Alex Kidd

Novatos E Iniciantes Façam Suas Perguntas Aqui

Recommended Posts

Pessoal, boa tarde! 

Sou novo por aqui e decidi recentemente que irei começar minha plantação. Moro em um apartamento em SP e a princípio pegarei uma estufa 60x60/1,20(Infelizmente é o que cabe no apartamento e no bolso).

Conversando com conhecidos e amigos, por em quanto coloquei na minha lista de gastos foi: 

Barraca 60/60/120 
9 vasos 3,8.            
Kit iluminação 70wt 
Timer                        
2 substrato 20 litros 
Kit3 medidores          
Kit top crop 1litro.     
Exaustor e 11.           

Além das sementes vocês acreditam que falta mais alguma coisa? 

Minha previsão é começar somente no final de junho. Justamente para aprender mais e não fazer de qualquer jeito. Vocês teriam alguma indicação de onde começar a olhar?

Uma outra dúvida seria a respeito das sementes, por minha estufa ser limitada a 1,20m teria sementes mais recomendadas para esse tipo de plantação? 

Valeu galera!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
18 minutos atrás, FelipeMovick disse:

Pessoal, boa tarde! 

Sou novo por aqui e decidi recentemente que irei começar minha plantação. Moro em um apartamento em SP e a princípio pegarei uma estufa 60x60/1,20(Infelizmente é o que cabe no apartamento e no bolso).

Conversando com conhecidos e amigos, por em quanto coloquei na minha lista de gastos foi: 

Barraca 60/60/120 
9 vasos 3,8.            
Kit iluminação 70wt 
Timer                        
2 substrato 20 litros 
Kit3 medidores          
Kit top crop 1litro.     
Exaustor e 11.           

Minha previsão é começar somente no final de junho. Justamente para aprender mais e não fazer de qualquer jeito. Vocês teriam alguma indicação de onde começar a olhar?

Uma outra dúvida seria a respeito das sementes, por minha estufa ser limitada a 1,20m teria sementes mais recomendadas para esse tipo de plantação? 

Valeu galera!

Faltam Watts!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, carolineca disse:

Verde. musgo, 

Muito obrigada pela resposta, então hoje de manhã misturei: 30% humus, 30% vermiculita e 30% casca de pinus média, li em algum post aqui que é uma boa maneira de deixar espaço entre a terra e a raiz e ela ir atrás dos nutrientes (espero que funcione) coloquei água e mandei pra luz, to com 135W(flou) + 7W led - tenho uma lampada de 45W parada que não encontro luminaria que aceite, to pensando em comprar apenas uma soquete de tomada mas to com medo de ser muito W direto. 

Sobre as 2, to com pouco espaço, to esperando pra ver se elas aumentam e se desenvolvem porque até agora to bem decepcionada com o desenvolvimento delas, 3 pequenas que colocaram 4 folhas pra fora morreram, acho que foi devido a terra mesmo.. 

Obrigada de novo pela ajuda e quando tiver mais noticias delas eu mando aqui! :)

Tenho usado essa sugestão de solo e tem sido razoavelmente boa: http://www.plantalivre.com/cultivo-de-cannabis/sugestao-solo-para-cultivo-de-cannabis-vegetativo-e-floracao/

Compartilhar este post

Link para o post
8 horas atrás, shabba disse:

Preferencialmente e principalmente em lâmpadas que geram maior intensidade de calor! No meu caso que durante meu fotoperiodo escuro estou sempre na rua trabalhando e  utilizo painel led e arisquei fazer as pulverizações afastando um pouco mais o painel de led e não tive problema!

O problema seria as gotas de água formarem hotspots que funcionariam como lentes de aumento para a luz que poderiam causar queimaduras nas folhas!

Nesse caso, cabe a você avaliar com parcimônia se deve ou não!

Me dê notícias da evolução dos pacientes!

Abraço e boa sorte ai!

Salve irmão, comprei o medidor de ppm, e calcário dolomitico, aparentemente não teve pioras de ontem pra hoje! Vou usar esse calcário hoje

IMG_9365.JPG

IMG_9366.JPG

IMG_9367.JPG

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 2017-1-5 at 06:03, Psycho-Delic disse:

Salve galera!

Minha história com o cultivo de cannabis é curta e triste. Em 5 anos, estudei razoavelmente bem mas só tentei botar em prática 2x. Uma vez, um amigo disse que sua casa era tranquila para o plantio e a planta acabou destruída pelo avô (tinha 1 metro, prenseed que se mostrou fêmea). Outra vez tentei plantar no telhado de casa (semente automática de Amnesia Haze, depois de forte ia para guerrilha) e a vizinha explanou para a minha véia. Ambas outdoor. 

Agora tenho uma ótima oportunidade para botar em prática os meus conhecimentos, dessa vez indoor. Imaginem uma cabaninha de madeira, com aproximadamente 50m². Minha dúvida seria em torno da execuçâo do projeto. 
Primeira pergunta: utilizo todo o espaço ou reduzo significativamente como se eu construísse um closet?
Se for utilizar todo o espaço: pinto todas as paredes/teto de branco brilhante? Duas lâmpadas com refletor por planta bastam?

Alguns dirão que depende da quantidade de plantas, e aí que mora o problema, pois não sei quantas serão. Acredito ser mais fácil executar o projeto em um lugar menor, mas aí gastaríamos mais dinheiro para construir paredes de MDF.
Também imagino que caixotes sejam desperdício de espaço, principalmente altura. Uma cabana inteira torna mais fácil controlar a altura das lâmpadas.

Enfim, procurei informações sobre essa situação e não achei.
Gostaria que growers mais experientes "metessem o dedo" no meu projeto e me contassem o que acham melhor.

Mano, descola um móvel velho (armário, sapateira, etc...), e começa na manha, depois da primeira leva tu decide o que fica melhor pra ti, dá uma olhada no link abaixo que pode te sanar algumas dúvidas básicas:

https://www.growroom.net/board/topic/63349-incentivo-para-quem-está-começando/#comment-1357674

Compartilhar este post

Link para o post

Galera blz pura ??

Estou com um medidor de PH aqui digital será que acho a solução de calibragem e PH - e PH+ em loja de aquario ??

Compartilhar este post

Link para o post
18 horas atrás, carolineca disse:

Verde. musgo, 

Muito obrigada pela resposta, então hoje de manhã misturei: 30% humus, 30% vermiculita e 30% casca de pinus média, li em algum post aqui que é uma boa maneira de deixar espaço entre a terra e a raiz e ela ir atrás dos nutrientes (espero que funcione) coloquei água e mandei pra luz, to com 135W(flou) + 7W led - tenho uma lampada de 45W parada que não encontro luminaria que aceite, to pensando em comprar apenas uma soquete de tomada mas to com medo de ser muito W direto. 

Sobre as 2, to com pouco espaço, to esperando pra ver se elas aumentam e se desenvolvem porque até agora to bem decepcionada com o desenvolvimento delas, 3 pequenas que colocaram 4 folhas pra fora morreram, acho que foi devido a terra mesmo.. 

Obrigada de novo pela ajuda e quando tiver mais noticias delas eu mando aqui! :)

Olá, Carol!

Sim sim, quase ctz q esse problema foi por conta da terra compactada msm. A mistura aí q vc fez tá boa, mas só notei substratos inertes (sem nutrientes). Se vc optar por cultivar em solo sem nutrientes, vc terá que ir fertilizando a planta sempre. Se não quiser fertilizar sempre, aí vc deve misturar um pco de húmus de minhoca, terra vegetal... a torta de mamona tb é mto boa, mas não aconselho usar em brotos. É bom usar no vegetativo, qdo a planta já está crescendo msm.

Uma das lâmpadas q uso é uma flúor de 135w tb. Imensa! Rsss. Mas acho q não tem  problema ligar direto na energia. As minhas eu faço isso, ou encaixo num soquete q já tem uma tomada na ponta p encaixar direto. 

E mande notícias sim! :)

Compartilhar este post

Link para o post
18 horas atrás, Bruna Yarla Sousa Ramos Ma disse:

alguém me tira uma dúvida??

a semente brotou mas a parte da Folha ainda ta na terra e o caule ta afinando, é normal?

Salve, Bruna! Pode ser o msm problema q a Caroline teve: solo mt compactado. O que compõe a terra q vc tá usando?

Compartilhar este post

Link para o post
8 minutos atrás, verde.musgo disse:

Olá, Carol!

Sim sim, quase ctz q esse problema foi por conta da terra compactada msm. A mistura aí q vc fez tá boa, mas só notei substratos inertes (sem nutrientes). Se vc optar por cultivar em solo sem nutrientes, vc terá que ir fertilizando a planta sempre. Se não quiser fertilizar sempre, aí vc deve misturar um pco de húmus de minhoca, terra vegetal... a torta de mamona tb é mto boa, mas não aconselho usar em brotos. É bom usar no vegetativo, qdo a planta já está crescendo msm.

Uma das lâmpadas q uso é uma flúor de 135w tb. Imensa! Rsss. Mas acho q não tem  problema ligar direto na energia. As minhas eu faço isso, ou encaixo num soquete q já tem uma tomada na ponta p encaixar direto. 

E mande notícias sim! :)

@verde.musgo

Salve!

Meu velho, de inerte só a vermiculita.

Húmus não é inerte e casca de pinus também não.

São matérias orgânicas com nutrientes e ph variado.

@carolineca

Salve!

Acredito que teu ph possa estar travando a nutrição delas.

Essa casca de pinus tende a ser bastante ácida.

Verifica isso e corrige teu ph pra uma faixa entre 5,5 e 6,5.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
43 minutos atrás, D.alien disse:

@verde.musgo

Salve!

Meu velho, de inerte só a vermiculita.

Húmus não é inerte e casca de pinus também não.

São matérias orgânicas com nutrientes e ph variado.

@carolineca

Salve!

Acredito que teu ph possa estar travando a nutrição delas.

Essa casca de pinus tende a ser bastante ácida.

Verifica isso e corrige teu ph pra uma faixa entre 5,5 e 6,5.

Valeu aí pela correção! Juro que não sabia q cascas de pinus tinha nutrientes.  Vivendo e aprendendo. Rss. O húmus eu sabia q tinha nutrientes. Nitrogênio, dentre outros. 

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, verde.musgo disse:

Valeu aí pela correção! Juro que não sabia q cascas de pinus tinha nutrientes.  Vivendo e aprendendo. Rss. O húmus eu sabia q tinha nutrientes. Nitrogênio, dentre outros. 

Certo, maninho.

Toda matéria orgânica tem em sua composição nutrientes.

Abraço

Cascas de árvores são matéria orgânica.

Compartilhar este post

Link para o post
20 minutos atrás, Bruna Yarla Sousa Ramos Ma disse:

Faz sentido, coloquei só esterco de cavalo e terra, ai coloco um vasilha com água embaixo, mas ta saindo devagarzinho, porém o caule ta ficando roxo

Caule roxo = STRESS

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia pessoal, comecei um cultivo, (primeira vez) e minhas mudinhas ja estão com em torno de 1 semana, estão muito pequenas ainda... moro no sul e essa época faz muito poucas horas de sol, e é bem frio, sei como pode levar a uma floração prematura... gostaria de saber se poderia complementar com um periodo de luz dentro de casa a noite, e que potencia teria que ser essa lâmpada para ao menos manter o periodo vegetativo e não levar a floração prematura... desde ja agradeço growers!!

Compartilhar este post

Link para o post
46 minutos atrás, renanmatias disse:

Bom dia pessoal, comecei um cultivo, (primeira vez) e minhas mudinhas ja estão com em torno de 1 semana, estão muito pequenas ainda... moro no sul e essa época faz muito poucas horas de sol, e é bem frio, sei como pode levar a uma floração prematura... gostaria de saber se poderia complementar com um periodo de luz dentro de casa a noite, e que potencia teria que ser essa lâmpada para ao menos manter o periodo vegetativo e não levar a floração prematura... desde ja agradeço growers!!

Se fizer a complementação de photoperiodo, ela seguirá vegetando.

Salve!

Compartilhar este post

Link para o post
16 horas atrás, Micael_ disse:

Galera blz pura ??

Estou com um medidor de PH aqui digital será que acho a solução de calibragem e PH - e PH+ em loja de aquario ??

Salve @Micael_, Comprei no Mescado Livre dois sachês para serem dissolvidos em 250ml de água destilada. Achei muito prático e rápido e foi barato (10 ~ 15 reais). Os sachês vieram pelos correios, sem stress. Mas acredito que em lojas de aquário tenham também.

Boa jardinagem!

Compartilhar este post

Link para o post
23 horas atrás, FelipeMovick disse:

Pessoal, boa tarde! 

Barraca 60/60/120 
9 vasos 3,8.            
Kit iluminação 70wt 
Timer                        
2 substrato 20 litros 
Kit3 medidores          
Kit top crop 1litro.     
Exaustor e 11.           

Valeu galera!

Salve, brother!

ILUMINAÇÃO: Veja que Watt não é a unidade mais legal pra saber se a iluminação está ok, você precisa checar os lumens da sua lâmpada. uma  continha que ajuda nessa decisão é Lúmens/m², um valor ok para as plantas é de 30.000 a 50.000. Um dado de referência é que em regiões tropicais, considerando um dia claro e por volta do meio dia, o Sol apresenta um valor de 100.000 lumens/m²

Para a VENTILAÇÃO: ela é medida em m³/h e você precisa renovar completamente o ar interno a cada 5 a 10 segundos. Só calculando o volume do seu espaç já consegue definir qual a vazão de ar precisará.

VASOS; Para o período de flora vai precisar de vasos maiores, vasos de 7L são mais recomendados para plantas de até 1m de altura. Dê preferência para vasos mais finos e altos, maximiza a absorção de nutrientes que entram pela água (o caminho que a água percorre é muito maior).

FERTILIZANTES: Não conheço estes ferts, mas é possível que você precise regular o PH da sua solução nutritiva, PH UP e PH DOWN são facilmente encontrados em lojas para hidroponia.

FILTRO: Não sei quais as suas condições de plantio, mas acredito que precisará sumir com o cheiro forte das flores. Um ozonizador de ambiente ou filtro de carvão ativado podem dar conta do recado, só precisam ser dimensionados de acordo com o VOLUME do ambiente.

MEDIDORES: ali tem apenas descrito kit3 medidores, não sei quais são, mas listarei os  que são legais de ter: thermo-higrometro (umidade do ar e temperatura), medidor de PH (checar o ph do solo e da água), medidor de EC ou PPM (checar a concentração de ferts na água, evitando fertilizar muito ou pouco).

Estas são especulações para um projetinho bem topzera e vai requerer um certo investimento. Quanto maior o volume do seu espaço maior vai ser seu custo (lâmpadas muito mais fortes, exaustores mais potentes, consumo de energia elétrica vai pras alturas com esses equips ligados).

Desculpe o textão, mas tem muitas informações importantes e valiosas para um sistema bem redondinho e que vai te livrar de MUITA dor de cabeça.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Digdighempa disse:

Se fizer a complementação de photoperiodo, ela seguirá vegetando.

Salve!

Entendi, só gostaria de saber se pra o fotoperiodo tem que ser uma lampada muito forte, ou qualquer uma serve? e a que distancia ela tem que ficar das mudas?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

bom dia galera, pelo que pesquisei acho que seja deficiencia de nitrogenio, mas uma segunda opiniao seria boa. Caso seja mesmo nitrogenio, como suprir isso organicamente??

cd254f72-6b49-44b7-9e49-e252adc3d6ef.jpg

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
12 minutos atrás, colinas2000 disse:

bom dia galera, pelo que pesquisei acho que seja deficiencia de nitrogenio, mas uma segunda opiniao seria boa. Caso seja mesmo nitrogenio, como suprir isso organicamente??

torta de mamona e uma opçao

Compartilhar este post

Link para o post
18 minutos atrás, Briusthus94 disse:

torta de mamona e uma opçao

voce acha que é deficiencia de nitrogenio mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, colinas2000 disse:

deficit de nitrogenio... ou excesso de agua/falta de oxigenação.....

como esta o ph do run off??

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, estou abandonando o cultivo impossível sem respostas claras plantas de mau a pior posto foto em tudo qui é canto e nada de informação certa vejo neguinho posta foto aki é só vejo dizerem que é nitrogênio tudo é nitrogênio então mas se é nitrogênio e se foi usado bastante pra pera não era pra ser falta bom não sei qual é o meu problema mas não vou ficar me arriscando plantando em casa sem ter exclarecimento e apoio o fórum não tá servindo pra isso tem mais de mil pessoas meia dúzia palpita muitas vezes sem.certeza ou seja realmente não tem como continuar um cultivo cada melhora no grow é uma piora na planta hj tenho manchas na merda das folhas e já fiz flush já subistui vaso já adicionei um ferro orgânico de borra de café casca de ovo.e de banana ou seja não tenho nenhuma resposta das plantas só problema acima de problema tô a uma semana tentando identificar meu problema e não tenho informações corretas só vejo neguinho fala de problemas básicos eu li bastante antes de começar e já comecei tentando evitar os problemas básicos mas mesmo assim.tive problemas  parece queimadura mas uso led a5cm da planta uso flúor a 8 cm e não sei mais o que faso vontade de mete o pé em tudo.IMG_20170524_170943041_crop_560x717.jpg.4df5478c36d61b63d5d1d00f7871815b.jpgIMG_20170524_171005334-585x1040.thumb.jpg.b38ce7c11d642bfc8b6ed9b8b5074c81.jpg

Bom é isso obrigado a quem tento me ajudar de alguma forma . 

Espero que um dia tenhamos informações corretas e leis positivas.

IMG_20170524_171001338-585x1040.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Ervastyle disse:

Galera, estou abandonando o cultivo impossível sem respostas claras plantas de mau a pior posto foto em tudo qui é canto e nada de informação certa vejo neguinho posta foto aki é só vejo dizerem que é nitrogênio tudo é nitrogênio então mas se é nitrogênio e se foi usado bastante pra pera não era pra ser falta bom não sei qual é o meu problema mas não vou ficar me arriscando plantando em casa sem ter exclarecimento e apoio o fórum não tá servindo pra isso tem mais de mil pessoas meia dúzia palpita muitas vezes sem.certeza ou seja realmente não tem como continuar um cultivo cada melhora no grow é uma piora na planta hj tenho manchas na merda das folhas e já fiz flush já subistui vaso já adicionei um ferro orgânico de borra de café casca de ovo.e de banana ou seja não tenho nenhuma resposta das plantas só problema acima de problema tô a uma semana tentando identificar meu problema e não tenho informações corretas só vejo neguinho fala de problemas básicos eu li bastante antes de começar e já comecei tentando evitar os problemas básicos mas mesmo assim.tive problemas  parece queimadura mas uso led a5cm da planta uso flúor a 8 cm e não sei mais o que faso vontade de mete o pé em tudo.IMG_20170524_170943041_crop_560x717.jpg.4df5478c36d61b63d5d1d00f7871815b.jpgIMG_20170524_171005334-585x1040.thumb.jpg.b38ce7c11d642bfc8b6ed9b8b5074c81.jpg

Bom é isso obrigado a quem tento me ajudar de alguma forma . 

Espero que um dia tenhamos informações corretas e leis positivas.

IMG_20170524_171001338-585x1040.jpg

Mano, o fórum ta cheio de informação sobre deficiencias e suplementação, o seu problema é exatamente esse.

Devido a saúde aparente da suas plantas, parece que sua terra não é muito boa mas tem uma iluminação suficiente. Repare que os caules com tons vermelhos são indicios de stress. As pontas amarelando e secando, são indicios de deficiencia/excesso de nutriente. Essa terra parece bem aerada, mas será que tem os nutrientes?

PESQUISE MAIS... Cria teu tópico. Se teu cultivo não deu certo, não é culpa do fórum, só tua que não buscou informações suficientes para mante-lo.

Meu cultivo foi iniciado com base no que li aqui, PESQUISANDO! E o fórum mesmo sem repostas diretas a mim, responde todas minhas dúvidas.

Valeu.

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
6 minutos atrás, Ervastyle disse:

Comece pela fertilização... preparar um bom solo. Verificar sobre N P K Ca Mg S

Bom... o resto é contigo.

Compartilhar este post

Link para o post