Ir para conteúdo
Growroom

Embrapa Lança Fertilizante Orgânico Para Todos Os Tipos De Cultivos


Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Após 10 anos de pesquisa, Embrapa lança fertilizante orgânico para todos os tipos de cultivos

Adumax-1-e1430749417164.jpg

Adumax é o resultado de um arranjo tecnológico no tratamento de dejetos suínos para a produção de fertilizante orgânico, lançado recentemente pela Embrapa Suínos e Aves. Foto: Divulgação

O resultado de um arranjo tecnológico no tratamento de dejetos suínos para a produção de fertilizante orgânico foi lançado pela Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), no dia 29 de abril, durante a Feira Internacional de Produção e Processamento de Proteína Animal – FIPPPA 2015, realizada em Curitiba/PR. Trata-se do Adumax, um fertilizante orgânico indicado para todos os tipos de cultivos, em especial para fruticultura, fumicultura, horticultura e produção de mudas florestais.

Foram mais de dez anos de pesquisas na área da compostagem de dejetos suínos. A partir de 2011, em parceria com várias empresas, a Embrapa viabilizou a primeira experiência prática do arranjo.

“Envolvemos uma grande agroindústria, seus integrados, empresas de equipamentos para a compostagem e uma indústria de ensacamento do adubo orgânico”, explica o pesquisador Paulo Armando de Oliveira, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia.

Assim, o arranjo tecnológico inclui a produção de suínos, com os dejetos (que devem ter uma concentração de sólidos totais acima de 5%) servindo de matéria-prima para a compostagem e o enriquecimento do fertilizante. Depois, vem a compostagem, quando os dejetos são distribuídos por uma máquina em um leito de compostagem com serragem proveniente de madeira de reflorestamento. E, por fim, a fábrica de adubo, onde o composto orgânico é peneirado e embalado para comercialização.

Entre os benefícios do uso de um fertilizante orgânico estão a geração de renda pela venda do produto; a possibilidade de ampliação do plantel de suínos em uma mesma área; a destinação ambientalmente correta para os dejetos suínos; a baixa emissão de gases de efeito estufa (gás metano); a reciclagem de resíduos da produção; a redução de odores no tratamento; a possibilidade de obtenção de créditos de carbono; o aumento de matéria orgânica no solo; e o fato de ser uma tecnologia contemplada no programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono) do governo federal.

O Adumax é comercializado pela empresa catarinense CTR Fertilizantes, de Jaborá. Outras informações sobre o fertilizante estão disponíveis no site da Embrapa Suínos e Aves, no endereço www.embrapa.br/suinos-e-aves ou da CTR Fertilizantes, emwww.ctrfertilizantes.com.br.

O lançamento do produto ocorreu no dia 29 de abril, àno estande institucional da Embrapa Suínos e Aves na FIPPPA, no Expotrade, em Curitiba (PR).

Fonte: http://sna.agr.br/apos-10-anos-de-pesquisa-embrapa-lanca-fertilizante-organico-para-todos-os-tipos-de-cultivos/

  • Like 5
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Usuário Growroom

Sei não heim, em um indoor é bem capaz de feder. à base de merda de porco, eu experimentaria em um cultivo outdoor antes.

  • Like 3
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Usuário Growroom

Se a EMBRAPA é uma estatal, e toda estatal é financiada com dinheiro público... Então, esse produto não era para ser disponibilizado de graça para nós contribuintes?

Acho que eles disponibilizam todo o estudo feito e como fazer esse fertilizante, agora distribuir ele gratuitamente acredito que não..

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Usuário Growroom

Po, interessante hein. PH cravado no 7 e tal..

Agora, será que a proporção de NPK é adequada pra cannabis? pra servir de fert. básico seria melhor se a proporção fosse 1-1-1. Pra Vega não serve, e pra Flora tem relativamente muito N para P, em relação aos outros fertilizantes específicos de cannabis.

Sei não heim, em um indoor é bem capaz de feder. à base de merda de porco, eu experimentaria em um cultivo outdoor antes.

No rótulo da embalagem diz "SEM CHEIRO", mas concordo que é melhor testar antes de usar pra valer no indoor.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...