebram as grandes moléculas no solo o que falicita a absorção de nutrientes para a planta.

Paz de Jah irmãozinho

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Rondinaldinho disse:

Salve cultivador! na paz?

Sobre as folhinahs cortadas, não se preocupe, ela crescerá sim, mas folhas amarelando assim com elas tão novas pode ser um mal sinal... olhando teu solo, ele tá parecendo bem compacto, qual a composição? tome cuidado com as pragas também, dessa vez o estrago foi pouco, providenciar um inseticida é essencial bro...

Sobre as podas, é isso mesmo, a maioria indica depois do 4º nó da planta, eu espero crescer 6/7 ramos, e podo no 4º, assim ela estará mais saudável para aguentar a poda e desenvolver melhor. Já a aguá com açucar é benéfica sim caso seja um cultivo orgânico, já que o açucar serve como um ''energético'' para a vida microbiana no solo, é tipo um redbull pra bactérias hahaha, assim, elas quebram as grandes moléculas no solo o que falicita a absorção de nutrientes para a planta.

Paz de Jah irmãozinho

A minha ta assim mano, com aquele solo que tu me indicou

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
14 minutos atrás, JanTrindade disse:

A minha ta assim mano, com aquele solo que tu me indicou

adicionou os 20% de isopor? deve ser só aparentemente então, quando misturou, pareceu um solo aerado?

Elas parecem saudáveis mano, como que ta a frequência de rega e fertilização?

pazz

Compartilhar este post

Link para o post

1007330250_ESTRELA24-07.thumb.jpg.ec30dd890a8a9dfd52fa1f175e2f649b.jpg

5 minutos atrás, Rondinaldinho disse:

adicionou os 20% de isopor? deve ser só aparentemente então, quando misturou, pareceu um solo aerado?

Elas parecem saudáveis mano, como que ta a frequência de rega e fertilização?

pazz

20% isopor, 20% húmus, 5% torta, 20% pó de coco, 35% terra vegetal

Um pouco, achei melhor que o antigo. Estava regando diariamente no mesmo horário, agora dei um T na rega, pra esperar a terra secar, pra ver se soluciona, fertilizante, não usei ainda, só depois que vi que rolou isso, dei um pouco de torta de mamona (N) , um pouco de banana batida e amendoim (F) pra ver se ela para com essa vibe. O crescimento dela até agora não parou ao menos

1823496558_MARIA24-07.jpg.bbbf329f6f88685785abfec8d445bbe4.jpg

(Os pontinhos brancos são do pesticida que joguei hoje)

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
35 minutos atrás, JanTrindade disse:

20% isopor, 20% húmus, 5% torta, 20% pó de coco, 35% terra vegetal

Um pouco, achei melhor que o antigo. Estava regando diariamente no mesmo horário, agora dei um T na rega, pra esperar a terra secar, pra ver se soluciona, fertilizante, não usei ainda, só depois que vi que rolou isso, dei um pouco de torta de mamona (N) , um pouco de banana batida e amendoim (F) pra ver se ela para com essa vibe. O crescimento dela até agora não parou ao menos

1823496558_MARIA24-07.jpg.bbbf329f6f88685785abfec8d445bbe4.jpg

(Os pontinhos brancos são do pesticida que joguei hoje)

Boa! espera pra ver como ela reage...o ideal da rega é só quando o solo secar mesmo, regas aqui só duas vezes por semana!

paz irmãozin, já criou um diário?

Compartilhar este post

Link para o post
10 minutos atrás, Rondinaldinho disse:

Boa! espera pra ver como ela reage...o ideal da rega é só quando o solo secar mesmo, regas aqui só duas vezes por semana!

paz irmãozin, já criou um diário?

Criei ontem, mano. Dá um saque lá!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

FORA O AMARELAMENTO, AINDA REPAREI ESSE PROBLEMA NA LATERAL DIREITA DA FOLHA DA (3) MARIA (TADINHA DELA), ALGUMA SOLUÇÃO?😔

(OS PONTINHOS BRANCOS SÃO DO PESTICIDA)

1412583228_FOLHAMEIAMARROM.thumb.jpg.d11f239a498b378fb17f2bcc23459774.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Caros, primeiro cultivo, planta aparentemente com vários locais florindo, mas acho que hermou em um dos ramos. Poderiam confirmar? Para não jogar fora toda planta de uma vez, acham melhor tentar arrancar as bolinhas apenas desses pontos ou esse ramo inteiro? Existe algum relato que isso já deu certo?

hrm.jpg

Compartilhar este post

Link para o post