Ir para conteúdo
Growroom

Recommended Posts

Bom dia growers, paz pra nós! 

Tenho pesquisado bastante aqui e junto com um amigo estamos na fase final do nosso Indoor. Porém, nesta última parte que se refere a Iluminação nós temos muitas dúvidas, e em nenhum lugar encontramos respostas, e por isso criei esse tópico para buscar ajudar. 

Nós decidimos em trabalhar com Iluminação LED. Por vários motivos, mas principalmente pelo tempo de duração da lâmpada, porque não esquenta e pelo custo ser mais baixo.

E as dúvidas são: 

. Lumens são mais importantes que Watts? Se eu conseguir alcançar os lumens necessários para o meu espaço mesmo que com menos de 100 watts, isso seria um problema?
. A cor da luz é fundamental (azul & vermelha)? Ou eu posso ter lâmpadas LED brancas para todas as etapas de crescimento?

Desde já muito obrigado.

abraços 

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 hours ago, zambeck said:

Bom dia growers, paz pra nós! 

Tenho pesquisado bastante aqui e junto com um amigo estamos na fase final do nosso Indoor. Porém, nesta última parte que se refere a Iluminação nós temos muitas dúvidas, e em nenhum lugar encontramos respostas, e por isso criei esse tópico para buscar ajudar. 

Nós decidimos em trabalhar com Iluminação LED. Por vários motivos, mas principalmente pelo tempo de duração da lâmpada, porque não esquenta e pelo custo ser mais baixo.

E as dúvidas são: 

. Lumens são mais importantes que Watts? Se eu conseguir alcançar os lumens necessários para o meu espaço mesmo que com menos de 100 watts, isso seria um problema?
. A cor da luz é fundamental (azul & vermelha)? Ou eu posso ter lâmpadas LED brancas para todas as etapas de crescimento?

Desde já muito obrigado.

abraços 

Fala, mano zambeck!

Cara, tô passando por uma experiência parecida.
Pelo que vi e escutei por ai, luzes azuis e vermelhas são ideais para o crescimento da planta. 
Azul para floração, vermelhas para vegetativo.

A led azul é mais forte, emite mais luz e calor. Mas também ouvi dizer que uma branca rgb funciona bem também. Porque ela é a mistura de red, blue e green.

Agora, sobre os lumens eu também não tô entendendo bem. Se alguém puder ajudar, massa!

Compartilhar este post

Link para o post

Growrganic e Zambeck,

Também sou novatíssima e pesquisando nessa montanha de informações.

Junto-me a vcs para aprender sobre led, pois estou projetando meu primeiro GR.

abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

tbm to c uma dúvida, comprei um led 50w RGB daqueles com controle de mudança de cor....

Marca q tem 4500 lúmens mas achei uma luz fraca em comparação as duas fluores q eu tava usando...

Dae tem todas as cores e tem o botao W que eh o branco, acredito eu q seja a mistura das cores

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Ras1234 disse:

tbm to c uma dúvida, comprei um led 50w RGB daqueles com controle de mudança de cor....

Marca q tem 4500 lúmens mas achei uma luz fraca em comparação as duas fluores q eu tava usando...

Dae tem todas as cores e tem o botao W que eh o branco, acredito eu q seja a mistura das cores

Você tá usando essa luz há quanto tempo? 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

3 horas atrás, Ras1234 disse:  

Você tá usando essa luz há quanto tempo? 

Esse refletor de 50w led 4500 lúmens comecei a usar agora!

Antes eu usava uma flúor daquela espiral de 90w c 5600 lúmens + uma de led 20w de 1000lumens

Dae agora instalado esse refletor percebi que a iluminação ficou mais fraca , e agora resolvi instalar novamente o outro led de 20w q eu usava já deu uma clareada

Compartilhar este post

Link para o post

as leds com lampadas azuis e vermelhas sao as melhores pra cultivo, por causa da faixa de temperatura de luz que elas pegam. vc dificilmente vai conseguir a iluminaçao total pro seu cultivo com um led de 50w ou 100w, lembre-se que há uma perda consideravel de luz entre a luz total que sai da led e a luz que chega na planta (das duas uma, ou vc vai colar um painel de potencia baixa em 1 planta somente e no topo, nao entrando luz no resto da planta, ou vc vai deixar a led uns cms acima, pra pegar uma iluminaçao melhor e esses poucos centimetros acima da planta ja vao ter uma perda consideravel de lumens (principalmente com leds). de qualquer forma a quantidade de luz depende muito do tamanho do espaço que vc ta usando e pro fotoperiodo que vc está (na vega menos potencia é mt menos impactante pra planta que na flora, nessa sim a planta precisa da maior quantidade possivel de luz)

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, edi disse:

as leds com lampadas azuis e vermelhas sao as melhores pra cultivo, por causa da faixa de temperatura de luz que elas pegam. vc dificilmente vai conseguir a iluminaçao total pro seu cultivo com um led de 50w ou 100w, lembre-se que há uma perda consideravel de luz entre a luz total que sai da led e a luz que chega na planta (das duas uma, ou vc vai colar um painel de potencia baixa em 1 planta somente e no topo, nao entrando luz no resto da planta, ou vc vai deixar a led uns cms acima, pra pegar uma iluminaçao melhor e esses poucos centimetros acima da planta ja vao ter uma perda consideravel de lumens (principalmente com leds). de qualquer forma a quantidade de luz depende muito do tamanho do espaço que vc ta usando e pro fotoperiodo que vc está (na vega menos potencia é mt menos impactante pra planta que na flora, nessa sim a planta precisa da maior quantidade possivel de luz)

obrigado pela resposta.

Meu espaço é 130 cm (largura), 70cm (profundidade) e 1.60 (altura). Uma das soluções seria usar mais de 1 refletor de LED? É isso? 

abs; 

Compartilhar este post

Link para o post

Cara sou bem novato, to lendo alguns tópicos pra aprender e evitar fazer o minimo de cagada na hora do cultivo.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-693684907-refletor-led-holofote-100w-bivol-a-prova-dagua-branco-frio-_JM
Essa parada serve pra cultivo?
Se sim,dps da etapa de germinação, que ela pega uns 10/15 cm no sol msm, posso usar só esse refletor até a etapa de floração ?

Compartilhar este post

Link para o post
16 minutos atrás, O Melindroso disse:

Cara sou bem novato, to lendo alguns tópicos pra aprender e evitar fazer o minimo de cagada na hora do cultivo.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-693684907-refletor-led-holofote-100w-bivol-a-prova-dagua-branco-frio-_JM
Essa parada serve pra cultivo?
Se sim,dps da etapa de germinação, que ela pega uns 10/15 cm no sol msm, posso usar só esse refletor até a etapa de floração ?

Cara pra comprar um refletor desse de 100w nessa faixa de cor(luz branca temp de cor 6k) eu prefiro montar um esquema com lampadas fluorescentes msm, vai sair mais barato e vai ocupar menos espaço, mas na flora nao vai ser mt bom nao a nao ser q vc cultive so 1 planta e monte um scrog ou umas amarras que distrubuam essa luz por toda a planta. Durante a vega 100w ta tranquilo sim.

7 horas atrás, zambeck disse:

obrigado pela resposta.

Meu espaço é 130 cm (largura), 70cm (profundidade) e 1.60 (altura). Uma das soluções seria usar mais de 1 refletor de LED? É isso? 

abs; 

Vc pretende ocupar todo esse espaço com as plantas? Se sim, recomendo dois paineis led de pelo menos 300w cada, mas 130 x 70 é muito espaço, dá pra colocar uns 15 vasos de 11 litros, é maconha demais meu brother difícil dar conta de tanta fartura assim hahaha. Voce pode usar um painel de 300w pra cultivar principalmente a area central pra ate uns 6 vasos e futuramente fazer um upgrade

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, edi disse:

Cara pra comprar um refletor desse de 100w nessa faixa de cor(luz branca temp de cor 6k) eu prefiro montar um esquema com lampadas fluorescentes msm, vai sair mais barato e vai ocupar menos espaço, mas na flora nao vai ser mt bom nao a nao ser q vc cultive so 1 planta e monte um scrog ou umas amarras que distrubuam essa luz por toda a planta. Durante a vega 100w ta tranquilo sim.

Que iluminação vc recomendaria para a floração, pra gastar até uns 120 mangos?

O Grow tem a seguinte dimensão  110x63x35cm, vou forrar tudo com Duplalon, e colocar uns 2 coolers de PC de 12cm pra começar.

Pra floração to pensando em por 4x dessa
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711819057-lmpada-led-bulbo-15w-rosca-e27-150w-pronta-entrega-110v-_JM
E Vegetação 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-715291476-lmpada-led-compacta-milho-3u-12w-branco-quente-110220v-e27-_JM 

Tbm 4x delas

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, O Melindroso disse:

Que iluminação vc recomendaria para a floração, pra gastar até uns 120 mangos?

O Grow tem a seguinte dimensão  110x63x35cm, vou forrar tudo com Duplalon, e colocar uns 2 coolers de PC de 12cm pra começar.

Pra floração to pensando em por 4x dessa
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711819057-lmpada-led-bulbo-15w-rosca-e27-150w-pronta-entrega-110v-_JM
E Vegetação 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-715291476-lmpada-led-compacta-milho-3u-12w-branco-quente-110220v-e27-_JM 

Tbm 4x delas

se for pra gastar pouco recomendo que compre tudo o que puder de flc 25w

Compartilhar este post

Link para o post
44 minutos atrás, edi disse:

se for pra gastar pouco recomendo que compre tudo o que puder de flc 25w

É, dei uma olhada e sai mais em conta msm
vlw!

Compartilhar este post

Link para o post

Galera ainda estou aprendendo mais gostaria de compartilhar com vcs algumas experiencias q tive, e aproveitar o topico pra tirar algumas duvidas com os mais experientes.

Iniciei meu cultivo indor com as primeiras tentativas em agosto do ano passado! 

na ocasião eu comprei no mercado livre 1 lampada de led de 80W (o fabricante dizia +ou- 5000 Lumens). Sem experiencia alguma e num espaço não adequado tentei levar uma critical q havia comprado no chile. Como não tinha experiencia, não sabia q ela não estava crescendo... estudando vi q eram poucos lumens então comprei mais 3 lampadas iguais, pela facilidade de o bocal ser E27 (bocal de luz normal), e associei elas... Nada acontecia.... Ai resolvi somar uma lampada de fluor de 80W, so apos isso ela começou a crescer (ficou uma plantinha anã, pois era uma auto e pela falta de luz floresceu bem pequena... depois quem tiver curiosidade tem no meu diario).

ai pesquisando vi q essas lampadas made china muitas vezes não entregam os lumens q dizem ter... 

Comprei em dezembro um painel de led de 300W, e estou levando minha segunda experiencia (primeira 100% indor) com ela! As plantinhas estão com 10 dias hj e ja estão bem desenvolvidas pro tempo! 

Minha duvida q gostaria de aproveitar aqui é.... Qts lumens um painel desse deve entregar mais ou menos? Seria interessante somar uma luz de fluor de 80W com o painel de led?? 

espero ter ajudado e conto com a ajuda de vcs!!

abração 

Compartilhar este post

Link para o post

E ai galera

Eu vou começar a cultivar indoor com leds, comprei os meus na china e estou aguardando chegar. 

Assim que chegar estou pensando em fazer um video tutorial da montagem e intalação e começar a fazer um diario tbm.

chegando eu posto fotos pra compartilhar com a galera

Compartilhar este post

Link para o post
3 hours ago, Koala_MTB said:

Galera ainda estou aprendendo mais gostaria de compartilhar com vcs algumas experiencias q tive, e aproveitar o topico pra tirar algumas duvidas com os mais experientes.

Iniciei meu cultivo indor com as primeiras tentativas em agosto do ano passado! 

na ocasião eu comprei no mercado livre 1 lampada de led de 80W (o fabricante dizia +ou- 5000 Lumens). Sem experiencia alguma e num espaço não adequado tentei levar uma critical q havia comprado no chile. Como não tinha experiencia, não sabia q ela não estava crescendo... estudando vi q eram poucos lumens então comprei mais 3 lampadas iguais, pela facilidade de o bocal ser E27 (bocal de luz normal), e associei elas... Nada acontecia.... Ai resolvi somar uma lampada de fluor de 80W, so apos isso ela começou a crescer (ficou uma plantinha anã, pois era uma auto e pela falta de luz floresceu bem pequena... depois quem tiver curiosidade tem no meu diario).

ai pesquisando vi q essas lampadas made china muitas vezes não entregam os lumens q dizem ter... 

Comprei em dezembro um painel de led de 300W, e estou levando minha segunda experiencia (primeira 100% indor) com ela! As plantinhas estão com 10 dias hj e ja estão bem desenvolvidas pro tempo! 

Minha duvida q gostaria de aproveitar aqui é.... Qts lumens um painel desse deve entregar mais ou menos? Seria interessante somar uma luz de fluor de 80W com o painel de led?? 

espero ter ajudado e conto com a ajuda de vcs!!

abração 

Fala, mano! Excelente sua experiência, que bom que você compartilhou com a gente.

Esse refletor de 300W você pagou quanto nele? Tem como mandar uma referência pra eu ver aqui?

E quantos lumens tem? To pensando em comprar 3 painéis de 100W cada um que possa me entregar a mesma quantidade.

Valeu!
PAZ

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Salve!

Cara eu comprei na GreePower, paguei uma faixa de 1200,00....

Sei q é carinho, mais me deu raiva tentar economizar e não conseguir fazer o negocio ir pra frente.... Entao acho q vale o investimento!

te digo q se eu tivesse uma grana, eu comprava um de 900W de uma marca top (tem uma marca mais não lembro o nome), q custa uns 3000,00 esse houvi dizer q ajusta ate intensidade das luzes pras fazes de vega e flora! 

Qt vais pagar no de 100W?? tens referencia dele??

abrax

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, PedBlack disse:

E ai galera

Eu vou começar a cultivar indoor com leds, comprei os meus na china e estou aguardando chegar. 

Assim que chegar estou pensando em fazer um video tutorial da montagem e intalação e começar a fazer um diario tbm.

chegando eu posto fotos pra compartilhar com a galera

Comprou no aliexpress? Pagou quanto, corajoso ein mano kkkkk, as chances dos cara te taxar e o barato sair caro é grande! Mas tomara que não, Boa Sorte!!

Compartilhar este post

Link para o post

Eh melhor um painel de 300w que 3 paineis de 100, eu recomendo o site dhgate, la eh mais barato q aliexpress e vc ainda consegue um contato melhor com o vendedor, pode pedir pra ele alterar a notinha e passar o produto na nota por $10 por exemplo nao pagando qse nada de imposto.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 09/03/2016 at 20:36, O Melindroso disse:

Comprou no aliexpress? Pagou quanto, corajoso ein mano kkkkk, as chances dos cara te taxar e o barato sair caro é grande! Mas tomara que não, Boa Sorte!!

E AI Melindroso, blz mano 

Comprei no aliexpressa sim ..rs eu ainda nao fiz as contas de quanto gastei, mas essa não é a primeira compra que faço la não, ja devo ter feito uns 50 pedidos ou mais la, em relação a taxa é meio relativo, eu fiz compras pequenas e separadas, assim evita as chaces de ser tributados, dessas compras acho q 1 ou 2 pedidos vão ser tributados no maximo, mas mesmo assim compensa em relação ao preço no brasil.

assim que chegar eu vou atualizando as novidades aqui 

vwl mano, tamo junto ! abçs

Compartilhar este post

Link para o post

Salve galera, peço licença pra me juntar a vcs aqui, pois TB estou iniciando a montagem do meu grow LED 150W, de 0.6x0.6x1.40, TB adquirido em formato kit pela Greenpower e cheio de dúvidas até sobre a montagem correta deste grow para reduzir ao máximo a chance de perder meu primeiro cultivo nele, pois nem vou treinar com prenseed, indo logo pras genéticas top. Com esses 150w me deram a informação q eu levo de 2 a 3 vasos de boa. Mas continuo ainda em dúvida se é isso mesmo pq toda hora VC lê de 300w pra cima como o melhor. Mas como se diz " é o q tem pra hj"

Puxando minha cadeira pra acompanhar esse tópico e ver se consigo aprender mais rápido do q com as ferramentas de pesquisa, pois mesmo usando os filtros da pesquisa avançada o conteúdo aqui do GR é tão vasto que VC acaba ficando um tempo lendo conteúdo inerte ou divergentes dentro de um mesmo assunto.

Salve jardineiros!:thumb:

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

e ai galera estou com uma duvida esse dias eu comprei um kit refletor holoforte de led 30w branca fria (comprei por erro de preço do site comprei 5 por 31 reais)

sera que esse led serve para colocar em grow?

vou usar apenas 4 ai 1 vai ficar de bobeira

20160311_120140.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Salve, galera!

Voltando aqui para dizer que, depois de ter dado uma estudada (e ainda estar confuso pra caraleo) estou pensando em incluir talvez 2 desses LEDs Full Spectrum.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-747507885-lmpada-led-grow-indoor-full-espectro-80w-frete-gratis-_JM

Diz que tem 3.000 lumens e os seguintes nanometros:

Azul: 440-460 nm

Vermelho: 630-660 nm

Infravermelho: 730 nm

Ultravioleta: 380-410 nm

Não indica os comprimentos de onda da branca, mas tem também.

O que vocês acham?

lmpada-led-grow-indoor-full-espectro-80w-frete-gratis-523211-MLB20511061284_122015-O.jpg

Compartilhar este post

Link para o post