Ir para conteúdo
Growroom
Alex Kidd

Novatos E Iniciantes Façam Suas Perguntas Aqui

Recommended Posts

Fala galera, boa tarde, tudo bem?
Está rolando isso com minha planta, procurei respostas em todos os cantos e não achei ...
Alguém já passou por isso ?
As pontas das folhas do meristema apical e das gemas laterais estão saindo enroladas.

Img 20200502 124337801

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Critical Lemon disse:

Como você pretende misturar a perlita no solo atual? 

Seria só no caso do solo ficar duro (não sei se isso realmente vai acontecer) como se fosse um transplante, mas ao invés de pegar outros substratos e jogar esse fora, o reaproveitar.

• Confused 1

Compartilhar este post

Link para o post
25 minutos atrás, Maria Alice Vergueiro disse:

Seria só no caso do solo ficar duro (não sei se isso realmente vai acontecer) como se fosse um transplante, mas ao invés de pegar outros substratos e jogar esse fora, o reaproveitar.

Mas como ? Tirar a planta, deixa ela sem terra nenhuma, misturar a terra e colocar a planta de volta ?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite Galera, 

Como todo brasileiro sem grana resolvi optar pela famosa gambiarra pra complementar a iluminação da minha plantinha, usei uma chapa de PVC branca com um refletor de LED de 100w que produz 9000 lúmens e gostaria de saber se vai de fato ajudar minha plantinha a crescer mais rápido. 

Meu cultivo é out, mas onde ela está só bate poucos minutos de sol por dia.

Desde já agradeço!!!

Abraço!

luz planta.jpeg

luz planta2.jpeg

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
37 minutos atrás, dangarfe disse:

Boa noite Galera, 

Como todo brasileiro sem grana resolvi optar pela famosa gambiarra pra complementar a iluminação da minha plantinha, usei uma chapa de PVC branca com um refletor de LED de 100w que produz 9000 lúmens e gostaria de saber se vai de fato ajudar minha plantinha a crescer mais rápido. 

Desde já agradeço!!!

Abraço!

luz planta.jpeg

luz planta2.jpeg

Bacana a ganbiarra aí dangarfe  rsrsrs

O PVC vai ajudar a concentrar a iluminação na planta sim. Mas, a planta está pouco ramificada. Não quiser fazer umas podas ? Apesar que, se fizer as podas, vai ter que ampliar a circunferência da chapa  rsrs

Compartilhar este post

Link para o post
17 minutos atrás, Terraqueo disse:

Bacana a ganbiarra aí dangarfe  rsrsrs

O PVC vai ajudar a concentrar a iluminação na planta sim. Mas, a planta está pouco ramificada. Não quiser fazer umas podas ? Apesar que, se fizer as podas, vai ter que ampliar a circunferência da chapa  rsrs

Vlw Terraqueo,

Na verdade eu só aprendi sobre poda depois que a planta estava grande, até cheguei a fazer uma, mas como já tinha passado da hora acho que ela continuou pra cima.... rs. Em relação ao pvc, quando começar a faltar espaço vou tirar. To fazendo um clone que será cultivado amarrado em uma cerca de bambu que to fazendo, a ideia é fazer a planta crescer como um espiral e será compartilhado aqui mesmo que dê errado.....kkkkkkkk

Mas valeu as dicas cara, estão sendo de grande valia ....tmj, Abração !!!

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, dangarfe disse:

Boa noite Galera, 

Desde já agradeço!!!

Abraço!

luz planta.jpeg

luz planta2.jpeg

Tudo bem se o PVC aguentar o valor, se a luz não estiver muito perto da planta, se a temperatura e a umidade no ambiente estiverem adequadas a plantinha. 

Se não estiver em flora dá pra fazer umas podas apical e fim. 

🍀

Compartilhar este post

Link para o post
Em 06/05/2020 at 21:53, Terraqueo disse:

@Igor Giovanni essa é pra vc TB... 

@Rfagundes2 já olhou aqui?

Compartilhar este post

Link para o post
20 horas atrás, grt2018 disse:

Estou na duvida se isso é 

EXCESSO DE AGUA OU FERT?

Ela tem 18 dias.. é uma semente de colombia 

Eu só fertilizei o solo com um pouco de FISH MIX da biogrow, pq meu solo é 100 inerte e tive problemas com as outras pelo solo nao ter nada de microorganismos... 
mas talvez tenha feito isso muito cedo... Nao sei... 

Ou tambem pode ser muita agua... apesar de que eu sou cautelosa na agua... 

bebe.thumb.jpg.11e2f49cf7a21200f8de5beb2e7d2b8c.jpg

Sua planta ta igual a minha nao sei o que é, eu acho que a minha ta travada, ta quase a mesma coisa que a sua pouco menor, minha tambem semente de colombia.

Compartilhar este post

Link para o post
51 minutos atrás, marley_grownew disse:

Sua planta ta igual a minha nao sei o que é, eu acho que a minha ta travada, ta quase a mesma coisa que a sua pouco menor, minha tambem semente de colombia.

Estranho ne? A sua esta com essas pequenas manchinhas nas bordas?

Compartilhar este post

Link para o post
19 horas atrás, Terraqueo disse:

Mas como ? Tirar a planta, deixa ela sem terra nenhuma, misturar a terra e colocar a planta de volta ?

Então, uma informação: essas plantas já foram transplantadas, ela estava numa vasilha daquelas de colocar tempero e eu coloquei em baldes que pretendo que sejam os definitivos. Eu sei que não pode deixar a planta "limpa" na hora de transplantar, mas quando fiz este transplante a terra majoritariamente não veio junto. agora que ela tá em um balde bem maior e (penso que) ainda não está realmente enraizada virá menos ainda.

Respondendo sua pergunta, não é minha intenção deixá-la sem terra nenhuma, mas imagino que a maior parte dessa terra não irá vir junto. Então minha dúvida é essa: essa terra que "sobra" pode ser aproveitada?

Aproveitando o ensejo, aquelas duas primeiras folhas que nascem quando está germinando estão amarelando em todas as minhas plantinhas. Li que é normal que isso aconteça com o tempo, mas estou preocupada se isso não pode ter a a ver com algo que prejudique minhas plantinhas mais cedo ou mais tarde. Há como reconhecer isso desde já?

No mais, nunca fui realmente ligada ao cultivo de qq planta, não acho que tenho realmente "mão boa" para plantas, mas sempre quis cultivar a cannabis e não tive muitas oportunidades anteriores.. Estou lendo bastante, mas acho que algo pode acabar passando desapercebido. Provavelmente estou cometendo alguns erros em minha prática.

Abs e agradeço as informações que tenho recebido por aqui.

Compartilhar este post

Link para o post
56 minutos atrás, grt2018 disse:

Estranho ne? A sua esta com essas pequenas manchinhas nas bordas?

Eu acho que estava um pouco cedo para fertilizar, entao vai só na agua nessa proxima semana, para ver se ela destrava.

Falando nisso, a agua que voce coloca, é da torneira, mineral ? 

Compartilhar este post

Link para o post
9 minutos atrás, gelo_stoned disse:

Eu acho que estava um pouco cedo para fertilizar, entao vai só na agua nessa proxima semana, para ver se ela destrava.

Falando nisso, a agua que voce coloca, é da torneira, mineral ? 

Ja estou fazendo isso desde que notei esses sintomas, nao fertilizei mais ela.. 

Entao.. uso agua mineral... porem minha agua mineral aqui tem 9 de ph.. 

entao uso regulador de ph para ficar entre 6.3 6.5

Sera que eh o ideial ? OU é melhor eu pegar da torneira e deixar descansando?
Estou nessa duvida.. 

Ou talvez encontrar uma mineral que seja ph mais baixo, ,para nao precisar forçar tanto abaixando o ph toda vez... 

Compartilhar este post

Link para o post
20 minutos atrás, grt2018 disse:

Ja estou fazendo isso desde que notei esses sintomas, nao fertilizei mais ela.. 

Entao.. uso agua mineral... porem minha agua mineral aqui tem 9 de ph.. 

entao uso regulador de ph para ficar entre 6.3 6.5

Sera que eh o ideial ? OU é melhor eu pegar da torneira e deixar descansando?
Estou nessa duvida.. 

Ou talvez encontrar uma mineral que seja ph mais baixo, ,para nao precisar forçar tanto abaixando o ph toda vez... 

Tambem estou nessa kkk, eu tava pegando a minha agua sai ph7 tava baixando pra 6.6 mais ou menos, mas nao sei se ta dando boa.. to pensando tambem  em colocar da torneira pra descansar

Compartilhar este post

Link para o post

Salve galera, Bom dia Maconheiros!!!

Ontem pela primeira vez complementei a luz da minha planta com um led de verdade, mas percebi que no final da noite quase na hora de apagar ela aparentava não estar gostando muito de toda a luz como mostra na imagem anexada.

Não tenho termômetro, mas coloquei a mão entre a luz e a planta e não percebi calor, até porque ela está ao ar livre.

Será que a planta sente essa diferença de temperatura e eu não? ( a planta é mais sensível )

Meu cultivo é todo out e estou colocando a luz das 18h até 24h e deixo escuro de 24h as 6h quando o dia amanhece.

depois da resposta do MaryBud no post anterior suspeito da temperatura.

Maconheiro cultivador de primeira viagem então por favor me corrijam se algo estiver errado.

Forte abraço galera!!!

Planta 7.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
11 horas atrás, MaryBud disse:

Tudo bem se o PVC aguentar o valor, se a luz não estiver muito perto da planta, se a temperatura e a umidade no ambiente estiverem adequadas a plantinha. 

Se não estiver em flora dá pra fazer umas podas apical e fim. 

🍀

Obrigado pela atenção de sempre irmão, depois dessa resposta estou suspeitando da temperatura pois a planta não se deu muito bem com a luz forte.

Ela não está na flora, pode me explicar melhor essa pode apical ou indicar algum tópico que mostre os detalhes?

Abração!!!

Compartilhar este post

Link para o post
18 minutos atrás, gelo_stoned disse:

Tambem estou nessa kkk, eu tava pegando a minha agua sai ph7 tava baixando pra 6.6 mais ou menos, mas nao sei se ta dando boa.. to pensando tambem  em colocar da torneira pra descansar

Seu ph ta bom... pelo menos vc nao ta tendo que usar tanto o produto para abaixar o ph... 

Mas eu tambem nao sei.. tentei procurar alguma coisa  que fale o que é bom que tenha na agua para as marias.. 

e o que faz mal pra elas tb... pois dessa forma eu posso olhar o rotulo da minha agua.. 

Mas ainda nao achei nada... 

Uma pessoa me falou que nao gosta mt das aguas minerais pq as empresas colocam muitas coisas na agua sabe..
mas tambem penso que a da torneira tem muitaaaaaaaa coisa, inclusive cloro...

ENtao eu ainda to optando pela mineral...

se eu achar algo te aviso

Compartilhar este post

Link para o post
Em 05/05/2020 at 19:13, Tony gordo disse:

Ola amigos... Estou montando uma sapateira grow...

Minha dívida de início é o exaustor... Quero colocar um apenas ..o modelo da ventisol 150mm e irei fazer um filtro de carbono em cano PVC!!!

Há dúvida é o seguinte!!!!!

Haverá vazão do exaustor conectado com o filtro de carbono....

Há sapateira tem 1m de altura, 0.75cm comprimento e profundidade 0.35

Conto com a ajuda de vcs...

Fala man, tô tentando levar numa sapateira também, tenho um cooler de 12cm x 12cm e um ventilador usb puxando o ar pra dentro...3 leds ligados e a temperatura tá entre 20 graus na madrugada, e durante o dia 26 à 29. Também deixei um ventilador médo perto da entrad de ar por fora...Parece que a temperatura tá de boa. Dá uma olhada no meu tópico lá depois...vamos nos ajudando! kkkk 

Compartilhar este post

Link para o post
33 minutos atrás, grt2018 disse:

Seu ph ta bom... pelo menos vc nao ta tendo que usar tanto o produto para abaixar o ph... 

Mas eu tambem nao sei.. tentei procurar alguma coisa  que fale o que é bom que tenha na agua para as marias.. 

e o que faz mal pra elas tb... pois dessa forma eu posso olhar o rotulo da minha agua.. 

Mas ainda nao achei nada... 

Uma pessoa me falou que nao gosta mt das aguas minerais pq as empresas colocam muitas coisas na agua sabe..
mas tambem penso que a da torneira tem muitaaaaaaaa coisa, inclusive cloro...

ENtao eu ainda to optando pela mineral...

se eu achar algo te aviso

Cara, tô com 6 plantas que também acho que estão meio travadas...na semana do dia 14/04 a primeira saiu da terra, e as outras alguns dias depois...agora uma delas murchou e as folhas ficaram marrons...semente de prensado e tô regando só com agua descansada...talvez tenha regado demais no início, além delas terem tomado uma chuva torrencial no out,  ai decidi colocar elas indoor. Postei umas fotos, depois da uma olhada no meu tópico se puder.

Compartilhar este post

Link para o post
51 minutos atrás, gelo_stoned disse:

Achei algumas coisas que pode nos ajudar:

""E é por isso que o primeiro importante passo é descobrir o EC da sua agua encanada (torneira). NEste simples exemplo, usamos uma mistura de 50-50 de agua encanada e agua de osmose reversa para chegarmos ao EC de 0,43.

Obviamente se você tiver um valor acima de 0,8 na sua agua encanada, você terá de baixar seu EC atraves de filtragem. Para jardins pequenos, um filtro normal é suficiente se você não tiver dinheiro para comprar um sistema de osmose reversa. Um filtro convencional deverá reduzir o EC entre 0,15 e 0,20. Uma outra alternativa seria comprar galões de agua mineral para utilizar somente quando for fertilizar. Um boa agua mineral tem EC por volta de 0,25.""

tirado de: 

Outro lugar com outra informação: 

10. A água ideal para suas plantas deve ter um pH levemente ácido (6.3 é o ideal) e relativamente livre de cloro e outras substâncias químicas nocivas (recomenda-se água filtrada ou mineral).

TIrado de: https://www.growroom.net/32-dicas-para-regar-sua-planta/

Tem outro lugar que li que a de torneira é ruim por causa do cloro, mas que a mineral tambem nao é boa.. pq tem minerais que faz mal para a planta...

è duro... cada um fala uma coisa...

Entao me parece que o ideal talvez seja medir o EC tambem.. e procurar uma agua com ph mais ou menos equilibrada...

Eu vou continuar na agua mineral, pq acho mt dificil essa coisa de ter que deixar descansa... mas vou procurar uma agua com ph mais baixo, pq a minha eh 9. 

Compartilhar este post

Link para o post
55 minutos atrás, dangarfe disse:

Obrigado pela atenção de sempre irmão, depois dessa resposta estou suspeitando da temperatura pois a planta não se deu muito bem com a luz forte.

Ela não está na flora, pode me explicar melhor essa pode apical ou indicar algum tópico que mostre os detalhes?

Abração!!!

Ei Dan, 

sobre poda: 

Compartilhar este post

Link para o post
11 minutos atrás, grt2018 disse:

Achei algumas coisas que pode nos ajudar:

""E é por isso que o primeiro importante passo é descobrir o EC da sua agua encanada (torneira). NEste simples exemplo, usamos uma mistura de 50-50 de agua encanada e agua de osmose reversa para chegarmos ao EC de 0,43.

Obviamente se você tiver um valor acima de 0,8 na sua agua encanada, você terá de baixar seu EC atraves de filtragem. Para jardins pequenos, um filtro normal é suficiente se você não tiver dinheiro para comprar um sistema de osmose reversa. Um filtro convencional deverá reduzir o EC entre 0,15 e 0,20. Uma outra alternativa seria comprar galões de agua mineral para utilizar somente quando for fertilizar. Um boa agua mineral tem EC por volta de 0,25.""

tirado de: 

Outro lugar com outra informação: 

10. A água ideal para suas plantas deve ter um pH levemente ácido (6.3 é o ideal) e relativamente livre de cloro e outras substâncias químicas nocivas (recomenda-se água filtrada ou mineral).

TIrado de: https://www.growroom.net/32-dicas-para-regar-sua-planta/

Tem outro lugar que li que a de torneira é ruim por causa do cloro, mas que a mineral tambem nao é boa.. pq tem minerais que faz mal para a planta...

è duro... cada um fala uma coisa...

Entao me parece que o ideal talvez seja medir o EC tambem.. e procurar uma agua com ph mais ou menos equilibrada...

Eu vou continuar na agua mineral, pq acho mt dificil essa coisa de ter que deixar descansa... mas vou procurar uma agua com ph mais baixo, pq a minha eh 9. 

Legal, agora mesmo tava relendo este topico tambem
https://www.growroom.net/board/topic/56222-ph-manifesto/ 
E diz assim:
 Uma água considerada leve e segura está abaixo dos 30ppm no leitor de EC.

Eu tenho o leitor de PPM, entao axo q tenho que converter para EC, mas to comparando aqui o ppm da agua da torneira, do filtro, e amnaha vou medir com a agua descansada.

Por enquanto:
PPM Torneira: 042
PPM Filtro: 036
O medidor de ph meu, axo q ta desregulado, vou regular novamente.

Uma coisa interessante, 2 dias atras, reguei somente com água e medi o Runoff, e o ppm estava na media de 300ppm

Compartilhar este post

Link para o post
7 minutos atrás, gelo_stoned disse:

Legal, agora mesmo tava relendo este topico tambem
https://www.growroom.net/board/topic/56222-ph-manifesto/ 
E diz assim:
 Uma água considerada leve e segura está abaixo dos 30ppm no leitor de EC.

Eu tenho o leitor de PPM, entao axo q tenho que converter para EC, mas to comparando aqui o ppm da agua da torneira, do filtro, e amnaha vou medir com a agua descansada.

Por enquanto:
PPM Torneira: 042
PPM Filtro: 036
O medidor de ph meu, axo q ta desregulado, vou regular novamente.

Vou testar a minha tambem!! 

LEgal, valeu!!

Compartilhar este post

Link para o post