Ir para conteúdo
Growroom

Novatos E Iniciantes Façam Suas Perguntas Aqui

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Fala growlera, humildemente peço ajuda dos mais experientes, procurei no forum e talvez essa duvida já tenha sido respondida mas como não achei em lugar nenhum resolvi postar aqui o ocorrido.

Fui testar a famosa poda fim e acho que errei a mão (mais do que deveria kkk), devo te cortado menos do que seria o correto e as folhas continuaram crescendo só que "capadas", o que vocês sugerem? Deixo crescendo assim ou dou mais uma podada pra virar uma "top"? 

Seguem as fotos logo após a poda e agora 48h após a poda 

Tmj

Poda fim 1.jpg

Poda Fim 2.jpg

poda fim 3.jpg

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 27.2k
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

ainda ñ criei meu diário aqui.. mas alguem pode ajuda a sabe q strain seria? valeu growlera

Fala galera, Olha o meu primeiro troféu. Depois de 6 meses de cultivo com muito amor e carinho, e com um ajuda imensa dos pessoal do fórumgrowroom alguns pelos arquivos antigos que ajudam muito e

Galera, esse é o novo tópico de dúvidas.   Só lembrando que é para tirar dúvidas, quem quiser compartilhar o cultivo deve abrir um diário.   Segue uns links que normalm

Posted Images

• Usuário Growroom

Pessoal, boa tarde! 

Estou realizando um cultivo indoor de plantas Lemon Haze com terra adubada orgânica. As plantas estão com 60 dias, porém não estão se desenvolvendo, conforme fotos.

1050313267_WhatsAppImage2020-12-06at18_26_13.thumb.jpeg.71176f424c2245740ab7517fd92babc3.jpeg

1977782881_WhatsAppImage2020-12-06at18_26.12(2).thumb.jpeg.7bb9f48876e689e1ac5c485b0c91a0e0.jpeg

554725300_WhatsAppImage2020-12-06at18_26.12(1).thumb.jpeg.0096e4b472ab1ccdc841864f30e68643.jpeg

Há 10 dias transplantei as meninas para baldes de 15kg, e adicionei ao solo: 
1pct de perlita, 
1pct vermiculita e 
1/4 pct fibra de coco

O intuito era deixar o solo com mais drenagem, porém acredito que tenha sido pouca quantidade em relação a quantidade de terra adubada utilizada.

Os sintomas apresentados pelas plantas são:
-Pouco desenvolvimento
-Caule roxo
-Folhas velhas amareladas
-Folhas roxas ou cinza (não sei explicar)
-Ponteiras secas
-Folhas atrofiadas
-Folhas curvadas para baixo
(Conforme fotos)

Analisando os sintomas, poderia ser:
- Deficiência de (K) Potássio
- Deficiência de (Zn) Zinco
- Toxidade de (P) Fósforo

Como estou utilizando terra adubada orgânica parti do princípio de que não seja deficiência e sim toxidade, e realizei um flush com intuito de lavar a terra e diminuir os nutrientes. 

Fui viajar e retornei hoje esperando ver melhoras, porém elas pioraram. (Segue foto atual)

1902259800_WhatsAppImage2020-12-06at18_29_18.thumb.jpeg.2e7c7bbb86bee3b0a57bb2b28d7dd8ae.jpeg

779281282_WhatsAppImage2020-12-06at18_29.18(1).thumb.jpeg.49326a3da97ead6bbe069f3c36543925.jpeg

2108225413_WhatsAppImage2020-12-06at18_29.18(2).thumb.jpeg.6dac6f7cbebf792df1ddd38d33093439.jpeg

Utilizo as seguintes lâmpadas de led:
5x leds Full Spectrum 28w
1x led 40w 6500k
2x leds 15w 6500k
2x leds 9w 6500k
(Comprei mais 2x leds 30w 6500k mas ainda não instalei)

As lâmpadas estão a uma distância de 20 ~25 cm das plantas.

320399543_WhatsAppImage2020-12-06at18_31_51.thumb.jpeg.6ec86e2ec4d912529b44254eab9252d1.jpeg

Moro em um local com bastante umidade (mato) e antes de transplantar tive problemas com fungos gnats e por esse motivo realizei o transplante. Atualmente tenho utilizado um aquecedor desses de óleo ligado no mínimo e um ventilador para diminuir a umidade do local. 

Alguma boa alma poderia me ajudar no que fazer para salvar essas meninas?

Gratidão!

Link para o post
  • Usuário Growroom
10 horas atrás, Bergam0ta disse:

Fala growlera, humildemente peço ajuda dos mais experientes, procurei no forum e talvez essa duvida já tenha sido respondida mas como não achei em lugar nenhum resolvi postar aqui o ocorrido.

Fui testar a famosa poda fim e acho que errei a mão (mais do que deveria kkk), devo te cortado menos do que seria o correto e as folhas continuaram crescendo só que "capadas", o que vocês sugerem? Deixo crescendo assim ou dou mais uma podada pra virar uma "top"? 

Tmj

Também tenho esta mesma dúvida 👀 

Segundo uma foto que achei aqui no fórum ( https://imgur.com/CTOdQ ) a poda FIM ficaria tipo assim. só que não encontrei foto de como seria o novo crescimento, talvez realmente fique parecendo um chumaço de folhas capadas no comecinho.. 

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom
28 minutos atrás, Mantak disse:

Também tenho esta mesma dúvida 👀 

Segundo uma foto que achei aqui no fórum ( https://imgur.com/CTOdQ ) a poda FIM ficaria tipo assim. só que não encontrei foto de como seria o novo crescimento, talvez realmente fique parecendo um chumaço de folhas capadas no comecinho.. 

É olhando por esse lado talvez possa ser, eu achei que cicatrizaria tipo a poda top... vou deixar crescer, vamos ver no que vira... logo vem o próximo nó, preenseeds vamos tentando até que da... daqui uns dias posto o resultado 

Tmj

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom
4 minutos atrás, Bergam0ta disse:

É olhando por esse lado talvez possa ser, eu achei que cicatrizaria tipo a poda top... vou deixar crescer, vamos ver no que vira... logo vem o próximo nó, preenseeds vamos tentando até que da... daqui uns dias posto o resultado 

Tmj

Pode cre bro! Também fiz a mesma coisa e a minha planta tá do mesmo jeito da tua, to aguardando os novos crescimentos pra ver se acertei ou não também kkkkkk 

Vamo q vamo!

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom
3 horas atrás, Xaman disse:

Pessoal, boa tarde! 

Estou realizando um cultivo indoor de plantas Lemon Haze com terra adubada orgânica. As plantas estão com 60 dias, porém não estão se desenvolvendo, conforme fotos.

1050313267_WhatsAppImage2020-12-06at18_26_13.thumb.jpeg.71176f424c2245740ab7517fd92babc3.jpeg

1977782881_WhatsAppImage2020-12-06at18_26.12(2).thumb.jpeg.7bb9f48876e689e1ac5c485b0c91a0e0.jpeg

554725300_WhatsAppImage2020-12-06at18_26.12(1).thumb.jpeg.0096e4b472ab1ccdc841864f30e68643.jpeg

Há 10 dias transplantei as meninas para baldes de 15kg, e adicionei ao solo: 
1pct de perlita, 
1pct vermiculita e 
1/4 pct fibra de coco

O intuito era deixar o solo com mais drenagem, porém acredito que tenha sido pouca quantidade em relação a quantidade de terra adubada utilizada.

Os sintomas apresentados pelas plantas são:
-Pouco desenvolvimento
-Caule roxo
-Folhas velhas amareladas
-Folhas roxas ou cinza (não sei explicar)
-Ponteiras secas
-Folhas atrofiadas
-Folhas curvadas para baixo
(Conforme fotos)

Analisando os sintomas, poderia ser:
- Deficiência de (K) Potássio
- Deficiência de (Zn) Zinco
- Toxidade de (P) Fósforo

Como estou utilizando terra adubada orgânica parti do princípio de que não seja deficiência e sim toxidade, e realizei um flush com intuito de lavar a terra e diminuir os nutrientes. 

Fui viajar e retornei hoje esperando ver melhoras, porém elas pioraram. (Segue foto atual)

1902259800_WhatsAppImage2020-12-06at18_29_18.thumb.jpeg.2e7c7bbb86bee3b0a57bb2b28d7dd8ae.jpeg

779281282_WhatsAppImage2020-12-06at18_29.18(1).thumb.jpeg.49326a3da97ead6bbe069f3c36543925.jpeg

2108225413_WhatsAppImage2020-12-06at18_29.18(2).thumb.jpeg.6dac6f7cbebf792df1ddd38d33093439.jpeg

Utilizo as seguintes lâmpadas de led:
5x leds Full Spectrum 28w
1x led 40w 6500k
2x leds 15w 6500k
2x leds 9w 6500k
(Comprei mais 2x leds 30w 6500k mas ainda não instalei)

As lâmpadas estão a uma distância de 20 ~25 cm das plantas.

320399543_WhatsAppImage2020-12-06at18_31_51.thumb.jpeg.6ec86e2ec4d912529b44254eab9252d1.jpeg

Moro em um local com bastante umidade (mato) e antes de transplantar tive problemas com fungos gnats e por esse motivo realizei o transplante. Atualmente tenho utilizado um aquecedor desses de óleo ligado no mínimo e um ventilador para diminuir a umidade do local. 

Alguma boa alma poderia me ajudar no que fazer para salvar essas meninas?

Gratidão!

60 dias? Já era pra estar florindo bro 

Fala mais do seu solo, principalmente o primeiro solo delas, antes do transplante.

Mas tá me parecendo que vc colocou elas em um solo nutrido demais. O ideal é que se comece no solo mais pobre possível, se possível até inerte. 

Como vc administrou a fertilização? Começou a partir de quando e em que proporção?

O ideal é ir aumentando aos poucos. Se você da muito nutrientes desde o início as raízes, as folhas os caules, vão todos sobrecarregar e a planta não vai pra frente...

Me parece que o solo tá meio compactado também, como tá sua frequência de rega?

Link para o post
  • Usuário Growroom

1 hora atrás, OldFuneral66 disse:

60 dias? Já era pra estar florindo bro 

Fala mais do seu solo, principalmente o primeiro solo delas, antes do transplante.

Mas tá me parecendo que vc colocou elas em um solo nutrido demais. O ideal é que se comece no solo mais pobre possível, se possível até inerte. 

Como vc administrou a fertilização? Começou a partir de quando e em que proporção?

O ideal é ir aumentando aos poucos. Se você da muito nutrientes desde o início as raízes, as folhas os caules, vão todos sobrecarregar e a planta não vai pra frente...

Me parece que o solo tá meio compactado também, como tá sua frequência de rega?

Salve Oldfuneral66, 

O primeiro solo foi somente terra adubada orgânica (em anexo imagem). Resolvi transplantar pq estava muito compactado e encharcado. Para o transplante comprei muito pouco perlita e vermiculita e o solo ficou conforme foto também em anexo.

Eu não utilizei fertilizantes em nenhum momento até agora.

Tenho regado a cada 3 dias. 500ml de água para os 4 vasos grandes.

O que você me diz das plantas? Tem solução? 😬

Grato pelo apoio!

IMG_20201207_005748_872.jpg

Editado por Xaman
Melhorei a imagem anexeda
Link para o post
  • Usuário Growroom

Xaman, maneira na iluminação, é muita luz pra umas plantinhas desse tamanho,deixa uma de 28w pra cada por enquanto q já tá ótimo. Como já falaram, Terra adubada é só qd ela já estiver maior... eu colocaria semente pra germinar e começaria de novo com terra inerte/semi e menos luz. Outra coisa, como está a temperatura e unidade?

Link para o post
  • Usuário Growroom
5 horas atrás, yrch disse:

Xaman, maneira na iluminação, é muita luz pra umas plantinhas desse tamanho,deixa uma de 28w pra cada por enquanto q já tá ótimo. Como já falaram, Terra adubada é só qd ela já estiver maior... eu colocaria semente pra germinar e começaria de novo com terra inerte/semi e menos luz. Outra coisa, como está a temperatura e unidade?

Salve Ycrh,

Já segui sua recomendação e desliguei algumas luzes.

Eu não tenho outras sementes no momento.. pensei em escolher 4 dessas, as menos piores, e transplantar para outro solo.

Como você sugere eu fazer esse novo solo? Quais as proporções?

Gostaria de continuar sem utilizar fertilizantes.

Sobre a temperatura e umidade eu ainda não possuo equipamento para aferir. Devo providenciar?

Grato pelo seu apoio!!!! Tmj

Link para o post
  • Usuário Growroom

É nois mano!

Pelo menos a temperatura era legal vc saber como está, com aquele tanto de lampada, imagino que estivesse esquentando muito...

Vc nao tem nem semente de prensado?

Faz assim entao, poe cada uma delas em um vasinho pequeno sem adubo nenhum por enquanto e da só agua, mais nada.

Mistura metade terra e metade perlita q ja ta bom... 

Quando elas se recuperarem vc poe uma camada de humus de minhoca, aí qd elas tiverem maiores, vc passa pra um vaso com terra adubada misturada perlita. 

Lembre-se sempre:

"menos é mais"

Link para o post
  • Usuário Growroom
23 horas atrás, Bergam0ta disse:

Tmj

Poda fim 1.jpg

Poda Fim 2.jpg

poda fim 3.jpg

Aconteceu isso comigo esses tempos atrás, quando vi que voltaram a crescer denovo cortei um pouco mais do que tinha cortado da primeira vez aí deu certo

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

Salve clã

Tô com uma planta que tá com as ponta das folhas curvadas pra baixo e as bordas fechando e algumas das folhas de mais velhas de baixo tá com as bordas queimadas, pesquisei aqui no fórum no guia de deficiências e excessos mas nao consegui chegar a uma conclusão, acho que pode ser excesso de nitrogênio, excesso de rega não pode ser porque não reguei ela tanto assim, me ajudem aí tô com medo de fazer algo e piorar a situação

Obs: uso flowermind, solo perlita + turfa 50/507mWeC46_d.webp?maxwidth=640&shape=thumb& YN0vywh_d.webp?maxwidth=640&shape=thumb&YUNqlSw_d.webp?maxwidth=640&shape=thumb&

Link para o post
  • Usuário Growroom

@Xaman

Acredito que infelizmente essas plantas já eram...

Começaria de novo, mas não desanima que os primeiros cultivos raramente dão certo mesmo.

tenta começar com sementes de prensado mesmo até pegar certa experiência, depois parte pra uma genética melhor. 

No fórum há diversos tópicos sobre solos, explicando bem o motivo de cada coisa. 

Mas pra começar eu sugeriria Carolina soil II + perlita + vermiculita . 

Quando ela se desenvolver mais, vc transplanta pra um solo mais nutritivo.

Link para o post
  • Usuário Growroom
3 horas atrás, yrch disse:

É nois mano!

Pelo menos a temperatura era legal vc saber como está, com aquele tanto de lampada, imagino que estivesse esquentando muito...

Vc nao tem nem semente de prensado?

Faz assim entao, poe cada uma delas em um vasinho pequeno sem adubo nenhum por enquanto e da só agua, mais nada.

Mistura metade terra e metade perlita q ja ta bom... 

Quando elas se recuperarem vc poe uma camada de humus de minhoca, aí qd elas tiverem maiores, vc passa pra um vaso com terra adubada misturada perlita. 

Lembre-se sempre:

"menos é mais"

Vou providenciar um aparelho para monitorar temperatura e umidade.

Vou descolar umas seeds, mesmo que de prensado pra fazer como vocês sugeriram.

Enquanto as novas sementes germinam, eu vou transplantar as melhores para um solo inerte e ver o que acontece. 

Já anotei aqui. Menos é mais!

Tmj!!!!

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom
49 minutos atrás, OldFuneral66 disse:

@Xaman

Acredito que infelizmente essas plantas já eram...

Começaria de novo, mas não desanima que os primeiros cultivos raramente dão certo mesmo.

tenta começar com sementes de prensado mesmo até pegar certa experiência, depois parte pra uma genética melhor. 

No fórum há diversos tópicos sobre solos, explicando bem o motivo de cada coisa. 

Mas pra começar eu sugeriria Carolina soil II + perlita + vermiculita . 

Quando ela se desenvolver mais, vc transplanta pra um solo mais nutritivo.

Poisé mano, elas sofreram muito! E eu acabei encontrando o fórum só ontem.

Vou fazer isso mesmo, não vou desanimar não!

Vou estudar mais!

Enquanto isso vou escolher as melhores e transplantar para um solo inerte e ver como elas reagem. Se elas derem só sementes, já está valendo, pois posso utilizar em outro momento.

Valeu o apoio rapaziada, vcs são fera demais! Tmj!!

Link para o post
  • Usuário Growroom
Em 05/12/2020 at 22:26, nyderz disse:

Oi, obrigado pela resposta. Segue a lista, sou iniciante podem ficar a vontade para corrigir caso vejam que estou fazendo algo errado:

Principais:

-Green House: Hybrids Powder.
    NPK 15-7-22, 3,6% Mag, B, Cu, Fe, Mn, Mo, Zn.

-Smart Grow: CalBORMag.
    Ca 6%, 2% Mg, 1% B 

Para fortificar a flora tenho estes a disposição, 

-Top Crop: Top Bloom.
    NPK 4-7-8 - 7,4% carbono organico. 

-Smart Grow: Zen.    
    NPK 0-0-5    *Orgânico. Ácidos Úmicos e Fúlvicos Leonardita

-Smart Grow: Super Shell. 
    NPK 0-0-0,4    0,15% Silicato de potássio
    -Top Crop: Top candy.
    NPK 1-0-3 - 1% Calcio - 32,5% carbono organico (melaço)

Dose:

(N ppm)         (EC)        
Início Vega    100~125        1~1.5        
Vega              150~200       1.5~2.0   
Flora              200~225       2.0~2.5  
Final flora      100~150        1.5~2.0  

PH= 6,2~6,5 

Solo:

7 Litros de mistura <Turfa 50% / Perlita 50%> + duas colheres de calcário dolomítico (15g)

Cara, acho que tá tudo certo. Não precisa se preocupar, mantenha a linha que está usando e observe bem as plantas e os resultados. Se sentir algum sinal de deficiência de S aí sim pense em suplementar, acho que nãovai precisar.

Abs

• Thanks 1
Link para o post
  • Usuário Growroom
1 hora atrás, Eregio disse:

Cara, acho que tá tudo certo. Não precisa se preocupar, mantenha a linha que está usando e observe bem as plantas e os resultados. Se sentir algum sinal de deficiência de S aí sim pense em suplementar, acho que nãovai precisar.

Abs

showw.

Obrigado por compartilhar a experiência.

tmj.

Link para o post
  • Usuário Growroom

Galera eu comprei uma qb 120w que ja ta chegando, o espectro dela é 3000k +uv+ir e tal, queria saber se consigo levar uma vega boa nela. Pelo que li 3500k consegue levar a vega tb, sera q no meu caso consigo? Ou melhor comprar um desses: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1529605354-refletor-led-200w-holofote-bivolt-branco-frio-prova-d-agua-_JM#searchVariation=59186744507&position=15&type=item&tracking_id=f3a9ed2d-a36a-4659-8ddb-56b976d19614

Valeu galera boa noite!

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom
1 hora atrás, r.tavaresf disse:

Galera eu comprei uma qb 120w que ja ta chegando, o espectro dela é 3000k +uv+ir e tal, queria saber se consigo levar uma vega boa nela. Pelo que li 3500k consegue levar a vega tb, sera q no meu caso consigo? Ou melhor comprar um desses: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1529605354-refletor-led-200w-holofote-bivolt-branco-frio-prova-d-agua-_JM#searchVariation=59186744507&position=15&type=item&tracking_id=f3a9ed2d-a36a-4659-8ddb-56b976d19614

Valeu galera boa noite!

Irmão com uma qb voce leva o que quiser kkkkkk, flora, vega, clone, tomate, abacate, com essa luz ai cresce planta de tudo quanto é tipo, fez bem comprando a qb, uma das melhores tecnologias que tem hj pra cultivar ganja

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom
8 horas atrás, Rondinaldinho disse:

Irmão com uma qb voce leva o que quiser kkkkkk, flora, vega, clone, tomate, abacate, com essa luz ai cresce planta de tudo quanto é tipo, fez bem comprando a qb, uma das melhores tecnologias que tem hj pra cultivar ganja

Então ta tudo na paz de jah 😎 kkkk po que bom que a tecnologia é boa assim, tenho pesquisado sobre ela na net e nos diários de cultivo aqui e realmente são potentes! Acho q foi vc que deu a dica de comprar uma QB quando eu perguntei aqui semana passada, dei sorte de pesquisar justamente na black friday, acabou que a qb saiu no preço de montar um cob citizen 50w 😂 agora ja ta mil conto de novo. Valeu  a dica kkk acabei me dando bem nessa, agora to correndo atras do resto, 2021 com fé em jah vou dar um t da solta do nordeste e degustar um fumo caseiro de qualidade. Plantar pra não comprar galera!! Simbora

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom
1 hora atrás, r.tavaresf disse:

Então ta tudo na paz de jah 😎 kkkk po que bom que a tecnologia é boa assim, tenho pesquisado sobre ela na net e nos diários de cultivo aqui e realmente são potentes! Acho q foi vc que deu a dica de comprar uma QB quando eu perguntei aqui semana passada, dei sorte de pesquisar justamente na black friday, acabou que a qb saiu no preço de montar um cob citizen 50w 😂 agora ja ta mil conto de novo. Valeu  a dica kkk acabei me dando bem nessa, agora to correndo atras do resto, 2021 com fé em jah vou dar um t da solta do nordeste e degustar um fumo caseiro de qualidade. Plantar pra não comprar galera!! Simbora

Pode me enviar o link do vendedor ? 

10 horas atrás, Rondinaldinho disse:

Acho que você recomenda essa QB, correto ? Se puder tb falar aonde comprou a sua e o que está achando dela.

Obrigado !!

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

@Terraqueo futricando pelos diários aqui do forum vejo a galera pegando da ks Growl led- Tech Store, todo mundo fala muito bem das qbs deles

Ontem acabei fazendo pedido de uma na KQO- Lighting Store que tava me saindo 140 pilas com frete e já postaram ontem mesmo em menos de 5h dps da confirmação do pedido... Não posso dar recomendação pq ainda não chegou kkkkk mas acho que tem gente aq do fórum que já comprou deles também

As 2 lojas são do aliexpress 

Tmj

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom
1 hora atrás, Terraqueo disse:

Pode me enviar o link do vendedor ? 

Acho que você recomenda essa QB, correto ? Se puder tb falar aonde comprou a sua e o que está achando dela.

Obrigado !!

Ai mano o link:https://pt.aliexpress.com/item/4000014832224.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.5f975eecxj94CX&algo_pvid=fe788088-f443-4c07-b759-ab408873abf2&algo_expid=fe788088-f443-4c07-b759-ab408873abf2-15&btsid=0bb0623016074398392068650e39d8&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_

Tinha subido o preço mas o vendedor jogou o desconto de novo, msm preço da black friday

Link para o post