Ir para conteúdo
Growroom
Alex Kidd

Novatos E Iniciantes Façam Suas Perguntas Aqui

Recommended Posts

2 horas atrás, henrikue disse:

Salve Maninho, desculpa ai pela dor de cabeça na próxima tiro umas fotos melhores. XD 

Meu solo é Orgânico, é mistura (Perlita, Humús, Compostagem), complemento com regas fertilizantes Forth Orquídeas + Mg (Dei em 1 rega até agora).
O problema é de hoje sim faz uma semana que começou, na terceira semana de flora. A temperatura está 33° perto da lampada e 25~28° perto das raízes. Umidade na casa dos 40%, PH sempre medido está sempre regulando entre 5.8~6.5 , o RunOff também nessa medida Ec de rega 400ppm, Ec do runoff na casa dos 200 ppm.

Creio que é carência de N mesmo já tinha esse pensamento até porque sempre cuidei do ph, solo e etc. Como só entrei com fertilizante na flora pois meu solo é orgânico e bom, é bem capaz que seja o N mesmo. 

Fiz uma rega com ferth esses dias com N na base e vamos ver.

Agradeço ai galera. 

 

Joia, cara, tá bem encaminhado. 

Você tá usando o Forth Orquídeas líquido ou solúvel. Colei lá no site e vi que o líquido é 2-14-8 enquanto o solúvel é 9-45-15. A proporção do líquido é um pouco fraca em N, mesmo o solúvel tem um P bem intenso, mas o N fica meio pra trás.

Como de costume em detalhes técnicos do cultivo, a proporção ideal exata de NPK é motivo de muito choro e ranger de dentes. Mas as informações mais sólidas que vi em fóruns gringos dizem pra usar proporção de 1-3-2 na floração. Assim, o Forth Flores seria perfeito já que é 6-18-12 no solúvel e 3-9-6 no líquido. Aliás, não deve ser muito coincidência que o Forth Flores seja melhor pra crescer... flores! 😁 

Claro 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Retmalu disse:

Salve mano!

Nunca imaginei que eu fosse ler tanto kkk é só assim pra aprender mesmo. (ou errando).

O Black flag sabe muito mesmo, com certeza fruto da dedicação dele, um dia chegaremos lá kkk

Agora tô lendo o diário do @pedrero[email protected] [email protected] só tem fera aí meu!! (ler com voz do Faustão). Recomendação do King que encontrei por aí nos tópicos 😁

Pra não perder o costume vou deixar a dúvida do dia... 😂

Comprei calcário dolomitico, mas na embalagem não diz nada de dolomitico, queria saber se realmente é este o calcário correto🤷

Também peguei uma turfa (a menos pior que encontrei) será que rola 25% húmus de minhoca 40% de fibra de coco e 35% dessa turfa ? Umas colheres de torta de mamona & farinha de osso e calcário dolomitico.

Seguem imagens

Valeu galera!! 

✌️✌️

 

IMG_20180719_110510688_crop_711x491.jpg

IMG_20180719_113051770_HDR-1200x1600.jpg

Mano, fiquei no vácuo nesse lance do calcário e fui pesquisar -- porque, tenha certeza, estudar serve pra todos. Aí encontrei a seguinte informação nesse site:

Citar

O calcário é classificado em calcítico, magnesiano ou dolomítico quando apresenta menos de 5% de óxido de magnésio (%MgO), de 5-12% de MgO e acima de 12% de MgO, respectivamente.

 

O seu calcário tem 17,5% de MgO, então passou de ano sem ficar de recuperação. 😂

A turfa parece bacana, minha primeira reação foi dizer "turfa é turfa!" 😋 Alguém especialista em usar turfa pode dar opinião exata sobre tipos diferentes e tal, mas me parece tranquilo. A capacidade de retenção de água (CRA) de 60% indica que ela é mais pra esponja mesmo, mas a mistura vai ser equilibrada com a fibra de coco. E repare que, como eu comentei, o pH dela é ligeiramente ácido. 5,8 está um pouco abaixo do confortável pra cânabis, mas outros ingredientes vão equilibrar isso, especialmente o calcário e a farinha de osso. 

Eu não vou dizer que a receita está ótima porque, como já disse, repeti e reforcei, não tenho experiência com turfa. Mas... me parece bacana, a maior quantidade de fibra de coco vai garantir uma drenagem legal. Usando os aditivos básicos, vai segurar a vega -- note que a turfa também já tem um pouco de fertilizante -- e aí você suplementa conforme for necessário.

Antes de bater o martelo, tente dar uma confirmada com quem usa turfa pra ver se eles recomendam algum ajuste.

  • Thanks 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salve salve jovens...

 

Minhas marias estão com as folhas amarelando !!  As piores folhas estão em duas cinderelas que plantei a dois meses, mas tenho mais duas no grow que tbm amarelaram, mas não de forma tão agressiva. 

Utilizo os fertilizantes da GH, fiz a última rega com fert a cerca de 10 dias. Estou desconfiado que possa ser o fert, pois o PH do solo está dando 6.5 - 6.0. Se for essa causa o que posso fazer?

 

#pas

 

 

71ADDE1F-4E42-4EC0-B38D-EDE56109EB32.jpeg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, King of the bongo disse:

Qual é a composição do seu solo? Como andam a temperatura e umidade? Você fertilizou as plantas como? Qual é o intervalo entre as regas? Quanto tempo leva para o solo secar? Qual tipo de água está usando? Monitora o pH? O amarelamento nas folhas inferiores começou quando? Foi antes ou depois da leve sobrefertilização com nitrogênio sugerida pelas folhas muito verdes repolhadas e com pontas formando uma garra? E a cor verde limão começando na base dos brotos do topo? O desenvolvimento das plantas estacionou ou ela vinha mostrando crescimento travado?

O solo que estava usando antes do transplante era mistura de pó de coco (60%), terra vegetal do quintal(10%), vermiculita (20%), areia de lagoa (10%).

Agora nos vasos novos tem pó de coco (80%), terra vegetal do quintal (5%), vermiculita (5%), húmus (10%).

A temperatura fica em média no grow 31º e a humidade em 60%. Geralmente o solo seca em um dia.

Uso água da torneira descansada de um dia pro outro e às vezes água filtrada. Tava monitorando o ph da  água no início, mas to sem o medidor agora.

O amarelamento começou à uns 5 dias, depois do problema com o nitrogênio. A cor verde limão dos brotos (o que isso indica?) é desde que começaram a brotar os primeiros.

A mais nova cresceu mais rápido e a mais velha ta meio travada pois pegou menos luz no início. Mas acho que o crescimento das duas ta meio devagar. No grow tenho 4 lâmpadas de Led 30W 6000k (10800Lms total).

São essas as informações gerais. O que devo corrigir?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite galera, dei um pequeno upgrade na iluminação, não dá pra investir muito por enquanto kkkk.

1 halógena 100w

2 led Full spectrum 28w cada

IMG_20180719_201747195.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite jardineiros.

Estou no meu segundo cultivo indor e tenho algumas dúvidas que acredito ser o lugar correto para sanar.

1- Caso haja, qual o melhor horário para realizar a rega e porque? (Assim que as lâmpadas acenderem, no meio do ciclo ou pouco antes de apararem)

2- Em utilização de fertilizantes, quanto tempo devo deixar a mistura pronta antes da rega? (Costumo regar logo após a mistura)

3- O stress hídrico deve ser utilizado a partir de quanto tempo e até quanto tempo após a germinação?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, Joaquim Thceira disse:

Salve salve jovens...

 

Minhas marias estão com as folhas amarelando !!  As piores folhas estão em duas cinderelas que plantei a dois meses, mas tenho mais duas no grow que tbm amarelaram, mas não de forma tão agressiva. 

Utilizo os fertilizantes da GH, fiz a última rega com fert a cerca de 10 dias. Estou desconfiado que possa ser o fert, pois o PH do solo está dando 6.5 - 6.0. Se for essa causa o que posso fazer?

 

#pas

 

 

71ADDE1F-4E42-4EC0-B38D-EDE56109EB32.jpeg

Isso parece deficiência de potássio. 

As plantas estão há dois meses em vegetação ou já na floração? Onde começou esse amarelamento? Está espalhando? Quantos dias atrás começaram os sintomas?

Essa última rega com ferts há 10 dias foi seguida de quantas só com água e com qual intervalo? O solo está permanecendo molhado, seco ou muito pelo contrário? A umidade baixou muito nos últimos dias por aí também? Isso poderia estar secando o solo antes do normal.

Já fez algum enxague do solo desde que plantou? O problema pode ser um acúmulo de sais no solo, o que bloqueia a absorção de nutrientes. Caso não tenha feito pelo menos nas últimas quatro semanas, faça.

Se esse dano estiver começando nas folhas mais expostas à luz mas outras folhas próximas na sombra estão saudáveis, pode ser excesso de luz. Uma foto mais geral da planta ajudaria a confirmar e até ver se tem mais algum sintoma associado.

Estando tudo bem com esses pontos, a origem pode estar na fertilização insuficiente mesmo. As plantas com dois meses começam a ficar com muita fome e podem estar esgotando a dose antes do prazo. Se a deficiência apareceu depois de uma semana da rega com ferts, essa cara feia pode ser fome. Se foi em menos de 4 dias, a chance de ser sais no solo é maior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, manduladino disse:

O solo que estava usando antes do transplante era mistura de pó de coco (60%), terra vegetal do quintal(10%), vermiculita (20%), areia de lagoa (10%).

Agora nos vasos novos tem pó de coco (80%), terra vegetal do quintal (5%), vermiculita (5%), húmus (10%).

A temperatura fica em média no grow 31º e a humidade em 60%. Geralmente o solo seca em um dia.

Uso água da torneira descansada de um dia pro outro e às vezes água filtrada. Tava monitorando o ph da  água no início, mas to sem o medidor agora.

O amarelamento começou à uns 5 dias, depois do problema com o nitrogênio. A cor verde limão dos brotos (o que isso indica?) é desde que começaram a brotar os primeiros.

A mais nova cresceu mais rápido e a mais velha ta meio travada pois pegou menos luz no início. Mas acho que o crescimento das duas ta meio devagar. No grow tenho 4 lâmpadas de Led 30W 6000k (10800Lms total).

São essas as informações gerais. O que devo corrigir?

As duas plantas estão com sinal de deficiência de nitrogênio nas folhas amarelas embaixo.

As folhas formando canoa da planta da direita parecem ser de calor, 31 °C em média é muito quente. Tente manter a máxima, não a média, em 28 °C. Veja se reconhece:

leaf-edges-tipped-up-from-heat-sm.jpg

Essa planta inteira parece mais frágil, imagino que seja a mais velha que pegou pouca luz. Se ela ficou assim depois que você colocou mais perto da luz pra ela acompanhar a irmã, tá explicado.

Mas, no geral, seu substrato parece estar muito encharcado e as plantas não estão gostando. Ele seca em um dia a que profundidade. Se cavar com o dedo 5 cm e estiver bem úmido, ainda não é pra regar., principalmente agora que elas estão em vasos grandes, mas ainda são pequenas.

Aquelas folhas cansadas da planta mais velha lembram bem essas:

2060876546_overwater2.thumb.JPG.2a8d8d950a0050d7d122e3c1f9b63d49.JPG

Repare que os brotos têm aquele amarelinho no meio com as filhas bem fininhas. Esse amarelo pode indicar deficiência  de ferro, que não é bem absorvido se as raízes estiverem sempre molhadas. Falta de ferro dá anemia na planta e ela cresce pouco.

Você usou só o pó de coco ou tem a fibra junto? O pó é como uma esponja, retém tanta água quanto a vermiculita. Que, juntos, são 85% da mistura. Húmus também tende a segurar um pouco mais de água e a terra vegetal do quintal provavelmente não deixa o solo aerado. 

A não ser que já tenha usado uma mistura como Amafibra, que já vem misturado pó e fibra, seria bom acrescentar. Ou você pode colocar palha de arroz carbonizada (ou não, mas a carbonizada é melhor pra planta), que também aumenta a drenagem. Evite perlita porque é um recuro não renovável e meio chata de trabalhar.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
41 minutos atrás, Chá verde 2002 disse:

Salve rapaziada tô querendo começar a cultivar, queria que tirassem uma dúvida minha, sementes que são encontradas na hora de dichavar da pra aproveitar elas pra fazer uma plantação ou nem bomba ?

Salve brother,

Claro que bomba, as sementes do seu prensado pode render uma bela de uma flor, cheirosa e bem resinada, sem contar que será uma excelente experiência até você pegar as manhas do cultivo. Da uma lida nos tópicos referente a germinação e mete bala que fazendo tudo certinho, por volta de uns 3 a 4 meses estará colhendo sua própria erva.

Abraço e boa sorte aí.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, King of the bongo disse:

O Sargento Peçanha!

😂

😂😂 passo ein . 

Passei por 3 aeroportos internacionais usando aquela sua dica King, viajar com ganja pra consumo próprio é foda, pois sempre vai te fiscalização rígida ou ingênua porém, estou certo de afirmar que o q entrega mesmo é a cara do sujeito com recibo de culpado p outros grato mano 🤞🏻

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, King of the bongo disse:

As duas plantas estão com sinal de deficiência de nitrogênio nas folhas amarelas embaixo.

As folhas formando canoa da planta da direita parecem ser de calor, 31 °C em média é muito quente. Tente manter a máxima, não a média, em 28 °C. Veja se reconhece:

leaf-edges-tipped-up-from-heat-sm.jpg

Essa planta inteira parece mais frágil, imagino que seja a mais velha que pegou pouca luz. Se ela ficou assim depois que você colocou mais perto da luz pra ela acompanhar a irmã, tá explicado.

Mas, no geral, seu substrato parece estar muito encharcado e as plantas não estão gostando. Ele seca em um dia a que profundidade. Se cavar com o dedo 5 cm e estiver bem úmido, ainda não é pra regar., principalmente agora que elas estão em vasos grandes, mas ainda são pequenas.

Aquelas folhas cansadas da planta mais velha lembram bem essas:

2060876546_overwater2.thumb.JPG.2a8d8d950a0050d7d122e3c1f9b63d49.JPG

Repare que os brotos têm aquele amarelinho no meio com as filhas bem fininhas. Esse amarelo pode indicar deficiência  de ferro, que não é bem absorvido se as raízes estiverem sempre molhadas. Falta de ferro dá anemia na planta e ela cresce pouco.

Você usou só o pó de coco ou tem a fibra junto? O pó é como uma esponja, retém tanta água quanto a vermiculita. Que, juntos, são 85% da mistura. Húmus também tende a segurar um pouco mais de água e a terra vegetal do quintal provavelmente não deixa o solo aerado. 

A não ser que já tenha usado uma mistura como Amafibra, que já vem misturado pó e fibra, seria bom acrescentar. Ou você pode colocar palha de arroz carbonizada (ou não, mas a carbonizada é melhor pra planta), que também aumenta a drenagem. Evite perlita porque é um recuro não renovável e meio chata de trabalhar.

 

É vou ter que maneirar nas regas mesmo. O calor tá quase impossível de baixar pq minha região é muito quente e tô sem condições de investir num sistema de circulação de ar mais eficiente do que já tenho.

Mas minha dúvida agora é se já aplico mais fertilizantes (biobizz), pra tentar corrigir as deficiência. Já tá com 10 dias da última aplicação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 horas atrás, King of the bongo disse:

Com uns dois meses de floração, é normal as folhas começarem a pedir arrego, afinal a planta quer é fazer flor em vez de folha. A planta tem cara de ser uma sativona, é comum não dar aquelas pernas de gorila em volta do caule e ela deve ter mais algumas semanas até finalizar, mas já tá na reta final.

Olhando assim de longe, os camarões não parecem ruins. Eles tendem a dar uma engordada na fase final, mas não é milagre, claro. Esse tipo de desenvolvimento tem que ser garantido ao longo da vida da planta, tentar inchar belota só no final fica difícil.

Você falou abudo de tomate 10 10, mas tá faltando pelo um número aí. 10 10 10? 10 14 10? Se for 10 10 10, a planta não está recebendo tanto fósforo (o P no NPK) quanto gostaria, o que interfere diretamente na formação de flores. Ela se desenvolve, tá bonita, mas fica faltando aquele quê a mais pra inchar. Tipo alguém puxando ferro na academia com alimentação normal ou tomando whey protein, o nutriente fica mais disponível pra formar músculo se rolar um suplemento fortificado.

Se for esse o caso, tente encontrar um NPK 10 14 10 ou até maior, quanto maior o número do meio, melhor pras flores. Só não exagere ou, em vez de curtir a comida nova, a planta vai ter intoxicação alimentar. Quando os cristais começarem a escurecer, faça um enxague forte na terra e pare de adubar pra eliminar o excesso de minerais nas flores e aliviar o sabor. 

Vw mano vo atraz desse 10 14 10 o meu e so 10 10 10 vlw mrm no proximo aki ja sei como e mais ou menos ai estilo mano o 10 10 10 e mas para vega ne e esse 10 14 10 para flora ne to plantando outro aki vo posta uma foto dpz qando ele cmca a cresce

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
20 horas atrás, King of the bongo disse:

Essa planta é de prenseed ou genética profissional? Com 6 semanas de floração, ela pode já estar se encaminhando para a aposentadoria mesmo, boa parte das genéticas mais pra indica costuma maturar com 8 a 9 semanas, então a sua projeção estaria correta. Nesse caso, como o amarelamento está exclusivamente nas folhas periféricas mais antigas, pode ser mesmo só o processo natural de priorização das flores.

Remova essa folhas amarelo marca-texto pra planta parar de se preocupar com elas. Se quiser, acrescente um pouco de húmus ao seu chá pra fornecer micronutrientes, apesar de já estar usando o guano (cocô de morcego) e a planta parecer saudável no geral. Aliás, o chá é só da casca de banana ou inclui também o guano e o esterco? Caso esteja misturando o guano diretamente na terra como dá pra ver a casca de ovo, pode ser ruim pras raízes porque o material é muito concentrado. Se for na forma de chá, a não ser que coloque de quilo, não haveria problema.

Essa semente eu ganhei de um amigo que já cultiva  a algum tempo, ele me deu 5... 

Quanto ao chá eu fiz o chá de guano e o chá da cascas de bananas e quando vou aplicar eu misturo os dois,  o esterco eu já apliquei só como tipo camada , mais só foi uma vez !  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 horas atrás, King of the bongo disse:

Joia, cara, tá bem encaminhado. 

Você tá usando o Forth Orquídeas líquido ou solúvel. Colei lá no site e vi que o líquido é 2-14-8 enquanto o solúvel é 9-45-15. A proporção do líquido é um pouco fraca em N, mesmo o solúvel tem um P bem intenso, mas o N fica meio pra trás.

Como de costume em detalhes técnicos do cultivo, a proporção ideal exata de NPK é motivo de muito choro e ranger de dentes. Mas as informações mais sólidas que vi em fóruns gringos dizem pra usar proporção de 1-3-2 na floração. Assim, o Forth Flores seria perfeito já que é 6-18-12 no solúvel e 3-9-6 no líquido. Aliás, não deve ser muito coincidência que o Forth Flores seja melhor pra crescer... flores! 😁 

Claro 

Rei tenho o Flores aqui também, uso no começo da flora. Na verdade já usei em outros ciclos, nesse não. O FORTH Flores é pouco solúvel em água, por isso optei por usar o Orquídeas ele é reembasado da PETERS e muito solúvel jogou na água dissolveu.  

Então vou voltar usar o ForthFlores ver se melhora, dei mg ontem também em pouca quantidade e bora lá. 

 

Orquídeas são flores mybrow. 😆😆

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salve galera..... Me tirem essa duvida por favor;  to usando um solo de  50%mix perlita fibra de cocô vernicula e pó de nem x 50% turfa , com 30 dias de vida apliquei NPK 10-4-4 dosagem menor que recomendado no rotulo, fui medir o PH do solo e me deparei com 7.7 bem alto né? oque devo fazer para manter baixar o PH  e manter ideal??  Tem uma folinha q começou a enrugar a ponta... 

 

vlw

20180720_104236.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, manduladino disse:

É vou ter que maneirar nas regas mesmo. O calor tá quase impossível de baixar pq minha região é muito quente e tô sem condições de investir num sistema de circulação de ar mais eficiente do que já tenho.

Mas minha dúvida agora é se já aplico mais fertilizantes (biobizz), pra tentar corrigir as deficiência. Já tá com 10 dias da última aplicação.

Enquanto o solo está muito molhado, dar mais ferts na rega pode causar excesso de certos nutrientes e bloquear outros, estressando as raízes ainda mais -- inclusive logo após um transplante. Espere o substrato secar bem -- sem exagero, teste com um espetinho de churrasco -- antes de fazer outra rega só com água com pH ajustado e faça uma fertilização foliar enquanto isso. Depois você retoma a fertilização normal com regas com menor volume e mais espaçadas pra achar um ritmo adequado. 

Normalmente, usa-se entre 1/4 e 1/2 da dosagem normal pra foliar, e lembre que não precisa preparar a mesma quantidade que usaria na rega, só o suficiente pra cobrir a superfície das folhas sem acabar encharcando o solo de novo (pra duas planta pequenas, meio copo seria bem mais que suficiente). Borrife especialmente por baixo das folhas logo depois de se apagarem as luzes pra evitar queimaduras e, no dia seguinte, borrife bem as plantas só com água pra eliminar sais da superfície. 

Isso vai suprir o que elas não estão conseguindo absorver pelas raízes, mas é um paliativo. Pra solucionar a origem do problema, precisa dar uma repaginada no substrato com fibra de coco (lave bem pra retirar sais e tanino) ou palha de arroz, ou até mesmo perlita, mas ao menos controlar as regas. Como elas estão em vasos grandes agora, não molhe tudo até encharcar, mas apenas uns 3 dedos em torno delas e não diretamente na raiz. Conforme forem se recuperando e crescendo, aumente esse raio pra acompanhar as raízes.

Se você puder, tente afastar um pouco a planta que parece ter estresse térmico da luz e aponte aquele miniventilador para ela, mirando nas folhas pra afastar o calor. Isso também vai acelerar a transpiração e ajudar a secar o solo. E também deixe as luzes apagadas nos horários mais quentes do dia, como 10 a 16 h, caso já não faça isso, evitando que passe dos 30 °C. Em último caso, desligue uma das lâmpadas, é preferível as plantas terem um pouco menos de luz do que cozinharem. Seu espaço parece ter uns 45 x 45 cm e quase 11 mil lúmens são suficientes até pra uma floração, então dá pra levar com menos na vega pelo menos até poder aumentar a exaustão. Mas tente também ser se consegue otimizar o fluxo de ar com o que você já tem, às vezes um detalhe simples como afastar a saída de ar da parede ou aumentar o tamanho da entrada (deixe a entrada passiva e concentre os ventiladores na exaustão) já consegue baixar a temperatura em um grau ou mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, railan disse:

Essa semente eu ganhei de um amigo que já cultiva  a algum tempo, ele me deu 5... 

Quanto ao chá eu fiz o chá de guano e o chá da cascas de bananas e quando vou aplicar eu misturo os dois,  o esterco eu já apliquei só como tipo camada , mais só foi uma vez !  

Então tá tudo sob controle, exceto a sua ansiedade pra colher um do ótimo e fumar o seu próprio produto! 😉

Cuidado com o esterco, ele pode zoar o solo se não estiver muito bem curtido e até se estiver, é uma bomba muito concentrada pra aplicar puro. Se for pra preparar solo, uma quantidade bem modesta é bom, mas precisa deixar descansar umas 3 ou 4 semanas pelo menos pra compostar na terra. Mas pelo jeito você já se ligou nisso e parou de usar assim, tá tranquilo.

Reta final, maninho, agora é só dar carinho e não se precipitar. Colha no ponto, seque com calma, cure com paciência. Depois, é só fumar com prazer! ✌️

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, henrikue disse:

Orquídeas são flores mybrow. 😆😆

 

Hahahahaha

Tava esperando uma resposta por aí mesmo, mas acho que estamos falando a mesma língua!

Real isso, o Peters deve ser mais solúvel por ter uma fórmulação melhor. Talvez seja o caso de usar o Flores foliar na terra, mas precisaria ajustar a dose e aí é mais seguro consultar quem usa ou já usou pra dizer.

✌️

 

  • Thanks 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
36 minutos atrás, CRONOSdudu disse:

Salve galera..... Me tirem essa duvida por favor;  to usando um solo de  50%mix perlita fibra de cocô vernicula e pó de nem x 50% turfa , com 30 dias de vida apliquei NPK 10-4-4 dosagem menor que recomendado no rotulo, fui medir o PH do solo e me deparei com 7.7 bem alto né? oque devo fazer para manter baixar o PH  e manter ideal??  Tem uma folinha q começou a enrugar a ponta... 

 

vlw

20180720_104236.jpg

Deixe o substrato secar bem e faça um enxague com água e um pouco de calcário dolomítico com pH ajustado entre 6 e 6,5. Depois de passar umas três vezes o volume do vaso, faça a última passagem com água com o calcário e também uma dose baixa de ferts e aguarde secar bem novamente antes de fazer a próxima rega. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
25 minutos atrás, King of the bongo disse:

Enquanto o solo está muito molhado, dar mais ferts na rega pode causar excesso de certos nutrientes e bloquear outros, estressando as raízes ainda mais -- inclusive logo após um transplante. Espere o substrato secar bem -- sem exagero, teste com um espetinho de churrasco -- antes de fazer outra rega só com água com pH ajustado e faça uma fertilização foliar enquanto isso. Depois você retoma a fertilização normal com regas com menor volume e mais espaçadas pra achar um ritmo adequado. 

Normalmente, usa-se entre 1/4 e 1/2 da dosagem normal pra foliar, e lembre que não precisa preparar a mesma quantidade que usaria na rega, só o suficiente pra cobrir a superfície das folhas sem acabar encharcando o solo de novo (pra duas planta pequenas, meio copo seria bem mais que suficiente). Borrife especialmente por baixo das folhas logo depois de se apagarem as luzes pra evitar queimaduras e, no dia seguinte, borrife bem as plantas só com água pra eliminar sais da superfície. 

Isso vai suprir o que elas não estão conseguindo absorver pelas raízes, mas é um paliativo. Pra solucionar a origem do problema, precisa dar uma repaginada no substrato com fibra de coco (lave bem pra retirar sais e tanino) ou palha de arroz, ou até mesmo perlita, mas ao menos controlar as regas. Como elas estão em vasos grandes agora, não molhe tudo até encharcar, mas apenas uns 3 dedos em torno delas e não diretamente na raiz. Conforme forem se recuperando e crescendo, aumente esse raio pra acompanhar as raízes.

Se você puder, tente afastar um pouco a planta que parece ter estresse térmico da luz e aponte aquele miniventilador para ela, mirando nas folhas pra afastar o calor. Isso também vai acelerar a transpiração e ajudar a secar o solo. E também deixe as luzes apagadas nos horários mais quentes do dia, como 10 a 16 h, caso já não faça isso, evitando que passe dos 30 °C. Em último caso, desligue uma das lâmpadas, é preferível as plantas terem um pouco menos de luz do que cozinharem. Seu espaço parece ter uns 45 x 45 cm e quase 11 mil lúmens são suficientes até pra uma floração, então dá pra levar com menos na vega pelo menos até poder aumentar a exaustão. Mas tente também ser se consegue otimizar o fluxo de ar com o que você já tem, às vezes um detalhe simples como afastar a saída de ar da parede ou aumentar o tamanho da entrada (deixe a entrada passiva e concentre os ventiladores na exaustão) já consegue baixar a temperatura em um grau ou mais.

Com relação ao "substrato secar bem", tenho uma dúvida: estava fazendo a rega das minhas plantas 2x na semana, às vezes espaçando 3 dias, outras 4 dias, com a técnica do palito de churrasco. Essa semana recebi da China um medidor de umidade e tenho espetado ele no solo e a indicação é que da metade pra baixo do vaso ele está bem úmido, então a conclusão que eu chego é que estava colocando mais água do que realmente necessário. Isso confere? É normal que a rega seja feita em períodos mais longos, podendo até passar de uma semana? Abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salve irmãos,

Estou com uma dúvida em relação a água, possuo cisterna em casa e queria saber se essa água da chuva seria recomendada para as plantas, ao mesmo tempo que penso que seja boa por ser natural, penso que tem muita sujeira dos telhados, folhas cocô de passarinho e etc kkk mas toda essa sujeira fica depositado no fundo da caixa, a lâmina de água da parte de cima parece ser bem limpa, será que posso utilizar somente ajustando o ph ? 

Valeuu ✌️🖖

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 minutos atrás, JessePinkman disse:

Com relação ao "substrato secar bem", tenho uma dúvida: estava fazendo a rega das minhas plantas 2x na semana, às vezes espaçando 3 dias, outras 4 dias, com a técnica do palito de churrasco. Essa semana recebi da China um medidor de umidade e tenho espetado ele no solo e a indicação é que da metade pra baixo do vaso ele está bem úmido, então a conclusão que eu chego é que estava colocando mais água do que realmente necessário. Isso confere? É normal que a rega seja feita em períodos mais longos, podendo até passar de uma semana? Abs.

Isso vai depender do tamanho do vaso e tamanho da planta. Uma planta pequena em um vaso grande pode ficar uma semana sem precisar de rega até conseguir ocupar o espaço e começar a beber de golada.

A regra básica é cutucar o solo com o dedo indicador -- é mais sensível do que um palito -- até a metade, mais ou menos 5 cm. Se essa primeira camada estiver seca, considerando que seja um solo com boa drenagem, já pode ser feita outra rega, buscando não molhar só diretamente no pé da planta, mas fazendo um anel em torno dela pra evitar concentrar a umidade e incentivar que a raiz se espalhe. Deve-se evitar que a camada superior fique constantemente úmida porque isso permite o desenvolvimento de gnats e outras pragas, então boa circulação de ar fica ainda mais importante.

O fato de a metade inferior do vaso estar úmida -- não sei a altura, mas penso que seja mais que uns 20 cm -- não é um problema. Na natureza, a terra também se mantém úmida a partir de certa profundidade e as plantas se ajustam a isso enviando a raiz principal em busca de água e espalhando as raízes secundárias em busca de alimento. Se o fundo ficar constantemente encharcado e sem oxigênio, sendo um ambiente ruim pra raiz, a planta vai saber evitar e só vai ocupar aquele espaço quando a planta já tiver tamanho suficiente pra mantê-lo mais ou menos seco. Por outro lado, a faixa superior onde estão as secundárias não deve ficar constantemente úmida, mas também não pode esturricar ou a planta sofre seja por desidratação ou por não poder absorver nutrientes.

Esse é o princípio do sistema hempy bucket, por exemplo, que cria uma camada de uns 5 cm no fundo onde a água se acumula e forma uma reserva, imitando um lençol freático e permitindo que a planta reproduza o comportamento selvagem.

O erro mais comum no cultivo costuma ser excesso de rega. A gente se empolga, quer dar o máximo pra planta e esquece que menos é mais não só nos ferts, mas no insumo mais elementar. O mais importante é ficar de olho nos sinais de falta ou excesso de água. O primeiro caso é fácil, a planta murcha como uma boneca inflável furada -- não que eu tenha experiência com isso pra saber! 😏 Excesso de água também faz a planta murchar, mas é como se estivesse cansada, com as folhas pesadas, enrugando e progredindo pra uma perda de brilho como uma folha de alface na travessa no final do almoço. 

Experimente perguntar pra suas plantas se elas estão com sede antes de regar. Se elas não responderem (algumas são tímidas 😁), procure por sinais de falta d'água e antes de fazer a rega. Cutuque o solo com o dedo (e/ou com o medidor, mas treine a sensibilidade digital) a distâncias diferentes da raiz pra ver como está a umidade, levante o vaso com a mão pra sentir o peso e anote o intervalo pra ter uma referência. Repita o procedimento na próxima rega, esperando a planta pedir água, medindo a umidade e sentindo o peso do vaso. Com o tempo, você vai desenvolver uma sensibilidade da umidade no solo e peso do vaso. O intervalo de regas também, mas isso vai variar com o tamanho da planta, temperatura e umidade relativa do ar e ventilação, então é importante ter olho vivo e faro fino pra entender e atender a planta sem confiar só numa planilha. 

  • Thanks 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...

×
×
  • Criar Novo...