Ir para conteúdo
Growroom
Visitante

Mistura de Solo ? ? ?

Recommended Posts

Visitante

Bom galera gostaria de saber qual eh a melhor m,istura de solo que eu posso fazer para as minhas plantinhas ?

Eu sei que posso usar :

vermiculita, farinha de osso, farinha de mamona, calcario marinho, terra preta adubada e etc...

mas o que fazer com tudo isso, qual seria a melhor formula para usar esses ingredientes ?

Sera que alguem ja chegou a alguma formula muito boa, a qual recomendaria ?

Valeu

Bob

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mano,

Num existe fórmula perfeita ou definitiva...

cada um segue uma ou outra receita, como a do mano Anorexia(acho...) ou será o brother Freheat... (dá uma procurada ahi..), que é uma receita excelente! ;)

Eu lembro agora que já usei, dentre outras que num lembro agora, a seguinte mistura, com resultados ótimos:

-4 partes de terra preta vegetal da boa ( aquelas que vendem em supermercado)

-2 partes de Humus de minhoca

-1/2 parte de farinha de ossos.

-1/2 parte de farinha de sangue.

-1 parte de xaxim para samambaia.

-1 parte de areia de construção .( limpa, sem cal, hein?)

-1 parte de vermiculita.

-1/2 colher de chá de fertilizante granulado 20-20-20, ( ou 10-10-10 dobrado) previamente esfarelado junto com a areia.

É isso. Mas repito que não tem "A" receita definitiva...

Uns se dão melhor com uma que os outros. Uns misturam outras proporções, outros ingredientes, etc...

Mas quase que todos são bons.

O negócio é usar produtos de boa qualidade e não abusar de fertilizantes químicos que MATAM a plantinha...

Químico eu uso pouquinho na terra, uso mais qd as plantas tão já grandinhas e sempre espirrando a mistura diluída na água de rega, espalhando pela planta toda, pois folhas tbm absorvem nutrientes.

Essa é a minha dica, mas tem outras a vontade do freguês!!!

Valew!!

=)

Compartilhar este post

Link para o post

acho que valem as experiencias ;)

- preparo do anorexia

já plantei aqui em LAMA (hehe) e nasceu..

faça um solo suave e arejado. o importante é não exagerar na água, pra não deixar virar a LAMA (a terra ficar dura e densa. aqui rolava direto) e como o slumbery disse, não entupir a terra de fertilizante.

o que realmente faz a diferença é a qualidade da semente.

estamos plantando a northern lights x early em hidroponia com os nutrientes NUTRIAQUA, que estão funcionando bem, por enquanto. Ela tá com uns 20 cm, com uns 40 dias de vida. Acho que já rola de começar a PODAR, será?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Valeu pela dica !

O que eu fiz foi:

5 kg de terra preta adubada

500 mg de vermiculita

5 doses grandes de calcario de conchas

10 colheres de farinha de osso

30 colheres de torta de mamona

1 k de fibra de xaxim

1/2 k de humus de minhoca

Espero que esse solo de certo !

Agora sera que alguem sabe me responder ou me dizer aonde posso encontrar informacoes a respeito de farinha de osso, calcario de conchas, torta de mamona, humus ?

O que quero sabe eh para que serve cada um dele pois so assim saberei o que fazedr com cada um deles !

Valeu

Bob

Compartilhar este post

Link para o post

Agora que eu estou com a receita do Anorexia nas mãos vou preparar esse solo e mês que vem quando der para plantar eu mostro o resultado.

[ ]'s

Compartilhar este post

Link para o post

RECEITA DO ANOREXIA PARA PREPARAÇÃO DE SOLOS

Você vai precisar de:

3 partes de terra - essa terra você vai retirar do lugar onde for plantar. Ela deve ser escura e quando molhada deve reter uma parte da água e drenar o excesso. Parece difícil identificar uma terra de boa qualidade mas, em geral, se a vegetação abunda no lugar do plantio e ao seu redor, a terra é muito boa ou excelente.

2 partes de humus de minhoca - um ótimo adubo orgânico presente em toda receita de preparação de solo.

1 parte de perlita - drenagem e aeração.

1/2 parte de vermiculita - drenagem e aeração.

1/2 parte de farinha de osso - fonte de cálcio e fósforo.

1/2 parte de esterco de coelho - o melhor adubo animal. Pode ser trocado por esterco de morcego(não é muito popular no brasil), guano(adubo de aves marinhas) ou outros estercos animais(são menos eficazes).

1/3 parte de farinha de sangue - rica em nitrogênio.

1/3 parte de farinha de algas/algas secas - contém diversos micronutrientes assim como hormônios.

1/3 parte de calcário dolomítico - fonte de cálcio e regulador de pH.

1/3 parte de cinzas de madeira - fornece potássio. Evite cinzas de churrasqueira pois elas contém muita gordura.

1/6 parte de sal de cozinha - fornece sódio, iodo e cloro para as plantas. Pode ser tóxico em quantidades muito grandes, por isso o uso com cautela.

1/5 parte de sal de Epsom - fonte de magnésio, pode ser comprado em farmácias pois tem propriedades medicinais.

1 colher de FTE-BR 10 para aproxidamente cada 15kg de terra - esse adubo é usado para correção de micronutrientes e justamente por isso sua concentracao deve ser baixa.

Outros aditivos opcionais: farinha de casca de ovo e pó de café(aproveitável de café já passado).

Sinta-se livre para adicionar aquele ingrediente especial e poste sua sugestão aqui!

Como fazer:

Não tem muito segredo, basicamente é só misturar todos os ingredientes, adicionar água para umidecer a terra e preencher a(s) cova(s). Mas tem algumas coisas que vão melhorar seu solo. Peneire suas 3 partes de terra em uma peneira com furos de 0,5cm até 1cm. Isso vai afofar a terra. As covas na terra(caso você esteja plantando outdoor, claro) devem ter aproximadamente 1,5m de profundidade e entre 70cm a 1m de diâmetro. A melhor terra é a que está uns 4 cm de profundidade até uns 40cm, mas nada impede que você use a terra mais superficial ou mais profunda.

Lembre-se que esse solo deve ser preparado pelo menos um mês antes do plantio/transplante da sua plantinha. Nesse um mês ou mais, regue a terra de quando em quando. Com relação a água também, deixe que o nível do seu solo preparado fique um pouquinho mais baixo em relação à terra nativa, ou seja, crie uma depressão convergente com o centro da cova. Isso vai aproveitar a água da chuva que escorrerá para o centro e conseqüentemente vai umidecer a terra onde suas raízes estão.

Se você estiver plantando outdoor, lembre também que o mais correto e deixar que a planta se fortaleça e acostume-se ao Sol e transplantá-la para o seu solo preparado quando ela estiver mais fortinha.

E com relação a cuidados, atente sobre animais perto da sua plantação para que eles não fiquem atraídos pelo cheiro de sua planta e do seu solo(que vai ter farinha de sangue e outras coisas que podem atiçar os ânimos dos bichos), Caso haja esse perigo, não meça esforços para afastá-los, espalhe regularmente cabelos humanos(pode pegar em um salão, por favor não use o seu), urina um pouco diluída(pode ser a sua mesmo) e pedaços de sabão(não é sabonete, é sabão mesmo, aquele empedrado que tem um cheiro bem forte).

É isso aí galera. Boas experiências

Quem usar essa receita posta aí seus resultados.

--

a norexi a

Compartilhar este post

Link para o post

bem, aqui vão algumas misturas..

Gritty Soil

5 Soil

3 Vermiculite

2 Humus

1 Cow manure

1/2 Bat guano

-

Fibrous Soil

5 Soil

5 Perlite

1 Humos

1 Worm castings

1 Cow manure

*figures are by volume or parts. use any container to measure the recommended parts or units

Humus, Worm casting, manures, and composts are good sources of all three major nutrients; do not use too much of them in your soil mixture, because they tend to hold water and make the mixture soggy or too acidic with time

Compartilhar este post

Link para o post

100% Cultivo Outdoorz

100% recomendado para o cultivo outdoorz

Se fala tanto em adubos quimicos e seus prós que as vezes acabamos por nos esquecer dos contra a esses adubos, gostaria de lembrar que esse tipo de adubo, com o tempo estraga o solo tornando-o com alto niveis quimicos e ele acaba se tornando inutilizavel.

Desde quando comecei a plantar prometi a mim mesmo que nunca intoxicaria minhas plantas com esse tipo de adubo, pode ter suas qualidades, mas eu prefiro muito mais produzir um adubo com as coisas que tenho em casa.

Começando pelo solo:

2 partes de terra preta

2 partes de adubo de minhoca

1 parte de areia

1/2 parte de xaxim

Esse é a base de um solo, sem mais ingredientes, lembre-se de peneirar todas as partes antes de fazer a mistura, é logico, nao vai dar uma de mane e tentar peneirar o xaxim, hhehehehehhe

Agora vou explicar o processo de como tornar naturalmente a terra adubada.

Pegue algumas bananas, algumas maças, triture um pouco de feijao, pegue uma pequena quantidade de casca de frutas citricas(laranja, limao), junte cascas de ovo, junte tb cinzas de cigarro e ate cinzas dos beck que vc fumou, pegue um pouco de cafe, sal de cozinha, alguns pedaços "nao grandes" de ferro enferrujado(prego, porquinhas,etc) , bosta de vaca, bosta de cavalo,cagada de passarinho.

Agora pegue um vaso dos maiores que voce tiver, jogue um pouco de terra, pegue as cascas e os pedaços de banana e jogue uniformemente sobre a terra, jogue terra em cima, agora faça outra camada, jogue banana, jogue a maça, jogue uma pequena quantidade de pregos(bem pouco mesmo, algo como 2 a 3), e joque terra em cima, va fazendo camadas entre os materiais e a terra, deixe para colocar o cafe, as cinzas de cigarro, o sal de cozinha e as cascas de ovo nas ultimas camadas.

Lembre-se nao coloque a banana nem a maça por inteiro, corte em pedaços e espalhe.

Quanto ao po de cafe, ao sal e as cinzas, espalhe uma media quantidade sobre as ultimas camadas, sem escesso, mas tb nao vai colocar em pitadinhas.

Bom feito tudo isso é so jogar agua na terra ate vc ver que a agua ja chegou ao fundo do vaso, jogue agua ate molhar bem a cada 2 dias, nao enxarque e nunca deixe a terra secar demais.

Agora é so espera, o ideal é deixar a terra agindo com o material organico por mais de 6 meses antes de plantar a Cannabis la.

Sempre que vc comer alguma fruta, ou usar algum ovo, nao jogue fora as cascas, cave buracos la e jogue pra dentro.

Se por acaso vc ver algum inseto morto, ou ate algum animal de pequeno porte, nao exite em cavar um buraquinho e jogar o individuo la tb.

Em menos de um mes vc vera que os nutrientes estarao começando a se disponibilizar no solo, pois começarao a nascer varios tipos de plantas, fungos e ate algumas larvas de moscas e minhocas, mas isso so estara ajudando a tornar o solo melhor, so nao esqueça de arrancar as plantinhas que estiverem nascendo la.

O Solo ficara muito bom e fofo e com certeza quando sua platinha for para la crescera firme e forte.

Espero que gostem desse artigo, falows.

Compartilhar este post

Link para o post

é isso ai mesme boa Hemp, é compostagem né??

no meu pomar da infancia eu tb fazia buracos e enterrava frutas e muita carambola minha mae separava restos da cozinha e jogava la tb.

resultado ate as vizinhas vinham buscar a terra da mae do maclarica!!!eheh

Compartilhar este post

Link para o post

po anorexia não é voce que vive dizendo para não repetir os treads, não precisa por um link do seu tread aqui, ele ja tah lah no forum, plantando outdoor, tudo bem que o topico ta meio antigo, mas lendo é usando a ferramenta de "busca" as pessoas acham ele, não tem nescessidade de colocar links aqui não.

Compartilhar este post

Link para o post

Otimo Post, deveria ir para o FAQ,

Não requer pratica

Nem habilidade

e muito menos Dinheiro $$$!!!

Alem do mais, é a melhor receita para solo que postaram aqui!!! (sem quimicos)

Valew -HemPalizE- !!!!

Abraço a todos! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Prefiro o solo do Anorexia.

eu passei a usar o solo dele e não precisei mais por fertilizante.

Estou no natural agora.

Anorexia, nota 10 para o seu solo.

[ ]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Estou usando esterco de frango, num solo que fiz para um amigo. A planta está indo muito bem. e é mais fácil de achar do que esterco de coelho.

aaa... mais barato também.

[ ]'s

Compartilhar este post

Link para o post

1 mes pode ate ser, mas o mais aconselhavel é no minimo 2 meses, mas com certeza vai ter bem menos nutrientes do que um solo que esteja ja ha 6 meses em compostagem, entendeu?

Compartilhar este post

Link para o post

bem antes de comprar seeds, lamp e tudo +

compra tudo pro solo e deixa curtir, assim quando tudo tiver em cima

a cama da menina vai estar pronta!!! o[ -<]: skater

Compartilhar este post

Link para o post

eu ja fiz um teste com duas plantas iguais e da mema genética num vazo com terra boa tipo desse sistema aí, e otra com terra normal do quintal, porém com adubagem quimica(não toxica) e as duas desenvolveram iguais praticamente, só no final da floração que se notava que a planta com adubu quimico era relativamente maior, então acabo concluindo que a maconha tem que te nutrientes, que ja existem em terras normais, porém com adubos tipo 10-10-10 tira-se um proveito ja que vem tudu que a planta necessita e vem tipo mastigada pra ela, e conclui-se tambem que adubos quimico a maior parte das vezes é desaproveitada pela planta, ja que ja exite na terra uma boa parte delas.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu prefiro um solo diferente apenas Humus de MInhoca e Vermiculita, apos ela brotar as duas "folhas redondas" eu pingo 2 gotas de substrato para enraizamento para cada meio copo de água assim deixo ela por uns 30 a 45 dias apois isso faço outro solo, composto de terra preta, vermiculita, humus, casca de ovo moida e o que tiver de organico pela frente.. nessa terra soh ponho as femeas.. compro um adubo de florescimento e uso muito pouco soh para bombar um pouco a planta mais a ponto de nao ficar com tanto gosto de adubo!..

e estou satisfeito com minha produção

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post