Fungão

Húmus De Qualidade Em Casa - Meu Minhocário

Recommended Posts

Saudações confrades da fumaça. Venho neste post dividir com vocês minhas experiências em criação de minhocas e húmus. Espero que seja de ajuda para alguém!

Nada se cria e nada se perde. No nosso planeta tudo apenas se transforma. Nos alimentamos das plantas e dos animais para suprir os elementos químicos e as vitaminas necessários para nos manter vivos e ter energia para realizar nossas atividades. Essas plantas e animais dos quais nos alimentamos, por sua vez, pegam os nutrientes do solo e da luz do sol - no caso das plantas - ou de outras plantas e animais - no caso dos animais.

Quando jogamos as coisas no lixo elas não somem. Elas são - ou pelo menos deveriam - ser levadas para o aterro sanitário para serem confinadas longe da nossa vista. Mas isso só é totalmente bom se as coisas que aterramos realmente não servirem mais pra nada. No caso de restos de alimentos cometemos um grande erro ao mandá-los para lá. Isso por causa das leis de conservação de energia e massa citadas no começo do texto. Ao invés de entrarem nos ciclos naturais de reciclagem do planeta, para se transformarem novamente em minerais e nutrientes para novas plantas que alimentarão os animais e que nos alimentarão, nós confinamos esses nutrientes. Isso implica em mais exploração do ambiente para novas jazidas de nutrientes químicos para produzir alimentos para alimentar a população.

Cientes disso, todos deveriam ajudar como podem para que os ciclos naturais de renovação do planeta funcionem bem. Isso é bem simples, basta ter um pouco de tempo e disposição.

Pique as cascas e restos de frutas, misture com terra e jogue um punhado de minhocas para colonizar. Misture bem. Mantenha a umidade em 80%. Longe do sol. Vá adicionando os restos de frutas, folhas secas, podas, tudo bem picadinho e um pouco de terra. Até encher o recipiente. Misture a cada 10 dias. Em dois meses ou quando a maioria das cascas sumir e virar um composto preto basta peneirar.

As minhocas e outros micróbios presentes nesse sistema se alimentarão das cascas das frutas e folhas. Eles usam o que precisam em seus organismos e atividades e acabam por transformar o que antes era complexo (casca de banana) em minerais e elementos simples (magnésio, cálcio, nitrogênio, etc) acessíveis para as plantas ou outros seres que continuarão esses processos, indispensáveis para a vida de todos que vivem no Planeta.

Quanto mais variada for a alimentação, maior será a quantidade de diferentes micronutrientes, então abuse da i9maginação nas saladas e vitaminas.

Quanto mais rústica for a casca, mais ela deve ser picada, para ter um composto de qualidade mais rápido. Cascas moles como a do mamão podem ser deixadas em maiores pedaços, enquantos cascas do abacaxi e da melancia devem ser picadas menores.

O húmus só será orgânico se a terra que você misturar não for adubada quimicamente. Não tem problema fazer com aquela terra preta adubada não, mas também não tem necessidade. Vai da facilidade de adquirur o material.

As minhocas podem ser usadas para pescar, para começar outros minhocários e até mesmo para complementar a nutrição de outros animais, sendo que contém muita proteína.

O nome correto do processo é vermicompostagem.

Eu encontri minhocas a 5,50 em uma loja de artigos pra pesca, das califórnia, as mais gordas que tem. Mas você pode conseguir sua "semente" de minhoca em beira de rios, no canteiro, no sítio do vovô ... o importante é jogar algumas pra começar o processo e se reproduzirem.

Abraço a todos!

IMG_20150228_121821884_HDR.jpg

IMG_20150228_121357610.jpg

IMG_20150228_121338878_HDR.jpg

IMG_20150228_121225932_HDR.jpg

IMG_20150228_120919665.jpg

IMG_20150228_120800776_HDR.jpg

IMG_20150228_120632916.jpg

IMG_20150228_120525638.jpg

IMG_20150228_121222518_HDR.jpg

• Like 11

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comecei o meu minhocário tbm, em pouco tempo o negócio já tá abarrotado de minhoca, eu coloco restos de alimentos de origem vegetal, mas tbm ponho estercos, torta de algodão, farinhas de ossos, cinzas de madeira e estou borrifando microorganismos eficientes para aumentar a vida é a velocidade de compostagem

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, hein, Fungão! O que mais pode-se colocar ai? Em algum lugar li que borra de café depois de coado é uma boa, confere?

Uma dúvida: isso aí não atrai muito mosquito? Fica um cheiro forte?

Parabéns pelo tópico e vamo que vamo

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, hein, Fungão! O que mais pode-se colocar ai? Em algum lugar li que borra de café depois de coado é uma boa, confere?

Uma dúvida: isso aí não atrai muito mosquito? Fica um cheiro forte?

Parabéns pelo tópico e vamo que vamo

Pode-se colocar quase tudo que é organico, com algumas ressalvas. Temperos artificiais e sal fazem mal. Comida industrializada ou processada também não faz bem ao sistema. Pode colocar serragem, a borra de café se não tiver açucar também é ótima, já vi gente que até mistura no substrato, eu já cultivei cogumelos mágicos utilizando borra, ela não tem nada de ruim - sem açucar.

O bom é jogar cascas de frutas, legumes, restos de comida pouco temperadas, coisas mais fáceis da natureza absorver.

Só junta mosquito se você deixar de cobrir depois de misturar, se alguma casca ou restos ficar à mostra, do contrário não dá mosquito não. Também não tem odor cara, se fizer certinho, não fede nem cheira. Eu já coloquei frutas estragadas com aquele cheiro de podre, de azedo repugnante e o sistema absorveu sem emitir odor ou atrais insetos.

• Like 8

Compartilhar este post

Link para o post

demais, fugão, parabéns! fiz um minhocário aqui tb e o negócio está aceleradíssimo. com abundância de alimentos, as minhocas se reproduzem bastante. Já tirei uns 60l de humus e já tenho mais uns 60 qse prontos.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui, como material seco, uso serragem. É vendida em lojas de animais tipo Cobasi como se fosse cama para coelhos. É serragem de pinus

Compartilhar este post

Link para o post

serragem é só colar numa marcenaria e pedir, que os caras curtem quando aparece alguém pra levar, só adianta o trampo deles, eu colo lá e fico no chão catando minha serragem feliz e os caras ainda agradecem, hahaha

aqui em casa eu tentei mandar um minhocario com 3 baldes, mas não sei oq deu errado, as minhocas morreram e a compostagem travou, vou tentar refazer a parada pq é sucesso!

Compartilhar este post

Link para o post

Muito legal ter as amigas minhocas por perto né, produzindo húmus de qualidade e aproveitando material orgânico que seria desperdiçado.

Já tinha pesquisado sobre essas minhocas e como fazer um minhocário mas ainda não tinha visto aqui no growroom, parabéns pelo tópico.

To começando um minhocário pequeno aqui. Agora vou tratar das minhocas com as cascas de frutas.

Uma dica pra quem quer aumentar o número de minhocas faça uma camada de esterco puro por cima da terra, elas se multiplicam rápido.

Uma curiosidade sobre as minhocas vermelhas da Califórnia é que após um ano compostando um substrato, qualquer agente patogênico presente nele é eliminado, ou seja, pode-se usar esgoto como material orgânico pra essas minhocas devorarem e um ano depois você pode usar esse húmus como bem quiser sem risco de contaminação..

Pescar é bão demais, fumando um então nem se fala. Agora pescar com minhoca prouzida em casa fumando um green do bom cultivado com humus dessa minhoca, vishhhh aí o trem é doido meeesmo!

hahahahaha :character0053::icon_spin::bong7bp:

• Like 7
  • Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post

excelente, mas como alguém disse é importante cobrir cada camada de vegetais com serragem, para não ocorrer colocação de ovos por moscas ou thrips.

é importante solarizar o composto também, quem acompanha meu diário viu que dei muito mal usando composto não solarizado.

por solarizar entendo deixar secar totalmente e depois colocar dentro de um saco de plástico fechado no sol por pelo menos um mês antes de usar.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

excelente, mas como alguém disse é importante cobrir cada camada de vegetais com serragem, para não ocorrer colocação de ovos por moscas ou thrips.

é importante solarizar o composto também, quem acompanha meu diário viu que dei muito mal usando composto não solarizado.

por solarizar entendo deixar secar totalmente e depois colocar dentro de um saco de plástico fechado no sol por pelo menos um mês antes de usar.

Pode crer biscoito.."curtir" a parada antes de usar,se não é aqela lama !

Eu decidi fazer isso aqui tambem,esse mes ja vou providenciar meu minhocario...pra mim esse bioshorume é o mais legal..Fertilizante completo e de graça.

em breve,retornando de vez pro organico autosustentavel

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

E pra secar totalmente seria à sombra?

Compartilhar este post

Link para o post

Isso ae Agatha,o pessoal sempre aconselha secar substrato á sombra..eu acho que mais pela luz do que pelo calor saca..

mais acho que pra acelerar o processo de secagem,da pra espalhar em uma lona ou aqeles sacos de lixo grande (preto) e colocar no sol..nao vai passar luz,mais o calor

vai ajudar a acelerar a curtição..

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

depois colocar dentro de um saco de plástico fechado no sol por pelo menos um mês antes de usar.

Então esse saco teria que ser preto?

Outra coisa: a serragem aqui não segura as moscas não. Talvez pq peguei uma serragem muito grossa... O que tenho usado como cobertura aqui é húmus mesmo, daquele comercial.

Hoje dei uma revirada geral no conteúdo do minhocário aqui, isso é outra coisa que eu não sabia que era necessário. Me parece que tem pouca minhoca pra muita comida, mas sei lá...

Compartilhar este post

Link para o post

è! a ideia é vedar a luz ne,o preto é garantido..mais tem umas lonas de outros tons (cinza,amarela,azul) que podem fazer bem a função.

Eu tava vendo uns videos sobre minhocario esses dias e eles aconselham usar a serragem grossa mesmo Agatha,o pó de serragem muitas vezes atrapalham a oxigenação do solo.

Sobre as moscas,voce deve ta deixando algum lugar que elas possam estar entrando..voce ta fazendo o seu ai em caixas,baldes ou direto num canteiro? se for no canteiro é mais dificil controlar o acesso delas..se for nos baldes,caixas é so colocar aqelas telas anti-mosquito que resolve o problema.

Na minha opinião,na maioria das vezes,os minhocarios não são 100% autosustentaveis,mais nao por ter algum problema no esquema,e sim pelo tamanho do consumo da pessoa.

Tem gente que faz isso so pra obter o substrato pra cannabis,o ideal é fazer numa boa escala pra aproveitar e usar em outros cultivos,mais nem todos tem espaço suficiente.

Eu ate levanto uma questão: Seria melhor dar as cascas,restos etc.. frescos ou secos?? Por exemplo,as cascas poderiam ficar secando alguns dias,assim voce acumula materia enquanto as minhocas terminam o serviço com o que ja tem,assim talvez poderia acabar com o problema de poucas minhocas X muita comida...outra opçao é superpopular o substrato com muitas minhocas,mais ae tem o lance do espaço hehe..

Compartilhar este post

Link para o post

eu deixo o humus secar em um vaso grande e coberto com serragem. no sol mesmo.

depois vai pra um saco de ração totalmente fechado e daí sol direto.

Compartilhar este post

Link para o post

tenta colocar muitoooooo material seco, como folhas e papel para nao matar as minhocas afogadas como aconteceu aqui em casa

Muito legal sua iniciativa brow, tbm tenho em casa uma composteira faz quase 1 ano, reparei que vc so tem uma caixa, isso é ruim porque o chorume que é o liquido que sai dos alimentos ele vai pro fundo e precisa ser drenado, se vc tiver como encaixar uma caixa embaixo e furar a decima fica perfeito. Eu copiei o modelo de uma empresa que vende composteiras prontas, são 3 estágios, da uma procurada no youtube, assim vc consegue extrair o chorume que é um excelente fert e da tempo para a matéria se decompor pois as caixas se alternam, mas vc entenderá melhor no vídeo.

As minhocas californianas são as mais indicadas pois elas comem os alimentos assim que são colocados na caixa e as minhocas normais se alimentam de alimentos já decompostos, outra coisa é cobrir com serragem sem mexer, coloca o alimento e cobre.

Compartilhar este post

Link para o post

Fungão, vou começar meu plantio, se eu compro uma terra adubada ela é equivalente ao processo da " vermicompostagem" só em um nível mais baixo?

Ou eu posso fazer o processo acima em uma terra adubada (vi que você falou que ela sendo quimicamente adubada não há necessidade) ?

Compartilhar este post

Link para o post

fiz um minhocário recentemente mas acho que matei as minhocas.

o calor dos últimos dias foi foda... as bichinhas tudo fugindo... além do que acho que botei alimentos demais pra um minhocário que tá começando... acho que fermentou

vou ter que comprar mais minhocas e começar de novo

Compartilhar este post

Link para o post

nunca ouvi essa de 'solarização', mas pode ser alguma coisa como o 'descansar' de um solo. Alguém manja mais?

Tirei meu Húmus de minhoca hoje, e a parte do fundo estava bem úmida. Ainda tinha bastante serragem e cascas de ovo, fora uns 'bichinhos' minúsculos e transparentes. 

Tem que deixar um tempo a mais descansando e secando ou já pode usar direto?

Compartilhar este post

Link para o post
Em 19/10/2015 22:46:28, KGB disse:

nunca ouvi essa de 'solarização', mas pode ser alguma coisa como o 'descansar' de um solo. Alguém manja mais?

Tirei meu Húmus de minhoca hoje, e a parte do fundo estava bem úmida. Ainda tinha bastante serragem e cascas de ovo, fora uns 'bichinhos' minúsculos e transparentes. 

Tem que deixar um tempo a mais descansando e secando ou já pode usar direto?

É bom deixar uns 5 dias descansando em um lugar com sombra, para estabilizar o ph 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por professorB
      Ola pessoal para quem entende ou queira entender mais um pouco sobre a vermiculita e seus efeitos no solo, solo , clones , nuts e otros..... vejam esses links super importantes 
      é so traduzir automaticamente com o google caso nao esteja já .
      Depois destes links q vou postar só nao cultiva quem nao quer ou é preguiça, aqui voces vao tirar muitas das suas duvidas leiam... leiam... leiam .... e aprendam
      E nao encham o forum com perguntas muitas das vezes inúteis q so atrapalha a quem realmente quer aprender alguma coisa, hoje em dia existe vasta informação no google que nos pode tirar muitas duvida basta querer e procurar, usem tradutor para quem nao entende ingles ou seja la que língua estiver escrito, depois de terem procurado e sanado algumas das suas duvidas ai sim venham aqui compartilhem e ajudem quem precisa.
      Desculpem o desabafo.

Bons fumos a todos

Original :   https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3835622/

https://www.gardeningknowhow.com/garden-how-to/soil-fertilizers/vermiculite-growing-medium.htm
      Como funcionam os brassinolidos em plantas
      https://www.gardeningknowhow.com/garden-how-to/soil-fertilizers/how-brassinolides-work-in-plants.htm

Informação da porosidade do solo - aprenda o que faz o solo poroso

https://www.gardeningknowhow.com/garden-how-to/soil-fertilizers/soil-porosity-information.htm

O que é superfosfato: eu preciso de superfosfato no meu jardim??

https://www.gardeningknowhow.com/garden-how-to/soil-fertilizers/what-is-superphosphate.htm

Como adubar suas  Plantas Com Enxofre 
      https://www.gardeningknowhow.com/garden-how-to/soil-fertilizers/side-dressing-with-sulfur.htm
      Outra coisa que eu quero acrescentar é que o enxofre é um óptimo  fungicida e acaricida , existem hoje no mercado enxofre solúvel para se poder combater os fungos e as famosas spydermits, eu uso 3gr de enxofre por litro de agua a ph6.0 e adeus fungos e spyder.
      Eu aconselho a usar durante a fase veg e a 1 semana de flo depopis disso nao se pode mais usar ate ao final.
      Atençao sempre borrifar no final do dia ou uns min antes de apagarem as luzes.

Fertilizantes de nitrato de cálcio - O que o nitrato de cálcio faz para as plantas?

https://www.gardeningknowhow.com/garden-how-to/soil-fertilizers/calcium-nitrate-fertilizer.htm

Devo fertilizar mudas ???
      https://www.gardeningknowhow.com/garden-how-to/soil-fertilizers/should-you-fertilize-seedlings.htm

O que é ágar: usando ágar como meio de crescimento para plantas???
      https://www.gardeningknowhow.com/garden-how-to/propagation/seeds/agar-growing-medium.htm

Voce tem o ph baixo ?? quer subir de forma natural e orgânica e ainda por cima é bom para as duas fases de cultivo mas principalmente  Floração  ?

https://www.growveg.com/guides/using-wood-ash-in-the-vegetable-garden/

Voce tem ph Alto?? quer subir de forma natural e ainda suprindo algumas necessidades da plantas ?? 
      Adicione no seu substrato enxofre, o enxofre é também um excelente acaricida, fungicida 

Com o decorrer  do tempo eu vou actualizando com informações úteis 
      Bons fumos

• Por professorB
      😃 
      Meus caros growers eu só poderei responder a certas perguntas mediante relato do problema e fotos  para um melhor diagnóstico ok desde já agradeço a compreensão
      Bons fumos
       ✌️☮️
    • Por Allcolatra
      Salve galera , sou novato e pretendo começar um plantio , estou germinando algumas sementes de manga rosa em  copos de plástico com 60% substrato e 40% húmus, depois  jogarei para vaso  de 15-20litros ...
      estou pensando em usar:
      40% substrato Carolina soil ec01 inerte (turfa vermiculita e calcário)
      20% húmus de minhoca
      30% terra vegetal
      10% barro vermelho 
      Será que rola ? Desde já agradeço as críticas e sugestões !

• Por andremaizena
      Boa tarde! Criei este substrato porque não encontrei nada parecido no mercado, gostaria que avaliassem a apresentação e composição, obrigado!
      O Substrato 420 é ideal para quem precisa cultivar suas plantas em locais fechados, como dentro de casa ou apartamento, para atender uma demanda pessoal ou coletiva.
      Ingredientes e funções:
      A Perlita Expandida: É um substrato especial para mesclas com turfa, solo orgânico, inerte, hidroponia, entre outros fins. Proporciona maior oxigenação e menor retenção de líquido mantendo os níveis ótimos de temperatura e umidade devido a sua excelente drenagem.
      Vermiculita: Substrato inerte usado para hidroponia e cultivo orgânico. Atua como um ótimo condicionador de solo, dando mais aeração com boa retenção de água.
      Humus de Minhoca: Um fertilizante natural que proporciona uma melhor retenção de água no solo; é uma rica fonte de elementos essenciais para as plantas.
      Turfa de Sphagnum: Considerada a principal matéria-prima para substratos no mundo, é de origem vegetal (esfagno ou musgo), encontrado em camadas, geralmente em regiões pantanosas e também sob montanhas.
      Adubo de Alga Marinha Acadian: É feito à base da alga marinha Ascophyllum nodosum, uma das espécies mais pesquisadas no mundo para fins agrícolas. Aumentar a produção em ate 50%, além de prevenir ataque de fungos, insetos em todas as culturas.
      Guano de Morcego: O Guano é o nome dado às fezes de morcegos quando estas se acumulam. Pode ser usado como um excelente fertilizante devido aos seus altos níveis de nitrogênio.
      Micorriza (Simbiose entre fungos e raízes): As micorrizas formam-se quando as hifas de um fungo invadem as raízes de uma planta. As hifas vão auxiliar as raízes da planta na função de absorção de água e sais minerais do solo.
      Torta Neen: Os estudos descobriram que a torta Neen é mais rica em nutrientes vegetais e ajuda a manter o nitrogênio no solo disponível para as plantas, oferecendo proteção significativa contra os insetos.

Torta de Mamona: É um adubo orgânico muito usado como fonte de Nitrogênio, que é o que as plantas precisam em maior quantidade. Por ser orgânico, ele libera os nutrientes aos poucos para a planta, nutrindo por mais tempo, sem excessos.
      Farinha de Osso: É um fertilizante orgânico, contém cálcio, que evita a acidez do solo e fósforo. A aplicação do fertilizante de farinha de ossos tem como objetivo o aumento da fertilidade das plantas. 
      Site
      http://www.420substratos.com.br/
      Blog
      http://420substratos.blogspot.com.br/

• Por krygor yan
      Olá galera, iniciei esse cultivo dia 19/09/2016
      comprei um Humos de minhoca para preparar o solo da fase slim no vaso
      porém o humos veio com pequenas minhocas, e eu gostaria de saber se elas poderiam prejudicar a planta ?
      http://ap.imagensbrasil.org/image/p2eVb6
      Elas foram transplantadas ontem, me disseram que o desenvolvimento esta atrasado, oque posso fazer ?
      http://ap.imagensbrasil.org/image/p2eeI3
      http://ap.imagensbrasil.org/image/p2ew1H