Alex Kidd

Novatos E Iniciantes Façam Suas Perguntas Aqui

Recommended Posts

1 hora atrás, FelipeMovick disse:

Salve irmão!

Primeiramente muito obrigado pela disposição em querer ajudar!

Então, acabei de mudar o solo para um caseiro que olhei na internet:

30% de Terra Preta
25% de Perlita 
25% de Vermiculita
20% de Húmus

Nunca alimentei ela com nenhum tipo de fertilizante, somente reguei mesmo. Tava pesquisando aqui e vou realmente verificar o pH dela, acredito que possa ser isso. Você acredita que é uma boa hora de colocar fertilizante? Qual você indicaria?

Um abraço! 

 

Opa! A composição do solo tá bacana irmão, eu tenho lido bastante sobre o cultivo já tem um tempo, mas na prática é que a gente vê que tudo é questão de teste kkkkk.

Pra regular o PH muita gente daqui usa o calcário dolomítico, eu particularmente não usei ainda, mas geral recomenda! (vale a pena também comprar um medidor de PH, assim você pode saber se precisa deixá-lo mais ácido ou mais alcalino)

Quanto a ferts, te indico a torta de mamona, já pode começar a aplicar sim, a partir da 3ª semana.  Nos hortos e casa de jardinagem ela custa em média R$12,00.

1 colher de sopa rasa sobre a terra e depois fazer a rega. Em uns 4/5 dias já começa a fazer efeito. O melhor da torta de mamona é que ela é um fert orgânico, então vc nao vai precisar fazer um flush no fim do cultivo, que seria necessário se utilizasse ferts químicos. (Torta de mamona para vega e Farinha de osso para flora)

Pra água da rega pode usar água da torneira mesmo, mas deixa ela descansando uns 2 dias pra evaporar o cloro que sempre tem.

Abraço irmao, bom cultivo! :roll-up: 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, yellowstoner disse:

salve, irmão!

sua dúvida na verdade vai da preferência de cada um. particularmente eu faria o seguinte: completar com terra até chegar a 1 dedo dos cotiledones. se o copo nao tiver espaço, faria o transplante e cobriria de terra até 1 dedo dos cotiledones. na minha opiniao, isso ajuda a dar sustentaçao a maria, e essa parte q vc enterrou vai criar raizes e aumentar o sistema radicular da planta.

mas como tudo na vida tem um porem, voce vai encontrar varios parceiros de cultivo que vao preferir fazer o apoio com palito de kafta ou afins.... estilo ao que voce esta fazendo. os dois dão certo! 

esse é o massa do paranauê, cada um faz de um jeito. e ngm faz errado!

abraços!

opa meu mestre, obrigado pelo tempo gasto respondendo a minha questão. Está ótimo então, vou fazer um pouco de cada, vou deixar mais um pouco p ficar mais forte um pouquinho e depois transplanto, só q ai vai ter esse transplante e depois o transplante para vega né? tipo para um pote de 1 ou 2 litros e depois de umas semanas para o de 5 q é onde faço a vega delas, correto ?    Obrigado!!!

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, ratoskthc disse:

Opa! A composição do solo tá bacana irmão, eu tenho lido bastante sobre o cultivo já tem um tempo, mas na prática é que a gente vê que tudo é questão de teste kkkkk.

Pra regular o PH muita gente daqui usa o calcário dolomítico, eu particularmente não usei ainda, mas geral recomenda! (vale a pena também comprar um medidor de PH, assim você pode saber se precisa deixá-lo mais ácido ou mais alcalino)

Quanto a ferts, te indico a torta de mamona, já pode começar a aplicar sim, a partir da 3ª semana.  Nos hortos e casa de jardinagem ela custa em média R$12,00.

1 colher de sopa rasa sobre a terra e depois fazer a rega. Em uns 4/5 dias já começa a fazer efeito. O melhor da torta de mamona é que ela é um fert orgânico, então vc nao vai precisar fazer um flush no fim do cultivo, que seria necessário se utilizasse ferts químicos. (Torta de mamona para vega e Farinha de osso para flora)

Pra água da rega pode usar água da torneira mesmo, mas deixa ela descansando uns 2 dias pra evaporar o cloro que sempre tem.

Abraço irmao, bom cultivo! :roll-up: 

Maravilha irmão! Dicas muito boas e que serão excenssiais para mim. Vou optar pela compra do medidor mesmo, pela praticidade. E a torta de mamona compro ainda hoje. 

Mais uma vez agradeço de coração! E te desejo tudo de bom no seu cultivo!

um abraço!

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, danifilth6 disse:

opa meu mestre, obrigado pelo tempo gasto respondendo a minha questão. Está ótimo então, vou fazer um pouco de cada, vou deixar mais um pouco p ficar mais forte um pouquinho e depois transplanto, só q ai vai ter esse transplante e depois o transplante para vega né? tipo para um pote de 1 ou 2 litros e depois de umas semanas para o de 5 q é onde faço a vega delas, correto ?    Obrigado!!!

tamo aí cara. quando precisar pode perguntar...

e mais uma vez a resposta é que depende...  tem muita gente que faz assim, copinho, 2 litros, 5 litros e depois na flora coloca um de 10-12 litros ou mais... e dá certo! dizem que a planta ir ocupando o espaço todo primeiro num espaço pequeno e depois em espaços maiores, sucessivamente, é melhor pro crescimento.

no meu esquema, só germino a semente, coloco num vaso de 5 litros, com uns 60% do substrato que uso, conforme a planta vai esticando no inicio (igual a sua) eu vou completando com mais substrato. levo ali por umas 6 semanas e faço o único transplante para a floração, geralmente em vasos de 15 litros. 

abraaass

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
20 horas atrás, Janeiro disse:

Outra duvida, no caso de vasos de feltro, devo colocar cascalho no fundo? 

Não é aconselhável colocar cascalho no fundo em nenhum tipo de vaso, pois quando as raízes chegarem no fundo podem apodrecer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salve galera, 

Uma ajuda, tenho uma femea na flora a mais ou menos uns 10 dias, porém os galhos ainda estao bem pequenos minha dúvida é, posso voltala para 18/6 hrs luz? Pra deixá-la crescer mais e depois voltar pra flora ? Ou vou estressala?

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala familia

Tenho uma pergunta na 

Minhas plantas tão com as pontinhas secas ttipo queimadura

Será por causade eu ter aplicado ferts nas folhas e ttá vá um sol meio forte? Ou eh overfert? Tipo foi do dia pra noite! Melhor não mexer e esperar?  Ou tem alguma medida? Fiz a rega no mesmo dia mais a rega sob tinha melaço:) deve ser quemadura do sol mesmo né segue a fofinha

Paz

20170620_115746.jpg

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 minutos atrás, Weedtop disse:

Salve galera, 

Uma ajuda, tenho uma femea na flora a mais ou menos uns 10 dias, porém os galhos ainda estao bem pequenos minha dúvida é, posso voltala para 18/6 hrs luz? Pra deixá-la crescer mais e depois voltar pra flora ? Ou vou estressala?

Buenas @Weedtop

Esse processo de revegetação gera stress sim e qualquer planta pode hermar, claro que existe as probabilidades devido a genética, mas ai fica de tema de casa, pois a explicação é longa e tem que gostar de biologia e afins botânicos.

Porém esse período de recém 10 dias não irá te trazer tantos problemas se tu por para revegetar, pois é possível que a planta ainda esteja trabalhando no processo de vegetar e iniciando a flora bem devagar (adaptação é de 7-12 dias mais ou menos)

Se fosse eu, eu tentaria e correria o risco.

Abrass :rasta2bigsmoke0gf:

  • Like 3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 minutos atrás, Lokopepe disse:

Fala familia

Tenho uma pergunta na 

Minhas plantas tão com as pontinhas secas ttipo queimadura

Será por causade eu ter aplicado ferts nas folhas e ttá vá um sol meio forte? Ou eh overfert? Tipo foi do dia pra noite! Melhor não mexer e esperar?  Ou tem alguma medida? Fiz a rega no mesmo dia mais a rega sob tinha melaço:) deve ser quemadura do sol mesmo né segue a fofinha

Paz

20170620_115746.jpg

Buenas @Lokopepe

Então:

10 minutos atrás, Lokopepe disse:

Será por causade eu ter aplicado ferts nas folhas e ttá vá um sol meio forte?

Nunca se aplica no sol e acho que o problema é esse, porém deixa ela quieta e vai monitorando.

Abrass :rasta2bigsmoke0gf:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

Gostaria de saber se posso usar um pouco de Óleo de Neem para prevenção. Tenho um igual ao da foto. Posso usar ou somente se a planta estiver com alguma peste ou algo do tipo?

 

Obrigado, abraços!

file_19_42.jpg

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SALVE GALERA!!!

Estou com 2 meninas de prenseeds, entrando na 11 semana de floração... reguei com fert na sexta.. pretendo fazer um flush essa semana, e colher na semana que vem... precisaria fazer essa colheita até quinta feira da prox semana, não teria muito como adiar. e to ligado que sepa o certo seria deixar mais algumas semanas..

mas a questão é, fui da uma pesquisada por fórum sobre, e achei uns cara falando sobre diminuir o fotoperíodo que ajuda na maturação da flor... 

alguém sabe se isso da bom mesmo? ajudaria? meu fp é de 12/12.. vi para colocar tipo 11/13 ou 10/4.. eai, acham que compensa? ou isso nem muda nada ou atrapalharia???

aqui vai umas fotos, ansiedade pura pra primeira colheita haha que venha!!!

large.59495dd7460da_Foto18-06-17093813.jpg.e2ca9ef069eabcfbd0233a894c761c75.jpglarge.59495deeae48c_Foto18-06-17093830.jpg.1db54c08b83ce45d3050dea23c249714.jpglarge.59495dfff3a46_Foto18-06-17191345.jpg.0c8816dbd9c08a3e232ff94180212995.jpg

obs q a segunda ai ta secando bem rápido as folhas perto do top bud, mas n sei oq possa ser, só se for um overfert, sei la.. ou falta de alguns micronutrientes..

opinem ae galera!! valeu familia!! :rolljoint:

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, yellowstoner disse:

tamo aí cara. quando precisar pode perguntar...

e mais uma vez a resposta é que depende...  tem muita gente que faz assim, copinho, 2 litros, 5 litros e depois na flora coloca um de 10-12 litros ou mais... e dá certo! dizem que a planta ir ocupando o espaço todo primeiro num espaço pequeno e depois em espaços maiores, sucessivamente, é melhor pro crescimento.

no meu esquema, só germino a semente, coloco num vaso de 5 litros, com uns 60% do substrato que uso, conforme a planta vai esticando no inicio (igual a sua) eu vou completando com mais substrato. levo ali por umas 6 semanas e faço o único transplante para a floração, geralmente em vasos de 15 litros. 

abraaass

opaaa mestre , obrigado, pois é com essas q estão esticadonas acho q vou por logo pelo menos em uma garrafa pet cortada no meio e depois boto no de 5 litros.... obrigadão!

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Drizzak disse:

Buenas @Lokopepe

Então:

Nunca se aplica no sol e acho que o problema é esse, porém deixa ela quieta e vai monitorando.

Abrass :rasta2bigsmoke0gf:

valeu pela dica mano 

percebi q tinha feito merda na hora q terminei de passa.

bom com sorte eu to pq das 6 q plantei 5 eh menina soh uma q ainda nao mostro

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, ganjahemp disse:

SALVE GALERA!!!

Estou com 2 meninas de prenseeds, entrando na 11 semana de floração... reguei com fert na sexta.. pretendo fazer um flush essa semana, e colher na semana que vem... precisaria fazer essa colheita até quinta feira da prox semana, não teria muito como adiar. e to ligado que sepa o certo seria deixar mais algumas semanas..

mas a questão é, fui da uma pesquisada por fórum sobre, e achei uns cara falando sobre diminuir o fotoperíodo que ajuda na maturação da flor... 

alguém sabe se isso da bom mesmo? ajudaria? meu fp é de 12/12.. vi para colocar tipo 11/13 ou 10/4.. eai, acham que compensa? ou isso nem muda nada ou atrapalharia???

aqui vai umas fotos, ansiedade pura pra primeira colheita haha que venha!!!

large.59495dd7460da_Foto18-06-17093813.jpg.e2ca9ef069eabcfbd0233a894c761c75.jpglarge.59495deeae48c_Foto18-06-17093830.jpg.1db54c08b83ce45d3050dea23c249714.jpglarge.59495dfff3a46_Foto18-06-17191345.jpg.0c8816dbd9c08a3e232ff94180212995.jpg

obs q a segunda ai ta secando bem rápido as folhas perto do top bud, mas n sei oq possa ser, só se for um overfert, sei la.. ou falta de alguns micronutrientes..

opinem ae galera!! valeu familia!! :rolljoint:

 

Salve

Muito bonita suas flores.

Acho que ainda falta um tempo pra elas. Talvez 3 a 4 semanas. Prensado costuma demorar mais. 

Se você aumentar o periodo escuro da uma acelerada nessa finalização. 

Essas folhas secas nos Buds me preocupam. Pode nao ser nada sério. Segue monitorando ou espera maos uma dica de alguém. Quanto a colher acho q ainda umas 3 ou 4 semanas pela minha experiência.

 Prensado é sempre uma surpresa.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 17/06/2017 at 17:29, Lokopepe disse:

TRICOTILEDONEA

 

Ela eh melhor ou nao muda nada?

Saiu uma aki e queria saber si eu tirar clone dela vai sair TRICOTILEDONEA Tbm ? Segue a foto ai ela ta meio feinha pequena pq tava na guerrilha :(

 

20170617_201537.jpg

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Buenas,

Estava com um principio de overfert utilizando um 9-3-3, ai comprei um 15-0-0 pois cultivo no coco e não posso deixa-lás sem comer, ai as superiores começaram a amarelar as pontas, devo me preocupar? Excesso/Deficiência?

Ainda não fiz flush, deveria fazer?

Peace

77d381d4-46ad-4357-b142-af2fa00f8d58.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 horas atrás, FelipeMovick disse:

Maravilha irmão! Dicas muito boas e que serão excenssiais para mim. Vou optar pela compra do medidor mesmo, pela praticidade. E a torta de mamona compro ainda hoje. 

Mais uma vez agradeço de coração! E te desejo tudo de bom no seu cultivo!

um abraço!

Tamo ai irmão! Igualmente :) Pazz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ae galera, na paz? Alguem sabe listar os fatores que podem atrasar o desenvolvimento da planta? Essa minha saiu da terra 24/05 e estou achando o crescimento dela bem lento, a terra está drenando bacana e to complementando o fotoperiodo indoor

obs: prenseeds

WhatsApp Image 2017-06-20 at 19.14.43.jpeg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, ratoskthc disse:

Ae galera, na paz? Alguem sabe listar os fatores que podem atrasar o desenvolvimento da planta? Essa minha saiu da terra 24/05 e estou achando o crescimento dela bem lento, a terra está drenando bacana e to complementando o fotoperiodo indoor

Buenas,

Ela trava devido a grande estresse, seja de temperatura, após um transplante, por deficiência de nutrientes (não parece ser o caso), e compactação do solo, pois dificulta a passagem das raízes.

Mas o crescimento é exponencial, quanto maior, mais rápido ela cresce, pode ser somente impressão.

Peace.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eai @canam deve ser então a questão da temperatura mesmo, o tempo anda muito frio aqui em SP. Mas ela não varia mais que 10 graus entre a noite e o dia, sempre entre 15 e 25º. Vou analisá-las e ver como vão daqui pra frente :) Valeu pela informação irmao, paz

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, GreenToy disse:

Salve

Muito bonita suas flores.

Acho que ainda falta um tempo pra elas. Talvez 3 a 4 semanas. Prensado costuma demorar mais. 

Se você aumentar o periodo escuro da uma acelerada nessa finalização. 

Essas folhas secas nos Buds me preocupam. Pode nao ser nada sério. Segue monitorando ou espera maos uma dica de alguém. Quanto a colher acho q ainda umas 3 ou 4 semanas pela minha experiência.

 Prensado é sempre uma surpresa.

valeeeu ae green!!

então mano, queria deixar essas 4 semanas, mas eu vo vazar da casa q ta o grow daqui uns 9 dias, então vo te q colhe bem antes mesmo p não perder. mas amanha ja vou passar pra 11/13 o fotoperiodo pra ver se da alguma acelerada na floração. vamo ve oq consigo fazer aq...

e essas folhas morrendo ta foda né mano, rego com fert 1 vez na semana conforme indicado na embalagem (e nem coloco p maximo de dosagem).. o ph eu sempre controlo com vinagre e deixo 6,7... acredito mesmo que seja falta de algum micronutriente, pois nunca dei essas fita de fosforo, magnésio.. 

mas enfim!! valeu pela dica ae brooo!! pazz..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
22 horas atrás, canam disse:

Buenas,

Vai do tempo que tu tem pra dedicar, eu utilizo solo inerte (coco+ vemeculita) pois é mais facil de controlar ph e a quantidade de nutrientes, mas existem diversas misturas de solo, ou até mesmo kit de hidro e aeroponia,que exigem menos manutenção e ótimo rendimento.

Peace

Valeu man

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, Philip K. Dick disse:

Não é aconselhável colocar cascalho no fundo em nenhum tipo de vaso, pois quando as raízes chegarem no fundo podem apodrecer.

Valeu man

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 2017-3-23 at 14:18, Siger disse:

 

Cara, se você procurar no Fórum há muitas dicas sobre solo da uma olhadinha nos Diários...

Esse Tema é muito amplo e acho complicado dar uma solução aqui que se extenda a todos pois cada caso é um caso, Cada menina tem necessidades diferentes.. mas vou tentar passar o básico do básico que sei aqui: - Procure Utilizar uma Terra bem drenada pois a raiz precisa de oxigênio, não afogue ela na lama o mesmo ocorre com os adubos e fertilizantes cada planta tem um limite...  Aqui vou deixar alguns modelos bem simples de solo para cada fase do processo:
 

  1. Germinação: 
  • 40% (2/5) Humus de Minhoca
  • 40% (2/5) Vermicolita ou Turfa 
  • 20% (1/5) Fibra de coco ou Perlita 

Obs:. Se for sua primeira vez evite Terra Preta na germinação ou faça pelo Ziploc

  1. Vegetação
  • 25% (1/4) Fibra de coco ou Vermicolita
  • 30% (2/6) Humus de Minhoca
  • 25% (1/4) Turfa ou Perlita
  • 20% (1/5) Terra Preta ou Areia

Obs.: Nesse Periodo vocês pode começar bem leve com os fertilizantes eu recomendo: 1 ou 2 Colheres de Sopa de Casca de Ovo Moida, Borra de Café, e uma colher de Torta de algodão e de Farinha de Osso podendo colocar esse ultimo preferencialmente no meio pro final da vegetação ja que é de lenta absorção vai ajudar até a floração

  1. Floração
  • 30% (3/10) Terra Preta ou Turfa
  • 30% (3/10) Fibra de Coco ou Perlita
  • 20% (2/10) Humus de Minhoca
  • 20% (2/10) Vermicolita
  • 1 Colher de Sopa de Farinha de Osso
  • 1 ou 2 Colher de Sopa de Calcário Domestico

Obs.: Opcional colocar Coco de Morcego,Cascas de Ostras, Algas, Pedrinhas bonitinhas, Sal Grosso (Magnésio) e regar com o famoso Chá de Banana pode ajudar também...

Lembrando esse é um modelo básico na pratica você pode e vai encontrar mais dificuldades, recomendo abrirem um Diário na seção determinada onde mais pessoas poderão lhe auxiliar nas próximas duvidas que surgirem...

Espero ter Ajudado Manda Notícias das Meninas...

 Muita Paz!!!:afroweed:

caracas jovem, esse post era tudo que eu estava procurando nos foruns...

 

valeu 

 

#paz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...