Ir para conteúdo
Growroom

Receita: Super Solo Orgânico Definitivo!

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Eai growers!! Como vão??

Então, já li tanto e aproveitei tanta informação e compartilhei algumas coisas aqui, mas agora chegou a hora da minha real contribuição. Embasado na fonte http://www.growweedeasy.com/organic-super-soil , fiz uma pesquisa/adaptação/tradução de uma receita de solo SIMPLESMENTE FANTÁSTICA para quem busca um plantio orgânico. Os ingredientes originais foram pesquisados e encontrados todos aqui no Brasil. Essa mistura requer investimento, mas é muito econômica, pois rende muito e além de prover O MELHOR GOSTO POSSÍVEL que a sua erva pode ter, sendo 100% ORGÂNICO! Com esse solo você não precisará fazer transplantes, fertilizar nas regas... Simplesmente precisará molhar a planta e vê-la crescer maravilhosamente linda e saudável!!

Espero que ajude!! Lá vai: (imagens podem ser vistas no site fonte da receita)

Faça o seu próprio super solo!

Você vai precisar de:

· Um recipiente grande para misturar os componentes

· Ancinho

· Lona ou recipientes grandes para guardar o solo fechado(retendo calor e umidade) enquanto ele “cozinha”

Ingredientes do super solo compostado

· 6,2kg de solo preparado rico em fibra de coco (facilmente encontrado em supermercados ou lojas de jardinagem)

· 6,2kg de solo preparado de qualidade (Carolina Soil ou Sunshine MIX)

· 5kg de Húmus de Minhoca

· 1,2kg de Farinha de Osso

· 2/5 xícara de Calcário Dolomítico (ou calcário de conchas)

· 1/5 de xícara de Pó de Rocha (www.bonsolo.com.br)

· 1kg de Farinha de Sangue (www.martinellishop.com.br)

· 0,75kg de Guano de Morcego (www.mercadolivre.com.br)

· 1/3 xícara de Sal de Epsom(sulfato de magnésio -> www.imperiodobanho.com.br)

· (Opcional) Até 25% de Perlita (para drenagem extra)

As instruções seguintes são para garantir uma mistura perfeita dos ingredientes. É possível simplesmente jogar tudo junto e misturar, mas seguindo essa ordem, será mais fácil chegar no resultado final desejado.

Preparando a mistura

1) Despeje 70% do seu solo rico em coco.

2.) Acrescente toda a Farinha de Osso.

3) Acrescente 50% do seu solo preparado de qualidade (Carolina Soil ou Sunshine MIX)

4) Misture com o ancinho para que a Farinha de Osso fique levemente misturada
5) Salpique o Calcário Dolomítico (Ou de Conchas) por cima da mistura.

6) Salpique o Pó de Rocha por cima da mistura.

7) Acrescente o resto do seu solo preparado de qualidade (Carolina ou Sunshine)

8) Acrescente 50% do seu Húmus de Minhoca.

9) Acrescente metade do que sobrou do seu solo rico em coco.
10) Misture a pilha de terra levemente.

11) Se você for utilizar perlita, acrescente-a agora.

12) Acrescente o resto do seu Húmus de Minhoca.

13) Acrescente o resto do seu solo rico em coco.

14) Misture a pilha inteira até que fique uniforme.

15) Acrescente a Farinha de Sangue.

16) Acrescente o Guano de Morcego.

17) Acrescente o Sal de Epsom(Sulfato de Magnésio).

18) Misture bastante para ter o máximo de uniformidade.

Comece a compostagem

1. Na primeira semana, misture sempre que possível o solo para que fique o mais uniforme possível, até que não se veja mais pontos com cores e sim uma cor só.

2. Depois que a mistura for uniformizada, embrulhe-a em uma lona ou coloque-a em recipientes fechados.

3. Acrescente água à mistura, e misture bem para começar o processo microbial. O super solo deve ficar úmido mas não encharcado durante a compostagem. A ideia é manter a mistura úmida e relativamente vedada. Se a sua mistura não for colocada em um recipiente fechado, ele secará e parará todo o processo. A mistura deverá ficar em um ambiente relativamente fechado.

4. Mantenha sua mistura em um lugar que bate sol e permita o super solo “cozinhar” por 30-60 dias. Durante esse processo, é seu dever manter o solo úmido mas não encharcado e mantê-la fechada para manter o ar e o calor. O processo microbial no solo vai fazer a pilha de terra se tornar quente ao toque – isso é normal! É por isso que o processo está “cozinhando”. Conforme o solo “cozinha”, ele quebrará todos os ingredientes que você adicionou em uma forma que suas plantas podem facilmente utilizar.

Nota: Tome cuidado com insetos! Você criou um ambiente perfeito para eles, por isso deverá manter a mistura sempre fechada.

Bônus: Se você acrescentar minhocas vivas para a mistura, elas ajudarão a aerar o solo e afrouxar sua mistura. As minhocas podem até mesmo serem usadas em vasos – elas não fazem mal as plantas e vão ajudar a manter um solo saudável!

5. Misture mais uma vez antes de começar a plantar!

Comece a plantar!

1. Preencha 1/3 do fundo do seu vaso com o seu Super Solo.

2. Preencha o resto do vaso com um solo preparado regular (Carolina,Sunshine ou outros). Essa parte superior não tratada do solo é colocada em cima para que você não queime plantas jovens ou clones com muitos nutrientes. Mas, uma vez que as raízes chegam no super solo, as plantas estarão maduras o suficientes para usar a rica fonte de nutrientes sem haver risco de queima por nutrientes.

• Like 19
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Usuário Growroom

Show , Vi nesse site uma receita muito boa tb !

Vic's Super Soil:

• 40 kg de sunshine mix #6 / #2 ou promix (3.8 cu ft) (40kg);
  • 8 copos (200ml) de farinha de osso - fonte de fósforo;
  • 4 copos de farinha de sangue - fonte de nitrogênio;
  • 1 e 1/3 copo de sal amargo (sulfato de magnésio) - fonte de magnésio;
  • 3 a 4 copos de calcário dolomitico - fonte de cálcio e corretivo de PH;
  • 1 colher de sopa de óleo elementos (Great White) ate 1 oz;
  • 3 a 4 copos de farinha de alga marinha (Potash) (Cloreto de potássio);
  • 9kg de Húmus de minhoca;
super-soil+2.jpg

- Misturar, umedecer, descansar enrolado e coberto em uma lona exposto ao sol por 2 a 4 semanas para ativar os ingredientes antes de usar.

super-soil.jpg

- Recomendado somente para uso de clones e plantas maduras, o uso do solo em sementes acarretara em queimaduras nas raízes.

super-soil+1.jpg

- Em caso de pragas na terra, é recomendado uma camada de uma polegada de areia.

- Uso do solo é para todas as fases, descartando o uso de quaisquer fertilizantes, regar somente com água com um ph corrigido na faixa de 6.5 a 7.0.

- Antes de usar mistura perlita expandida e/ou fibra de coco a gosto, não ultrapassando o máximo de 30% de perlita/fibra. O restante dos 70% apenas de solo com nutrientes (Vic'c super soil).
  • Like 7
Link para o post
  • Usuário Growroom
Em 9/4/2015, 6:53:39, cafeijao disse:

Vic's Super Soil:

• 40 kg de sunshine mix #6 / #2 ou promix (3.8 cu ft) (40kg);
  • 8 copos (200ml) de farinha de osso - fonte de fósforo;
  • 4 copos de farinha de sangue - fonte de nitrogênio;
  • 1 e 1/3 copo de sal amargo (sulfato de magnésio) - fonte de magnésio;
  • 3 a 4 copos de calcário dolomitico - fonte de cálcio e corretivo de PH;
  • 1 colher de sopa de óleo elementos (Great White) ate 1 oz;
  • 3 a 4 copos de farinha de alga marinha (Potash) (Cloreto de potássio);
  • 9kg de Húmus de minhoca;
super-soil+2.jpg

- Misturar, umedecer, descansar enrolado e coberto em uma lona exposto ao sol por 2 a 4 semanas para ativar os ingredientes antes de usar.

super-soil.jpg

- Recomendado somente para uso de clones e plantas maduras, o uso do solo em sementes acarretara em queimaduras nas raízes.

super-soil+1.jpg

- Em caso de pragas na terra, é recomendado uma camada de uma polegada de areia.

- Uso do solo é para todas as fases, descartando o uso de quaisquer fertilizantes, regar somente com água com um ph corrigido na faixa de 6.5 a 7.0.

- Antes de usar mistura perlita expandida e/ou fibra de coco a gosto, não ultrapassando o máximo de 30% de perlita/fibra. O restante dos 70% apenas de solo com nutrientes (Vic'c super soil).

Show essa ai também hem mano!!

• Like 1
Link para o post
  • 3 weeks later...
  • 1 month later...
  • Usuário Growroom

Tô com dificuldade aqui é na compostagem, o piso de ladrilho deixa muito frio o chão, acho que vou ter que arrumar um recipiente que caiba tudo e não fique em contato com o chão. A temperatura do monte lá no miolo tá fria, e em direção a lona só vai ficando mais fria não tá rolando. E por cima ela está ressecada e quente. Acho que uma lona branca ao invés de uma preta para cobrir vai me ajudar também. Vou fazer uma caixote meio ventilado para ver se melhora.

Link para o post
  • Usuário Growroom

Tô com dificuldade aqui é na compostagem, o piso de ladrilho deixa muito frio o chão, acho que vou ter que arrumar um recipiente que caiba tudo e não fique em contato com o chão. A temperatura do monte lá no miolo tá fria, e em direção a lona só vai ficando mais fria não tá rolando. E por cima ela está ressecada e quente. Acho que uma lona branca ao invés de uma preta para cobrir vai me ajudar também. Vou fazer uma caixote meio ventilado para ver se melhora.

Salve thulle , mas tu ta compostando ou so deixando descansar , no caso desse solo do vics ai e so pra descansar e ativar os ingredientes uma cozinhadinha... ja na compostagem o calor que o processo gera nao e afetado por chao frio , ja compostei antes de inverno em lugares que neva... ficava saindo fumaca igual ducha quente, isso ai e pra deixar o solo ativo e tal dar a ativada, gera um calor mas acho que nao chega a compostar mesmo em alta temp , transformar as materias , tipo palha, folhas em materia organica !

Se tiver compostando mesmo , precisa ver a relacao entre  materia verde , materia seca, esterco  e umidade... acertando isso comeca a compostar mesmo !!

Ps : Acho que cai bem torta de neem  pra nematoides na receita , bastante usado !!

Editado por flor da vida
  • Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

Salve thulle , mas tu ta compostando ou so deixando descansar , no caso desse solo do vics ai e so pra descansar e ativar os ingredientes uma cozinhadinha... ja na compostagem o calor que o processo gera nao e afetado por chao frio , ja compostei antes de inverno em lugares que neva... ficava saindo fumaca igual ducha quente, isso ai e pra deixar o solo ativo e tal dar a ativada, gera um calor mas acho que nao chega a compostar mesmo em alta temp , transformar as materias , tipo palha, folhas em materia organica !
Se tiver compostando mesmo , precisa ver a relacao entre  materia verde , materia seca, esterco  e umidade... acertando isso comeca a compostar mesmo !!

Ps : Acho que cai bem torta de neem  pra nematoides na receita , bastante usado !!

qual proporcao?

Link para o post
  • Usuário Growroom

Propocao boa pra alcancar as temperaturas altas seria : 2 de nitrogenio ( verdes ) pra 1 de carbono ( materia seca , folhas , palha ) 1/1 tambem funciona mais demora mais

Pra comecar a pilha e bom usar galhos finos e coisas do tipo pra permitir penetracao de ar por baixo , depois vir com uma camada de seca , um pouco de composto pronto pra ajudar a colonizar e acelerar o processo e uma de verde  e alternar assim ate o tamanho que quer ou oque tiver .

Entre as camadas da pra jogar algum ativador  pra tambem acelerar o processo , manter a umidade certa e rapidinho comeca a cozinhar e diminuir , eu deixo uns bambus enfiados pra ter boa circulacao de ar dentro ai puxo e ponho a mao na ponta pra ver se esta esquentando bem, ou por a mao no buraco do bambu ja sente quentao !!

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

Acho que vc resolveu uma dúvida aqui, acho que meu solo só precisa descansar mesmo pelo menos é o que tenho feito nos últimos cultivos e tem dado certo. Achei que se o solo cozinhase ficava com os nutrientes mais disponíveis, mas acho que as coisas que misturo já estão bem disponíveis diretamente. Aí te falei, as seeds foram para o ministério da agricultura, acho que consegui rodar de novo kkkkkk

Link para o post
  • Usuário Growroom

Propocao boa pra alcancar as temperaturas altas seria : 2 de nitrogenio ( verdes ) pra 1 de carbono ( materia seca , folhas , palha ) 1/1 tambem funciona mais demora mais

Pra comecar a pilha e bom usar galhos finos e coisas do tipo pra permitir penetracao de ar por baixo , depois vir com uma camada de seca , um pouco de composto pronto pra ajudar a colonizar e acelerar o processo e uma de verde  e alternar assim ate o tamanho que quer ou oque tiver .

Entre as camadas da pra jogar algum ativador  pra tambem acelerar o processo , manter a umidade certa e rapidinho comeca a cozinhar e diminuir , eu deixo uns bambus enfiados pra ter boa circulacao de ar dentro ai puxo e ponho a mao na ponta pra ver se esta esquentando bem, ou por a mao no buraco do bambu ja sente quentao !!

perguntei quanto bota de torta de neem para evitar nemaitoides?! hehehe valeu mestre

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom

Acho que vc resolveu uma dúvida aqui, acho que meu solo só precisa descansar mesmo pelo menos é o que tenho feito nos últimos cultivos e tem dado certo. Achei que se o solo cozinhase ficava com os nutrientes mais disponíveis, mas acho que as coisas que misturo já estão bem disponíveis diretamente. Aí te falei, as seeds foram para o ministério da agricultura, acho que consegui rodar de novo kkkkkk

Pooourran , serio mesmo ?!!? = / que merda mano , espero que nao... na vibe aqui pra dar tudo certo, quando recebeu essa noticia ai ?! !!
E o solo tambem acho , descansando os nutri ja vao ficar mais disponiveis e vao entrar no equilibrio  e taca ficha !!

perguntei quanto bota de torta de neem para evitar nemaitoides?! hehehe valeu mestre

Desculpa parcero nao tinha entendido rs , eu coloco uma colher de sopa pra um balde de 14 L , da pra aumentar acho mas a torta de neem e forte tem que ir sentindo oque funfa eu faco por vaso mas da pra procurar saber pra por em uma receita assim... logo mais mando aqui , mas ajuda muito !!

Abraco 

Editado por flor da vida
Link para o post
  • 2 weeks later...
  • Usuário Growroom
Em 10/11/2015 04:38:57, realfaerman disse:

Fiquei em dúvida, logo quando misturar todos os componentes devo tampar o recipiente, ou só depois de uma semana?

ele diz para ficar mexendo na primeira semana, acho q é só misturar bem nos primeiros dias, quando tiver bem uniforme vc fecha o recipiente 

Link para o post
  • 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

Ingredientes do super solo compostado

· 6,2kg de solo preparado rico em fibra de coco (facilmente encontrado em supermercados ou lojas de jardinagem)

· 0,75kg de Guano de Morcego (www.mercadolivre.com.br)

Opa, chapa, tudo bem?

Primeiro lugar gostaria de agradecer por compartilhar a receita do solo, o trabalho de ter procurado ingredientes semelhantes e ter traduzido.

eu tenho duas perguntas cara: vc tem alguma marca pra indicar ou sabe onde eu consigo esse solo preparado rico em fibra de coco? eu nao to achando.

que tipo de guano tem que ser usado, pq existem alguns tipos diferentes, e cada um tem um npk diferente. por exemplo: o insonesian bat guano é rico em fosforo, o mexicano é rico em nitrogenio.

valeu irmão, abraços

Link para o post
  • Usuário Growroom

Tenho muita vontade de preparar um solo desses. Me falta apenas espaço adequado, quem sabe daqui um tempo não me junto com mais uns 4 amigos growers e conseguimos compostar uma leva boa pro nosso cultivo.

Pode ter certeza que vai valer a pena o trabalho!

Link para o post
  • Usuário Growroom

Opa, chapa, tudo bem?

Primeiro lugar gostaria de agradecer por compartilhar a receita do solo, o trabalho de ter procurado ingredientes semelhantes e ter traduzido.

eu tenho duas perguntas cara: vc tem alguma marca pra indicar ou sabe onde eu consigo esse solo preparado rico em fibra de coco? eu nao to achando.

que tipo de guano tem que ser usado, pq existem alguns tipos diferentes, e cada um tem um npk diferente. por exemplo: o insonesian bat guano é rico em fosforo, o mexicano é rico em nitrogenio.

valeu irmão, abraços

Opa!! Tudo bem e você amigo?

Fico feliz por ajudar essa comunidade que me ensinou quase tudo que seu! Isso é o mínimo que eu posso fazer pra não somente sugar daqui hahaha :)

Olha cara, sinceramente eu não conheço nenhuma marca. Mas, entenda comigo o princípio dessa escolha:

-> Solos ricos e fibra de coco são caracteristicamente mais ácidos e fibrosos. Ou seja, o que você precisa é de um solo ácido e fibroso. Você tem 3 opções:

1-Achar um pronto (não foi possível)

2-Preparar um:

Eu acredito quem uma receita básica pra um solo rico em fibra de coco é:

30% fibra 20%humus 20%casca (coco/pinus) 30%solo convencional -> Esse vai cumprir a função.

3-Comprar algum outro solo que você consiga achar que seja rico em cascas ou fibras(ou alguma outra coisa que tenha essa característica), pq esses normalmente são mais ácidos.

Sobre o Guano: O mais adequado é o de morcego rico em fósforo. A fonte predominante de N é a farinha de sangue.

É um prazer poder ajudar :)

Abraço!

• Like 1
Link para o post
  • 1 month later...
  • Usuário Growroom
Em 10/11/2015 04:38:57, realfaerman disse: Fiquei em dúvida, logo quando misturar todos os componentes devo tampar o recipiente, ou só depois de uma semana?

ele diz para ficar mexendo na primeira semana, acho q é só misturar bem nos primeiros dias, quando tiver bem uniforme vc fecha o recipiente 

Brother vc fecha o recipiente e a cada dia vc mistura e mantenha umido ,( NAO DEIXE ABERTO,SE NAO OS INSETOS IRAM FAZER A FESTA)

• Like 1
Link para o post
  • 1 month later...
  • Usuário Growroom
2 horas atrás, MOliveira disse:

Alguém já fez essas receitas? Tanto a do SubCool qnto a do Vic?

Eu fiz essa que postei. Você ia ficar louco com o tanto que as plantas ficam bonitas sem dificuldade nenhuma e o tempo todo, florescem com um cheiro maravilhoso e sempre nutridas. Faça !

• Like 1
Link para o post
  • Usuário Growroom
1 hora atrás, fael7l disse:

Eu fiz essa que postei. Você ia ficar louco com o tanto que as plantas ficam bonitas sem dificuldade nenhuma e o tempo todo, florescem com um cheiro maravilhoso e sempre nutridas. Faça !

Parece boa a receita.

Voce lembra quantos litros de substrato essa receita rende?

Link para o post
  • Usuário Growroom

Tem algum diário de cultivo com esse solo? Como você chegou nessas proporções?

Só acho que não é bom fechar o solo pois vai demorar mais pra compostar e também favorece organismos anaeróbios que não é bom. Eu deixaria direto nos vasos descansando, com tela mosquiteiro. Deixando direto no vaso você favorece colônias de bactérias e fungos que seriam destruídas quando você for montar o vaso após compostar separadamente .

Link para o post