Goodroots

Tutorial - Picotando E Lavando A Fibra De Coco

Recommended Posts

Salve salve growers, estou iniciando esse tópico aqui com o intuito de mostrar para os mais iniciantes como picotar e lavar a fibra de coco, um ótimo meio para a cannabis se desenvolver que deixa o solo muito mais aerado dando ótimas condições de crescimento....

A fibra de côco pra quem não sabe, nada mais é que a casca do côco desfibrada e quimicamente tratada. São várias substâncias químicas oriundas do tratamento e desfibramento da casca do côco, uma em especial é nociva à algumas espécies de plantas. O tanino causa queimaduras nas raízes, em muitos casos não leva a planta a morte mas compromete seu desenvolvimento.

Vou deixar bem simplificado com fotos mostrando o passo a passo do processo.

1)Compra a fibra de coco. Aqui temos um pacote de 200g, escolha a marca que preferir e já era.

2)Agora vamos a picotagem, que deve ser feita com uma tesoura de mão mesmo, para conseguir cortar em pedaços bem pequenos que se misturam melhor ao solo. (é a parte mais chata do procedimento e cansa bem a mão, principalmente se voce for colocar grande quantidade no seu substrato, eu por exemplo uso pouco mais de 1kg de fibra para 25kg de substrato).
Após muito esforço temos então a fibra picotada
3)Pegar uma caldeira que seja grande o suficiente para o tanto de fibra que voce ira ferver ou que seja grande para agilizar o processo.
Encher com água até um pouco mais da metade da caldeira e colocar para ferver.
4)Após fervida a água, é hora de despejar a fibra de coco recém picotada
5)Deixamos a fibra abaixar e vamos mexendo nela para conseguirmos retirar o máximo de tanino possível
6)Após cerca de 20-25 minutos no fogo podemos notar o caldo vermelho que ficou na panela, sinal que conseguimos retirar boa quantidade de tanino das fibras.
7)Após 30-35 minutos fervendo na panela, hora de retirar o caldo vermelho da fibra
Aqui podemos ver o resultado final, caldo bem vermelho e suas fibras livres de tanino
8)Para finalizar o procedimento, iremos agora jogar agua na fibra recém fervida com o intuito de lava-la e retirar o tanino que ainda está no meio da fibra, essa parte é muito importante e deve ser feita no mínimo umas 3 vezes para retirar bem e a agua começar a sair clara. Seguem fotos da primeira e da segunda lavagem

Ainda não está bom

Com mais uma lavagem, a fibra estará pronta para uso.
9)Agora basta deixar secar o tempo que for necessário e então já está pronta para misturar no solo e fornecer um ótimo meio para suas plantas, mas sem queimar suas raízes e prejudica-las.

Por ultimo irei colocar uma foto estilo antes/depois do gramado de casa. Na primeira foto temos o gramado normal, na segunda 1 dia após eu ter derramado uma pequena quantidade do caldo vermelho que foi extraído da fibra de coco

Como podem ver, vale a pena, e muito, lavar a sua fibra de coco antes de utiliza-lá em seu cultivo.
É isso ai, espero ter ajudado e esclarecido algumas dúvidas, procurei fazer o mais simplificado possível.
Abraço a toda galera do growroom e bons cultivos :love-weed::love-weed::love-weed::animbong:

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom brother, fiz muito isso aí, dava até calo de tanto cortar fibra.

Acabei saindo fora da fibra e ficando só com a perlita + sunshine. A fibra era muito bagunceira e trabalhosa, além de não se poder reaproveitar solo de fibra tantas vezes quanto com perlita.

Mas a fibra também é boa, desde que tenha passado por esse processo de lavagem.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Quando eu cultivei utilizava fibra de coco, realmente o processo de corte é bem trabalhoso e cansativo para as mãos, além de sujar bastante se for um indoor como um apartamento pequeno. O que eu fazia e dependendo da marca da fibra é interessante fazer, é ferve-la mais de uma vez, pois algumas marcas contém mais tanino que as outras e pra quem quiser se certificar de que a fibra está bem limpa também é uma boa alternativa.

Tutorial bastante organizado, parabéns!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

pó de coco não é bem melhor?

Salve plant!

Então, no meu solo eu utilizo tanto o pó de coco como a fibra, mas a fibra em mais quantidade, claro.

Agora se é melhor ou pior não sei te dizer, estou prestes a colher meu primeiro cultivo e posso dizer que tive bons resultados cultivando organicamente com fibra no substrato

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo primeiramente parabéns pelo tutorial.

So uma duvida, a fibra de coco auxilia na aeração do solo correto?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Salve Salve galera!

O pó da casca de pinus também tem a necessidade de ser lavado? não tem indicação de nada adicionado!

Valew

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo primeiramente parabéns pelo tutorial.

So uma duvida, a fibra de coco auxilia na aeração do solo correto?

Obrigado

Exatamente irmão, deixa o solo menos compacto, que é ótimo para cannabis

Salve Salve galera!

O pó da casca de pinus também tem a necessidade de ser lavado? não tem indicação de nada adicionado!

Valew

Olha irmão, eu creio que não tenha necessidade de lavar não, o motivo pelo qual se lava a fibra de coco é apenas para retirar o tanino

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelo fórum, queria tirar uma uma duvida, essa fibra de coco eu posso extrair direto do meu coqueiro? tenho dos coqueiros em casa retirei aquelas partes (marrons que desfiam facilmente) e picotei-as e misturei na terra, meu erro foi no caso não ter fervido, agora quero saber, se isso realmente é fibra de coco.

Compartilhar este post

Link para o post

Mano, as fotos não estão mais disponíveis ;/ que pena, mas a explicação tá ótima. Se ainda tiver as fotos, reposta ;)

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post