Ir para conteúdo
Growroom
aimu

Bucha Vegetal como aerador

Recommended Posts

Bom dia a todos,

depois de ter dor de cabeca (folhas das plantas amarelando no meio da flora, raizes mal desenvolvidas e baixa producao) com solo muito compactado, fiz um novo solo a uns quinze dias atras usando fibra de coco como aerador. Bem, acontece que fiquei com o preco da fibra de coco me doendo no bolso (15 paus por kg). Eh a crise.

Tava hj no banho e me veio essa ideia, e se eu usar a fibra da bucha vegetal bem picada como aerador?

Pra mim, a principal vantagem eh que por aqui acha dessas buchas no mato mesmo ou baratinho na feira e acho que uma desvantagem pode ser as fibras muito emboladas, por isso acho que teria que picar bem.

O que vcs acham? Proximo solo q precisar, vale a pena tentar ou fica uma semana sem bife e compra a fibra de coco?

• Like 9

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Funciona sim ... conheço um pessoal velho que usa picotado e joga na horta, hábito antigo do povo dessa região por sinal ... mais fica a dica aqui, rola de ferver ele igual a fibra de coco antes ! Não sei se libera alguma substância mais da uma limpada boa ...

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
18 horas atrás, Fabrício BrasilC (olho) disse:

como nunca tinha pensado nisso? hehe . obrigado pelas informações . att 

:lol:

Pensei a mesma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 16/11/2015 20:14:50, GanjaMann011 disse:

Posta foto de como ficou mann, e se as marias reagirão bem

As que estao rolando ja estao na fibra de coco, daqui a dois meses vou precisar de solo novo e testo, foda que levo de duas em duas e testaria em uma delas, ou seja, espaco amostral ridiculo... quem for testando seria bom comentar como foi...

Em 30/10/2015 20:32:08, nobodyknows disse:

Funciona sim ... conheço um pessoal velho que usa picotado e joga na horta, hábito antigo do povo dessa região por sinal ... mais fica a dica aqui, rola de ferver ele igual a fibra de coco antes ! Não sei se libera alguma substância mais da uma limpada boa ...

Cara, depois do que vc falou fui dar uma pesquisada sobre alelopatia, tem uns estudos rolando sobre o coqueiro exercer influencias alelopaticas negativas sobre diversos tipos de plantas atraves do tanino (por isso a galera lava bem a fibra) e nao achei nada a respeito da bucha vegetal (luffa cylindrica) que como vc disse ja eh usada como aerador, logo, acho q vale a pena testar.

Quanto a alelopatia, TEMOS QUE ESTUDAR MAIS SOBRE ISSO, por exemplo, o capim-limao exerce influencias alelopaticas negativas sobre diversos tipos de plantas, mas tem influencia positiva sobre outras, tb li um papper de um cara que testou a influencia da substancia alelopatica do eucalipto (nao lembro qual eh), em diferentes concentracoes, na germinacao e desenvolvimento de sementes de trigo (ou alface sei la) e chegou a conclusao de que quanto maior a concentracao da substancia pior o desenvolvimento da planta, porem, plantas testadas com concentracoes baixissimas da substancia apresentaram desenvolvimento melhor que o controle que nao a recebeu, loko ne?

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, as coisas se adiantaram aqui e já começaram os testes! São duas seeds de um prensadinho bom que abriram praticamente juntas, germinadas no jiff, a da esquerda está na fibra de côco e a da direita na bucha, ambas misturadas a um substrato descansado feito com duas partes de terra uma parte de húmus e um pouco de calcário dolomítico.

A da fibra misturei 50-50 mas a da bucha foi 50-50 e "pediu" mais terra daí ficou uns 40 de bucha-60 de substrato.

A bucha tinha 1,1m e fez qse quatro litros de solo, piquei ela no começo bem picadinho mas no final os toletinhos já estavam saindo maiores, na hora de misturar acabei tendo que picar de novo alguns mas no final deu tudo certo, o aspecto ficou muito bom e tá com muita cara de que vai rolar.

IMG_20151216_151112715.jpg

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post

Ideia genial... Aqui a fibra de côco custa 10 reais 200g. Vou experimentar a bucha tb. Continua atualizando. Abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Em 16 de dezembro de 2015 at 16:26, aimu disse:

Galera, as coisas se adiantaram aqui e já começaram os testes! São duas seeds de um prensadinho bom que abriram praticamente juntas, germinadas no jiff, a da esquerda está na fibra de côco e a da direita na bucha, ambas misturadas a um substrato descansado feito com duas partes de terra uma parte de húmus e um pouco de calcário dolomítico.

A da fibra misturei 50-50 mas a da bucha foi 50-50 e "pediu" mais terra daí ficou uns 40 de bucha-60 de substrato.

A bucha tinha 1,1m e fez qse quatro litros de solo, piquei ela no começo bem picadinho mas no final os toletinhos já estavam saindo maiores, na hora de misturar acabei tendo que picar de novo alguns mas no final deu tudo certo, o aspecto ficou muito bom e tá com muita cara de que vai rolar.

IMG_20151216_151112715.jpg

Muito interessante, excelente ideia, pode nos dizer como está a experiência?

Compartilhar este post

Link para o post

Fala @BoBrasileiro tá rolando com dificuldades por conta do calor. Esse verão tá foda, teve semana que fez mais de 40º direto, agora no carnaval mesmo bateu 42º de máxima. Todas minhas plantas estão queimadas, vem uma onda de calor elas tomam uma surra e quando estão começando a se recuperar vem outra.

Essas duas eu quase matei depois de queimarem muito no natal, tirei essa foto dia 27 ou 28/12 pra postar aqui mas desisti de matar por causa da experiência, no ano novo tb fez muito calor e assim foi, a da bucha sofreu mais no natal pois estava mais pro fundo do grow e demorou um pouco mais pra destravar, amanhã vou tentar tirar foto atual. 

IMG_20160106_124734742_HDR.jpg

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Ei @aimu, que ótima idéia! Valeu por compartilhar!

Uma coisa que eu fiquei pensando foi uma possível alteração no PH do substrato. Seria massa fazer uns testes. Eu infelizmente não tô podendo no momento, mas fica a deixa.

Vi em algum lugar (será que foi aqui?) alguém que clonava com espuma sintética, pedaço de colchão mesmo. Parecia facilitar a propagação, enraizava que era uma beleza. Acho que a bucha seria massa pra essa função; inteira ou picada como você fez. Ou até mesmo pra levar uns microcultivos estilo Hempy.

Várias possibilidades... A imaginação voa...

Valeu mesmo mano, nem sei como agradecer!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ae @BoBrasileiro a foto que prometi, a da fibra tá na esquerda e a da bucha na direita. Não tire conclusões com base no tamanho delas, elas são do mesmo prenpren mas vieram muito diferentes, tem duas irmãs delas aqui tb, uma uns 15 dias mais velha outra uns 20 dias mais nova, tudo diferente... E a maior delas é essa da esquerda. Já mostraram as pré flores, vão pra flora assim que se recuperarem do carnaval, tudo fêmea ? (tô desde setembro querendo fazer cruzas mas não vem macho, essa da esquerda mesmo tá cheirando bem na vega, cresce rápido, mostra pré flor rápido, aquelas folhas amarelando estão quase do tamanho da minha mão, tem que ver a flora ainda como vai ser mas tava na pilha de cruzar ela mas não tenho pólen vtnc...)

Eu tô achando que não tem diferença entre os aeradores, o que inclusive faz sentido, estando o solo bem aerado elas vão que vão.

Vlw 

IMG_20160214_133035387_HDR.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Em 13/02/2016 at 04:17, caipira_voador disse:

Ei @aimu, que ótima idéia! Valeu por compartilhar!

Uma coisa que eu fiquei pensando foi uma possível alteração no PH do substrato. Seria massa fazer uns testes. Eu infelizmente não tô podendo no momento, mas fica a deixa.

Vi em algum lugar (será que foi aqui?) alguém que clonava com espuma sintética, pedaço de colchão mesmo. Parecia facilitar a propagação, enraizava que era uma beleza. Acho que a bucha seria massa pra essa função; inteira ou picada como você fez. Ou até mesmo pra levar uns microcultivos estilo Hempy.

Várias possibilidades... A imaginação voa...

Valeu mesmo mano, nem sei como agradecer!

E ae caipira, o teste do ph vou deixar pra outro, não tenho medidores confiáveis. 

Realmente a imaginação voa, essa do hempy bucket na bucha acho que rola lindamente, meter a bucha inteira no hempy (tipo, se o hempy tem 20cm corta dois ou três nacos de 20cm no lugar da perlita) as raízes devem gostar de passear pelos espaços da bucha... 

Eu tô usando nacos de bucha pra tampar os furos dos vasos de 8l da nutriplan que sempre fazia maior zona toda vez que movia os vasos. 

Esses dias tava pensando nas camas de cultivo do soma, ele usa canos furados nas arestas das camas pra melhor aeração, dá pra usar buchas inteiras no lugar. Se um dia for plantar num vaso grande, +60l, vou meter umas duas buchas inteiras do fundo ao topo fazendo essa função pra ver no que vai dar. 

Compartilhar este post

Link para o post

Fim do teste. 

A que estava na bucha era macho e, como não era o melhor macho, foi pra faca. Achei que era tudo fêmea mas felizmente me enganei. 

Minha conclusão: a planta gostou e as raízes estavam bonitas, sem problemas para as meninas. O foda é picar a bucha, dá bem mais trabalho que picar a fibra de coco. Entre a bucha e a fibra, fico com a fibra de coco. 

Compartilhar este post

Link para o post