Ir para conteúdo
Growroom
Alex Kidd

Novatos E Iniciantes Façam Suas Perguntas Aqui

Recommended Posts

10 horas atrás, Creuzebeck disse:

boa noite galera, to no meu primeiro cultivo e to com essa black jack auto ai. apareceram essas manchas nas folhas antigas e está comecando a aparecer nas novas, alguém sabe me dizer se é deficiencia, praga? to cabreiro de perder ela toda, se alguem puder me ajudarP00705-233443_compress38.thumb.jpg.d916d1d9beb78949bf14da29672bbf68.jpgP00705-233557_compress95.thumb.jpg.c3ba9b6378b1f920cea82ee6fc278b5e.jpgP00705-233527_compress13.thumb.jpg.6eaa0e4f2c905d0255495b9331ebe44b.jpgP00705-233507_compress41.thumb.jpg.94a35a20a44b690d0dc9cad777bd6172.jpg

Salve mano!

tive o mesmo problema com essas manchas, e no final descobri que eram os malditos gnats.. mosquitinhos que botam ovos no solo, e as larvas ACABAM com as raízes, voce tem visto mosquitinhos voando perto da terra? se sim, melhor já começar o combate...

Vou deixar alguns tópicos aqui que podem ajudar vocês três @Creuzebeck e @lucasp00

Jah bless!!!!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
58 minutos atrás, fredsrm disse:

Galera, meu primeiro cultivo e após a germinação que foi um pouco atrasada, pus minha menina no pet com Terra vegetal, um pouquinho de vermiculita e bem pouco humus.

Estou deixando durante o dia na luz do sol, a noite no LED 50w e na madrugada no escuro, já são  6 dias e nada dela aparecer, é normal? Estou regando todo dia um pouco a noite.

Obs.: No fim da germinação a ponta branca estava um pouco amarelada.

ME AJUDEM POR FAVOR

WhatsApp Image 2020-07-06 at 09.32.57.jpeg

Salve cultivador! tinha nutrientes nessa terra vegetal? se você colocar uma sementinha que possui apenas a pontinha da raíz (famosa radícula) em um solo carregado de nutrientes, as chances dela morrer são grandes... tire um pouco da terra de cima com cuidado e faça uma avaliação...

Lembrando que nessa fase ela não precisa de luz do sol direta ou de leds... só uma luz indireta já é o suficiente, e não regue todos os dias, isso pode matar ela afogada, logo após germinada ela não absorve mais do que 5 gotas de água por dia, então alterne e deixe dias sem regar.

Depois conta o que rolou, tamo junto! 

JAH bless

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
7 minutos atrás, Juweed disse:

Salve salve. Iniciei meu cultivo faz pouco tempo e só deu ruim com minhas plantinhas até agora.

O que poderia ser a causa dessas folhas envergada pra baixo e com as pontas brancas? Além disso, ela nao ta crescendo, germinou dia 21/05 e nao sai desse tamanho. O ph da terra esta 7.4 (teste em lab), seria esse o motivo? 

Meu grow é caseiro 40x40x120, exaustor de entrada e saida + vent direto nas plantas. Lampadas: leds full spectrum 100w + 30w; fluorescente 120w;  substrato: vermiculita 25% pó de coco 25% terra+humus 50%.

20200704_152316.jpg

Salve cultivador! pelo que parece pode ser duas coisas, deficiência de N ou overwater... como está a mão da rega? tá esperando o solo secar pra fazer? e com que água está regando?

Quanto ao pH, tente abaixar um pouco se conseguir, 7,5 não é muito bom para cannabis..

Jah bless

Compartilhar este post

Link para o post
13 minutos atrás, Rondinaldinho disse:

Salve mano!

tive o mesmo problema com essas manchas, e no final descobri que eram os malditos gnats.. mosquitinhos que botam ovos no solo, e as larvas ACABAM com as raízes, voce tem visto mosquitinhos voando perto da terra? se sim, melhor já começar o combate...

Vou deixar alguns tópicos aqui que podem ajudar vocês três @Creuzebeck e @lucasp00

Jah bless!!!!

tenho visto sim, oleo de neem ja ajuda a tratar as folhas e as raizes? muito obrigado mano pela ajuda ai!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Juweed

como o @Rondinaldinho disse, o pH ta muito alto mesmo

talvez o solo esteja travando

uma das perguntas importantes a se fazer é: descansou o solo 1 mês antes do cultivo? estão com cara de travadas

folha pra baixo pode ser muita água, mas pode ser pH desregulado tb

conta mais do seu solo e da sua rega pra gente, se tiver usando água de torneira ou filtrada, precisa deixar descansando uns dias tb pra evaporar o cloro

abraxx

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia rapaziada,

Gostaria de saber se tem algum problema utilizar Mulching de Fibra de Côco.

Foi o que encontrei pra fazer um leve mulching com intenção de reter a umidade do solo e aumentar a umidade do ambiente nem que seja um pouco. Estou na caminho certo?

1603727568_CapturadeTela2020-07-06as10_49_44.thumb.png.c477508ded5b2b8ed3caf7156d12b404.png

Compartilhar este post

Link para o post
6 minutos atrás, Rondinaldinho disse:

Salve cultivador! pelo que parece pode ser duas coisas, deficiência de N ou overwater... como está a mão da rega? tá esperando o solo secar pra fazer? e com que água está regando?

Quanto ao pH, tente abaixar um pouco se conseguir, 7,5 não é muito bom para cannabis..

Jah bless

Salve mano, valeu pela atenção.

Eu rego bem moderadamente com burrifador, e só rego de novo uns 2 a 3 dias depois, fazendo o teste do palito antes. Estou usando agua da torneira, mas deixo 2 dias evaporando o cloro antes de usar.

Fiz cha de casta de laranja pra tentar baixar o ph, mas ainda nao apliquei. Teria alguma dica de como baixar o ph de forma organica?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
7 minutos atrás, GrowMind disse:

@Juweed

como o @Rondinaldinho disse, o pH ta muito alto mesmo

talvez o solo esteja travando

uma das perguntas importantes a se fazer é: descansou o solo 1 mês antes do cultivo? estão com cara de travadas

folha pra baixo pode ser muita água, mas pode ser pH desregulado tb

conta mais do seu solo e da sua rega pra gente, se tiver usando água de torneira ou filtrada, precisa deixar descansando uns dias tb pra evaporar o cloro

abraxx

Salve mano!!

Como é essa parada de descansar o solo antes? Esse solo eu ja tinha usado em outro cultivo que nao deu certo também. 

A rega to cuidando bastante, só regando com burrifador e só regando quando o palito sai limpo.

Imaginei que poderia ser o ph que nao esta deixando a planta absorver Nitrogenio. Fiz cha de casca de laranja pra tentar deixar mais acido mas n sei se funciona, ainda nao testei. Ce teria alguma dica de como baixar o ph de forma organica, ou sabe se o cha de laranja da certo?

Estou usando agua da torneira e deixando 2 dias num recipiente pra evaporar o cloro, como vc ta dizendo. Ontem eu reguei com fertilizante da composteira pra ver se reagia bem, mas n vi mudança.

Compartilhar este post

Link para o post
54 minutos atrás, Juweed disse:

Salve salve. Iniciei meu cultivo faz pouco tempo e só deu ruim com minhas plantinhas até agora.

O que poderia ser a causa dessas folhas envergada pra baixo e com as pontas brancas? Além disso, ela nao ta crescendo, germinou dia 21/05 e nao sai desse tamanho. O ph da terra esta 7.4 (teste em lab), seria esse o motivo? 

Meu grow é caseiro 40x40x120, exaustor de entrada e saida + vent direto nas plantas. Lampadas: leds full spectrum 100w + 30w; fluorescente 120w;  substrato: vermiculita 25% pó de coco 25% terra+humus 50%.

20200704_152316.jpg

Poderia ser overfert ?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Galera me tira uma dúvida, calcário de concha (calcítico) calcário dolomítico e calcário + gesso são um pouco diferentes, mas pode ser substituído na mesma proporção ?

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Creuzebeck disse:

tenho visto sim, oleo de neem ja ajuda a tratar as folhas e as raizes? muito obrigado mano pela ajuda ai!

Depende do estágio que estão os gnats, o óleo de neem vai matar os adultos que estão voando pelo solo, mas os ovos continuarão a eclodir no solo, aplique o neem até não ver mais nenhum voando perto, você pode tentar algum inseticida mais forte, eu estava diluindo um pouco de neem na rega para tentar acabar com as larvas deles no solo, porém não adiantou muito... só sumirão mesmo por que colhi as plantas...

Tem gente que usa pó de canela em cima do substrato, assim impede adultos de botar ovos, e das larvas de sairem, mas não tive coragem de arriscar, te desejo sorte amigo!!

Jah bless

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Juweed disse:

Salve mano, valeu pela atenção.

Eu rego bem moderadamente com burrifador, e só rego de novo uns 2 a 3 dias depois, fazendo o teste do palito antes. Estou usando agua da torneira, mas deixo 2 dias evaporando o cloro antes de usar.

Fiz cha de casta de laranja pra tentar baixar o ph, mas ainda nao apliquei. Teria alguma dica de como baixar o ph de forma organica?

É um processo complicado principalmente de forma orgânica, o que funcionou pra mim, foi algumas gotinhas de vinagre de limão na água da rega, baixou de 6.8 pra 6.2, o que já é tranquilo para o cultivo

Sobre o chá de casca de laranja, nunca ouvi falar sobre seu uso, mas com certeza irá deixar o solo mais ácido, faça o teste, nada como a experiência para nos fazer aprender, se elas não reagirem bem, faça um flush e continue procurando outras alternativas, no começo é dificil mano, mas o importante é não desistir! 

Jah bless and keep growing!

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, morty prensado disse:

Poderia ser overfert ?

Não tem características de overfert não, deve ter nutrientes no solo mas ela não está conseguindo absorver provavelmente pelo pH muito alcalino

Compartilhar este post

Link para o post

todo mundo vem com papo de falar que clone é menor e etc, mas po, se é um clone, e a bixa nunca saiu da vega, se eu deixar vegar 2 meses vai ficar um monstro de qlqr jeito ué, ne? 

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, morty prensado disse:

Galera me tira uma dúvida, calcário de concha (calcítico) calcário dolomítico e calcário + gesso são um pouco diferentes, mas pode ser substituído na mesma proporção ?

Apesar de muitos acharem que calcário e gesso agrícolas são semelhantes, esses dois produtos químicos possuem características e efeitos nos solos completamente diferentes. Cada um tem uma ação e efeito particular. Porém, na grande maioria dos casos o calcário leva vantagem tanto nos efeitos que proporciona, quanto no impacto econômico do investimento do agricultor.

O agrônomo e PhD pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Paulo Roberto Ernani, explica que o calcário é um composto químico básico forte com solubilidade extremamente baixa. É um produto alcalino que tem a habilidade de elevar o pH do solo, diminuindo, dessa forma, a acidez. Em sua composição, ele tem Ca (quando é calcítico) ou Ca e Mg (quando é dolomítico) e um ânion, normalmente o carbonato, que é o responsável por corrigir a acidez.

O gesso é um sal neutro constituído por Ca e S (CaSO4), normalmente originado como subproduto durante a fabricação do ácido fosfórico. Por ser um sal, e não uma base forte, o gesso não tem a capacidade de elevar o pH do solo, ou seja, não deve ser utilizado com a intenção de diminuir a acidez. Entretanto, quando faltar Ca ou S (enxofre) no solo, ele pode ser utilizado como fertilizante, para fornecer esses dois nutrientes às plantas. Nesse caso, as doses a serem aplicadas devem se situar entre 200 a 400 kg/ha, dependendo do solo.

Ou seja, pra fazer a funcao do calcario que é o recomendado aqui no gr que é regular o solo, eu nao deixaria de usar o calcario, seja de conchas ou dolomitco, eu uso os 2 no meu solo, tanto o de conchas como o dolomitico, ja o gesso ja é mais pra adubar mesmo, pra jogar um calcio e mag no solo, so que tipo, eu nunca usei gesso e minhas plantas nunca apresentaram deficiencia, mas pretendo adicionar no futuro, so pra variar os insumos do meu solo

• Thanks 2

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaziada, tô querendo fazer um esquema de cultivo outdoor complementando o fotoperíodo, alguém pode me informar uma lâmpada led q dê conta do serviço? Pra duas plantas só

Compartilhar este post

Link para o post
13 minutos atrás, jrcavalcante8 disse:

Apesar de muitos acharem que calcário e gesso agrícolas são semelhantes, esses dois produtos químicos possuem características e efeitos nos solos completamente diferentes. Cada um tem uma ação e efeito particular. Porém, na grande maioria dos casos o calcário leva vantagem tanto nos efeitos que proporciona, quanto no impacto econômico do investimento do agricultor.

O agrônomo e PhD pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Paulo Roberto Ernani, explica que o calcário é um composto químico básico forte com solubilidade extremamente baixa. É um produto alcalino que tem a habilidade de elevar o pH do solo, diminuindo, dessa forma, a acidez. Em sua composição, ele tem Ca (quando é calcítico) ou Ca e Mg (quando é dolomítico) e um ânion, normalmente o carbonato, que é o responsável por corrigir a acidez.

O gesso é um sal neutro constituído por Ca e S (CaSO4), normalmente originado como subproduto durante a fabricação do ácido fosfórico. Por ser um sal, e não uma base forte, o gesso não tem a capacidade de elevar o pH do solo, ou seja, não deve ser utilizado com a intenção de diminuir a acidez. Entretanto, quando faltar Ca ou S (enxofre) no solo, ele pode ser utilizado como fertilizante, para fornecer esses dois nutrientes às plantas. Nesse caso, as doses a serem aplicadas devem se situar entre 200 a 400 kg/ha, dependendo do solo.

Ou seja, pra fazer a funcao do calcario que é o recomendado aqui no gr que é regular o solo, eu nao deixaria de usar o calcario, seja de conchas ou dolomitco, eu uso os 2 no meu solo, tanto o de conchas como o dolomitico, ja o gesso ja é mais pra adubar mesmo, pra jogar um calcio e mag no solo, so que tipo, eu nunca usei gesso e minhas plantas nunca apresentaram deficiencia, mas pretendo adicionar no futuro, so pra variar os insumos do meu solo

Só consegui o calcário de concha (calcítico) e vi que no substrato do brother que estou fazendo igual é dolomítico, mantenho a mesma quantidade ? 

Compartilhar este post

Link para o post
12 minutos atrás, morty prensado disse:

Só consegui o calcário de concha (calcítico) e vi que no substrato do brother que estou fazendo igual é dolomítico, mantenho a mesma quantidade ? 

a dosagem pode ser igual sim a do dolomitico, só toma cuidado com o magnesio, pq o dolomitco tem mais disponibildade de magnesio, fora isso, a correção vai ser ate mais rapida no de conchas por ser mais soluvel..

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, tô com essa fêmea q vai estar fazendo 3 semanas de flora, ela está com muitos pistilos e pouca flor, hj reparei uma coisa, será q são bolsas de pólen? Se ela hermou vou passar a faca já 

IMG_20200710_115130.jpg

IMG_20200710_114806.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
7 minutos atrás, cjmango disse:

Pessoal, tô com essa fêmea q vai estar fazendo 3 semanas de flora, ela está com muitos pistilos e pouca flor, hj reparei uma coisa, será q são bolsas de pólen? Se ela hermou vou passar a faca já 

IMG_20200710_115130.jpg

IMG_20200710_114806.jpg

Achei mais dessas coisinhas perto das buds

IMG_20200710_120221.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

@cjmango

é fêmea mesmo, isso aí faz parte do órgão feminino mesmo, é onde recebe pólen e pode produzir seeds

ta linda sua planta! qual seed? se for sativa prensadex então a flora não chegou nem na metade ainda, parece estar saudável ;)

Compartilhar este post

Link para o post

fala - se tanto sobre as pipocas da planta, os brotos pequenos, vamos supor q eu n tire esse benditos brotos e tivesse um cultivo de 30 gramas, e se eu tirar os brotos pros topos ficarem um pouco mais gordo, pq acho q eles ja engordam de fato so pq estão no topo da seiva, teria mais do que 30 gramas apenas por ter removido as pipicas?? qual é a funcao em si de tirar esses brotos? obrigado pelo conteúdo..

Compartilhar este post

Link para o post
8 minutos atrás, GrowMind disse:

@cjmango

é fêmea mesmo, isso aí faz parte do órgão feminino mesmo, é onde recebe pólen e pode produzir seeds

ta linda sua planta! qual seed? se for sativa prensadex então a flora não chegou nem na metade ainda, parece estar saudável ;)

Opa cara, vlw por responder tava preocupado, tinha isolado já kkkkkk. Mas é seed de prensado sim, pior q eu achei ela com um aspecto de sativa mesmo, mas q bom, vlw mano  

Compartilhar este post

Link para o post
Em 06/07/2020 at 13:48, Guilhermenv1 disse:

28 dias de vida, solo não está compactado mas reguei a 3 dias e a agua não desceu, tá parada na raiz, será que ta afogando?

15940540298413044998488428821400.jpg

- Qual a composição do solo?
- Qual o tipo de agua e ph que esta regando ela ? 

Compartilhar este post

Link para o post